SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 35
Trabalho Final Marketing de Serviços Prof. Valdecy Leite, D.Sc. Up Studio
A Empresa O  Up Studio  é uma empresa especializada em books sensuais femininos customizados, que oferece tudo para as mulheres comuns realizarem suas fantasias.  Histórico: A ideia de produzir ensaios artísticos e sofisticados nasceu quando duas alunas de jornalismo da Faculdades Integradas Hélio Alonso, Camila e Renata, tiveram acesso a uma monografia sobre o mercado sexual e a uma pesquisa de mercado. Com análise do trabalho acadêmico, elas começaram a estudar num projeto que atendesse a esse mercado específico.  O  UP Studio  surgiu há 4 anos e não mudou muito desde o seu início. As duas sócias mantém empregos paralelos e possuem uma secretária para levar o portifólio às clientes depois do primeiro contato, feito por telefone ou internet.  Quem cuida desse primeiro contato é a sócia Camila. Renata fica com a parte fotográfica, já que possui especialização internacional na área. Além da secretária, elas trabalham com uma maquiadora e uma produtora de moda.
Missão, Valor e Visão "Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa." (Philip Kotler) MISSÃO:  A missão do Up Studio é oferecer serviço de fotografias de ensaios sensuais com qualidade, discrição, segurança e de forma personalizada para mulheres comuns. VALOR: Enaltecer a mulher através da alta personalização/customização de seus serviços.  Passar a exclusividade e total atenção à cliente é a maior crença da empresa.  VISÃO: Ser líder nacional no segmento de ensaios fotográficos sensuais.  OBJETIVO: Rrevelar toda a sua beleza e sensualidade . SLOGAN:   “ Revele-se. Descubra-se. Surpreenda-se”.
Análise SWOT ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Análise da Concorrência Análise feita nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.  Estudo baseado na mesma estratégia do Up Estudio: alta qualidade de serviço (diferenciação de preço) x necessidades da cliente (empresa “orientada pelos clientes”). Concorrentes investigados: Concorrentes primários:  estúdios que oferecem, predominantemente, fotos sensuais de mulheres comuns com produção editorial e formato de revista masculina.  Principais concorrentes diretos: Nude Art (SP) My Beauty (Campinas – SP) Sensual Art (SP)
Principais Concorrentes Equipe enxuta = menos possibilidade de atender a alta demanda, Foco no negócio = perda de oportunidades para diversificar os trabalhos (fotos casais sensuais, por exemplo). Pioneiro neste segmento, Inspiração da novela da Rede Globo “Viver  a Vida”, Assesssoria de imprensa bem trabalhada, Disponibilidade para todo Brasil, porém concentração em SP, Diversos parceiros premium, inclusive, fora de SP, Site bem organizado, com informações completas, fácil usabilidade, Inclusão em redes sociais, Blog atualizado e com espaços para comentários.   Nude Art  é o principal concorrente que possui sede em SP, mas tem abrangência em todo Brasil. www.nude.art.br Fraquezas Forças Concorrentes
Principais Concorrentes Infos no site não são completas, sem preços dos pacotes, Foco no negócio = perda de oportunidades para diversificar os trabalhos (fotos casais sensuais, por exemplo), Apesar de trabalhar Assessoria de Imprensa e Propaganda, a projeção não é ampla, Não está presente em redes socias, Não tem abrangência demográfica. Site fácil navegação,  Trabalha-se assessoria de imprensa e Propaganda, Algumas parcerias. My Beauty  é um concorrente primário por estar no mesmo segmento, mas é muito localizado em Campinas (SP) e não apresenta esforços para entrar no RJ.  www.mybeauty.com.br Site esteticamente poluído, Diversificação pode levar a falta de foco do negócio, Falta divulgação em Assessoria, Propaganda e Redes sociais.  Site com infos completas,  Ensaios em estilo “Retrô”, Diversifica para fotos de casais e fantasias eróticas, Equipe composta por homens também. Sensual Art  é concorrente por estar no mesmo segmento, mas não é presente no RJ e sim somente em SP. www.sensualart.com.br Fraquezas Forças Concorrentes
Análise da Concorrência Secundária Concorrentes secundários:  estúdios que oferecem outros tipos de ensaios fotográficos (casamento, festas infantis, publicidade),  inclusive  fotos sensuais de mulheres, porém não é o foco.  Principais concorrentes indiretos:   Photo Lounge (RJ) Lara Design Foto (Petrópolis - RJ)
Análise da Concorrência Secundária Diversificação pode levar a falta de foco do negócio, Não tem abrangência demográfica. Site com problemas na usabilidade. Diversifica para outrs tipos de fotos, Site com infos completas, portfólio, preços, clientes, Presença em redes sociais, Blog atualizado, Uso de Assessoria de Imprensa. Photo Lounge  é um considerado um concorrente, prque está no RJ, no segmento de ensaios fotográficos, porém não é focado em ensaios sensuais.  www.photolounge.com.br Não possui site, mas sim blog, Não possui Assessoria de Imprensa e nem propaganda, Localização geográfica – não está na capital. Diversifica para outros tipos de fotos,  Possui entrada em redes sociais. Lara Design Fotografia  é do segmento de ensaios fotográficos, porém não tem foco em  ensaios sensuais femininos. Localização em Petrópolis também o torna como um concorrente indireto. Fraquezas Forças Concorrentes
Participação de Mercado ,[object Object],[object Object],[object Object]
Mercado-alvo: conceito Para Kotler, segmentação consiste na divisão do mercado em segmentos distintos de menores dimensões de consumidores com diferentes necessidades, características ou comportamentos.  Existem diversas maneiras de segmentar mercados e devem respeitar as seguintes características: mensurabilidade, acessibilidade, substancialidade e operacionalidade. Para Hooley, Saunders e Piercy, as vantagens da segmentação são: possibilidade de mercados adequados às competências; identifica lacunas no mercado; identifica segmentos específicos ainda em crescimento; adequa melhor o serviço às necessidades (posição competitiva). O posicionamento concentra-se na maneira pela qual os clientes percebem as ofertas disponíveis no mercado, quando comparadas às outras. Já a segmentação de mercado descreve como os profissionais de marketing podem dividir o mercado em grupos de clientes similares, quando existem diferenças significativas entre eles.
