Publicité
Publicité

Contenu connexe

Publicité
Publicité

Fluxo digital na fotografia

  1. Pós-Processamento Fotográfico
  2. O registro digital
  3. O sensor eletrônico (nas câmeras digitais), é o suporte foto-sensível que irá gravar a imagem captada através das lentes. O filme, ou sensor eletrônico (nas câmeras digitais), é o suporte foto-sensível que irá gravar a imagem captada através das lentes.O filme, ou sensor eletrônico (nas câmeras digitais), é o suporte foto-sensível que irá gravar a imagem captada através das lentes.
  4. Trata-se de um chip eletrônico embutido na câmera, que pode contar com dezenas de milhões de transdutores fotossensíveis, capazes de converter a energia luminosa de um ponto da imagem em carga elétrica, para ser lida ou gravada em valores numéricos. O filme, ou sensor eletrônico (nas câmeras digitais), é o suporte foto-sensível que irá gravar a imagem captada através das lentes.O filme, ou sensor eletrônico (nas câmeras digitais), é o suporte foto-sensível que irá gravar a imagem captada através das lentes. Sensor digital CMOS
  5. Fator de corte: As objetivas são, em sua maioria, fabricadas para projetarem uma imagem sobre uma superfície fotossensível de 36x24mm, que é o tamanho equivalente ao tradicional filme 135 (popularmente conhecido como 35mm). A maioria das câmeras digitais possui sensores cujo tamanho é inferior a essa medida, causando um corte na imagem projetada. Aquelas que possuem tamanho compatível com a imagem projetada, dão chamadas fullframe.
  6. O filme, ou sensor eletrônico (nas câmeras digitais), é o suporte foto-sensível que irá gravar a imagem captada através das lentes.O filme, ou sensor eletrônico (nas câmeras digitais), é o suporte foto-sensível que irá gravar a imagem captada através das lentes.  O termo pixel, anagrama da junção das palavras Picture Element (elemento de imagem, em inglês) é o menor elemento num dispositivo de exibição ou captura de imagem.
  7. Os sensores fazem a captura da luz através de um filtro colocado sobre eles, que separa a luz em três de cores matriciais: vermelho, verde e azul. O filme, ou sensor eletrônico (nas câmeras digitais), é o suporte foto-sensível que irá gravar a imagem captada através das lentes.O filme, ou sensor eletrônico (nas câmeras digitais), é o suporte foto-sensível que irá gravar a imagem captada através das lentes. Filtro Bayer sobre um sensor de imagem
  8.  Os transdutores fotossensíveis do sensor de imagem convertem a energia luminosa em valores numéricos. Esses valores são traduzidos dentro de um sistema de cores para criar cada pixel, gerando um mapa de bits.
  9.  A resolução da imagem é sempre o número de linhas verticais e horizontais de pixels captados pelo sensor.
  10.  A compressão de uma imagem é definida pela quantidade de pixels que ela comporta em uma determinada área.  Quanto maior a quantidade de pixels dentro dessa área, melhor será a qualidade da imagem.
  11.  Raw (cru em inglês) é uma denominação genérica de formatos de arquivos que contém a totalidade dos dados da imagem tal como captada pelo sensor da câmera fotográfica.  JPEG - Joint Photographic Experts Group é um formato de arquivo de imagem compactado para fácil armazenamento e transmissão. Na fotografia digital, são utilizados principalmente dois tipos de arquivos: O filme, ou sensor eletrônico (nas câmeras digitais), é o suporte foto-sensível que irá gravar a imagem captada através das lentes.O filme, ou sensor eletrônico (nas câmeras digitais), é o suporte foto-sensível que irá gravar a imagem captada através das lentes.
  12. Fluxograma da captura de arquivo em JPG
  13. Fluxograma da captura de arquivo em RAW
  14.  O TIFF ( Tagged Image File Format) é um formato de arquivo para imagens digitais.  É usado extensamente em aplicações de manipulação de imagem tais como Photoshop e scanners.  Também muito utilizado para o intercâmbio de imagens entre as diversas plataformas (PC, Macintosh, Linux, Windows).
  15. Alcance dinâmico do arquivo RAW Uma das grandes vantagens desse arquivo é o seu maior alcance dinâmico, possibilitando recuperar informações em áreas muito claras ou muito escuras.
  16. O histograma é uma representação gráfica da distribuição de luz de uma imagem. O filme, ou sensor eletrônico (nas câmeras digitais), é o suporte foto-sensível que irá gravar a imagem captada através das lentes.O filme, ou sensor eletrônico (nas câmeras digitais), é o suporte foto-sensível que irá gravar a imagem captada através das lentes.
