Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Paleolítico

81 110 vues

Publié le

Publié dans : Technologie, Formation

Paleolítico

  1. 1. A Vida no Paleolítico
  2. 2. A Pré-História é o período mais antigo e mais longo do passado da Humanidade. Desenrolou-se ao longo de milhões de anos, desde o aparecimento dos primeiros hominídeos até à invenção da escrita. É durante esse longo período que se deu a Hominização, quer dizer, um lento processo de transformação dos hominídeos que conduziu ao Homem actual.
  3. 3. A nossa história, a história da Humanidade, começou em África. As alterações climáticas, ocorridas há 15 milhões de anos atrás, alteraram a paisagem, obrigando o nosso mais antigo antepassado a adaptar-se às condições naturais envolventes.
  4. 4. A Pré-História é constituída, entre outros, por dois períodos cronológicos principais: o Paleolítico e o Neolítico. Vamos, então, começar por conhecer o Paleolítico.
  5. 5. A conquista da bipedia e a descoberta do fogo foram as primeiras grandes conquistas do Homem.
  6. 6. A conquista da bipedia, ao permitir ao hominídeo a posição erecta, e como tal a deslocar-se somente com os membros inferiores, favoreceu a libertação das mãos para outras tarefas, como a recolha de alimentos e o fabrico de instrumentos.
  7. 7. O domínio do fogo, por sua vez, proporcionou ao Homem inúmeras vantagens: aquecer-se, iluminar as cavernas, cozinhar os alimentos, fabricar instrumentos. O fogo favoreceu, ainda, o surgimento de um sentido comunitário entre grupos e a criação da linguagem.
  8. 8. Durante o Paleolítico, os grupos humanos praticavam uma economia recolectora, isto é, limitavam-se a viver do que recolhiam da Natureza: frutos e outros vegetais, caça, pesca.
  9. 9. De início, viviam em grutas ou cavernas; mais tarde, passaram a viver em cabanas ou pequenas tendas feitas de estacas de madeira cobertas com peles de animais.
  10. 10. Os mais antigos hominídeos não tinham residência fixa, eram nómadas. Deslocavam--se de acampamento em acampamento, seguindo as manadas de animais. No final do período Paleolítico, o homem sai de África e começa a povoar outros continentes.
  11. 11. A evolução do Homem também se fez sentir em termos culturais. Desde o Paleolítico que os homens gravavam na pedra e pintavam nas paredes das grutas animais, mãos e outros sinais de que ainda hoje desconhecemos o seu significado. Era a arte rupestre. Faziam ainda pequenas esculturas em osso, madeira... que transportavam consigo. Era a arte móvel.
  12. 12. Cerca de 8500 a.C., inicia-se, no Próximo Oriente, um novo período de evolução da Humanidade: o Neolítico. O Homem tornou-se sedentário e produtor, isto é, passou a permanecer durante longos períodos num mesmo local e a produzir os seus próprios alimentos.
  13. 13. Fim A Stora-hist deseja-te um bom estudo

×