Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Refração e Dispersão da Luz- 8ºano

Manual Universo 8ºano

  • Identifiez-vous pour voir les commentaires

Refração e Dispersão da Luz- 8ºano

  1. 1. 3.2 Fenómenos óticos Refração da luz e dispersão da luz
  2. 2. Refração da luz Refração da luz A luz sofre um desvio ao passar de um meio para outro (exceto se incidir perpendicularmente à superfície de separação dos dois meios). O desvio deve-se à diferente velocidade de propagação da luz nos dois meios.
  3. 3. Refração da luz A luz passa do ar para a água: • A luz desvia-se na superfície de separação, aproximando-se o raio refratado da normal no ponto de incidência; • O ângulo de incidência é maior do que o ângulo de refração. A luz passa da água para o ar: • A luz desvia-se na superfície de separação, afastando-se o raio refratado da normal no ponto de incidência; • O ângulo de incidência é menor do que o ângulo de refração.
  4. 4. Refração da luz Apenas há uma situação em que a luz não é desviada quando passa de um meio para outro: - quando incide perpendicularmente na superfície de separação dos meios.
  5. 5. Refração da luz Porque razão a luz se desvia quando passa de um meio para outro? Porque muda a sua velocidade de propagação. Em simultâneo com a refração da luz, podem ocorrer a reflexão e a absorção da luz. Por isso a intensidade da luz refratada é menor do que a da luz incidente.
  6. 6. Exemplos de ilusões de ótica devidas à reflexão da luz
  7. 7. Dispersão da luz branca Luz Luz Monocromática Exemplo: Luz laser Luz Policromática Exemplo: Luz branca
  8. 8. Dispersão da luz branca
  9. 9. A cor dos objetos

×