Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Boas vindas - BG CEU Pq Anhanguera

2 441 vues

Publié le

  • I have done a couple of papers through ⇒⇒⇒WRITE-MY-PAPER.net ⇐⇐⇐ they have always been great! They are always in touch with you to let you know the status of paper and always meet the deadline!
       Répondre 
    Voulez-vous vraiment ?  Oui  Non
    Votre message apparaîtra ici
  • Soyez le premier à aimer ceci

Boas vindas - BG CEU Pq Anhanguera

  1. 1. ETEC Prof. Basilides de GodoyExtensãoCEU Parque AnhangueraCurso Técnico em Administração e LogísticaCoordenador de Extensão: Leandro Romual da SilvaCoordenador de Área: Carlos Eduardo dos Santos
  2. 2. Perfil ProfissionalLeandro Romual da Silva Coordenador de Projetos - Extensão CEU Pq. Anhanguera Tecnólogo em Logística de Armazenamento e Distribuição de Materiais - FAFLA Licenciatura em Transporte – FATEC Pós-graduado Docência do Ensino Superior Experiência em 10 anos em empresa de grande porte ( Natura, Editora Abril ), naárea de Produção e Logística. Treinamento de colaboradores na área de gestão de estoque. Professor da ETEC Jaraguá na área de Logística , Administração e Informática. Professor do SENAC na área de Logística e Administração. Professor do SENAI Pirituba na área de Logística. Participação em congressos e seminários técnicos sobre processos produtivos eLogística.
  3. 3. Manual do Aluno
  4. 4. Avaliações e Conceitos As sínteses dos resultados da avaliação do aproveitamento serão expressas em mençõescorrespondentes a conceitos, com as seguintes definições operacionais: Os resultados da verificação do rendimento do aluno serão sistematicamente registrados esintetizados em menção única, encaminhadas a cada final de período letivo (semestre) àSecretaria da Escola e comunicados aos alunos e, se menores, a seus pais ou responsáveis. O aluno, ou seu responsável legal, poderá requerer revisão do resultado final do períodoletivo, justificando o motivo determinante do pedido, dentro do prazo máximo de 5 (cinco)dias após a publicação dos resultados. Observação: Ensino Técnico – período letivo semestral; Ensino Médio - período letivo anual.MB MUITO BOM O aluno obteve excelente desempenhoB BOM O aluno obteve bom desempenhoR REGULAR O aluno obteve desempenho regularI INSATISFATÒRIO O aluno obteve desempenho insatisfatório
  5. 5. Controle de Freqüência Será exigida a freqüência mínima de 75% (setenta e cinco) do total dasaulas ministradas no período letivo. A freqüência a ser considerada para fins de promoção será registradapelos professores em Diário de Classe.
  6. 6. Promoção Será considerado concluinte de curso, ou classificado para omódulo/série seguinte, o aluno que tenha obtido aproveitamentosuficiente para promoção e freqüência mínima estabelecida no artigoanterior. Será considerado classificado para o módulo/série seguinte, quanto aoaproveitamento, o aluno que tenha obtido: a) Menções MB, B ou R em todos os componentes curriculares do ciclo; b) A menção I em até 3 (três) componentes curriculares, desde que oConselho de Classe o tenha considerado apto a freqüentar omódulo/série seguinte, em regime de progressão parcial, consideradas ascaracterísticas do aluno e respeitada à seqüência do currículo.
  7. 7. Progressão Parcial No regime de progressão parcial, a escola elaborará programa especialde estudos, sob a supervisão de professor designado para tal fim, compossibilidade de avanço mediante a verificação do aprendizado,independente do prazo de duração. A retenção em componentes curriculares cursados em regime deprogressão parcial não determina a retenção em módulo/série seguinteregular. O aluno poderá acumular até 3 (três) componentes curriculares cursadosem regime de progressão parcial, ainda que de módulos/sériesdiferentes. O aluno que deixar de cumprir com a Progressão Parcial, poderá a critériodo Conselho de Classe, ser obrigado a assistir aulas presenciais nociclo/módulo seguinte. Não existe progressão parcial nos módulos/séries terminais, ficando oaluno Retido.
