Publicité
Publicité

Contenu connexe

Publicité

Dernier(20)

Workshop de vendas

  1. O NOVO JEITO DE VENDER..... PEV
  2. O mundo corporativo enfrenta um ritmo cada vez mais intenso de mudanças, isso já não é novidade para ninguém e, todos nós, participamos de uma forma ou de outra destas mudanças de forma consciente ou não, isso é fato! Vender é uma arte, acredite! E exige autoconfiança, conhecimentos, embasamento e capacidade de comunicação efetiva por parte do vendedor, uma vez que para a venda ser efetuada com sucesso é preciso conquistar seu cliente e chegar junto com ele a um denominador comum. Preço, prazo, marca custo-benefício, qualidade, status, valor agregado são alguns dos critérios que geralmente os consumidores usam para efetivar suas compras. Mas o fundamental em um processo de compra é a capacidade do vendedor de interagir com o cliente, entender suas necessidades e formalizar a venda de seu produto e ou serviço. ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
  3. SOBREVIVÊNCIA DA EMPRESA No contexto empresarial, a atividade de vendas tem um papel de suma importância para a sustentabilidade de qualquer empresa. o Departamento de Vendas ocupa posição de destaque nas empresas. É um importante instrumento de comunicação com o mercado, com o qual a empresa conta para a geração de recursos. A função de vendas sempre foi uma das alavancas básicas da estratégia de marketing de uma empresa. . QUAL A IMPORTÂNCIA DAS VENDAS PARA UMA EMPRESA?
  4. Por Claudia Dias Estar preparado para não ser “atropelado” e não ficar para trás neste ritmo frenético, é uma missão no mínimo desafiadora que temos que enfrentar. O mercado profissional exige pessoas preparadas e antenadas diante deste cenário. O profissional do futuro já vive no presente, e se quisermos fazer parte desta elite, temos que estar alinhado com esta realidade. Estudos mostram que a quantidade de novas tecnologias tem dobrado a cada dois anos. O profissional do futuro é um profissional que tem sucesso, que usa sua energia para aprimorar aquilo que faze de melhor, ele aprimora seus talentos, suas competências e é auto responsável suas escolhas e decisões. PROFISSIONAL DO FUTURO
  5. No passado, o vendedor tinha um papel fundamental para o cliente, pois ele era portador das informações, das novidades e do conhecimento, sendo fundamental para que o cliente pudesse encontrar uma solução para o seu problema. COMO ERA VENDER NO PASSADO?
  6. Por Claudia Dias Obviamente, o papel dos profissionais de vendas também vem mudando dramaticamente nos últimos anos. À medida que mais e mais soluções se popularizam, a presença do vendedor em alguns processos de compra e venda se torna desnecessária, uma vez que os consumidores podem fazer suas compras on-line. Além disso, com o avanço da tecnologia, os encontros presenciais deixaram de ser uma necessidade e passaram a ser uma opção. Por conta disso, os times internos de venda crescem, e geralmente são capazes de lidar com todo o ciclo de venda da empresa. Para as empresas, tudo isso pode ser considerado bom, uma vez que elas conseguem reduzir seus custos eliminando – ou pelo menos reduzindo – os times externos de venda, que são muito caros. No entanto, na outra ponta, o vendedor consultivo se torna cada vez mais importante, porque as vendas de soluções de valor agregado requerem uma série de habilidades sofisticadas, e esses bons profissionais continuarão sendo requisitados. O NOVO JEITO DE VENDER!
  7. O objetivo era manipular o cliente e levá-lo a dizer SIM, eu compro. COMO ERA VENDER NO PASSADO? 10% Relacionamento 20% Qualificação 30% Apresentação da solução 40% Fechamento
  8. As pessoas não vão comprar, a não ser que confiem em Você! Tampouco vão continuar a comprar se a confiança em Você for violada. COMO É VENDER HOJE? 40% Relacionamento 30% Identificando necessidades 20% Apresentação da solução 10% Fechamento
  9. Atualmente, o cliente tem condições de pesquisar através da internet quais soluções são usuais para o seu problema, quais são os fornecedores, que outros clientes já compraram a solução, quais os pontos fortes e fracas de cada solução, etc. A partir desta pesquisa inicial, o cliente seleciona alguns fornecedores e solicita propostas. QUAL O PERFIL DOS CLIENTES ATUALMENTE?