Mercado-alvo Fonte: IBGE . Consumidor final: pessoa física, mulheres. A empresa considera um público secundário também: as amigas das mulheres. . Segmentação Demográfica (características básicas do cliente): mulheres, de 25 a 40 anos, classe AB, Rio de Janeiro. . Fatores Situacionais: presentear maridos, namorados ou amantes com ensaios sensuais (ocasiões especiais). Também para arquivo particular. . Estágio de Aptidão de Compra: consciente, informado, interessado, desejoso e disposto a comprar. . Ciclo de Vida da Família: casal jovem sem filhos ou com filho abaixo de 12 anos; casal de meia idade com filhos maiores de 18. . Público unicamente feminino, profissionais liberais, alto poder de compra, tendência de crescimento do segmento e de sua rentabilidade. Clientes em busca do sensual, não erótico.
Posicionamento: conceito Para Hooley e Saunders, o posicionamento é um processo deliberado, pró-ativo e interativo de definição, modificação e monitoramento das percepções do consumidor em relação a um objeto de mercado. O posicionamento de uma empresa está diretamente relacionado com a percepção que o público-alvo tem sobre a mesma e também como a empresa quer ser percebida pelos seus clientes. Kotler define posicionamento por “ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa para ocupar um lugar destacado na mente dos clientes-alvo”. A diferenciação ocorre quando existe uma base significativa de fatores que permitam distinguir as ofertas de diversas empresas. Esta base deve ser de real importância para o cliente, estabelecendo sua decisão de compra. Segundo Hooley, Saunders e Piercy: “a vantagem pode ser criada com base em algum ponto forte ou nas competências específicas da empresa em relação à concorrência”.
Posicionamento Características do serviço:  ensaios artísticos, sensuais e sofisticados de mulheres comuns para presentear os companheiros ou para arquivo particular. Diferencial:  serviço cuidadoso, de qualidade e customizado/personalizado.  Valor para a cliente:  A empresa aponta os concorrentes como “mercadológicos”, enquanto o Up Studio prima pelo atendimento personalizado (“cuidado e carinho com cada cliente”).  Por exemplo: fazem apenas um ensaio por dia e com a presença das duas donas. O estilo  das fotos também já é reconhecido por ser delicado e natural.   Outros pontos de valor considerados:  credibilidade (presença forte na mídia, como Revista Época e Fantástico) , assessoria de imprensa própria, segurança (durante o ensaio,  na impressão das fotos e nos “pós-venda” - arquivamento) e benefício emocional (“dia de  princesa”). Estratégia de  posicionamento  baseado totalmente no  benefício emocional .  Slogan:  “Revele-se. Descubra-se. Surpreenda-se”  reflete o enaltecimento da mulher.
Matriz BCG Alto potencial de mercado com baixa penetração de mercado:  Estes tipos de produtos/serviços devem ter uma estratégia bem clara Utilizam muito recurso de caixa e normalmente tem margem de contribuição negativa.  Estes produtos devem permanecer no portfolio por período determinado: ou passam para “estrelas” ou devem ser eliminados.
Estratégia de Produto Segundo Kotler (2002), existem 5 níveis de produto e cada nível agrega mais valor para o cliente. São eles: Benefício central, produto básico, produto esperado, produto ampliado, produto potencial. No caso  Up Studio : Benefício central:  Auto estima  Produto básico:  Book Produto esperado:  Fotos sensuais Produto ampliado:  Um dvd com o making-off das fotos Produto potencial:  Interação multimídia da mulher fotografada/vídeo game/holografia Evidência física:  No UP Studio as evidências físicas principais são os equipamentos, a equipe só de mulheres, o figurino, as fotos.  Nome do Serviço:  Up Studio O nome é sugestivo, o “Up” remete a um estúdio de alta qualidade, ao mesmo tempo que faz um trocadilho com a gíria de "dar um up" na aparência da mulher. O “Studio” no nome não deixa dúvidas do tipo do serviço oferecido pela empresa. É fácil de ser lembrado, é simples. Apesar de serem palavras comuns, não coincidiram com nenhum outro ramo de atividade. A associação positiva é gerada pelo símbolo/idéia do UP - subir, melhorar.
Estratégia de Preço Kotler (2002) diz que preço é a verba  que os clientes se dispõem a pagar para obter o produto/serviço. Na matriz de estratégias de preço/qualidade, o Up Studio pode ser qualificado como  PREMIUM  =  alto valor em relação à média da concorrência, porém entrega alta qualidade.  Com isso,  visa atingir o público que preza por um produto de alta qualidade e que não se importa de pagar um preço elevado. Proposta Financeira é sucumbida com a  satisfação e sofisticação do serviço entregue.
Preços praticados Ensaio Fotográfico Prata  30 fotos – R$ 2.450,00 Ensaio Fotográfico Ouro  40 fotos – R$ 2.800,00 Revista Up Studio  30 fotos - R$ 3.500,00 Platino   60 fotos: Book + Revista UP Studio – R$ 4.300,00
Estratégia de Preço Método empregado para estabelecimento do preço De acordo com a sócia Camila Carvalho, a escolha do preço para o serviço “Book Sensual” foi baseada em:  Custos envolvidos na produção do book:  Contratação de serviços de duas profissionais (maquiadora e produtora de moda) + impressão + tratamento das imagens. Preço praticado pela Concorrência: A empresa adotou preço semelhante ao estúdio concorrente “Nude”, também considerado como Premium.
Skimming Por meio da escolha de preços, uma empresa pode conseguir sua  sobrevivência, maximizar o lucro, aumentar participação de mercado, realizando o  skimming máximo do  mercado. A estratégia de  skimming  é importante para extrair o máximo da camada mais alta, antes de baixar os preços para atender os outros níveis (Kotler 2000): O UP Studio adotou o  Skimming  Rápido  para lançar o Book Sensual, que é a estratégia indicada quando ocorre o lançamento de um novo serviço com o preço elevado. Nesse caso, a empresa lida com a concorrência potencial e almeja construir a preferência de marca. Grande parte do mercado em potencial não conhece o serviço. Os que conhecem gostariam de possuí-lo e estão dispostos a pagar o preço solicitado.
Estratégia de Distribuição A distribuição envolve toda a atividade que visa conduzir fisicamente o produto/ou serviço do fabricante até o consumidor final.  Pode ser através de vendas diretas ou indiretas. Na venda direta, a empresa vende diretamente seus produtos/serviços através da sua equipe de vendas e pode ou não controlar o processo de distribuição. A venda indireta  é realizada usando a estratégia de canais de distribuição (por exemplo: atacadista, varejista e consumidor final).  No caso do  Up Studio ,  a venda do serviço é feita de forma direta, através das sócias pelo site (formulário), emails e telefone. A forma de concentrar nestes canais de acesso garante a exclusividade e discrição do serviço.
