Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.
Evolução das Plantas
Aula Síntese
Professora: Andréa Barreto
Introdução
• Os primeiros seres vivos da Terra surgiram no
oceano. Com o passar do tempo, apareceram
espécies animais que ...
Conquistando o Ambiente Terrestre..
• Os longos períodos de seca
ocorridos no Siluriano podem
ter sido um fator de seleção...
As Briófitas
• O primeiro grupo de vegetais que conquistaram o
ambiente terrestre foram as Briófitas ( os musgos).
 Esse ...
Briófitas e Pteridófitas
 As Briófitas têm um limite no seu crescimento e
dependem da água para a sua reprodução:
 Devid...
As Pteridófitas
• Ao longo da história evolutiva da Terra, as pteridófitas
foram os primeiros vegetais a apresentar um sis...
Plantas com Sementes e Pólen:
Gimnospermas
 Os vegetais com sementes e pólen desenvolveram-se
no Devoniano e se diversifi...
As Flores Coloridas e os Frutos:
Angiospermas
• No Cretáceo, surgiram as angiospermas, que dominam o
ambiente terrestre at...
Evolução das plantas
Evolução das plantas
Evolução das plantas
Prochain SlideShare
Chargement dans…5
×

Evolução das plantas

8 903 vues

Publié le

Aula Síntese sobre o Tema para o Ensino Fundamental

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

Evolução das plantas

  1. 1. Evolução das Plantas Aula Síntese Professora: Andréa Barreto
  2. 2. Introdução • Os primeiros seres vivos da Terra surgiram no oceano. Com o passar do tempo, apareceram espécies animais que se adaptaram à vida em outros meios, como a terra e o ar. As plantas seguiram um caminho semelhante.
  3. 3. Conquistando o Ambiente Terrestre.. • Os longos períodos de seca ocorridos no Siluriano podem ter sido um fator de seleção natural que favoreceu as plantas com adaptações ao meio terrestre.  Siluriano- período compreende entre cerca de 443 milhões de anos atrás e 416 milhões e é subdividido pelas épocas: Llandovery (a mais antiga), Wenlock, Ludlow e Pridoli (a mais recente).
  4. 4. As Briófitas • O primeiro grupo de vegetais que conquistaram o ambiente terrestre foram as Briófitas ( os musgos).  Esse grupo de plantas possuem uma impermeabilização em seu corpo, graças a uma camada de substâncias lipídicas (ceras principalmente) na superfície das primeiras plantas terrestres. • No grupo das briófitas, não há vasos condutores de seiva e os gametas são levados de uma planta a outra pela água da chuva ou gotas de orvalho.  São plantas avasculares.
  5. 5. Briófitas e Pteridófitas  As Briófitas têm um limite no seu crescimento e dependem da água para a sua reprodução:  Devido a ausência de vasos condutores de nutrientes, a água absorvida do ambiente e é transportada nessas plantas de célula para célula, ao longo do corpo do vegetal. Esse tipo de transporte é relativamente lento e limita o desenvolvimento de plantas de grande porte. Assim, as briófitas são sempre pequenas, baixas.  O passo seguinte da evolução foi o surgimento de plantas que possuíam elementos para o transporte de água ( pequenos canais), como as samambaias (pteridófitas). Estas plantas possuem três partes fundamentais: a raiz (que fixa a planta na terra e absorve a água e os sais minerais) caule (que possui vasos para conduzir a água e os nutrientes até as folhas), e a parte que faz a fotossíntese, formada pelas folhas.
  6. 6. As Pteridófitas • Ao longo da história evolutiva da Terra, as pteridófitas foram os primeiros vegetais a apresentar um sistema de vasos condutores de nutrientes.  Isso possibilitou um transporte mais rápido de água pelo corpo vegetal e favoreceu o surgimento de plantas de porte elevado. Além disso, os vasos condutores representam uma das aquisições que contribuíram para a adaptação dessas plantas a ambientes terrestres. • Mas essas plantas ainda precisavam da água para a sua reprodução!
  7. 7. Plantas com Sementes e Pólen: Gimnospermas  Os vegetais com sementes e pólen desenvolveram-se no Devoniano e se diversificaram no Carbonífero. Desta segunda época há fósseis de plantas semelhantes às samambaias, mas em forma de árvores.  Surgiram as Gimnospermas. As Gimnospermas são plantas com semente mas sem frutos. São os pinheiros.
  8. 8. As Flores Coloridas e os Frutos: Angiospermas • No Cretáceo, surgiram as angiospermas, que dominam o ambiente terrestre até hoje. O desenvolvimento de flores, a polinização por insetos, a adaptação a vários climas e a presença de frutos (que facilitam a dispersão das sementes) garantem o predomínio das angiospermas sobre as coníferas ( gimnospermas) de crescimento e expansão mais lentos.

×