SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 23
A Qualidade e a sua importância  na sobrevivência  da empresa
Bom Sistema de Gestão da Qualidade -Compreender as exigências dos clientes; -Garantir a nossa habilidade em satisfazer as exigências dos clientes; -Garantir que temos pessoas capazes de fazer o trabalho que afeta a qualidade; -Garantir que temos a estruturas, equipamentos, suporte necessários para satisfazer as exigências do produto; -Garantir que identificamos problemas e trabalhamos para prevenir ou corrigir os mesmos. Produtos e serviços de qualidade são resultado de: -Boas pessoas (contratação, experiência, educação, treinamento); -Bons líderes, boas criações, bons materiais e equipamento; -Processos sólidos que incluem controles de processo; -Uso das ferramentas e técnicas da qualidade; -Bons comunicadores em posições estratégicas e melhorar  o processo de comunicação;
Princípios de Gestão da Qualidade - Foco no cliente - Liderança - Envolvimento de todos os colaboradores - Abordagem de processo - Abordagem sistêmica para a gestão - Melhoria contínua - Abordagem factual para a tomada de decisões - Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores
Requisito 4.1- Requisitos gerais (Gestão de sistemas e processos) Vantagens: -Fornece modo sistemático e visível para conduzir e operar a empresa no caminho da melhoria contínua.  Desvantagens em não seguir o requisito: -Falta de identificação dos processos e a interação entre eles.  -Falta de monitoração, medição e análise dos processos.  -Falta de ações planejadas e melhoria contínua.  Requisito 4.2- Documentação Vantagens: -Informações e evidências da eficácia do SGQ.  -Processos padronizados e independentes das pessoas.  -Manutenção do conhecimento (“ Know-how ”)
Desvantagens em não seguir o requisito: -Processos sem padronização, cada um faz de um jeito.  -Falta de registros para rastreabilidade e identificação de tendências.  -Perda de conhecimentos e aprendizado com lições anteriores. Requisito 5.1- Comprometimento da direção Vantagens: -Assegura o envolvimento coerente e visível da Alta Direção.  -Assegura o comprometimento dos níveis abaixo, por terem um exemplo superior. -A Alta Direção passa a entender melhor os processos da empresa.  Desvantagens em não seguir o requisito: -Cultura de descrédito em relação à qualidade.  -Processo da qualidade sem autoridade para recomendar melhorias nos processos.  -Falta de visibilidade pela Alta Direção sobre os riscos e estratégias.
Requisito 5.2- Foco no cliente (Necessidades e expectativas das partes) Vantagens: -Assegura que o SGQ considera as necessidades e expectativas das partes interessadas visando não só um processo eficaz como também eficiente.  Desvantagens em não seguir o requisito: -Perda de clientes e desmotivação das partes envolvidas.  -Falta de informações que sirvam de fonte para melhoria dos processos. -Falta de visibilidade da eficácia (atingir o objetivo) e da eficiência (gasto para atingir esse objetivo).  Requisito 5.3- Política da Qualidade Vantagens: -Fornece uma orientação para toda a empresa poder conduzir os processos com o foco nos resultados esperados e visíveis
Desvantagens em não seguir o requisito: -Processos isolados, sem um foco único.  -Falta de uma estratégia única para a empresa como um todo. -Falta de uma cultura implantada e disseminada em todos os processos. Requisito 5.4- Planejamento do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) Vantagens: -Traduz a política da qualidade em objetivos, metas, indicadores para medir a eficácia em atingir essas metas. -Reforça a aprendizagem com experiências anteriores.  Desvantagens em não seguir o requisito: -Mudanças nos processos afetam a integridade do SGQ.  -Falta de medição da eficácia dos processos, falta de visibilidade de riscos e oportunidades de melhorias dos processos. -Cada processo focado em si e não na estratégia da empresa.
Requisito 5.5- Responsabilidade, autoridade e comunicação Vantagens: -Abordagem organizacional, esclarece os papéis, responsabilidades, autoridades e relacionamentos entre as partes, entre os processos. Desvantagens em não seguir o requisito: -Falta de confiança e autoridade entre as partes.  -Planejamento deficiente dos processos devido a várias ingerências e comunicação deficiente. -Criatividade baixa devido a cobranças sem delegação de autoridade. Requisito 5.6- Análise Crítica pela Direção Vantagens: -Envolvimento da Direção na melhoria do SGQ, avaliação da eficácia e indicação apropriada de ações para a melhoria contínua. -Quebra da hierarquia (cargos sendo “By-passados”), dormência na gestão, baixa produtividade mesmo com pressão cada vez maior.
Desvantagens em não seguir o requisito: -Falta de assegurar o alcance da eficácia e eficiência.  -Falta de ações planejadas em cima de informações confiáveis. -Falta de visibilidade de riscos à empresa e oportunidades de melhoria. Requisito 6.1- Provisão de recursos Vantagens: -Recursos adequados de pessoas, infra-estrutura, ambiente de trabalho, informação, etc., para que os objetivos sejam alcançados. Desvantagens em não seguir o requisito: -Objetivos não alcançados, partes insatisfeitas e desmotivadas.  -Prejuízos financeiros devido a retrabalhos, sucata, desperdícios,  movidos por falta de recursos (mão de obra barata, falta de equipamentos, horas extras, etc.). -Perda de mercado devido à qualidade baixa dos processos e do produto.
Requisito 6.2- Recursos humanos Vantagens: -Melhor entendimento, por todos, dos seus papéis e necessidades, maior envolvimento para atingir os objetivos, estimulo para a eficiência. Desvantagens em não seguir o requisito: -Perda de conhecimento (“turn-over” grande).  -Falta de eficácia e eficiência dos processos por competências não alcançadas. -Falta de consciência de cada um no quanto eles são importantes nos processos, gerando desmotivação. Requisito 6.3 e 6.4- Infra-estrutura e ambiente de trabalho Vantagens: -Fornece o uso eficaz dos recursos e aumenta o entendimento de restrições e oportunidades para assegurar que os objetivos e planos sejam atingíveis.
Desvantagens em não seguir o requisito: -Criação de objetivos e metas que não poderão ser alcançados.  -Falta de ações planejadas em cima de recursos identificados. -Excesso de custos em horas-extras, desmotivação, baixa produtividade. Requisito 7.1- Realização do produto (planejamento) Vantagens: -Estrutura as operações da empresa para atingir um resultado esperado. Desvantagens em não seguir o requisito: -Falta da determinação correta dos requisitos do produto e necessidade dos processos, documentação, recursos, etc.  -Falta de critérios para a aceitação do produto, falta de análise de riscos para medidas preventivas visando evitar agregar valor a produto não conforme.