Estratégia de Distribuição Segundo  Kotler , os canais de distribuição devem ser visto como parceiros, e não como adversários. Em suma, encontraram maneiras de fornecer um valor superior a seus clientes. No Up Studio, quem gerencia os primeiros contatos é a sócia Camila. Após esse primeiro contato, através de um formulário diponibilizado no site, a cliente é recebida pela secretária quando tem a oportunidade de ver o portfólio da empresa. Acertada a compra do serviço, a cliente é levada decidir os detalhes de seu ensaio. O principal canal de contato com as clientes é a internet, através de e-mail. Segundo Camila, todas as clientes chegam  por indicação ou pela internet. Como a empresa ainda não tem uma sede, esse canais são suficientes e estão de acordo com a estratégia atual.
Estratégia de Promoção Promoção de vendas :   Promoções sazonais. No dia dos namorados, o parcelamento passa de 5 para 6 vezes e a cliente ainda ganha um brinde como uma foto extra ou uma foto em um porta-retrato. Propaganda/Publicidade :   A divulgação da empresa é feita basicamente no próprio site, e em sites de serviços para casamentos, por exemplo. O boca-a-boca gerado também tem um retorno substancial. Relações Públicas :   A empresa tem boa presença na mídia devido a um forte trabalho de assessoria de imprensa feito pelas próprias sócias da empresa que são jornalistas e têm muitos conhecimentos entre os profissionais da área. Força de vendas :   A empresa conta com uma  secretária responsável pela apresentação do portfólio da empresa, para a possível cliente. No entanto essa profissional não faz prospecção, ela apenas apresenta o serviço para pessoas que fizeram contato previamente com uma das sócias.
Estratégia de Promoção A estratégia de promoção utilizada pela empresa está adequada a proposta de serviço:  As sócias são jornalistas formadas e são as responsáveis pelas relações públicas da empresa. Elas mesmas fazem a assessoria de imprensa do UpStudio. Por terem bastante conhecimento no meio jornalístico, conseguem com facilidade entrar em pautas ligadas ao serviço proposto (ensaios sensuais), tendo sempre cuidado de se expor em veículos com credibilidade.  A existência do site do UpStudio é primordial, bem como a presença em veículos online de notícias, sites de classificados de serviços para casamentos  e redes sociais (mais especificamente o Orkut). Grande parte dos prospects são oriundos da internet. Apesar da empresa ter um site na internet e estar presente em veículos online, sua presença nas redes sociais ainda é muito tímida ao contrário de seus principais concorrentes. Seria importante, portanto, investir em redes sociais como Twitter, Facebook, Orkut para aumentar o burburinho em torno do serviço, aproveitar o poder de multiplicação da mensagem dessas ferramentas e evitar que essas sejam exploradas apenas por seus concorrentes.
Estratégia relacionada a pessoas ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Estratégia relacionada a pessoas
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Estratégia relacionada a pessoas
Estratégia relacionada a pessoas ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Estratégia relacionada ao projeto Os clientes normalmente procuram indicativos tangíveis, ou evidências físicas, para avaliar o serviço antes de ser comprado e para que possam avaliar sua satisfação durante e após o consumo. No Up Studio, cada cliente satisfeita indica duas amigas que se tornam clientes também. Evidências Físicas:  o ambiente no qual o serviço é prestado, assim como materiais impressos e outros itens físicos. As evidências podem tornar palpável a promessa que um serviço representa. Projeto das Evidências Físicas Up Studio:  ensaio personalizado, equipe somente de mulheres, contrato, materiais profissionais, carteira de profissionais parceiras (apenas mulheres), portfólio, serviço de quarto (quando ensaio é em hotel), transporte (quando ensaio é externo), arquivo digital, instalações (hotéis e motéis, exemplo Rede Othon) e vestuário. A empresa não tem estúdio próprio.
Processo de Aquisição do Serviço Como cita Kotler que um “serviço é intangível, inseparável, variável e perecível”…   … . Podemos concluir que o serviço é "utilizado" de uma só vez e que cada cliente que o utilizou pode ter uma percepção diferente.  Ao comprar um produto, o cliente troca o dinheiro por um bem, que, normalmente, ele leva na mesma hora.  Ao comprar um serviço, o cliente deve ser envolvido na atmosfera que o serviço tem, para torná-lo sutilmente tangível.
Etapas para Aquisição do Serviço Logo…  …  A cliente que procura ensaios fotográficos sensuais faz uma busca na internet e encontra o Up Studio no RJ.  A escolha é feita normalmente por indicação ou por divulgação nas mídias on e offline.  O primeiro contato é o email enviado ou formulário preenchido que é respondido pela sócia Camila. Caso a cliente deseje ver o portfólio da empresa, a secretária faz uma visita à residência da cliente ou outro local que a cliente indique.  Proposta  aceita, uma nova reunião é marcada antes do ensaio para a Produtora saber o que será feito no dia. O ensaio é marcado num hotel da Rede Othon ou em estúdio alugado, às 8h do dia.  A cliente é recebida pela Maquiadora/Cabeleireira e a Produtora com um café da manhã.  As fotos são clicadas, a cliente se despede, mas continua em contato com as sócias. O material é enviado para a gráfica depois de manipulado. É produzido no prazo de 45 dias e entregue em formato digital e impresso (book, revistas, calendários) em mãos e envelopados de maneira discreta.
Conclusão O Up Studio encontrou um segmento que ainda não havia sido bem trabalhado no Brasil, apesar de já ser mais comum no exterior. O sensual, ao contrário do erótico, ganhou gosto pelas mulheres brasileiras que, atraídas por uma proposta de elevar a auto-estima ou enaltecer a beleza, procuram estúdios de ensaios sensuais fotográficos  para sentir este prazer.  A estratégia de posicionamento do Up Studio foi bem calculada e factível aos investimentos iniciais. Posicionar-se como um serviço  premium , cujo benefício é totalmente emocional e que visa mulheres comuns de 25 a 40, das classes AB, no RJ, foi uma boa maneira de entrar nesta fatia de mercado.  Porém, não estar presente em outros estados, principalmente SP, onde está sua principal concorrente (Nude Art), minimiza oportunidades de negócios.
Recomendações ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Agradecimentos Para produzir este trabalho foi feita uma entrevista com a Camila Carvalho, uma das sócias do Up Studio.  Muitos dos dados aqui exibidos fazem parte da estratégia real da empresa. Agradecemos a entrevista concedida e fazemos votos de sucesso!
Obrigado!

