SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  24
Ansiedade
Você é ansiosa? 1- Você sente um certo mal estar quando é obrigado a se expor diante de pessoas desconhecidas? 2- Você frequentemente se irrita com assuntos sem importância? 3- Você é daquele tipo que fica tensa durante uma boa parte do dia? 4- Você duvida de sua capacidade? 5- Você tem dificuldade para tomar iniciativas? 6- Você sente uma necessidade permanente de ser amado? 7-Você tem medo de perder o emprego, o esposo, a saúde etc.? 
O que é Ansiedade?  Ter medo e ansiedade diante de coisas assim, dentro de certos limites, é normal. Trata-se de uma resposta do organismo diante de uma ameaça objetiva à própria existência. Sabemos o que nos ameaça e reagimos. Medo e ansiedade são portanto sentimentos comuns, normais, que servem para nos proteger. Ambos são muito parecidos.
Ansiedade x Medo 	O medo geralmente se refere a um objeto ou a uma situação muito definida. Temos medo do perigo imediato.  	Já a ansiedade se caracteriza por uma sensação desagradável de tensão e apreensão, fazendo antecipar um perigo futuro, que pode ou não acontecer.   	No entanto, ambos são sentimentos úteis. O medo protege do perigo e salvaguarda nossa integridade física. Já a ansiedade, enquanto resposta emocional a uma situação, também pode nos estimular na realização de uma tarefa, tornando-nos atentos, melhores.
Sintomas físicos da ansiedade 	Devido às circunstâncias da vida, estamos sujeitos ao medo e sentimentos ansiosos.  	 	De repente o coração começa a acelerar, as mãos começam a transpirar o rosto parece queimar como brasa, alguns ficam pálidos, o sangue some, as palavras se atrapalham e ficam gagos, outros ficam paralisados, alguns choram e outros começam a rir descontroladamente.
Fora de controle  	Quando, porém, a ansiedade vem sem causa aparente ou em intensidade exagerada torna-se prejudicial. Aí é hora de buscar socorro. Primeiro, porque os sintomas são desagradáveis. Em seguida, porque nossa capacidade intelectual é atingida. Realmente, a ansiedade diminui a capacidade de pensar com clareza, de julgar apropriadamente, de aprender com eficiência ou de recordar coisas com precisão.
 	Finalmente, ela altera uma série de funções vegetativas do organismo (que ocorrem de modo independente da vontade). Passamos a apresentar suores internos, tremores, tonturas, batedeiras, sudoreses, aumento no número de micções, dificuldade para dormir e uma terrível e persistente sensação de cansaço.
	Mas, afinal, por que temos ansiedade em excesso? Provavelmente, esse sentimento é uma manifestação de conflitos não resolvidos. Ou porque conhecemos o problema e não temos segurança ou clareza para resolvê-lo ou porque trazemos, inconscientemente, problemas não resolvidos de infância em relação a emoções como hostilidade, insegurança etc. Assim, a auto-ansiedade se alimenta, porque à medida que a sentimos em função de um sintoma tornamo-nos mais ansiosos.
Ser ansioso é um defeito?  	Não. Ansiedade pode ser considerada um transtorno do nosso tempo.  Vemos a violência das cidades, a natureza em convulsão, passamos por crises financeiras,  no casamento etc. Como consequência  sentimos medo e ansiedade.   	Diante de tudo isso, a pergunta que nos vem à mente é: Como vou superar isso?
Dicas para se livrar da ansiedade  	Para se livrar da ansiedade é preciso, em primeiro lugar, compreender melhor seu funcionamento.  	A ansiedade resulta de um processo de aceleração da mente humana quando ela entra em contato com algo tido como novo, situação que geralmente a faz supor haver ameaças para a estabilidade do indivíduo.