Requisito 7.2- Processos relacionados a clientes Vantagens: -Assegura que os recursos são gerenciados como processos. Assegura que as expectativas, necessidades e requisitos dos clientes são determinados e entendidos. Desvantagens em não seguir o requisito: -Desconhecimento dos requisitos dos clientes.  -Falta de análise crítica dos requisitos para verificação das necessidades para a eficácia em alcançar os mesmos. Comunicação deficiente com o cliente. Requisito 7.3- Projeto e desenvolvimento  Vantagens: -Estrutura o processo do projeto para responder de maneira eficaz e eficiente às necessidades e expectativas do cliente e outras partes interessadas. -Descumprimento de requisitos estatutários e regulamentares.
Desvantagens em não seguir o requisito: -Planejamento (fases, análise crítica, validação, análise de riscos, etc.) deficiente.  -Interferências nos outros processos (falta de desenhos, falta de ensaios, etc.) -Produto não conforme no cliente comprometendo a imagem do produto. Requisito 7.4- Aquisição Vantagens: -Assegura que os fornecedores estão alinhados com a política e objetivos da qualidade da empresa quanto aos produtos adquiridos Desvantagens em não seguir o requisito: -Prejuízos por produtos adquiridos com não conformidades ou não atendendo o “lead time” da empresa. -A empresa não alcança os requisitos da qualidade do cliente final (prazo, produto funcionando de acordo com o prometido, etc.)  -Reduções de custo ineficiente, perda de parceiros, falta de medição de eficiência dos fornecedores.
Requisito 7.5- Produção e fornecimento de serviço Vantagens: -Assegura a realização do produto e fornecimento de serviços em condições controladas. Desvantagens em não seguir o requisito: -Processo sem planejamento, pode ser eficaz, mas não eficiente (retrabalho, etc.).  -Objetivos da empresa e requisitos dos clientes não alcançados. Requisito 7.6- Controle de dispositivos de medição e monitoramento Vantagens: -Assegura a exatidão dos dados e ações tomadas em cima de fatos e dados confiáveis. -Falta de medição, monitoramento, falta de identificação de tendências, riscos e oportunidades de melhoria do processo. -Análise e planejamento para manutenção da eficácia e eficiência do SGQ.
Desvantagens em não seguir o requisito: -Perda de controle do processo e requisitos do cliente não sendo alcançados. -Decisões, até estratégicas, sendo tomadas em cima de dados incorretos e sem confiança. Requisito 8.2- Medição e monitoramento Vantagens: -Possibilita métodos controlados para medição e monitoramento dos processos e produtos garantindo a eficiência e eficácia do SGQ Desvantagens em não seguir o requisito: -Falta da demonstração se os processos estão atingindo ou não os objetivos. -Falta ou inadequadas correções e ações corretivas para não conformidades.  -Desconhecimento se os requisitos do produto estão sendo respeitados.  -Produto não conforme no cliente comprometendo a imagem da empresa.
Requisito 8.3- Controle de produto não conforme Vantagens: -Permite um controle eficiente do produto não conforme e ações tanto para eliminar as causas como para disposição desse produto. Desvantagens em não seguir o requisito: -Riscos de produto não conforme ser usado ou enviado ao cliente.  -Definição ineficiente do uso do produto não conforme. Requisito 8.4- Análise de dados Vantagens: -Assegura a exatidão de ações baseadas em fatos. Desvantagens em não seguir o requisito: -Falta de visibilidade de tendências dos processos e produtos. -Ações tomadas sem antes haver a análise dos dados, gerando ações ineficazes.
Requisito 8.5- Melhorias Vantagens: -Aumenta a eficácia e eficiência da organização e focaliza na prevenção. Desvantagens em não seguir o requisito: -Falta de análise crítica das não conformidades.  -Falta da identificação correta das causas das não conformidades. Ações tomadas ineficazes e não conformidades repetidas. -Falta de registros adequados para servirem como lições em novos projetos e processos. -Descrédito nas ferramentas usadas para correção, devido à não conformidade estar se repetindo (causa errada). Desmotivação. -Ações corretivas sem planejamento, pressa, sem identificação das causas, gerando a falta de bloqueio eficiente e eficaz às não conformidades. -Falta de foco em prevenção reduzindo os prejuízos antes dos mesmos ocorrerem.
- O que não medimos não controlamos - O que não controlamos não gerenciamos - O que não gerenciamos não garantimos - O que não garantimos, produz custos maiores - Com custos maiores perdemos para a concorrência Foco na ISO como apenas um certificado e não como uma ferramenta de padronização e melhoria contínua dos processos.  Falta de uma visão sistêmica Visão corretiva e não preventiva, (sempre apagando o fogo)
Sistema de Gestão da Qualidade Estado Atual Estado desejado Ações Estratégicas Identificar o negócio, a missão, quais os valores e objetivos. Definir e desdobrar as estratégias para a organização toda. Ações Estruturais Redefinir o modelo estrutural, fluxos, processos, interfaces na organização e com externos, qual a tecnologia de informação (confidencialidade, comunicação, dados, etc.). Ações Comportamentais Conscientizar, treinar, realinhar a cultura da organização.  Ações Operacionais Identificar problemas, causas e efeitos. Busca de novas tecnologias e conhecimentos.  Onde estamos hoje Definir as estratégias Definir os objetivos Definir os valores Definir a visão Definir a missão Definir o negócio
OBS: Quando estamos avaliando o SGQ há quatro questões básicas a serem feitas: 1- Está cada processo identificado e definido (inclusive entradas, saídas, clientes internos, etc.)?   2- Estão as responsabilidades e autoridades determinadas e conhecidas?   3- Estão os procedimentos implementados e mantidos?   4- São os processos eficientes em atingirem os resultados esperados?   Os processos estão identificados porém não implementados eficientemente. Não existem indicadores de desempenho que apresentem índices eficientes para medição desses processos. Devido a isso não podemos obter a eficiência e eficácia de cada processo. As autoridades não estão delegadas gerando não comprometimento e envolvimento.
 