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Apostila do curso de fotografia publicitaria parte 1
Apostila do curso de fotografia publicitaria parte 1Apostila do curso de fotografia publicitaria parte 1
Apostila do curso de fotografia publicitaria parte 1giovani1
 
Cases de rebrand da Dia Comunicação
Cases de rebrand da Dia ComunicaçãoCases de rebrand da Dia Comunicação
Cases de rebrand da Dia ComunicaçãoBeto Lima Branding
 
Fotografia publicitaria
Fotografia publicitaria   Fotografia publicitaria
Fotografia publicitaria Liliane Ennes
 
Guia Prático de Pesquisa de Branding
Guia Prático de Pesquisa de BrandingGuia Prático de Pesquisa de Branding
Guia Prático de Pesquisa de BrandingBeto Lima Branding
 

Mais procurados (7)

Apostila do curso de fotografia publicitaria parte 1
Apostila do curso de fotografia publicitaria parte 1Apostila do curso de fotografia publicitaria parte 1
Apostila do curso de fotografia publicitaria parte 1
 
Book de criação - 2016/2
Book de criação - 2016/2Book de criação - 2016/2
Book de criação - 2016/2
 
Brandbook Tóizini web
Brandbook Tóizini webBrandbook Tóizini web
Brandbook Tóizini web
 
Cases de rebrand da Dia Comunicação
Cases de rebrand da Dia ComunicaçãoCases de rebrand da Dia Comunicação
Cases de rebrand da Dia Comunicação
 
Fotografia publicitaria
Fotografia publicitaria   Fotografia publicitaria
Fotografia publicitaria
 
Book de criação
Book de criação Book de criação
Book de criação
 
Guia Prático de Pesquisa de Branding
Guia Prático de Pesquisa de BrandingGuia Prático de Pesquisa de Branding
Guia Prático de Pesquisa de Branding
 

Destaque

Destaque (20)

Colegio D [1][1]
Colegio D  [1][1]Colegio D  [1][1]
Colegio D [1][1]
 
Parkson Water Campu Linkedin
Parkson Water Campu LinkedinParkson Water Campu Linkedin
Parkson Water Campu Linkedin
 
Gerencia industrial proyecto
Gerencia industrial proyecto Gerencia industrial proyecto
Gerencia industrial proyecto
 
5 perkembangan
5 perkembangan5 perkembangan
5 perkembangan
 
Smart citizenship through data context
Smart citizenship through data contextSmart citizenship through data context
Smart citizenship through data context
 
20131218日本九州
20131218日本九州20131218日本九州
20131218日本九州
 
Gracias Caiman
Gracias CaimanGracias Caiman
Gracias Caiman
 
Marketing Digital - Banda Trinka
Marketing Digital - Banda TrinkaMarketing Digital - Banda Trinka
Marketing Digital - Banda Trinka
 
Capturando imagens da internet e salvando no computador
Capturando imagens da internet  e salvando no computadorCapturando imagens da internet  e salvando no computador
Capturando imagens da internet e salvando no computador
 
Katariba
KataribaKatariba
Katariba
 
CS Unitec Electric Core Drill Schematics: EBM 300/3P
CS Unitec Electric Core Drill Schematics: EBM 300/3PCS Unitec Electric Core Drill Schematics: EBM 300/3P
CS Unitec Electric Core Drill Schematics: EBM 300/3P
 
Save water ,save nation,save earth
Save water ,save nation,save earthSave water ,save nation,save earth
Save water ,save nation,save earth
 
O tamanho do_mundo
O tamanho do_mundoO tamanho do_mundo
O tamanho do_mundo
 
Official contest rules_es
Official contest rules_esOfficial contest rules_es
Official contest rules_es
 
Moeda Brasileira
Moeda BrasileiraMoeda Brasileira
Moeda Brasileira
 
Planejamento ghn v2
Planejamento ghn v2Planejamento ghn v2
Planejamento ghn v2
 
Biker Bar Promo
Biker Bar PromoBiker Bar Promo
Biker Bar Promo
 
Tecnologia
TecnologiaTecnologia
Tecnologia
 
SemináRio..
SemináRio..SemináRio..
SemináRio..
 
Mundo em miniatura
Mundo em miniaturaMundo em miniatura
Mundo em miniatura
 

Semelhante a Up Studio: ensaios sensuais personalizados

Gestão de redes socias
Gestão de redes sociasGestão de redes socias
Gestão de redes sociaslalachamrek
 
Consultoria de imagem 1
Consultoria de imagem 1Consultoria de imagem 1
Consultoria de imagem 1Jojo Souza
 
Bootcamp - Planejamento de Comunicação 2011.1
Bootcamp - Planejamento de Comunicação 2011.1Bootcamp - Planejamento de Comunicação 2011.1
Bootcamp - Planejamento de Comunicação 2011.1Bruno Brum
 
Midias digitais para negocios
Midias digitais para negociosMidias digitais para negocios
Midias digitais para negociosSheyla Maziero
 
Práticas Investigativas em Publicidade III
Práticas Investigativas em Publicidade IIIPráticas Investigativas em Publicidade III
Práticas Investigativas em Publicidade IIIMathaus Santana
 
Resumo de Matérias - Revista Job! 16 - Agosto de 2010
Resumo de Matérias - Revista Job! 16 - Agosto de 2010Resumo de Matérias - Revista Job! 16 - Agosto de 2010
Resumo de Matérias - Revista Job! 16 - Agosto de 2010Galo Digital
 
InPulso Comunicação Colaborativa
InPulso Comunicação ColaborativaInPulso Comunicação Colaborativa
InPulso Comunicação ColaborativaGPA
 
Resumos TCC - Curso Publicidade e Propaganda 2010-2
Resumos TCC - Curso Publicidade e Propaganda 2010-2Resumos TCC - Curso Publicidade e Propaganda 2010-2
Resumos TCC - Curso Publicidade e Propaganda 2010-2Atitude Digital
 
Projeto experimental em_pp_ii_prof. marcus a.
Projeto experimental em_pp_ii_prof. marcus a.Projeto experimental em_pp_ii_prof. marcus a.
Projeto experimental em_pp_ii_prof. marcus a.Atitude Digital
 
Criação Publicitária - Aula 07 - Rafe e Direção de Arte
Criação Publicitária - Aula 07 - Rafe e Direção de ArteCriação Publicitária - Aula 07 - Rafe e Direção de Arte
Criação Publicitária - Aula 07 - Rafe e Direção de ArteThiago Ianatoni
 
Apresentação Palestrante Dany Padilla
Apresentação Palestrante Dany PadillaApresentação Palestrante Dany Padilla
Apresentação Palestrante Dany PadillaPatriani Palestrantes
 
[eBook] Etapas Empresariais
[eBook] Etapas Empresariais[eBook] Etapas Empresariais
[eBook] Etapas EmpresariaisLeo Almeida
 
Revista: Job! Número 3 – Janeiro 2004.
Revista: Job! Número 3 – Janeiro 2004.Revista: Job! Número 3 – Janeiro 2004.
Revista: Job! Número 3 – Janeiro 2004.Galo Digital
 

Semelhante a Up Studio: ensaios sensuais personalizados (20)

Planejamento 06
Planejamento 06Planejamento 06
Planejamento 06
 
Gestão de redes socias
Gestão de redes sociasGestão de redes socias
Gestão de redes socias
 
Consultoria de imagem 1
Consultoria de imagem 1Consultoria de imagem 1
Consultoria de imagem 1
 