	Ao preferir o conforto do conhecido,  a mente acaba criando a ilusão de que é preciso controlar também o desconhecido, impondo à pessoa a obrigação de antecipar os acontecimentos.    	Boas ou más, daí surgem as expectativas. No momento em que as sensações de instabilidade e insegurança passam a representar algo desagradável, começam a aparecer os quadros ansiosos.
Dá-se então o looping da ansiedade, uma espécie de bola de neve que só faz crescer: quanto menos respostas encontra, mais a mente acelera, mais busca o controle e mais acentua a sensação de pressa. Posto o problema, como lidar com a situação?
O Problema é real?  	Primeiramente, devemos nos perguntar se a situação que nos preocupa é real. De fato, muitos de nossos medos são irreais, criados apenas em nossa mente.  Assim, devemos separar aquilo que realmente merece nossa atenção.   	Mas, sendo real o problema, o que fazer?
Aflições...  	Se o seu problema é real, entenda que neste mundo os indivíduos estão sujeitos a “chuvas e trovoadas”.  “É no fogo que o ouro purificado”.  Geralmente, saímos melhores pessoas após as dificuldades.    	Jesus ensina claramente que, todos passaremos por problemas: “No mundo passais por aflições’, Mas conclui com um tom de triunfo: “Mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
8 DICAS PARA CONTROLAR A ANSIEDADE DICA Nº 1  	Respire fundo, lenta e compassadamente  pelo maior tempo 	que você for capaz. Isto ajuda a desacelerar  fisiologicamente o cérebro 	e, por conseqüência, traz maior clareza de pensamento.
DICA Nº 2 Procure entender que quando um problema novo aparece, a solução não está necessariamente em sua mente. Quando for possível, analise o problema mais uma vez, buscando entendê-lo.  Aumente as informações e o conhecimento sobre ele, i.e., permita-se uma melhor análise, talvez vc esteja supervalorizando o problema.
DICA Nº3 Admita - e aceite! - uma certa dose de falta de controle. Entenda que você não tem poderes para controlar tudo. Entregue sua vida nas mãos de Deus. Ele sabe o que é melhor para você. Deixe-O conduzir a sua vida, i.e., descanse nas mãos de Deus.
DICA Nº4 	Em determinadas situações, agir é o melhor remédio. Problemas e novidades são resolvidos mais com ação do que com especulação. Concentre-se no seu objetivo e faça o melhor que estiver ao seu alcance.
DICA Nº 5  	Em todo o empreendimento, admita a possibilidade de perder. Não queira ganhar a qualquer preço. Este tipo de comportamento, dificulta a aceitação de uma eventual derrota.  Lembre-se: Nem sempre as coisas saem como nós imaginamos...
DICA Nº 6  	Quando seus pensamentos ficarem “buzinando” internamente que o pior está por vir, ORE A DEUS entregando a Ele os seus medos e preocupações. Depois, diga para si mesma: “Seja o que Deus quiser” ou “Estou preparada para o que der e vier”.  Ou seja TENHA FÉ!
DICA Nº 7 Finalmente, lance mão dos recursos médicos. Terapia e medicação às vezes são necessários como coadjuvantes no tratamento da ansiedade.  Lembre-se: Muitas vezes Deus faz um milagre através das mãos de um bom médico. “Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como de águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” Isaías, 40:31
DICA Nº 8  	Faça exercícios físicos, pois elevam os níveis de serotonina, o que traz sensação de bem-estar.  	Alimente-se e durma bem, atitudes como estas com certeza ajudarão a reduzir a ansiedade.  	Banana e leite são ricos em triptofano, que aumenta a disposição.
DICA MASTER  	"Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir... Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?“ Mateus, capítulo 6, versículos 25 a 30.
Fonte: www.revistacontraorelogio.com.br  www.pequenosgrupos.com.br