Tipos de empresas quanto ao desempenho dos seus SGQ Processo de melhoria fortemente integrado em todos os processos, resultados de melhor da classe quando comparado com referências de excelência. Desempenho melhor da classe Processos de melhoria em uso, bons resultados e tendências de melhorias sustentadas. Ênfase em melhoria contínua Abordagem baseada em processo, estágio inicial de melhorias, dados disponíveis sobre conformidade com os objetivos e tendências de melhoria Abordagem estável e formal do sistema Abordagem baseada em correção de problemas, poucos dados disponíveis sobre resultados de melhorias. Abordagem reativa Nenhuma abordagem sistêmica evidenciada, nenhum resultado, resultados pobres ou imprevisíveis. Nenhuma abordagem formal Orientações Nível de desempenho
PARA SE MANTEREM COMPETITIVAS NUM MERCADO COM TANTOS REQUISITOS E MUDANÇAS VELOZES, AS ORGANIZAÇÕES TERÃO DE MUDAR. QUEM IGNORAR ISSO FICARÁ NO CAMINHO.

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Gerenciamento de Projetos PMBOK cap02
Gerenciamento de Projetos PMBOK cap02Gerenciamento de Projetos PMBOK cap02
Gerenciamento de Projetos PMBOK cap02Fernando Palma
 
Slide sobre o estudo do MPS.BR
Slide sobre o estudo do MPS.BRSlide sobre o estudo do MPS.BR
Slide sobre o estudo do MPS.BRlaisgrazielly
 
Ap i unidade 3 - levantamento de requisitos
Ap i   unidade 3 - levantamento de requisitosAp i   unidade 3 - levantamento de requisitos
Ap i unidade 3 - levantamento de requisitosGlauber Aquino
 
Mps br final - mps
Mps br final - mpsMps br final - mps
Mps br final - mpsEdvaldo Cruz
 
Envolvendo a Alta Direção com BPM
Envolvendo a Alta Direção com BPMEnvolvendo a Alta Direção com BPM
Envolvendo a Alta Direção com BPMwingscreative
 
Aula 02-definic3a7c3b5es-e-ciclo-de-vida-projetos
Aula 02-definic3a7c3b5es-e-ciclo-de-vida-projetosAula 02-definic3a7c3b5es-e-ciclo-de-vida-projetos
Aula 02-definic3a7c3b5es-e-ciclo-de-vida-projetosMaryla78
 
Siap 2010 2_it_governance_2_gerir as aquisições
Siap 2010 2_it_governance_2_gerir as aquisiçõesSiap 2010 2_it_governance_2_gerir as aquisições
Siap 2010 2_it_governance_2_gerir as aquisiçõesLuis Vidigal
 
Gestão do Conhecimento aplicada à Gestão de Projetos
Gestão do Conhecimento aplicada à Gestão de ProjetosGestão do Conhecimento aplicada à Gestão de Projetos
Gestão do Conhecimento aplicada à Gestão de ProjetosBeatriz Benezra Dehtear, MBA
 
Introdução Qualidade de Software
Introdução Qualidade de SoftwareIntrodução Qualidade de Software
Introdução Qualidade de SoftwareWellington Oliveira
 
JAD e levantamento de requisitos
JAD e levantamento de requisitosJAD e levantamento de requisitos
JAD e levantamento de requisitosEduardo Castro
 

Mais procurados (20)

Slides MPS-BR
Slides MPS-BRSlides MPS-BR
Slides MPS-BR
 
Gerenciamento de Projetos PMBOK cap02
Gerenciamento de Projetos PMBOK cap02Gerenciamento de Projetos PMBOK cap02
Gerenciamento de Projetos PMBOK cap02
 
Aula3 engenharia requisitos
Aula3 engenharia requisitosAula3 engenharia requisitos
Aula3 engenharia requisitos
 
