Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Prioridade portuguesa

77 vues

Publié le

ppt

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

  • Soyez le premier à aimer ceci

Prioridade portuguesa

  1. 1. O PIONEIRISMO PORTUGUÊS NA EXPANSÃO MARÍTIMA 5ºAno
  2. 2. O PIONEIRISMO PORTUGUÊS NA EXPANSÃO MARÍTIMA O mundo antes da expansão marítima Até ao século XV, o conhecimento do mundo era limitado.
  3. 3. O PIONEIRISMO PORTUGUÊS NA EXPANSÃO MARÍTIMA O desconhecido alimentava a imaginação das pessoas. Acreditavam em monstros que nunca existiram...
  4. 4. O PIONEIRISMO PORTUGUÊS NA EXPANSÃO MARÍTIMA Caravelas a seguirem o seu rumo misterioso... Apesar do reduzido conhecimento do mundo, os Portugueses aventuraram-se no mar… Porquê?
  5. 5. O PIONEIRISMO PORTUGUÊS NA EXPANSÃO MARÍTIMA Pepitas de ouro. Apesar de ter alcançado a paz com Castela, Portugal era um reino pobre, com falta de cereais e de metais preciosos. Por isso, os Portugueses procuraram novas rotas, novas terras, novas gentes e novos mercados… Porquê?
  6. 6. O PIONEIRISMO PORTUGUÊS NA EXPANSÃO MARÍTIMA Motivações sociais Rei • Aumentar a riqueza • Aumentar o seu poder e prestígio • Projetar o Reino de Portugal Nobreza • Conquistar novas terras • Conseguir cargos militares • Aumentar os títulos Clero • Converter outros povos ao Crisitianismo • Aumentar as suas propriedades Burguesia • Conseguir novos produtos para o comércio • Atingir novas rotas e novos mercados Povo • Melhorar as suas condições de vida
  7. 7. O PIONEIRISMO PORTUGUÊS NA EXPANSÃO MARÍTIMA Condições que facilitaram a expansão portuguesa Condição geográfica Posição geográfica favorável, com uma extensa costa. Condição histórica Gente conhecedora dos ventos e correntes do Oceano Atlântico.
  8. 8. O PIONEIRISMO PORTUGUÊS NA EXPANSÃO MARÍTIMA D. João I. Condições que facilitaram a expansão portuguesa Condições políticas Nova dinastia iniciada com D. João I, apoiada por uma nova nobreza mais empreendedora. Paz com Castela que permitiu que os grupos sociais se concentrassem no desenvolvimento do reino.
  9. 9. O PIONEIRISMO PORTUGUÊS NA EXPANSÃO MARÍTIMA Condições que facilitaram a expansão portuguesa Condições técnicas e científicas À medida que se iam aventurando em alto mar, os Portugueses souberam adaptar e criar instrumentos e técnicas que facilitavam a navegação.
  10. 10. O PIONEIRISMO PORTUGUÊS NA EXPANSÃO MARÍTIMA Bússola Era de origem chinesa e permitiu aos navegadores acertarem o rumo dos navios. Intrumentos náuticos Quadrante, balestilha e astrolábio Permitiam a medição da altura dos astros e calcular as horas pelo sol.
  11. 11. O PIONEIRISMO PORTUGUÊS NA EXPANSÃO MARÍTIMA Cartas náuticas e portulanos Eram cartas importantíssimas para a navegação. Permitiram que a navegação deixasse de ser apenas de cabotagem (ao longo da costa). Como os navegadores apontavam tudo num caderninho, sabiam calcular nestes mapas o regime das marés, as correntes marítimas, o sistema de ventos, as linhas de rumo e os pormenores das costas. À medida que as navegações foram avançando, os mapas tornaram-se mais fiéis, chegando a indicar ventos e correntes para além de representarem a Terra de uma forma mais rigorosa.
  12. 12. O PIONEIRISMO PORTUGUÊS NA EXPANSÃO MARÍTIMA Caravela Embarcação melhorada pelos Portugueses; era relativamente leve e fácil de manobrar e conseguia navegar aproveitando o vento (bolinar), graças às suas velas triangulares.
  13. 13. O PIONEIRISMO PORTUGUÊS NA EXPANSÃO MARÍTIMA Caravela A vida a bordo das caravelas era difícil… Os marinheiros viviam meses a fio isolados, num espaço muito pequeno, sem condições de higiene e com uma alimentação precária.

×