Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

1.1 - A população: evolução e diferenças regionais

4 915 vues

Publié le

  • Soyez le premier à commenter

1.1 - A população: evolução e diferenças regionais

  1. 1. Causas responsáveis 1
  2. 2. 2
  3. 3. Índice de fecundidade na Europa em 1960 e 2003  vale ao número de nascimentos por mulher)               Fonte: Eurostat
  4. 4. Medidas a aplicar para Rejuvenescer a população portuguesa A resolução do problema do envelhecimento passa pela implementação / reforço de uma Política Natalista englobando as seguintes medidas: 1 – Melhoria da assistência materno-infantil; 2 – Alargamento do período atribuído para as licenças de parto; 3 – Concessão de facilidades para o apoio parental aos recém-nascidos; 4 – Aumentar os apoios económicos às famílias, nomeadamente, o aumento do abono de família e a concessão de benefícios fiscais em função do número de filhos. 5 – Facilidade no acesso à habitação, compatível com o alargamento do agregado familiar
  5. 5. Distribuição da População Activa por sectores de actividade
  6. 6.  O desemprego em Portugal A Evolução da Taxa de desemprego revela que: 1 – Incide na Classe dos Jovens o que reflecte os grandes problemas de transição da escola para a vida activa; 2 – A classe das mulheres é ainda a que tem maior taxa de desemprego demonstrando alguma discriminação; 3 – Os trabalhadores mais idosos sentem maior dificuldade de inserção nos processos de reestruturação e modernização das empresas; 4 – A persistência da elevada percentagem do desemprego de longa duração (superior a 12 meses) 5 – Recurso ao emprego temporário (contratos a prazo) e subemprego (nº de horas inferior a 8 horas) 6 – Trabalho ilegal, reforçado pela imigração sobretudo a clandestina.
  7. 7. Medidas a aplicar para diminuir a Taxa de desemprego A resolução do problema do desemprego passa pela aplicação de uma Política activa de qualificação da mão-de –obra e de criação de emprego, englobando as seguintes medidas: 1 – Melhorar o nível de instrução e de qualificação profissional da população activa como forma de melhorar a produtividade do País e de prevenir o desemprego. 2 – Promover uma transição adequada dos jovens para a vida activa, alargando a oferta de ensino profissional. 3 – Motivar as empresas e os indivíduos para a importância e necessidade da formação no domínio das novas tecnologias de forma a reforçar a competitividade e criação de mais e melhores empregos. 4 – Melhorar as condições de trabalho, ao nível dos salários, da higiene e da segurança.
  8. 8. Distribuição da População em Portugal
  9. 9. Tendo em conta a distribuição da População portuguesa, o povoamento caracteriza-se :
  10. 10. Os problemas da distribuição da população: Tanto a forte pressão demográfica sobre o litoral como o despovoamento do interior levantam problemas e geram custos económicos, sociais e ambientais: No Litoral a excessiva concentração de pessoas e actividades provoca:
  11. 11. Consequências do Despovoamento do interior
  12. 12. Soluções

×