Jucelir
JucelirJucelir
Jucelir
 
O Modelo mps.Br
O Modelo mps.BrO Modelo mps.Br
O Modelo mps.Br
 
Slide sobre o estudo do MPS.BR
Slide sobre o estudo do MPS.BRSlide sobre o estudo do MPS.BR
Slide sobre o estudo do MPS.BR
 
Ap i unidade 3 - levantamento de requisitos
Ap i   unidade 3 - levantamento de requisitosAp i   unidade 3 - levantamento de requisitos
Ap i unidade 3 - levantamento de requisitos
 
Mps br final - mps
Mps br final - mpsMps br final - mps
Mps br final - mps
 
Envolvendo a Alta Direção com BPM
Envolvendo a Alta Direção com BPMEnvolvendo a Alta Direção com BPM
Envolvendo a Alta Direção com BPM
 
Aula 02-definic3a7c3b5es-e-ciclo-de-vida-projetos
Aula 02-definic3a7c3b5es-e-ciclo-de-vida-projetosAula 02-definic3a7c3b5es-e-ciclo-de-vida-projetos
Aula 02-definic3a7c3b5es-e-ciclo-de-vida-projetos
 
Processos on line aula 01
Processos   on line  aula 01Processos   on line  aula 01
Processos on line aula 01
 
CMMI
CMMICMMI
CMMI
 
Gerência de Requisitos
Gerência de RequisitosGerência de Requisitos
Gerência de Requisitos
 
Siap 2010 2_it_governance_2_gerir as aquisições
Siap 2010 2_it_governance_2_gerir as aquisiçõesSiap 2010 2_it_governance_2_gerir as aquisições
Siap 2010 2_it_governance_2_gerir as aquisições
 
Projeto Six Sigma
Projeto Six SigmaProjeto Six Sigma
Projeto Six Sigma
 
Rastreabilidade de Requisitos
Rastreabilidade de RequisitosRastreabilidade de Requisitos
Rastreabilidade de Requisitos
 
Gestão do Conhecimento aplicada à Gestão de Projetos
Gestão do Conhecimento aplicada à Gestão de ProjetosGestão do Conhecimento aplicada à Gestão de Projetos
Gestão do Conhecimento aplicada à Gestão de Projetos
 
Introdução Qualidade de Software
Introdução Qualidade de SoftwareIntrodução Qualidade de Software
Introdução Qualidade de Software
 
JAD e levantamento de requisitos
JAD e levantamento de requisitosJAD e levantamento de requisitos
JAD e levantamento de requisitos
 
Mps br
Mps brMps br
Mps br
 

Destaque

Palestra - 9 Regras Que Valem Ouro
Palestra - 9 Regras Que Valem OuroPalestra - 9 Regras Que Valem Ouro
Palestra - 9 Regras Que Valem OuroLuiz Agner
 
Prêmio cempre 2010 associação fábrica açãov2
Prêmio cempre 2010   associação fábrica açãov2Prêmio cempre 2010   associação fábrica açãov2
Prêmio cempre 2010 associação fábrica açãov2Jauber Lua
 
A Importancia Dos Processos Na Empresa
A Importancia Dos Processos Na EmpresaA Importancia Dos Processos Na Empresa
A Importancia Dos Processos Na EmpresaThais.Leite
 
Sistema de medição de desempenho (smd)
Sistema de medição de desempenho (smd)Sistema de medição de desempenho (smd)
Sistema de medição de desempenho (smd)Robinson
 
Documentação técnica e desenvolvimento de produtos
Documentação técnica e desenvolvimento de produtosDocumentação técnica e desenvolvimento de produtos
Documentação técnica e desenvolvimento de produtosVanessa Rodrigues
 
Desenvolver pessoas[1]
Desenvolver pessoas[1]Desenvolver pessoas[1]
Desenvolver pessoas[1]09108303
 
Boas Praticas e Procedimentos Operacionais Padrão para Alimentos
Boas Praticas e Procedimentos Operacionais Padrão para AlimentosBoas Praticas e Procedimentos Operacionais Padrão para Alimentos
Boas Praticas e Procedimentos Operacionais Padrão para AlimentosSafia Naser
 
Kit formula como fabricar produtos de limpeza em casa
Kit formula   como fabricar produtos de limpeza em casaKit formula   como fabricar produtos de limpeza em casa
Kit formula como fabricar produtos de limpeza em casaAjaquilante
 
GUIA PRÁTICO PARA OS MANIPULADORES DE ALIMENTOS
GUIA PRÁTICO PARA OS MANIPULADORES DE ALIMENTOSGUIA PRÁTICO PARA OS MANIPULADORES DE ALIMENTOS
GUIA PRÁTICO PARA OS MANIPULADORES DE ALIMENTOSDennis Moliterno
 

Destaque (11)

Palestra - 9 Regras Que Valem Ouro
Palestra - 9 Regras Que Valem OuroPalestra - 9 Regras Que Valem Ouro
Palestra - 9 Regras Que Valem Ouro
 
Prêmio cempre 2010 associação fábrica açãov2
Prêmio cempre 2010   associação fábrica açãov2Prêmio cempre 2010   associação fábrica açãov2
Prêmio cempre 2010 associação fábrica açãov2
 
A Importancia Dos Processos Na Empresa
A Importancia Dos Processos Na EmpresaA Importancia Dos Processos Na Empresa
A Importancia Dos Processos Na Empresa
 
Trabalho de quimica
Trabalho de quimicaTrabalho de quimica
Trabalho de quimica
 
Sistema de medição de desempenho (smd)
Sistema de medição de desempenho (smd)Sistema de medição de desempenho (smd)
Sistema de medição de desempenho (smd)
 
