Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Service Design

127 vues

Publié le

O que é?
Quais os princípios básicos?
Quais ferramentas podem compor o Service Design?
Duplo diamante, Quadro de hipóteses, cardsorting, Mapa de empatia, persona, jornada do usuário, storytelling e storyboard, paper prototype.

Publié dans : Design
  • Login to see the comments

Service Design

  1. 1. Quem sou? • Co-fundadora e Designer da Indikko; • Professora; • Mestranda em Design de Artefatos Digitaispelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR); • Especialista em Didática do Ensino Superior (CIESA); • Especialista em Design e Mercado (FMF); • Bacharel em Design pela Faculdade Martha Falcão. @camilafalabella
  2. 2. O que é? } O Design de serviços é a aplicação de habilidades e processos já estabelecidos no campo do design aplicados ao desenvolvimento de serviços.Trata-se de um modo criativo e prático de melhorar serviços existentes e inovar em novas propostas de serviços. LIVEIWORK,2010.
  3. 3. O que é? } O design de serviços é uma especialidade dentro do design que ajuda a desenvolver e a entregar bons serviços ou serviços de qualidade (”great services”).Os projetos de design de serviços melhoram fatores como facilidade de uso, satisfação,lealdade e eficiência, atuando em varados contextos, como ambientes, comunicações e produtos – incluindo as pessoas responsáveis pela entrega do serviço. ENGINE SERVICE DESIGN,2010
  4. 4. O que é? } Design de serviços é uma metodologia interdisciplinar que visa a construção de serviços mais desejáveis e adaptados á pessoas por meio da combinação de recursos tangíveis e intangíveis. ”
  5. 5. O que é? Service Design Thinking é subdividido em 5 princípios básicos:
  6. 6. Centrado no usuário Compreender a relevância de diferentes mentalidades, utilização da linguagem do usuário de serviços (cliente).
  7. 7. Co-criativo Ambiente que facilita a geração e a avaliação de ideias dentro de grupos heterogêneos de stakeholders.
  8. 8. Sequencial Sequencia de ações inter-relacionadas: Pré-serviço,prestação de serviço,pós-serviço
  9. 9. Evidente Ajudam a revelar serviços que ocorrem discretamente, deve ser pensada de acordo com a proposta inerente do serviço e a sequência de seus pontos de contato, visualizados como artefatos físicos.
  10. 10. Holística Todo o ambiente de um serviço deve ser levado em consideração. Os serviços podem ser intangíveis, mas se desenrolam em um ambiente físico, utilizando de artefatos físicos e geral de alguma forma resultados físicos.
  11. 11. Ferramentas (que podem ser aplicadas) Mapas,jornada do usuário,mapa de empatia, redes de valor, mapa perceptual,ecologia do serviço e modelos mentais, blueprints, etc.
  12. 12. Desejável as pessoas Tecnicamente Possível Rentável ao Negócio DESIGN THINKING
  13. 13. Tipos de Frameworks…
  14. 14. Duplo diamante (Descobrir) (Definir) (Desenvolver) (Entregar)
  15. 15. Duplo diamante Quandro de Hipóteses Cardsorting Mapa da Jornada do usuário Storytelling/ Storyboard Mapa de Empatia Apresentação Personas Paper Prototype
  16. 16. Quadro de Hipóteses (CSD) EU SEI QUE... EU ACHO QUE... SERÁ QUE... (CERTEZAS) (SUPOSIÇÕES) (DÚVIDAS) 15 MIN
  17. 17. CARDSORTING 15 MIN
  18. 18. Mapa de Empatia 20 MIN
  19. 19. Mapa de Empatia 30 MIN
  20. 20. Personas 20 MIN
  21. 21. Jornada do Usuário 15 MIN
  22. 22. Jornada do Usuário 15 MIN
  23. 23. Strorytelling / Storyboard* 30 MIN Storytelling:A narrativa apoia a exploração da ideia do serviço. Através do uso de palavras simples, o contador irá ilustrar a solução, pois é uma história.Isso permite a comunicação da idéia dentro de um grupo, mas também a preparação dos primeiros esboços para o storyboard.A narrativa deixa alguns espaços em branco para preencher as sugestões de outras partes interessadas e usuários.
  24. 24. Strorytelling / Storyboard* 30 MIN Storyboard:é uma ferramenta derivada da tradição cinematográfica;É a representação de casos de uso através de uma série de desenhos ou imagens, reunidos em uma sequência narrativa.Mostrandoa manifestação de todos os pontos de contato e as relações entre eles e o usuário na criação da experiência.
  25. 25. Prototipar (Paper prototype) 40 MIN
  26. 26. Apresentação 5 minutos para cada grupo apresentar a ideia com o protótipo.

×