  8. 8. Retenção Será considerado retido no módulo/série, o aluno com freqüênciainferior a 75% no conjunto dos componentes curriculares. Será considerado retido no módulo/série, quanto ao aproveitamento, oaluno que tenha obtido a menção I:a) Em mais de três componentes curriculares eb) Em até 3 (três) componentes curriculares e não tenha sido consideradoapto pelo Conselho de Classe a prosseguir estudos no módulo/sériesubseqüente.
  9. 9. Avaliação Substitutiva O aluno que faltar a qualquer avaliação deverá requerer, mediante preenchimento deformulário próprio, no prazo máximo de 3 (três) dias úteis, avaliação substitutiva, emdecorrência de:a) Doença ou acidente da própria pessoa ou de Dependente Legal;b) Gala;c) Nojo;d) Obrigações militares;e) Serviço público obrigatório;f) Doação de sangue;g) Interrupção de transporte público;h) Calamidade pública.Observação: Não serão aceitos pedidos fora dos prazos e/ou sem documentaçãocomprobatória. Casos excepcionais serão analisados pela Coordenação/Direção.
  10. 10. Compensação de Ausências Não há previsão de abono de faltas na legislação brasileira, mas há acompensação de ausências por regime especial de estudos através deexercícios domiciliares, nos seguintes casos: Portador de doenças infecta-contagiosas, fratura exposta,impossibilidade de locomoção; Gestantes a partir do 8º mês ou a critério médico. O regime especial de estudos através de exercícios domiciliares deve serrequerido pelo aluno ou seu representante legal, junto à Secretaria, até 5(cinco) dias após o início do impedimento. Deve ser anexado aorequerimento o atestado médico com o indicativo do diagnósticobaseado na Classificação Internacional de Doenças (CID) e o prazo deafastamento (início e término) e, no caso de gestante, a data previstapara o parto. A Secretaria entregará ao aluno afastado, ou representante, asatividades domiciliares atribuídas pelos professores.
  11. 11. Recuperação O aluno com aproveitamento insatisfatório, demonstrado durante operíodo letivo será submetido a estudos de recuperação contínua eparalela. Os estudos de recuperação constituir-se-ão de atividades, recursos emetodologias diferenciadas e reorientação da aprendizagem. Os resultados obtidos pelo aluno nos estudos de recuperação integrarãoas sínteses de aproveitamento do módulo/série.
  12. 12. Trancamento de Matrícula Admitir-se-á, a critério da Direção e aval do Conselho de Classe, otrancamento de matrícula, a partir do 2º módulo/série por motivosrelevantes. A matrícula poderá ser trancada apenas uma única vez pormódulo/série.
  13. 13. Direitos do Aluno a) Ter acesso e participação nas atividades escolares, incluindo asatividades extraclasse, proporcionadas pela Escola; b) Ser informado, no início do ciclo, dos objetivos e dascompetências de cada componente curricular; c) Receber orientação tanto educacional como pedagógica,individualmente ou em grupo; d) Ser respeitado e valorizado em sua individualidade, semcomparações ou preferências; e) Ser ouvido em suas reclamações e pedidos; f) Recorrer dos resultados de avaliação do seu rendimento, nostermos previstos pela legislação; g) Justificar suas faltas às avaliações e ter garantida a sua avaliaçãode aprendizagem, de acordo com a legislação;
  14. 14. Direitos do Aluno h) Recorrer à Direção, Coordenação de Área e OrientaçãoEducacional da Escola para resolver eventuais dificuldades que encontrar na solução de problemasrelativos à sua vida escolar como: aproveitamento, ajustamento à comunidade e cumprimento dos deveres; i) Concorrer à representação nos órgãos colegiados, nasinstituições auxiliares e no órgão representativo dos alunos; j) Requerer ou representar ao Diretor sobre assunto de suavida escolar, na defesa dos seus direitos, nos casos omissos neste manual. Ficam asseguradas aos alunos as liberdades de expressão ede organização no âmbito da escola.