Bootcamp - Planejamento de Comunicação 2011.1
Bootcamp - Planejamento de Comunicação 2011.1Bootcamp - Planejamento de Comunicação 2011.1
Bootcamp - Planejamento de Comunicação 2011.1
 
Midias digitais para negocios
Midias digitais para negociosMidias digitais para negocios
Midias digitais para negocios
 
Trabalho Marketing_Apres
Trabalho Marketing_ApresTrabalho Marketing_Apres
Trabalho Marketing_Apres
 
Práticas Investigativas em Publicidade III
Práticas Investigativas em Publicidade IIIPráticas Investigativas em Publicidade III
Práticas Investigativas em Publicidade III
 
Resumo de Matérias - Revista Job! 16 - Agosto de 2010
Resumo de Matérias - Revista Job! 16 - Agosto de 2010Resumo de Matérias - Revista Job! 16 - Agosto de 2010
Resumo de Matérias - Revista Job! 16 - Agosto de 2010
 
InPulso Comunicação Colaborativa
InPulso Comunicação ColaborativaInPulso Comunicação Colaborativa
InPulso Comunicação Colaborativa
 
Resumos TCC - Curso Publicidade e Propaganda 2010-2
Resumos TCC - Curso Publicidade e Propaganda 2010-2Resumos TCC - Curso Publicidade e Propaganda 2010-2
Resumos TCC - Curso Publicidade e Propaganda 2010-2
 
Visita à agência practice
Visita à agência practiceVisita à agência practice
Visita à agência practice
 
Visita à agência practice
Visita à agência practiceVisita à agência practice
Visita à agência practice
 
Projeto experimental em_pp_ii_prof. marcus a.
Projeto experimental em_pp_ii_prof. marcus a.Projeto experimental em_pp_ii_prof. marcus a.
Projeto experimental em_pp_ii_prof. marcus a.
 
Criação Publicitária - Aula 07 - Rafe e Direção de Arte
Criação Publicitária - Aula 07 - Rafe e Direção de ArteCriação Publicitária - Aula 07 - Rafe e Direção de Arte
Criação Publicitária - Aula 07 - Rafe e Direção de Arte
 
Apresentação Palestrante Dany Padilla
Apresentação Palestrante Dany PadillaApresentação Palestrante Dany Padilla
Apresentação Palestrante Dany Padilla
 
[eBook] Etapas Empresariais
[eBook] Etapas Empresariais[eBook] Etapas Empresariais
[eBook] Etapas Empresariais
 
Apresentação cores&sabores
Apresentação   cores&sabores Apresentação   cores&sabores
Apresentação cores&sabores
 
Apresentação cores&sabores.
Apresentação   cores&sabores.Apresentação   cores&sabores.
Apresentação cores&sabores.
 
Apresentação cores&sabores
Apresentação   cores&saboresApresentação   cores&sabores
Apresentação cores&sabores
 
Revista: Job! Número 3 – Janeiro 2004.
Revista: Job! Número 3 – Janeiro 2004.Revista: Job! Número 3 – Janeiro 2004.
Revista: Job! Número 3 – Janeiro 2004.
 

Mais de Bianca Furtado

Apresentação WAW - agosto
Apresentação WAW - agostoApresentação WAW - agosto
Apresentação WAW - agostoBianca Furtado
 
Seu e commerce pode dar retorno em social media smbr2012
Seu e commerce pode dar retorno em social media smbr2012Seu e commerce pode dar retorno em social media smbr2012
Seu e commerce pode dar retorno em social media smbr2012Bianca Furtado
 
TCC Pós em Mkt Digital - Case Andy's
TCC Pós em Mkt Digital - Case Andy'sTCC Pós em Mkt Digital - Case Andy's
TCC Pós em Mkt Digital - Case Andy'sBianca Furtado
 
Trabalho Mkt Digital - Sorvete Brasil
Trabalho Mkt Digital - Sorvete BrasilTrabalho Mkt Digital - Sorvete Brasil
Trabalho Mkt Digital - Sorvete BrasilBianca Furtado
 
Trabalho Mkt Digital - Absolut
Trabalho Mkt Digital - AbsolutTrabalho Mkt Digital - Absolut
Trabalho Mkt Digital - AbsolutBianca Furtado
 
Trabalho Mkt Digital - ZONA SUL ATENDE
Trabalho Mkt Digital - ZONA SUL ATENDETrabalho Mkt Digital - ZONA SUL ATENDE
Trabalho Mkt Digital - ZONA SUL ATENDEBianca Furtado
 
Trabalho Mkt Digital - REDKEN
Trabalho Mkt Digital - REDKENTrabalho Mkt Digital - REDKEN
Trabalho Mkt Digital - REDKENBianca Furtado
 
Trabalho Mkt Digital - SARAIVA
Trabalho Mkt Digital - SARAIVATrabalho Mkt Digital - SARAIVA
Trabalho Mkt Digital - SARAIVABianca Furtado
 
Trabalho Gestão Tec. Web - WEBSERIADOS
Trabalho Gestão Tec. Web - WEBSERIADOSTrabalho Gestão Tec. Web - WEBSERIADOS
Trabalho Gestão Tec. Web - WEBSERIADOSBianca Furtado
 
Trabalho Mobile - MOOD
Trabalho Mobile - MOODTrabalho Mobile - MOOD
Trabalho Mobile - MOODBianca Furtado
 

Mais de Bianca Furtado (10)

Apresentação WAW - agosto
Apresentação WAW - agostoApresentação WAW - agosto
Apresentação WAW - agosto
 
Seu e commerce pode dar retorno em social media smbr2012
Seu e commerce pode dar retorno em social media smbr2012Seu e commerce pode dar retorno em social media smbr2012
Seu e commerce pode dar retorno em social media smbr2012
 
TCC Pós em Mkt Digital - Case Andy's
TCC Pós em Mkt Digital - Case Andy'sTCC Pós em Mkt Digital - Case Andy's
TCC Pós em Mkt Digital - Case Andy's
 
Trabalho Mkt Digital - Sorvete Brasil
Trabalho Mkt Digital - Sorvete BrasilTrabalho Mkt Digital - Sorvete Brasil
Trabalho Mkt Digital - Sorvete Brasil
 
Trabalho Mkt Digital - Absolut
Trabalho Mkt Digital - AbsolutTrabalho Mkt Digital - Absolut
Trabalho Mkt Digital - Absolut
 
Trabalho Mkt Digital - ZONA SUL ATENDE
Trabalho Mkt Digital - ZONA SUL ATENDETrabalho Mkt Digital - ZONA SUL ATENDE
Trabalho Mkt Digital - ZONA SUL ATENDE
 
Trabalho Mkt Digital - REDKEN
Trabalho Mkt Digital - REDKENTrabalho Mkt Digital - REDKEN
Trabalho Mkt Digital - REDKEN
 