  17. Ao longo do eixo horizontal o brilho (esquerda: escuro; direita: claro) e a indicação do número de pixels em ao longo do eixo vertical.
  18. Tom escuro Tom médio Tom claro Proporção do gráfico conforme a distribuição tonal da cena
  19. Tom claro Tom médio Tom escuro Proporção do gráfico conforme a distribuição tonal da cena
  20. O sistemas de cor é um modelo abstrato matemático para formalizar a descrição de cores através uma seqüência ordenada de números. No sistema RGB (red, green, blue), o vermelho, o verde e o azul são combinados de várias maneiras para reproduzir outras cores. O filme, ou sensor eletrônico (nas câmeras digitais), é o suporte foto-sensível que irá gravar a imagem captada através das lentes.O filme, ou sensor eletrônico (nas câmeras digitais), é o suporte foto-sensível que irá gravar a imagem captada através das lentes.
  21. Dentro desse sistema ou modelo de cores, há vários espaços de cores com diferentes gamas, como por exemplo o Adobe RGB, sRGB, Apple RGB, entre outros. O filme, ou sensor eletrônico (nas câmeras digitais), é o suporte foto-sensível que irá gravar a imagem captada através das lentes.O filme, ou sensor eletrônico (nas câmeras digitais), é o suporte foto-sensível que irá gravar a imagem captada através das lentes.
  22. Proporção de tela de uma imagem bidimensional ("aspect ratio" em inglês) é a relação matemática entre as suas duas dimensões, em geral obtida pela divisão entre as medidas da largura e da altura O filme, ou sensor eletrônico (nas câmeras digitais), é o suporte foto-sensível que irá gravar a imagem captada através das lentes.O filme, ou sensor eletrônico (nas câmeras digitais), é o suporte foto-sensível que irá gravar a imagem captada através das lentes.
  23. 16:9 e 4:3
  24. O armazenamento da imagem na câmera digital é normalmente feito através de cartões de memória. Alguns equipamentos apresentam memória interna. O filme, ou sensor eletrônico (nas câmeras digitais), é o suporte foto-sensível que irá gravar a imagem captada através das lentes.O filme, ou sensor eletrônico (nas câmeras digitais), é o suporte foto-sensível que irá gravar a imagem captada através das lentes.
  25.  Compact Flash  SD (Secure Digital Card)
  26. Adaptador de cartão SD para CF
  27. Adaptador de cartão mini-SD para SD
  28. Quanto maior a classe do cartão, maior será a taxa de transferência de dados. Um cartão Classe 10, por exemplo, tem uma velocidade de 30mb/s.
  29. Editando a fotografia
  30.  Photoshop: provavelmente o software de edição de imagens mais conhecido do mundo, é bastante versátil é permite a equalização e manipulação total dos arquivos.  Camera RAW: é um plugin do Photoshop, que permite a edição de arquivos RAW.  Lightroom: programa de gerenciamento e edição de fotos em JPG e RAW. Combina as características do Adobe Bridge com o Camera RAW, realizando edições de arquivos de maneira não-destrutiva (mantendo o arquivo original intacto). Existem diversos tipos de s0ftwares destinados a edição de fotografias. Existem dois, no entanto, que se destacam: O filme, ou sensor eletrônico (nas câmeras digitais), é o suporte foto-sensível que irá gravar a imagem captada através das lentes.O filme, ou sensor eletrônico (nas câmeras digitais), é o suporte foto-sensível que irá gravar a imagem captada através das lentes.
  31. Area de edição do Photoshop
  32. Seleção do menu Image
  33. Seleção do menu Image: O menu Image, na barra superior da janela permite ajustes básicos que são bastante úteis.
  34. Seleção do menu Image > Mode: A seleção Mode permite escolher qual o sistema de cor será utilizado na imagem e a sua frequência.
  35. A seleção Adjustmends permite realizar diversos ajustes na imagem. Seleção do menu Image > Adjustments:
  36. Ferramentas
  37.  Este slide foi produzido como parte do material de apoio a estudantes do curso livre de Introdução à Fotografia, ministrado no Centro de Extensão da Escola Guignard, unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, em Belo Horizonte.  As imagens de terceiros são reproduzidas neste slide para fins exclusivamente didáticos, respeitando as limitações aos Direitos Autorais, conforme Capitulo IV da Lei 9610 de 19 de fevereiro de 1998.  A comercialização deste material é estritamente proibida.
Publicité