Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Ficha de exercícios

29 054 vues

Publié le

verbos, formação de palavras, classes morfológicas.

Ficha de exercícios

  1. 1. FICHA FORMATIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano de escolaridade Ano Letivo: 2011/2012 Exercícios de revisão 1. Identifica a forma do particípio passado que completa adequadamente as frases. a) Verbo completar – completado/completo A agência de viagens tinha __________ a venda de bilhetes. O avião estava ________. b) Verbo expulsar – expulsado/expulso O Nuno foi __________ por ter cometido uma falta. O árbitro já tinha _________ outro jogador. c) Verbo acender – acendida/acesa A lareira está __________ desde manhã. Foi __________ pelo meu pai. d) Verbo matar – matado/morto Aquele produto tem __________ todos os insectos. Este já está __________. Regista no caderno os particípios passados que faltam nas frases. a) Eu tenho ___________ (abrir) a janela da sala para arejar. b) Ele terá __________ (dizer) que o clube dele ia ganhar. c) Nós temos _________ (fazer) sempre os trabalhos de casa. d) Se tu tivesses __________ (ver) a peça, tinhas gostado de certeza. e) Nós já tínhamos __________ (intervir) quando vocês chegaram. f) Quando tiveres __________(pagar) o que deves, sentir-te-ás aliviado. g) O Manuel disse que tinha __________ (compor) uma balada de amor à Joana. h) Embora ele tenha __________ (escrever) um recado, a mãe não o leu. 2. Exercícios com pronomes pessoaisTarefa: substituir por pronomes pessoais os grupos a negro 1. Entregaram ao Francisco a flauta. 15. Entregarão a flauta ao Francisco. 2. Entregaram ao Francisco a flauta. 16. Entregarão a flauta ao Francisco. 3. Entregaram ao Francisco a flauta. 17. Entregarão a flauta ao Francisco. 4. Deram-te a notícia? 18. Estudaste os pronomes? 5. Não me deram a notícia. 19. Não estudei os pronomes. 6. Sei que te deram a notícia. 20. Amanhã estudarei os pronomes. 7. Souberam as notas dos testes. 21. Era bom que estudasses os pronomes. 8. Saberão as notas dos testes. 22. A mãe pôs a louça na máquina. 9. Oxalá saibam as notas dos testes. 23. Descobristes a verdade. 10. Não entregaram ao Francisco a flauta. 24. Deram-lhes a prenda. 11. Não entregaram ao Francisco a flauta. 25. Deram-lhes as prendas. 12. Não entregaram ao Francisco a flauta. 26. Escreverei a carta. 13. Se soubessem, cantariam a canção. 14. Vou porque o pai sabe o caminho.
  2. 2. 3. Procede à análise morfológica das palavras que se seguem: desejo paradíssimo viagem intrepretarem muito caprichosa campismo interpretação qualidade beleza oferta qualificaste natação oferecido aventura nadando ofereceram atenção aprendizagem paragem viajem apreendido 4. Lê o texto seguinte e identifica o infinitivo correspondente a cada forma verbal. Depois, identifica o tempo e o modo em que se encontram, no texto.“ Esta é a minha última crónica para o PÚBLICO. A primeira saiu no início de 93, a convite do então director, que nãoconhecia e com quem simpatizei de imediato. O problema que se me punha era o do tempo. Necessitava de todo o tempopara os meus romances, que escrevo devagar e com dificuldade, e tornava-se difícil abandoná-los de quinze em quinze diaspara redigir uma página de revista” António Lobo Antunes 5. Completa a tabela com a primeira pessoa do singular dos tempos e modos verbais pedidos.7. Completa as frases com os verbos indicados, entre parêntesis, no Pretérito-Mais-Que-Perfeito do modoIndicativo.a) Ele já _________________ (partir) há uma hora quando chegou o Luís.b) A chuva que _________________ (cair) toda a noite _____________ (alagar) tudo.c) Elas ________________ (prometer) arrumar o quarto.d) Quando o filme começou, já nós ________________ (terminar) o trabalho.
  3. 3. Elabora o mesmo exercício, colocando os verbos no pretérito imperfeito e perfeito.Lê as frases abaixo e identifique pelo número dado, que tipo de grau existe em cada uma:a. ( ) O teu irmão é menos corajoso que tu e. ( ) Depois da nossa conversa, as coisas ficaram tãob. ( ) Embora seja jovem, Pedro é tão experiente quanto claras como a água.o pai. f. ( ) Ele sempre foi menos paciente que a esposa.c. ( ) As moças costumam ser mais vaidosas do que osrapazes. g.( ) O seu comportamento é tão mau quanto o de seud. ( ) João sempre se mostrou mais afoito do que o irmão.irmão.8. Substitui a expressão sublinhada por outra que torne o grau comparativo mais elegante.a. O seu comportamento é mais mau do que o do seu irmão.b. Esta sala é mais pequena do que a outra.c. Este tecido é mais bom do que aquele. 9. Completa as frases, colocando o adjetivo rápido no grau indicado. a) O avião é ______________________. (Grau normal) b) O cavalo é ___________________ o caracol. (grau comparativo de superioridade) c) A égua é _____________________ o cavalo. (grau comparativo de igualdade) d) O avião é ____________________ . (grau superlativo absoluto sintético) e) O avião é _________________ de todos. (grau superlativo relativo de superioridade) f) O caracol _______________ de todos. (grau superlativo relativo de inferioridade) 10. Escreve no espaço em branco os adjectivos no superlativo absoluto sintético, como no exemplo. A Rita está muito contente. Ela está contentíssima. O Pedro é muito forte. Ele é . O Paulo está muito, muito gordo. Ele está O senhor Luís é muito rico. Ele é . Este exercício é muito fácil de fazer. O exercício é . A Susana é muito amiga da Ana. Ela é dela. Aquela camisola é muito linda. Ela é . O Joaquim está muito, muito pobre. Ele está . Por vezes os testes são muito difíceis. Eles são . 11. Exercícios – Formação de Palavras planalto pontapé tico-tico arco-íris agrícola foto vaivém grito transpor mestre-sala pneu sufixal vinagre sociologia endurecer couve-flor dança malandragem passatempo goiabeira entardecer pernalta combate estupidez guarda-marinha canto abster

×