Trabalho Mkt Digital - SARAIVA
Trabalho Mkt Digital - SARAIVATrabalho Mkt Digital - SARAIVA
Trabalho Mkt Digital - SARAIVA
 
Trabalho Gestão Tec. Web - WEBSERIADOS
Trabalho Gestão Tec. Web - WEBSERIADOSTrabalho Gestão Tec. Web - WEBSERIADOS
Trabalho Gestão Tec. Web - WEBSERIADOS
 
Trabalho Mobile - MOOD
Trabalho Mobile - MOODTrabalho Mobile - MOOD
Trabalho Mobile - MOOD
 

Último

Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasRosalina Simão Nunes
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxkarinedarozabatista
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasillucasp132400
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMVanessaCavalcante37
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 

Último (20)

Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 

Up Studio: ensaios sensuais personalizados

  • 1. Trabalho Final Marketing de Serviços Prof. Valdecy Leite, D.Sc. Up Studio
  • 2. A Empresa O Up Studio é uma empresa especializada em books sensuais femininos customizados, que oferece tudo para as mulheres comuns realizarem suas fantasias. Histórico: A ideia de produzir ensaios artísticos e sofisticados nasceu quando duas alunas de jornalismo da Faculdades Integradas Hélio Alonso, Camila e Renata, tiveram acesso a uma monografia sobre o mercado sexual e a uma pesquisa de mercado. Com análise do trabalho acadêmico, elas começaram a estudar num projeto que atendesse a esse mercado específico. O UP Studio surgiu há 4 anos e não mudou muito desde o seu início. As duas sócias mantém empregos paralelos e possuem uma secretária para levar o portifólio às clientes depois do primeiro contato, feito por telefone ou internet. Quem cuida desse primeiro contato é a sócia Camila. Renata fica com a parte fotográfica, já que possui especialização internacional na área. Além da secretária, elas trabalham com uma maquiadora e uma produtora de moda.
  • 3. Missão, Valor e Visão "Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa." (Philip Kotler) MISSÃO: A missão do Up Studio é oferecer serviço de fotografias de ensaios sensuais com qualidade, discrição, segurança e de forma personalizada para mulheres comuns. VALOR: Enaltecer a mulher através da alta personalização/customização de seus serviços. Passar a exclusividade e total atenção à cliente é a maior crença da empresa. VISÃO: Ser líder nacional no segmento de ensaios fotográficos sensuais. OBJETIVO: Rrevelar toda a sua beleza e sensualidade . SLOGAN: “ Revele-se. Descubra-se. Surpreenda-se”.
  • 4.
  • 5. Análise da Concorrência Análise feita nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Estudo baseado na mesma estratégia do Up Estudio: alta qualidade de serviço (diferenciação de preço) x necessidades da cliente (empresa “orientada pelos clientes”). Concorrentes investigados: Concorrentes primários: estúdios que oferecem, predominantemente, fotos sensuais de mulheres comuns com produção editorial e formato de revista masculina. Principais concorrentes diretos: Nude Art (SP) My Beauty (Campinas – SP) Sensual Art (SP)
  • 6. Principais Concorrentes Equipe enxuta = menos possibilidade de atender a alta demanda, Foco no negócio = perda de oportunidades para diversificar os trabalhos (fotos casais sensuais, por exemplo). Pioneiro neste segmento, Inspiração da novela da Rede Globo “Viver a Vida”, Assesssoria de imprensa bem trabalhada, Disponibilidade para todo Brasil, porém concentração em SP, Diversos parceiros premium, inclusive, fora de SP, Site bem organizado, com informações completas, fácil usabilidade, Inclusão em redes sociais, Blog atualizado e com espaços para comentários. Nude Art é o principal concorrente que possui sede em SP, mas tem abrangência em todo Brasil. www.nude.art.br Fraquezas Forças Concorrentes
  • 7. Principais Concorrentes Infos no site não são completas, sem preços dos pacotes, Foco no negócio = perda de oportunidades para diversificar os trabalhos (fotos casais sensuais, por exemplo), Apesar de trabalhar Assessoria de Imprensa e Propaganda, a projeção não é ampla, Não está presente em redes socias, Não tem abrangência demográfica. Site fácil navegação, Trabalha-se assessoria de imprensa e Propaganda, Algumas parcerias. My Beauty é um concorrente primário por estar no mesmo segmento, mas é muito localizado em Campinas (SP) e não apresenta esforços para entrar no RJ. www.mybeauty.com.br Site esteticamente poluído, Diversificação pode levar a falta de foco do negócio, Falta divulgação em Assessoria, Propaganda e Redes sociais. Site com infos completas, Ensaios em estilo “Retrô”, Diversifica para fotos de casais e fantasias eróticas, Equipe composta por homens também. Sensual Art é concorrente por estar no mesmo segmento, mas não é presente no RJ e sim somente em SP. www.sensualart.com.br Fraquezas Forças Concorrentes
  • 8. Análise da Concorrência Secundária Concorrentes secundários: estúdios que oferecem outros tipos de ensaios fotográficos (casamento, festas infantis, publicidade), inclusive fotos sensuais de mulheres, porém não é o foco. Principais concorrentes indiretos: Photo Lounge (RJ) Lara Design Foto (Petrópolis - RJ)
  • 9. Análise da Concorrência Secundária Diversificação pode levar a falta de foco do negócio, Não tem abrangência demográfica. Site com problemas na usabilidade. Diversifica para outrs tipos de fotos, Site com infos completas, portfólio, preços, clientes, Presença em redes sociais, Blog atualizado, Uso de Assessoria de Imprensa. Photo Lounge é um considerado um concorrente, prque está no RJ, no segmento de ensaios fotográficos, porém não é focado em ensaios sensuais. www.photolounge.com.br Não possui site, mas sim blog, Não possui Assessoria de Imprensa e nem propaganda, Localização geográfica – não está na capital. Diversifica para outros tipos de fotos, Possui entrada em redes sociais. Lara Design Fotografia é do segmento de ensaios fotográficos, porém não tem foco em ensaios sensuais femininos. Localização em Petrópolis também o torna como um concorrente indireto. Fraquezas Forças Concorrentes
  • 10.
  • 11. Mercado-alvo: conceito Para Kotler, segmentação consiste na divisão do mercado em segmentos distintos de menores dimensões de consumidores com diferentes necessidades, características ou comportamentos. Existem diversas maneiras de segmentar mercados e devem respeitar as seguintes características: mensurabilidade, acessibilidade, substancialidade e operacionalidade. Para Hooley, Saunders e Piercy, as vantagens da segmentação são: possibilidade de mercados adequados às competências; identifica lacunas no mercado; identifica segmentos específicos ainda em crescimento; adequa melhor o serviço às necessidades (posição competitiva). O posicionamento concentra-se na maneira pela qual os clientes percebem as ofertas disponíveis no mercado, quando comparadas às outras. Já a segmentação de mercado descreve como os profissionais de marketing podem dividir o mercado em grupos de clientes similares, quando existem diferenças significativas entre eles.