Documentação técnica e desenvolvimento de produtos
Documentação técnica e desenvolvimento de produtosDocumentação técnica e desenvolvimento de produtos
Documentação técnica e desenvolvimento de produtos
 
Desenvolver pessoas[1]
Desenvolver pessoas[1]Desenvolver pessoas[1]
Desenvolver pessoas[1]
 
Boas Praticas e Procedimentos Operacionais Padrão para Alimentos
Boas Praticas e Procedimentos Operacionais Padrão para AlimentosBoas Praticas e Procedimentos Operacionais Padrão para Alimentos
Boas Praticas e Procedimentos Operacionais Padrão para Alimentos
 
Kit formula como fabricar produtos de limpeza em casa
Kit formula   como fabricar produtos de limpeza em casaKit formula   como fabricar produtos de limpeza em casa
Kit formula como fabricar produtos de limpeza em casa
 
Bpf Treinamento
Bpf TreinamentoBpf Treinamento
Bpf Treinamento
 
GUIA PRÁTICO PARA OS MANIPULADORES DE ALIMENTOS
GUIA PRÁTICO PARA OS MANIPULADORES DE ALIMENTOSGUIA PRÁTICO PARA OS MANIPULADORES DE ALIMENTOS
GUIA PRÁTICO PARA OS MANIPULADORES DE ALIMENTOS
 

Semelhante a Conscient A Direcao1

Riscos na contratação de serviços desenvolvimento com métodos ágeis
Riscos na contratação de serviços desenvolvimento com métodos ágeisRiscos na contratação de serviços desenvolvimento com métodos ágeis
Riscos na contratação de serviços desenvolvimento com métodos ágeisFabiana Ruas
 
Aaadissertdefesa Ppt Sgq17082007
Aaadissertdefesa Ppt Sgq17082007Aaadissertdefesa Ppt Sgq17082007
Aaadissertdefesa Ppt Sgq17082007Ujihara, Hélio M
 
BPM Day SP - 2016 - Conhecimento sobre bpm gerando evolução na gestão por pro...
BPM Day SP - 2016 - Conhecimento sobre bpm gerando evolução na gestão por pro...BPM Day SP - 2016 - Conhecimento sobre bpm gerando evolução na gestão por pro...
BPM Day SP - 2016 - Conhecimento sobre bpm gerando evolução na gestão por pro...Lecom Tecnologia
 
1 gestao da qualidade(1)
1 gestao da qualidade(1)1 gestao da qualidade(1)
1 gestao da qualidade(1)Thulio Cesar
 
Manual transformacao-processo
Manual transformacao-processoManual transformacao-processo
Manual transformacao-processoAntónio Ferreira
 
Gestão da Qualidade e do Ambiente
Gestão da Qualidade e do AmbienteGestão da Qualidade e do Ambiente
Gestão da Qualidade e do Ambientezbam
 
sistema de gestão da qualidade
sistema de gestão da qualidadesistema de gestão da qualidade
sistema de gestão da qualidadeBruno Lagarto
 
Os 10 Maiores Erros na Documentação de Processos
Os 10 Maiores Erros na Documentação de ProcessosOs 10 Maiores Erros na Documentação de Processos
Os 10 Maiores Erros na Documentação de Processoswingscreative
 
Planejamento e Controle de Sucesso
Planejamento e Controle de SucessoPlanejamento e Controle de Sucesso
Planejamento e Controle de SucessoBassetto, JL
 
2012-08-27-aula04-organizaodeprocessos-usoracionalderecursos-120828135254-php...
2012-08-27-aula04-organizaodeprocessos-usoracionalderecursos-120828135254-php...2012-08-27-aula04-organizaodeprocessos-usoracionalderecursos-120828135254-php...
2012-08-27-aula04-organizaodeprocessos-usoracionalderecursos-120828135254-php...PedroNabarrete
 
Conceitos de básicos de qualidade de software
Conceitos de básicos de qualidade de softwareConceitos de básicos de qualidade de software
Conceitos de básicos de qualidade de softwareRonney Moreira de Castro
 

Semelhante a Conscient A Direcao1 (20)

Riscos na contratação de serviços desenvolvimento com métodos ágeis
Riscos na contratação de serviços desenvolvimento com métodos ágeisRiscos na contratação de serviços desenvolvimento com métodos ágeis
Riscos na contratação de serviços desenvolvimento com métodos ágeis
 
Aaadissertdefesa Ppt Sgq17082007
Aaadissertdefesa Ppt Sgq17082007Aaadissertdefesa Ppt Sgq17082007
Aaadissertdefesa Ppt Sgq17082007
 
BPM Day SP - 2016 - Conhecimento sobre bpm gerando evolução na gestão por pro...
BPM Day SP - 2016 - Conhecimento sobre bpm gerando evolução na gestão por pro...BPM Day SP - 2016 - Conhecimento sobre bpm gerando evolução na gestão por pro...
BPM Day SP - 2016 - Conhecimento sobre bpm gerando evolução na gestão por pro...
 