Contenu connexe

Tendances (20)

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COMIGO?
O QUE ESTÁ ACONTECENDO COMIGO?O QUE ESTÁ ACONTECENDO COMIGO?
O QUE ESTÁ ACONTECENDO COMIGO?
 
Depressão
DepressãoDepressão
Depressão
 
Transtornos ansiosos na infância e adolescência
Transtornos ansiosos na infância e adolescênciaTranstornos ansiosos na infância e adolescência
Transtornos ansiosos na infância e adolescência
 
Depressão e Suicício
Depressão e SuicícioDepressão e Suicício
Depressão e Suicício
 
Transtorno de ansiedade
Transtorno de ansiedadeTranstorno de ansiedade
Transtorno de ansiedade
 
2. aula psicopatologia ii ansiedade
2. aula psicopatologia ii   ansiedade2. aula psicopatologia ii   ansiedade
2. aula psicopatologia ii ansiedade
 
Como cuidar da minha saúde mental?
Como cuidar da minha saúde mental?Como cuidar da minha saúde mental?
Como cuidar da minha saúde mental?
 
Ansiedade
AnsiedadeAnsiedade
Ansiedade
 
Ansiedade na infância
Ansiedade  na  infânciaAnsiedade  na  infância
Ansiedade na infância
 
Adolescentes e a ansiedade
Adolescentes e  a ansiedadeAdolescentes e  a ansiedade
Adolescentes e a ansiedade
 
Estresse ou ansiedade
Estresse ou ansiedadeEstresse ou ansiedade
Estresse ou ansiedade
 
Palestra Setembro Amarelo
Palestra Setembro AmareloPalestra Setembro Amarelo
Palestra Setembro Amarelo
 
Depressão Infância e Adolescência
Depressão Infância e AdolescênciaDepressão Infância e Adolescência
Depressão Infância e Adolescência
 
saude mental
saude mental saude mental
saude mental
 
Transtorno da ansiedade
Transtorno da ansiedadeTranstorno da ansiedade
Transtorno da ansiedade
 
Trabalho sobre depressão
Trabalho sobre depressãoTrabalho sobre depressão
Trabalho sobre depressão
 
Depressão palestra uniplac
Depressão   palestra uniplacDepressão   palestra uniplac
Depressão palestra uniplac
 
Transtornos de ansiedade
Transtornos de ansiedadeTranstornos de ansiedade
Transtornos de ansiedade
 
Emoções
EmoçõesEmoções
Emoções
 
A Depressão
A DepressãoA Depressão
A Depressão
 

Similaire à Como lidar com a ansiedade

Palestra - Toninha Peressinotto
Palestra - Toninha PeressinottoPalestra - Toninha Peressinotto
Palestra - Toninha Peressinottomarcionora
 
Como dominar as suas emoções
Como dominar as suas emoçõesComo dominar as suas emoções
Como dominar as suas emoçõesEmanuel Francisco
 
As 12 vulnerabilidades
As 12 vulnerabilidadesAs 12 vulnerabilidades
As 12 vulnerabilidadesVilma Longuini
 
Como dominar as suas emoçses e torná las positivas - chrisitan h. godefroy
Como dominar as suas emoçses e torná las positivas - chrisitan h. godefroyComo dominar as suas emoçses e torná las positivas - chrisitan h. godefroy
Como dominar as suas emoçses e torná las positivas - chrisitan h. godefroyJanuário Zacarias
 
5 Passos para Você Controlar suas Emoções.
5 Passos para Você Controlar suas Emoções.5 Passos para Você Controlar suas Emoções.
5 Passos para Você Controlar suas Emoções.Eziquiel Ribeiro
 
2013 06-23-Imortalidade do Espírito-Rosana De Rosa
2013 06-23-Imortalidade do Espírito-Rosana De Rosa2013 06-23-Imortalidade do Espírito-Rosana De Rosa
2013 06-23-Imortalidade do Espírito-Rosana De RosaRosana De Rosa
 
Mindfullness - Meditação para ajudar nos estudos
Mindfullness - Meditação para ajudar nos estudosMindfullness - Meditação para ajudar nos estudos
Mindfullness - Meditação para ajudar nos estudosPaulo Taveira
 