  • 12. Mercado-alvo Fonte: IBGE . Consumidor final: pessoa física, mulheres. A empresa considera um público secundário também: as amigas das mulheres. . Segmentação Demográfica (características básicas do cliente): mulheres, de 25 a 40 anos, classe AB, Rio de Janeiro. . Fatores Situacionais: presentear maridos, namorados ou amantes com ensaios sensuais (ocasiões especiais). Também para arquivo particular. . Estágio de Aptidão de Compra: consciente, informado, interessado, desejoso e disposto a comprar. . Ciclo de Vida da Família: casal jovem sem filhos ou com filho abaixo de 12 anos; casal de meia idade com filhos maiores de 18. . Público unicamente feminino, profissionais liberais, alto poder de compra, tendência de crescimento do segmento e de sua rentabilidade. Clientes em busca do sensual, não erótico.
  • 13. Posicionamento: conceito Para Hooley e Saunders, o posicionamento é um processo deliberado, pró-ativo e interativo de definição, modificação e monitoramento das percepções do consumidor em relação a um objeto de mercado. O posicionamento de uma empresa está diretamente relacionado com a percepção que o público-alvo tem sobre a mesma e também como a empresa quer ser percebida pelos seus clientes. Kotler define posicionamento por “ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa para ocupar um lugar destacado na mente dos clientes-alvo”. A diferenciação ocorre quando existe uma base significativa de fatores que permitam distinguir as ofertas de diversas empresas. Esta base deve ser de real importância para o cliente, estabelecendo sua decisão de compra. Segundo Hooley, Saunders e Piercy: “a vantagem pode ser criada com base em algum ponto forte ou nas competências específicas da empresa em relação à concorrência”.
  • 14. Posicionamento Características do serviço: ensaios artísticos, sensuais e sofisticados de mulheres comuns para presentear os companheiros ou para arquivo particular. Diferencial: serviço cuidadoso, de qualidade e customizado/personalizado. Valor para a cliente: A empresa aponta os concorrentes como “mercadológicos”, enquanto o Up Studio prima pelo atendimento personalizado (“cuidado e carinho com cada cliente”). Por exemplo: fazem apenas um ensaio por dia e com a presença das duas donas. O estilo das fotos também já é reconhecido por ser delicado e natural. Outros pontos de valor considerados: credibilidade (presença forte na mídia, como Revista Época e Fantástico) , assessoria de imprensa própria, segurança (durante o ensaio, na impressão das fotos e nos “pós-venda” - arquivamento) e benefício emocional (“dia de princesa”). Estratégia de posicionamento baseado totalmente no benefício emocional . Slogan: “Revele-se. Descubra-se. Surpreenda-se” reflete o enaltecimento da mulher.
  • 15. Matriz BCG Alto potencial de mercado com baixa penetração de mercado: Estes tipos de produtos/serviços devem ter uma estratégia bem clara Utilizam muito recurso de caixa e normalmente tem margem de contribuição negativa. Estes produtos devem permanecer no portfolio por período determinado: ou passam para “estrelas” ou devem ser eliminados.
  • 16. Estratégia de Produto Segundo Kotler (2002), existem 5 níveis de produto e cada nível agrega mais valor para o cliente. São eles: Benefício central, produto básico, produto esperado, produto ampliado, produto potencial. No caso Up Studio : Benefício central: Auto estima Produto básico: Book Produto esperado: Fotos sensuais Produto ampliado: Um dvd com o making-off das fotos Produto potencial: Interação multimídia da mulher fotografada/vídeo game/holografia Evidência física: No UP Studio as evidências físicas principais são os equipamentos, a equipe só de mulheres, o figurino, as fotos. Nome do Serviço: Up Studio O nome é sugestivo, o “Up” remete a um estúdio de alta qualidade, ao mesmo tempo que faz um trocadilho com a gíria de "dar um up" na aparência da mulher. O “Studio” no nome não deixa dúvidas do tipo do serviço oferecido pela empresa. É fácil de ser lembrado, é simples. Apesar de serem palavras comuns, não coincidiram com nenhum outro ramo de atividade. A associação positiva é gerada pelo símbolo/idéia do UP - subir, melhorar.
  • 17. Estratégia de Preço Kotler (2002) diz que preço é a verba que os clientes se dispõem a pagar para obter o produto/serviço. Na matriz de estratégias de preço/qualidade, o Up Studio pode ser qualificado como PREMIUM = alto valor em relação à média da concorrência, porém entrega alta qualidade. Com isso, visa atingir o público que preza por um produto de alta qualidade e que não se importa de pagar um preço elevado. Proposta Financeira é sucumbida com a satisfação e sofisticação do serviço entregue.
  • 18. Preços praticados Ensaio Fotográfico Prata 30 fotos – R$ 2.450,00 Ensaio Fotográfico Ouro 40 fotos – R$ 2.800,00 Revista Up Studio 30 fotos - R$ 3.500,00 Platino 60 fotos: Book + Revista UP Studio – R$ 4.300,00
  • 19. Estratégia de Preço Método empregado para estabelecimento do preço De acordo com a sócia Camila Carvalho, a escolha do preço para o serviço “Book Sensual” foi baseada em: Custos envolvidos na produção do book: Contratação de serviços de duas profissionais (maquiadora e produtora de moda) + impressão + tratamento das imagens. Preço praticado pela Concorrência: A empresa adotou preço semelhante ao estúdio concorrente “Nude”, também considerado como Premium.
  • 20. Skimming Por meio da escolha de preços, uma empresa pode conseguir sua sobrevivência, maximizar o lucro, aumentar participação de mercado, realizando o skimming máximo do mercado. A estratégia de skimming é importante para extrair o máximo da camada mais alta, antes de baixar os preços para atender os outros níveis (Kotler 2000): O UP Studio adotou o Skimming Rápido para lançar o Book Sensual, que é a estratégia indicada quando ocorre o lançamento de um novo serviço com o preço elevado. Nesse caso, a empresa lida com a concorrência potencial e almeja construir a preferência de marca. Grande parte do mercado em potencial não conhece o serviço. Os que conhecem gostariam de possuí-lo e estão dispostos a pagar o preço solicitado.
  • 21. Estratégia de Distribuição A distribuição envolve toda a atividade que visa conduzir fisicamente o produto/ou serviço do fabricante até o consumidor final. Pode ser através de vendas diretas ou indiretas. Na venda direta, a empresa vende diretamente seus produtos/serviços através da sua equipe de vendas e pode ou não controlar o processo de distribuição. A venda indireta é realizada usando a estratégia de canais de distribuição (por exemplo: atacadista, varejista e consumidor final). No caso do Up Studio , a venda do serviço é feita de forma direta, através das sócias pelo site (formulário), emails e telefone. A forma de concentrar nestes canais de acesso garante a exclusividade e discrição do serviço.