  10. 6% dos vendedores não respeitam o processo de compra.Ou seja, desconhece o tempo de maturidade do negócio junto ao cliente. Acaba por atropelar a negociação, tornando-se incisivo demais. 18% não ouvem as necessidades do cliente. Ou seja, quer vender o que quer, e não o que o cliente precisa 17% não dão segmento nos negócios. Ou seja, desiste no meio do jogo. Tem impulso imediatista e desiste antes de finalizar o negócio. 12% são insistente, agressivo ou desrespeitoso. Ou seja, é inconveniente para o comprador e certamente não é prestigiado. A empresa que não treina o seu profissional está exposta a isso. 10% não explicam as soluções adequadamente. Ou seja, não teve um “ Treinamento” adequado. Desconhece o que vende. Foi posto vendedor e não formado vendedor. 7% dos vendedores merecem ser recebidos A pesquisa revelou que “apenas 7% merecem ser recebidos”, ou seja, o gráfico de vendas está no chão e ninguém entende por que 6% exagera na apresentação Ou seja, fala mais do que deve. 4% não entendem o cliente Ou seja, além de falar demais, não escuta o cliente. 3% agem com excessiva familiaridade. Ou seja, invade a intimidade do comprador, gerando desconforto O QUE AS PESQUISAS INDICAM?
  11. . QUAL O PERFIL DO NOVO VENDEDOR? Os vendedores calejados e resistentes continuam insistindo na venda de produtos em vez de pensar na solução dos problemas dos clientes. Quando participam de uma simulação de vendas, a primeira coisa que falam é do preço e das características do produto, certamente por já estarem viciados com a prática do dia a dia. Os benefícios geralmente ficam no esquecimento. E por agirem assim, ficam na mesmice ano após ano de profissão. É preciso que o vendedor tenha consciência da importância da mudança, sendo fundamental a flexibilidade e capacidade de adaptação. Entretanto, isso só será possível se o profissional desenvolver o hábito de fazer autoavaliações imparciais e constantes e quiser realmente mudar.
  12. . CHA - CONHECIMENTO+ HABILIDADES + ATITUDE Conhecimento de forma intensa, abrangente de todo o funcionamento do serviço e produto, com todas as variáveis. Diz respeito à pessoa dominar um determinado Know-how a respeito de algo que tenha valor para empresa e para ela mesma. É o saber. Habilidade para produzir resultados com o conhecimento que se possui. Diz respeito à pessoa conseguir fazer algum uso real do conhecimento que têm, produzindo algo efetivamente. São as ferramentas do negócio, e precisam ser desenvolvidas continuamente. Elas também precisam ser específicas – e especificadas, pois muito tempo pode ser perdido desenvolvendo habilidades irrelevantes para uma determinada função e sem um plano para o futuro. Atitude é fundamental para qualquer conquista, pois indivíduos com as atitudes corretas têm muito mais chances de desenvolver as habilidades essenciais, reconhecer o controle que o processo traz e ter o desejo de continuamente expandir seu conhecimento. Diz respeito ao indivíduo não esperar as coisas acontecerem ou alguém ter que dar ordens, e fazer o que percebe que deve ser feito por conta própria. É o querer fazer.
  13. . MÉTODOS E PROCESSOS O Método têm como objetivo definir as táticas de como fazer um bom negocio, uma boa venda, a metodologia é a forma de fazer. Processos geram organização, eficiência e controle tanto para o profissional quanto para a empresa. Processos efetivos permitem análises objetivas e indicadores que podem medir de maneira precisa o desempenho dos profissionais.
  14. COMO? Autoconhecimento e Desenvolvimento Mercado ,produto,seviços e cenário de vendas. Processo e ciclo de vendas
  15. PROGRAMA DE EXCELENCIA EM VENDAS ! O PEV é um treinamento formatado através das ferramentas do coaching e técnicas de vendas, comprovadas e validadas que tem como proposta o desenvolvimento de capacidades, habilidades e potencial do individuo. A finalidade do PEV e ser um Treinamento de Vendas que apresente um método capaz de potencializar os resultados e capacitar vendedores de forma efetiva, para que tenham um desempenho melhor frente aos seus resultados de vendas. Além disso, é um treinamento que desenvolve nos profissionais a consciência de suas habilidades e competências, de seus pontos de melhoria, para que eliminem suas crenças limitantes, e com isso, consigam alcançar resultados extraordinários em suas vendas. Através deste treinamento você terá acesso há um método de vendas orientado para resultados, que utiliza o melhor do coaching com as melhores práticas e técnicas de vendas do mercado.