1 gerência de projetos
1   gerência de projetos1   gerência de projetos
1 gerência de projetos
 
1 gestao da qualidade(1)
1 gestao da qualidade(1)1 gestao da qualidade(1)
1 gestao da qualidade(1)
 
CMMI
CMMICMMI
CMMI
 
Desburocratização
DesburocratizaçãoDesburocratização
Desburocratização
 
Apresentação sgi
Apresentação sgiApresentação sgi
Apresentação sgi
 
Apresentação sgi
Apresentação sgiApresentação sgi
Apresentação sgi
 
Bs Cobj Estrat
Bs Cobj EstratBs Cobj Estrat
Bs Cobj Estrat
 
Manual transformacao-processo
Manual transformacao-processoManual transformacao-processo
Manual transformacao-processo
 
Gestão da Qualidade e do Ambiente
Gestão da Qualidade e do AmbienteGestão da Qualidade e do Ambiente
Gestão da Qualidade e do Ambiente
 
sistema de gestão da qualidade
sistema de gestão da qualidadesistema de gestão da qualidade
sistema de gestão da qualidade
 
Prêmios da qualidade
Prêmios da qualidadePrêmios da qualidade
Prêmios da qualidade
 
Os 10 Maiores Erros na Documentação de Processos
Os 10 Maiores Erros na Documentação de ProcessosOs 10 Maiores Erros na Documentação de Processos
Os 10 Maiores Erros na Documentação de Processos
 
Planejamento e Controle de Sucesso
Planejamento e Controle de SucessoPlanejamento e Controle de Sucesso
Planejamento e Controle de Sucesso
 
2012-08-27-aula04-organizaodeprocessos-usoracionalderecursos-120828135254-php...
2012-08-27-aula04-organizaodeprocessos-usoracionalderecursos-120828135254-php...2012-08-27-aula04-organizaodeprocessos-usoracionalderecursos-120828135254-php...
2012-08-27-aula04-organizaodeprocessos-usoracionalderecursos-120828135254-php...
 
Gestão da Qualidade Total - Modulo 2
Gestão da Qualidade Total - Modulo  2Gestão da Qualidade Total - Modulo  2
Gestão da Qualidade Total - Modulo 2
 
Cap_6Qualidade_total.ppt
Cap_6Qualidade_total.pptCap_6Qualidade_total.ppt
Cap_6Qualidade_total.ppt
 
Conceitos de básicos de qualidade de software
Conceitos de básicos de qualidade de softwareConceitos de básicos de qualidade de software
Conceitos de básicos de qualidade de software
 

Mais de clagarinhos

Mais de clagarinhos (7)