  15. 15. Deveres do Aluno a) Conhecer, fazer conhecer e cumprir este Regimento e outrasnormas e regulamentos vigentes na escola; b) Comparecer pontual e assiduamente às aulas e atividadesescolares programadas, empenhando-se no êxito de suaexecução; c) Respeitar aos colegas, professores e servidores da escola; d) Representar seus pares, no Conselho de Classe, quandoconvocado pela Direção da Escola; e) Cooperar e zelar na conservação do patrimônio da escola,concorrendo também para que se mantenha a higiene e limpezaem todas as dependências; f) Indenizar prejuízo causado por danos às instalações, ou perdade qualquer material da propriedade da escola ou colega, quandocomprovada sua responsabilidade;
  16. 16. Deveres do Aluno g) Trajar-se adequadamente em qualquer dependência de modo amanter-se o respeito mútuo e a atender às normas de higiene esegurança pessoal e coletiva, sendo obrigatório o uso da camisetaescolar para os alunos dos períodos matutino e vespertino e o uso decrachá para o período noturno); h) Registrar diariamente sua entrada e saída na catraca eletrônicainstalada no portão de acesso dos alunos; i) Para ingressar nas dependências da ETEC o aluno que não estiver deposse da carteirinha e/ou fora do horário normal de entrada, deverápreencher autorização de entrada junto à portaria; j) Zelar pelo seu material escolar e objetos pessoais (a escola não seresponsabiliza por materiais deixados em suas dependências). k) Zelar pelos livros recebidos para uso no ano letivo, conservando-os edevolvendo-os em data marcada pela escola. Os livros são patrimôniopúblico, fornecidos pelo FNDE / MEC, e serão usados por outros alunos.
  17. 17. É vedado ao alunoa) Ocupar-se durante as atividades escolares, de qualquer atividadealheia às mesmas;b) Fumar no recinto da escola, nos termos da legislação pertinente;c) Promover coleta ou subscrições ou outro tipo de campanha, semautorização da Direção;d) Praticar quaisquer atos de violência física, psicológica ou moral contrapessoas;e) Introduzir, portar, guardar ou fazer uso de substâncias entorpecentesou bebidas alcoólicas, ou comparecer embriagado, ou estar sobefeito das mesmas no recinto da Escola;f) Portar, ter sob sua guarda ou utilizar qualquer material que possacausar riscos à sua saúde, à sua integridade física e às de outrem;g) Retirar-se da Unidade durante o horário escolar, sem autorização;
  18. 18. É vedado ao alunoh) Saídas antecipadas dos alunos menores de idade, somentecom autorização, prévia por escrito, do responsável;i) Apresentar posturas que comprometam o trabalho escolar;j) Registrar na catraca eletrônica a freqüência de outros alunos;k) Assistir as aulas camiseta regata, mini-blusa, mini-saia eboné;l) Permanecer na escola, sem propósito pedagógico definido, forado seu horário de aulas;m) Efetuar modificações na camiseta escolar.n) Fazer uso de telefone celular, aparelhos sonoros durante odecorrer das aulas.o) Praticar qualquer tipo de jogo de azar;p) Posturas inadequadas ao senso comum.