  16. UMA METODOLOGIA PARA ALAVANCAGEM DE VENDAS Na metodologia de Coaching de Vendas, entenderemos como avaliar e estimular os comportamentos de quem vende e de quem compra. Essa análise permite uma grande alavancagem de relacionamento e vendas. Permite uma transformação, gerando conhecimento para entender seus comportamentos e começar a ter atitudes diferentes, conscientes e mais produtivas. Coaching de Vendas é o método de venda orientada que utiliza as etapas do processo de Coaching para conduzir o cliente para a solução que irá resolver um determinado problema. É a melhor metodologia para alavancar o potencial de um vendedor, acelerando resultados e viabilizando grandes conquistas. O Coaching é uma abordagem orientada para a conquista de objetivos e metas geradoras de mudanças positivas e duradouras na vida das pessoas.
  17. COMPORTAMENTOS COACHING
  18. . CONSCIENCIA A geração de consciência será um grande passo para a alavancagem de performance, abordando questões muito importantes como: • Estado atual – Quem sou, como penso, como reajo, o que acredito o que tenho que recurso utiliza e o que sou entre outras análises. • Estado desejado – Quem quero ser, como quero pensar, no que quero acreditar, o que quero conquistar, O que quero me tornar, quais são as minhas metas e aonde quero chegar. .
  19. . RESPONSABILIDADE A maioria das pessoas comete erros por viver em um piloto automático, sempre apressado, sem avaliar se o caminho que estão seguindo é o melhor. Ao conquistarem a consciência gerada pelo coaching, poderão escolher se vão continuar errando ou se vão agir com mais foco em seus objetivos. E neste momento, surge a oportunidade de assumir a responsabilidade com a própria vida. Definir um novo foco para a conquista de sucesso e felicidade.
  20. . FOCO O foco permite canalizar em uma única direção toda a energia que está disponível. Assim é possível ter muito mais força e dedicação. Acredito que uma das principais razões da falta de conquistas satisfatórias é: não saber claramente o necessário para conquistar seu futuro melhor. A criação de um plano de ação focado em conquista de objetivos é fundamental, porque não adianta planejar e pensar, sem tomar atitudes efetivas. Nos treinamentos as melhores ações são planejadas, desenvolvidas e colocadas em prática com acompanhamento dos. Resultados gerados.
  21. . PILOTO AUTOMÁTICO Outro dos grandes adversários a ser vencido é o piloto automático, em que as pessoas agem e reagem sem pensar, mesmo que estejam sendo conduzidas para a improdutividade. Quantos gestores ou vendedores iniciam a carreira com muita garra e força de trabalho, mas ao desenvolver experiência e grandes resultados, acomodam-se, perdendo a força que tinha no início? Como seria se utilizassem essa experiência e mantivesse a garra de antes? E se tivessem uma chama constante de busca de superação? Em que a conquista de maiores resultados acontecesse continuamente, independente dos resultados do mês anterior?
  22. . A CABEÇA DO CLIENTE “Descobrir por que as pessoas compram” é mais importante que “descobrir como vender”. Os motivos de “alguém comprar” são mais importantes que as habilidades de negociação “de quem vendem”. Por isso é importante apresentar “o que você vende” com foco nas “necessidades de compra do Cliente” e não em “suas necessidades de vender”. Seu Cliente quer ser ajudado, ter suas necessidades atendidas e ao oferecer soluções a essas “razões de compra”, você aumenta sua conversão de vendas. E para identificar essas razões você deve fazer perguntas sobre suas experiências, históricos de compra ou utilização. Quem pergunta conduz para que lado a conversa irá.
  23. . RAZÃO E EMOÇÃO A razão quer analisar e avaliar a melhor decisão, ponderando os fatos logicamente. A emoção quer viver, vivenciar, conquistar e ter experiências, é mais subjetiva e não segue o raciocínio lógico. A razão analisa a compra, mas é a emoção querendo soluções e menos problemas a decisória da compra.