  • 22. Estratégia de Distribuição Segundo Kotler , os canais de distribuição devem ser visto como parceiros, e não como adversários. Em suma, encontraram maneiras de fornecer um valor superior a seus clientes. No Up Studio, quem gerencia os primeiros contatos é a sócia Camila. Após esse primeiro contato, através de um formulário diponibilizado no site, a cliente é recebida pela secretária quando tem a oportunidade de ver o portfólio da empresa. Acertada a compra do serviço, a cliente é levada decidir os detalhes de seu ensaio. O principal canal de contato com as clientes é a internet, através de e-mail. Segundo Camila, todas as clientes chegam por indicação ou pela internet. Como a empresa ainda não tem uma sede, esse canais são suficientes e estão de acordo com a estratégia atual.
  • 23. Estratégia de Promoção Promoção de vendas : Promoções sazonais. No dia dos namorados, o parcelamento passa de 5 para 6 vezes e a cliente ainda ganha um brinde como uma foto extra ou uma foto em um porta-retrato. Propaganda/Publicidade : A divulgação da empresa é feita basicamente no próprio site, e em sites de serviços para casamentos, por exemplo. O boca-a-boca gerado também tem um retorno substancial. Relações Públicas : A empresa tem boa presença na mídia devido a um forte trabalho de assessoria de imprensa feito pelas próprias sócias da empresa que são jornalistas e têm muitos conhecimentos entre os profissionais da área. Força de vendas : A empresa conta com uma secretária responsável pela apresentação do portfólio da empresa, para a possível cliente. No entanto essa profissional não faz prospecção, ela apenas apresenta o serviço para pessoas que fizeram contato previamente com uma das sócias.
  • 24. Estratégia de Promoção A estratégia de promoção utilizada pela empresa está adequada a proposta de serviço: As sócias são jornalistas formadas e são as responsáveis pelas relações públicas da empresa. Elas mesmas fazem a assessoria de imprensa do UpStudio. Por terem bastante conhecimento no meio jornalístico, conseguem com facilidade entrar em pautas ligadas ao serviço proposto (ensaios sensuais), tendo sempre cuidado de se expor em veículos com credibilidade. A existência do site do UpStudio é primordial, bem como a presença em veículos online de notícias, sites de classificados de serviços para casamentos e redes sociais (mais especificamente o Orkut). Grande parte dos prospects são oriundos da internet. Apesar da empresa ter um site na internet e estar presente em veículos online, sua presença nas redes sociais ainda é muito tímida ao contrário de seus principais concorrentes. Seria importante, portanto, investir em redes sociais como Twitter, Facebook, Orkut para aumentar o burburinho em torno do serviço, aproveitar o poder de multiplicação da mensagem dessas ferramentas e evitar que essas sejam exploradas apenas por seus concorrentes.
  • 25.
  • 26.
  • 27.
  • 28.
  • 29. Estratégia relacionada ao projeto Os clientes normalmente procuram indicativos tangíveis, ou evidências físicas, para avaliar o serviço antes de ser comprado e para que possam avaliar sua satisfação durante e após o consumo. No Up Studio, cada cliente satisfeita indica duas amigas que se tornam clientes também. Evidências Físicas: o ambiente no qual o serviço é prestado, assim como materiais impressos e outros itens físicos. As evidências podem tornar palpável a promessa que um serviço representa. Projeto das Evidências Físicas Up Studio: ensaio personalizado, equipe somente de mulheres, contrato, materiais profissionais, carteira de profissionais parceiras (apenas mulheres), portfólio, serviço de quarto (quando ensaio é em hotel), transporte (quando ensaio é externo), arquivo digital, instalações (hotéis e motéis, exemplo Rede Othon) e vestuário. A empresa não tem estúdio próprio.
  • 30. Processo de Aquisição do Serviço Como cita Kotler que um “serviço é intangível, inseparável, variável e perecível”… … . Podemos concluir que o serviço é "utilizado" de uma só vez e que cada cliente que o utilizou pode ter uma percepção diferente. Ao comprar um produto, o cliente troca o dinheiro por um bem, que, normalmente, ele leva na mesma hora. Ao comprar um serviço, o cliente deve ser envolvido na atmosfera que o serviço tem, para torná-lo sutilmente tangível.
  • 31. Etapas para Aquisição do Serviço Logo… … A cliente que procura ensaios fotográficos sensuais faz uma busca na internet e encontra o Up Studio no RJ. A escolha é feita normalmente por indicação ou por divulgação nas mídias on e offline. O primeiro contato é o email enviado ou formulário preenchido que é respondido pela sócia Camila. Caso a cliente deseje ver o portfólio da empresa, a secretária faz uma visita à residência da cliente ou outro local que a cliente indique. Proposta aceita, uma nova reunião é marcada antes do ensaio para a Produtora saber o que será feito no dia. O ensaio é marcado num hotel da Rede Othon ou em estúdio alugado, às 8h do dia. A cliente é recebida pela Maquiadora/Cabeleireira e a Produtora com um café da manhã. As fotos são clicadas, a cliente se despede, mas continua em contato com as sócias. O material é enviado para a gráfica depois de manipulado. É produzido no prazo de 45 dias e entregue em formato digital e impresso (book, revistas, calendários) em mãos e envelopados de maneira discreta.
  • 32. Conclusão O Up Studio encontrou um segmento que ainda não havia sido bem trabalhado no Brasil, apesar de já ser mais comum no exterior. O sensual, ao contrário do erótico, ganhou gosto pelas mulheres brasileiras que, atraídas por uma proposta de elevar a auto-estima ou enaltecer a beleza, procuram estúdios de ensaios sensuais fotográficos para sentir este prazer. A estratégia de posicionamento do Up Studio foi bem calculada e factível aos investimentos iniciais. Posicionar-se como um serviço premium , cujo benefício é totalmente emocional e que visa mulheres comuns de 25 a 40, das classes AB, no RJ, foi uma boa maneira de entrar nesta fatia de mercado. Porém, não estar presente em outros estados, principalmente SP, onde está sua principal concorrente (Nude Art), minimiza oportunidades de negócios.
  • 33.
  • 34. Agradecimentos Para produzir este trabalho foi feita uma entrevista com a Camila Carvalho, uma das sócias do Up Studio. Muitos dos dados aqui exibidos fazem parte da estratégia real da empresa. Agradecemos a entrevista concedida e fazemos votos de sucesso!