  19. 19. Horário de Aula O horário das aulas deve ser rigorosamente cumprido pelos alunos eprofessores. Por determinação do Conselho de Escola há tolerância de 10 minutossomente na 1ª aula de cada período letivo. Matutino7 horas para as 1ª e 3ª séries do Ensino Médio. Vespertino13 horas e 15 minutos até as 17 horas e 40 minutos. Noturno – CEU Pq. Anhanguera18 horas e 50 minutos até as 22 horas e 50 minutos>> Condição especial adotado:Saída às 22:35 hs
  20. 20. Horário de aula1º aula 18: 50 as 19:462º aula 19:46 as 20:42Intervalo 20:42 as 20:583º aula 20:58 as 21:544º aula 21:54 as 22:50 ( 22:35 )
  21. 21. Mural do alunoEstágiosCalendárioAtas de reuniões
  22. 22. Biblioteca CEUCarteirinha da Biblioteca1 Cópia do RG1 Cópia do comprovante de residência
  23. 23. Perfil ProfissionalCarlos Eduardo dos Santos Tecnólogo em Processamento de Dados – ETEC Basilides de Godoy Bacharel em Administração Industrial – Faculdades Oswaldo Cruz Pós Graduado em Administração Industrial – USP Tecnólogo em Gestão Empresarial – ETEC Basilides de Godoy Licenciado em Administração de Empresas – FATEC Experiência em 18 anos em empresa de grande porte, na área de PlanejamentoIndustrial. Treinamento dos colaboradores e Implementação do 5S na unidade Fábril – Plantade Osasco e suporte das unidades de Tamboré e Blumenau Participação em congressos e Seminários Técnicos sobre processos produtivos. Professor de Gestão Empresarial ( Logística e Comércio e Administração ) Coordenador de Área do Eixo Gestão ( Logística e Administração )
  24. 24. Metodologia de Aula Aulas expositivas, dialogadas Estudos de casos, com vistas a assimilação e avaliação de conteúdosestudados Leitura e interpretação de textos, individualmente ou em grupos Discussão de temas do programa pelos alunos, com vistas aassimilação de conteúdos e avaliação Filmes e dinâmicas de grupo Possíveis Visitas Técnicas Feiras Culturas e Mostras Tecnológicas - BG
  25. 25. Técnico em Administração O TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃOTÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO é o profissional que empreende,analisa, interpreta e correlaciona de forma sistêmica os cenários sociais,políticos, econômicos e sustentáveis, respeitando tipos de mercado, astendências culturais, os nichos e as possibilidades de integração daseconomias contemporâneas. Executa as funções de apoioadministrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição dedocumentos administrativos e controle de estoque. Opera sistemas deinformações gerenciais de pessoal e material. Utiliza ferramentas dainformática básica, como suporte às operações organizacionais.
  26. 26. Proposta Curricular – Módulo I Gestão de Pessoas I Cálculos Financeiros Gestão Empresarial Ética e Cidadania Organizacional Aplicativos Informatizados Processos Operacionais Contábeis Linguagem, Trabalho e Tecnologia Técnicas Operacionais
  27. 27. Proposta Curricular – MóduloII Administração Jurídica Gestão Ambiental Administração de Materiais Gestão de Marketing I Gestão de Competências I Gestão Empresarial II Processos de Operações Contábeis II Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)em Administração8
  28. 28. Proposta Curricular – MóduloIII Administração da Produção Gestão de Logística Gestão de Marketing II Sistemas de Informações Gerenciais Gestão de Competências II Processos Financeiros e Orçamentários Criação e Desenvolvimento de Empresas Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Inglês Instrumental9
  29. 29.  O Técnico em Logística é o profissional que executa os processos deplanejamento, operação e controle de programação da produção de bense serviços, programação de manutenção de máquinas e deequipamentos, de compras, de recebimento, de armazenamento, demovimentação, de expedição e de distribuição de materiais e produtos,utilizando tecnologia de utilizando tecnologia de informação.Técnico em Logística