SGQ e a ISO 15100
SGQ e a ISO 15100SGQ e a ISO 15100
SGQ e a ISO 15100
 
Proce Ac
Proce AcProce Ac
Proce Ac
 
Lean
LeanLean
Lean
 
Iso9005conceitos
Iso9005conceitosIso9005conceitos
Iso9005conceitos
 
Manut Seg VôO
Manut Seg VôOManut Seg VôO
Manut Seg VôO
 
Manut Seg VôO2
Manut Seg VôO2Manut Seg VôO2
Manut Seg VôO2
 
Safety Management
Safety ManagementSafety Management
Safety Management
 

Conscient A Direcao1

  • 1. A Qualidade e a sua importância na sobrevivência da empresa
  • 2. Bom Sistema de Gestão da Qualidade -Compreender as exigências dos clientes; -Garantir a nossa habilidade em satisfazer as exigências dos clientes; -Garantir que temos pessoas capazes de fazer o trabalho que afeta a qualidade; -Garantir que temos a estruturas, equipamentos, suporte necessários para satisfazer as exigências do produto; -Garantir que identificamos problemas e trabalhamos para prevenir ou corrigir os mesmos. Produtos e serviços de qualidade são resultado de: -Boas pessoas (contratação, experiência, educação, treinamento); -Bons líderes, boas criações, bons materiais e equipamento; -Processos sólidos que incluem controles de processo; -Uso das ferramentas e técnicas da qualidade; -Bons comunicadores em posições estratégicas e melhorar o processo de comunicação;
  • 3. Princípios de Gestão da Qualidade - Foco no cliente - Liderança - Envolvimento de todos os colaboradores - Abordagem de processo - Abordagem sistêmica para a gestão - Melhoria contínua - Abordagem factual para a tomada de decisões - Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores
  • 4. Requisito 4.1- Requisitos gerais (Gestão de sistemas e processos) Vantagens: -Fornece modo sistemático e visível para conduzir e operar a empresa no caminho da melhoria contínua. Desvantagens em não seguir o requisito: -Falta de identificação dos processos e a interação entre eles. -Falta de monitoração, medição e análise dos processos. -Falta de ações planejadas e melhoria contínua. Requisito 4.2- Documentação Vantagens: -Informações e evidências da eficácia do SGQ. -Processos padronizados e independentes das pessoas. -Manutenção do conhecimento (“ Know-how ”)
  • 5. Desvantagens em não seguir o requisito: -Processos sem padronização, cada um faz de um jeito. -Falta de registros para rastreabilidade e identificação de tendências. -Perda de conhecimentos e aprendizado com lições anteriores. Requisito 5.1- Comprometimento da direção Vantagens: -Assegura o envolvimento coerente e visível da Alta Direção. -Assegura o comprometimento dos níveis abaixo, por terem um exemplo superior. -A Alta Direção passa a entender melhor os processos da empresa. Desvantagens em não seguir o requisito: -Cultura de descrédito em relação à qualidade. -Processo da qualidade sem autoridade para recomendar melhorias nos processos. -Falta de visibilidade pela Alta Direção sobre os riscos e estratégias.
  • 6. Requisito 5.2- Foco no cliente (Necessidades e expectativas das partes) Vantagens: -Assegura que o SGQ considera as necessidades e expectativas das partes interessadas visando não só um processo eficaz como também eficiente. Desvantagens em não seguir o requisito: -Perda de clientes e desmotivação das partes envolvidas. -Falta de informações que sirvam de fonte para melhoria dos processos. -Falta de visibilidade da eficácia (atingir o objetivo) e da eficiência (gasto para atingir esse objetivo). Requisito 5.3- Política da Qualidade Vantagens: -Fornece uma orientação para toda a empresa poder conduzir os processos com o foco nos resultados esperados e visíveis
  • 7. Desvantagens em não seguir o requisito: -Processos isolados, sem um foco único. -Falta de uma estratégia única para a empresa como um todo. -Falta de uma cultura implantada e disseminada em todos os processos. Requisito 5.4- Planejamento do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) Vantagens: -Traduz a política da qualidade em objetivos, metas, indicadores para medir a eficácia em atingir essas metas. -Reforça a aprendizagem com experiências anteriores. Desvantagens em não seguir o requisito: -Mudanças nos processos afetam a integridade do SGQ. -Falta de medição da eficácia dos processos, falta de visibilidade de riscos e oportunidades de melhorias dos processos. -Cada processo focado em si e não na estratégia da empresa.
  • 8. Requisito 5.5- Responsabilidade, autoridade e comunicação Vantagens: -Abordagem organizacional, esclarece os papéis, responsabilidades, autoridades e relacionamentos entre as partes, entre os processos. Desvantagens em não seguir o requisito: -Falta de confiança e autoridade entre as partes. -Planejamento deficiente dos processos devido a várias ingerências e comunicação deficiente. -Criatividade baixa devido a cobranças sem delegação de autoridade. Requisito 5.6- Análise Crítica pela Direção Vantagens: -Envolvimento da Direção na melhoria do SGQ, avaliação da eficácia e indicação apropriada de ações para a melhoria contínua. -Quebra da hierarquia (cargos sendo “By-passados”), dormência na gestão, baixa produtividade mesmo com pressão cada vez maior.
  • 9. Desvantagens em não seguir o requisito: -Falta de assegurar o alcance da eficácia e eficiência. -Falta de ações planejadas em cima de informações confiáveis. -Falta de visibilidade de riscos à empresa e oportunidades de melhoria. Requisito 6.1- Provisão de recursos Vantagens: -Recursos adequados de pessoas, infra-estrutura, ambiente de trabalho, informação, etc., para que os objetivos sejam alcançados. Desvantagens em não seguir o requisito: -Objetivos não alcançados, partes insatisfeitas e desmotivadas. -Prejuízos financeiros devido a retrabalhos, sucata, desperdícios, movidos por falta de recursos (mão de obra barata, falta de equipamentos, horas extras, etc.). -Perda de mercado devido à qualidade baixa dos processos e do produto.
  • 10. Requisito 6.2- Recursos humanos Vantagens: -Melhor entendimento, por todos, dos seus papéis e necessidades, maior envolvimento para atingir os objetivos, estimulo para a eficiência. Desvantagens em não seguir o requisito: -Perda de conhecimento (“turn-over” grande). -Falta de eficácia e eficiência dos processos por competências não alcançadas. -Falta de consciência de cada um no quanto eles são importantes nos processos, gerando desmotivação. Requisito 6.3 e 6.4- Infra-estrutura e ambiente de trabalho Vantagens: -Fornece o uso eficaz dos recursos e aumenta o entendimento de restrições e oportunidades para assegurar que os objetivos e planos sejam atingíveis.
  • 11. Desvantagens em não seguir o requisito: -Criação de objetivos e metas que não poderão ser alcançados. -Falta de ações planejadas em cima de recursos identificados. -Excesso de custos em horas-extras, desmotivação, baixa produtividade. Requisito 7.1- Realização do produto (planejamento) Vantagens: -Estrutura as operações da empresa para atingir um resultado esperado. Desvantagens em não seguir o requisito: -Falta da determinação correta dos requisitos do produto e necessidade dos processos, documentação, recursos, etc. -Falta de critérios para a aceitação do produto, falta de análise de riscos para medidas preventivas visando evitar agregar valor a produto não conforme.