  24. . PROPOSTA DE VALOR Preço é quanto uma pessoa paga por um produto ou serviço.Valor é o que ela recebe em troca. São as vantagens recebidas, pelo preço que pagou. Exemplo: Ao contratar um curso de inglês, a pessoa pagará o preço de 300 reais por mês. Valor são os ganhos que receberá: entender músicas em inglês, crescimento profissional pela fluência no idioma, participar de treinamentos incríveis em inglês, viajar pelo mundo sem dificuldade de comunicação. Normalmente, as pessoas querem pagar um preço menor do que o valor recebido. Alguns negociadores durante a venda cometem o erro de enfatizar o preço, já falando em desconto ou facilidade de pagamento.
  25. METODOS E PROCESSOS TECNICAS DE VENDAS
  26. . CICLO E PROCESSO DE VENDAS O vendedor tem de estar cada vez mais consciente de que a venda não é uma tarefa só, mas sim um processo composto de uma série de pequenas tarefas. Portanto, é fundamental dominar as Fases da Venda: pré-venda (antes), venda (durante) e pós-venda (depois). Muitos vendedores se apegam mais na venda, negligenciando o antes e o depois, que são de suma importância para o planejamento e eficácia do trabalho, bem como a construção de relacionamentos com os clientes. Como as pessoas são diferentes, é preciso que o vendedor se adapte aos diversos tipos de clientes, tratando-os de acordo com suas características individuais. Com isso, o vendedor terá mais habilidade para identificar as necessidades dos clientes, ser mais eficaz em vendas e construir relacionamentos produtivos.
  27. MÓDULO I PLANEJAMENTO MÓDULO II CAPTAÇÃO DE CLIENTES MÓDULO III PROPOSTA DE VALOR MÓDULO IV NEGOCIAÇÃO MÓDULO VI FECHAMENTO MÓDULO VII PERGUNTAS PODEROSAS PROCESSO DE VENDAS
  28. DESPERTAR CONHECER PRATICAR VALIDAR COMO O PROGRMA ACONTECE?
  29. O tema a ser trabalho será aplicado de uma forma que o interlocutor possa criar uma reflexão e fazer um comparativo com a sua atividade no cotidiano. Aqui o entendimento é que: “Eu mudo algo somente quando reconheço e me familiarizo com a questão fazendo paralelos, comparativos e identificando aquilo de forma familiar”. SENSIBILIZAR !!!! DESPERTAR
  30. Aqui iremos trazer soluções, ideias e novos formatos de pensamento, atitudes e comportamentos que se praticados poderão reverter à situação, melhorando os resultados. São conceitos que serão abordados e discutidos junto ao grupo e aonde o facilitador irá propor uma ponte ao futuro para que o participante visualize o quanto é possível mudarmos os resultados mudando alguns comportamentos. CONHECER
  31. Aqui iremos desenvolver atividades praticas com uso de ferramentas com a finalidade de colocarmos em pratica os novos conceitos na nossa rotina, o ser humano tem uma necessidade de experimentar o conhecimento através da pratica para que o aprendizado possa ser vivenciado. COLOCAR EM PRÁTICA!!!!! FAZER
  32. Aqui iremos fazer uma atividade de opinião para analisar na nossa vida prática o quanto a atividade vivenciada a sua funcionalidade e a aplicabilidade como um fator de melhoria com resultados comprovados. Neste caso toma-se a decisão de adotar como pratica o novo método, comportamento. VALIDAR
  33. Personal Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Business& Executive Coaching e Professional e Self Coach e Analista Comportamental, pelo IBC- Instituto Brasileiro de Coaching. Certificada nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Coaching e pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching e em processo de certificação Internacional pela Behavioral Coaching Instituto (BCI). Experiência de mais de 5 anos nas áreas de educação Comportamental corporativa. Parceira e instrutora de treinamentos do programa Leader Training pelo Instituto de Desenvolvimento Humano Phoenix. Consultora associada à Value Educação Corporativa. Associada ao IBN – Instituto Brasileiro de Neurolinguística. Idealizadora e responsável pelo desenvolvimento do programa Líder Plus da empresa Pluscargo Brasil. Escritora de blogs e coautora de 3 livros em parceria com a editora ser mais ,na área de educação comportamental. QUEM EU SOU?
  34. E-mail: Contato@claudiacoach.com.br www.claudiacoach.com.br Telefone: (11) 98970-9539 claudiacoach2
  35. “ TRANSFORMANDO PESSOAS ATRAVÉS DO COACHING”
Publicité