  30. 30. Proposta Curricular – Módulo I Planejamento Empresarial e Empreendedorismo Planejamento Financeiro e Orçamentário Elementos de Custos no Processo Produtivo Planejamento dos Recursos e Processos Produtivos Logística de Mercado Linguagem, Trabalho e Tecnologia Ética e Cidadania Organizacional7
  31. 31. Proposta Curricular – MóduloII Processos de Suprimentos Aplicativos Informatizados em Logística Inglês Técnico Aplicado a Administração Expedição e Distribuição Movimentação de Materiais Planejamento, Programação, e Controle da Produção Administração de Materiais Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)em Logística8
  32. 32. Proposta Curricular – MóduloIII Gestão de Transporte Gestão da Cadeia de Suprimentos Logística Internacional Logística Reversa Gestão da Qualidade Total Tecnologia da Informação aplicada a Logística Tributos e Documentos Fiscais Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)8
  33. 33. - ProjetoCriar o Plano de Negócios para a abertura de uma Empresa com capital social de acordocom o ramo de atividade da sua empresa,dividido entre os sócios conforme o plano denegócio. Só serão permitidos a criação de 5 (cinco) grupos por sala, sendo os mesmosconstituídos com no mínimo de 5(cinco) até no máximo 8 (oito) participantes.Observação: Não será permitida a mudança de grupos durante o desenvolvimentodo projeto, bem como a dissolução de algum grupo.** Projeto: 1º Módulo, 2º Módulo PTCC e 3º Módulo DTCC
  34. 34. Bases Tecnológicas Projeto: PTCC e DTCC – 2ºs e 3ºs Mód. Estudo do cenário da área profissional Características do setor (macro e micro regiões) Avanços tecnológicos Ciclo de Vida do setor Demandas e tendências futuras da área profissional Identificação de lacunas (demandas não atendidas plenamente) e de situações-problema do setor. 2. Identificação e definição de temas para o TCC Análise das propostas de temas segundo os critérios: pertinência, relevância e viabilidade. 3. Definição do cronograma de trabalho 4. Técnicas de pesquisa: Documentação Indireta (pesquisa documental e pesquisa bibliográfica) Técnicas de fichamento de obras técnicas e científicas Documentação Direta (pesquisa de campo, de laboratório, observação, entrevista e questionário) Técnicas de estruturação de instrumentos de pesquisa de campo (questionários, entrevistas, formulários etc.) 5. Problematização 6. Construção de hipóteses 7. Objetivos: geral e específicos (Para quê? e Para quem?) 8. Justificativa (Por quê?)
  35. 35. - Representantes de salaCada sala deverá eleger 2 representantes, e que deverão participar das reuniões com acoordenação do BG, e representar legalmente sua turma.Observação: A sala deverá também criar um e-mail coletivo
  36. 36. Sala - 06 Sala - 05 Sala - 07 Sala - 04 Sala - 08Horários 1º TN - LOG 1º TO - ADM 2º TN - LOG 2º TO - ADM 3° TN - LOGMarcos Peres Aline Carlos Alexandre Marisa ValdeciECPP LTT ITAL GC I TIALAline Valdeci Marcos Peres Luiz Carlos GuilhermeLTT CF AM PTCC LRHorários 1º TN - LOG 1º TO - ADM 2º TN - LOG 2º TO - ADM 3° TN - LOGGuilherme Adiel André Isabel WellingtonPEE GE PS AJ GTWellington Guilherme André Adiel IsabelPRPP TO ED GM I TDFHorários 1º TN - LOG 1º TO - ADM 2º TN - LOG 2º TO - ADM 3° TN - LOGXristos Claudia Wellington Marcos Peres GuilhermePFO ECO MM POC II DTCCClaudia Cassio Guilherme Marcos Peres WellingtonECO AI PTCC AM GTHorários 1º TN - LOG 1º TO - ADM 2º TN - LOG 2º TO - ADM 3° TN - LOGMarcos Peres Marisa Guilherme Rosangela ValdeciECPP GP I AIL GE II TIALCarlos Eduardo Valdeci Marcos Peres Rosangela AdielLM CF AM GE II GQTHorários 1º TN - LOG 1º TO - ADM 2º TN - LOG 2º TO - ADM 3° TN - LOGXristos Adiel Carlos Roberto Guilherme Marcos PeresPFO GE PPCP GA GCAGuilherme Marcos Peres Carlos Roberto Adiel AndréPEE POC PPCP GM I LISexta18:50 - 20:4020:55 - 22:50Quarta18:50 - 20:4020:55 - 22:50Quinta18:50 - 20:4020:55 - 22:50Terça18:50 - 20:4020:55 - 22:50ETEC - Prof. Basilides de Godoy - Ext. CEU Parque AnhanguerSegunda18:50 - 20:4020:55 - 22:50
  37. 37. Agradecemos a atenção e todos.SUCESSOE Um ótimo semestre!

×