  • 12. Requisito 7.2- Processos relacionados a clientes Vantagens: -Assegura que os recursos são gerenciados como processos. Assegura que as expectativas, necessidades e requisitos dos clientes são determinados e entendidos. Desvantagens em não seguir o requisito: -Desconhecimento dos requisitos dos clientes. -Falta de análise crítica dos requisitos para verificação das necessidades para a eficácia em alcançar os mesmos. Comunicação deficiente com o cliente. Requisito 7.3- Projeto e desenvolvimento Vantagens: -Estrutura o processo do projeto para responder de maneira eficaz e eficiente às necessidades e expectativas do cliente e outras partes interessadas. -Descumprimento de requisitos estatutários e regulamentares.
  • 13. Desvantagens em não seguir o requisito: -Planejamento (fases, análise crítica, validação, análise de riscos, etc.) deficiente. -Interferências nos outros processos (falta de desenhos, falta de ensaios, etc.) -Produto não conforme no cliente comprometendo a imagem do produto. Requisito 7.4- Aquisição Vantagens: -Assegura que os fornecedores estão alinhados com a política e objetivos da qualidade da empresa quanto aos produtos adquiridos Desvantagens em não seguir o requisito: -Prejuízos por produtos adquiridos com não conformidades ou não atendendo o “lead time” da empresa. -A empresa não alcança os requisitos da qualidade do cliente final (prazo, produto funcionando de acordo com o prometido, etc.) -Reduções de custo ineficiente, perda de parceiros, falta de medição de eficiência dos fornecedores.
  • 14. Requisito 7.5- Produção e fornecimento de serviço Vantagens: -Assegura a realização do produto e fornecimento de serviços em condições controladas. Desvantagens em não seguir o requisito: -Processo sem planejamento, pode ser eficaz, mas não eficiente (retrabalho, etc.). -Objetivos da empresa e requisitos dos clientes não alcançados. Requisito 7.6- Controle de dispositivos de medição e monitoramento Vantagens: -Assegura a exatidão dos dados e ações tomadas em cima de fatos e dados confiáveis. -Falta de medição, monitoramento, falta de identificação de tendências, riscos e oportunidades de melhoria do processo. -Análise e planejamento para manutenção da eficácia e eficiência do SGQ.
  • 15. Desvantagens em não seguir o requisito: -Perda de controle do processo e requisitos do cliente não sendo alcançados. -Decisões, até estratégicas, sendo tomadas em cima de dados incorretos e sem confiança. Requisito 8.2- Medição e monitoramento Vantagens: -Possibilita métodos controlados para medição e monitoramento dos processos e produtos garantindo a eficiência e eficácia do SGQ Desvantagens em não seguir o requisito: -Falta da demonstração se os processos estão atingindo ou não os objetivos. -Falta ou inadequadas correções e ações corretivas para não conformidades. -Desconhecimento se os requisitos do produto estão sendo respeitados. -Produto não conforme no cliente comprometendo a imagem da empresa.
  • 16. Requisito 8.3- Controle de produto não conforme Vantagens: -Permite um controle eficiente do produto não conforme e ações tanto para eliminar as causas como para disposição desse produto. Desvantagens em não seguir o requisito: -Riscos de produto não conforme ser usado ou enviado ao cliente. -Definição ineficiente do uso do produto não conforme. Requisito 8.4- Análise de dados Vantagens: -Assegura a exatidão de ações baseadas em fatos. Desvantagens em não seguir o requisito: -Falta de visibilidade de tendências dos processos e produtos. -Ações tomadas sem antes haver a análise dos dados, gerando ações ineficazes.
  • 17. Requisito 8.5- Melhorias Vantagens: -Aumenta a eficácia e eficiência da organização e focaliza na prevenção. Desvantagens em não seguir o requisito: -Falta de análise crítica das não conformidades. -Falta da identificação correta das causas das não conformidades. Ações tomadas ineficazes e não conformidades repetidas. -Falta de registros adequados para servirem como lições em novos projetos e processos. -Descrédito nas ferramentas usadas para correção, devido à não conformidade estar se repetindo (causa errada). Desmotivação. -Ações corretivas sem planejamento, pressa, sem identificação das causas, gerando a falta de bloqueio eficiente e eficaz às não conformidades. -Falta de foco em prevenção reduzindo os prejuízos antes dos mesmos ocorrerem.
  • 18. - O que não medimos não controlamos - O que não controlamos não gerenciamos - O que não gerenciamos não garantimos - O que não garantimos, produz custos maiores - Com custos maiores perdemos para a concorrência Foco na ISO como apenas um certificado e não como uma ferramenta de padronização e melhoria contínua dos processos. Falta de uma visão sistêmica Visão corretiva e não preventiva, (sempre apagando o fogo)
  • 19. Sistema de Gestão da Qualidade Estado Atual Estado desejado Ações Estratégicas Identificar o negócio, a missão, quais os valores e objetivos. Definir e desdobrar as estratégias para a organização toda. Ações Estruturais Redefinir o modelo estrutural, fluxos, processos, interfaces na organização e com externos, qual a tecnologia de informação (confidencialidade, comunicação, dados, etc.). Ações Comportamentais Conscientizar, treinar, realinhar a cultura da organização. Ações Operacionais Identificar problemas, causas e efeitos. Busca de novas tecnologias e conhecimentos. Onde estamos hoje Definir as estratégias Definir os objetivos Definir os valores Definir a visão Definir a missão Definir o negócio
  • 20. OBS: Quando estamos avaliando o SGQ há quatro questões básicas a serem feitas: 1- Está cada processo identificado e definido (inclusive entradas, saídas, clientes internos, etc.)? 2- Estão as responsabilidades e autoridades determinadas e conhecidas? 3- Estão os procedimentos implementados e mantidos? 4- São os processos eficientes em atingirem os resultados esperados? Os processos estão identificados porém não implementados eficientemente. Não existem indicadores de desempenho que apresentem índices eficientes para medição desses processos. Devido a isso não podemos obter a eficiência e eficácia de cada processo. As autoridades não estão delegadas gerando não comprometimento e envolvimento.
  • 21.  
  • 22. Tipos de empresas quanto ao desempenho dos seus SGQ Processo de melhoria fortemente integrado em todos os processos, resultados de melhor da classe quando comparado com referências de excelência. Desempenho melhor da classe Processos de melhoria em uso, bons resultados e tendências de melhorias sustentadas. Ênfase em melhoria contínua Abordagem baseada em processo, estágio inicial de melhorias, dados disponíveis sobre conformidade com os objetivos e tendências de melhoria Abordagem estável e formal do sistema Abordagem baseada em correção de problemas, poucos dados disponíveis sobre resultados de melhorias. Abordagem reativa Nenhuma abordagem sistêmica evidenciada, nenhum resultado, resultados pobres ou imprevisíveis. Nenhuma abordagem formal Orientações Nível de desempenho
  • 23. PARA SE MANTEREM COMPETITIVAS NUM MERCADO COM TANTOS REQUISITOS E MUDANÇAS VELOZES, AS ORGANIZAÇÕES TERÃO DE MUDAR. QUEM IGNORAR ISSO FICARÁ NO CAMINHO.