SLIDES SAUDE MENTAL 27-05.pptx
SLIDES SAUDE MENTAL 27-05.pptxSLIDES SAUDE MENTAL 27-05.pptx
SLIDES SAUDE MENTAL 27-05.pptxJessicaAvelar3
 
Como curar a Depressão
Como curar a DepressãoComo curar a Depressão
Como curar a DepressãoEzequiasLima7
 
Ansiedade face aos testes
Ansiedade face aos testesAnsiedade face aos testes
Ansiedade face aos testesAna Alpuim
 
Mindfulness Curso Prof. Paulo Antônio Almeida
Mindfulness Curso Prof. Paulo Antônio AlmeidaMindfulness Curso Prof. Paulo Antônio Almeida
Mindfulness Curso Prof. Paulo Antônio AlmeidaPaulo Antônio Almeida
 

Similaire à Como lidar com a ansiedade (20)

ANSIEDADE.pptx
ANSIEDADE.pptxANSIEDADE.pptx
ANSIEDADE.pptx
 
ESTRESSE OU STRESS
ESTRESSE OU STRESSESTRESSE OU STRESS
ESTRESSE OU STRESS
 
ViverComAnsiedadePreocupacao.pdf
ViverComAnsiedadePreocupacao.pdfViverComAnsiedadePreocupacao.pdf
ViverComAnsiedadePreocupacao.pdf
 
Palestra - Toninha Peressinotto
Palestra - Toninha PeressinottoPalestra - Toninha Peressinotto
Palestra - Toninha Peressinotto
 
Dominarsuas emocoes
Dominarsuas emocoesDominarsuas emocoes
Dominarsuas emocoes
 
Como dominar as suas emoções
Como dominar as suas emoçõesComo dominar as suas emoções
Como dominar as suas emoções
 
As 12 vulnerabilidades
As 12 vulnerabilidadesAs 12 vulnerabilidades
As 12 vulnerabilidades
 
STRESSE
STRESSESTRESSE
STRESSE
 
Como dominar as suas emoçses e torná las positivas - chrisitan h. godefroy
Como dominar as suas emoçses e torná las positivas - chrisitan h. godefroyComo dominar as suas emoçses e torná las positivas - chrisitan h. godefroy
Como dominar as suas emoçses e torná las positivas - chrisitan h. godefroy
 
Ol pequeno-livro-do-stress
Ol pequeno-livro-do-stressOl pequeno-livro-do-stress
Ol pequeno-livro-do-stress
 
Evite o estresse
Evite o estresseEvite o estresse
Evite o estresse
 
5 Passos para Você Controlar suas Emoções.
5 Passos para Você Controlar suas Emoções.5 Passos para Você Controlar suas Emoções.
5 Passos para Você Controlar suas Emoções.
 
2013 06-23-Imortalidade do Espírito-Rosana De Rosa
2013 06-23-Imortalidade do Espírito-Rosana De Rosa2013 06-23-Imortalidade do Espírito-Rosana De Rosa
2013 06-23-Imortalidade do Espírito-Rosana De Rosa
 
Mindfullness - Meditação para ajudar nos estudos
Mindfullness - Meditação para ajudar nos estudosMindfullness - Meditação para ajudar nos estudos
Mindfullness - Meditação para ajudar nos estudos
 
Ansiedade.pdf
Ansiedade.pdfAnsiedade.pdf
Ansiedade.pdf
 
SLIDES SAUDE MENTAL 27-05.pptx
SLIDES SAUDE MENTAL 27-05.pptxSLIDES SAUDE MENTAL 27-05.pptx
SLIDES SAUDE MENTAL 27-05.pptx
 
Stress e saúde
Stress e saúdeStress e saúde
Stress e saúde
 
Como curar a Depressão
Como curar a DepressãoComo curar a Depressão
Como curar a Depressão
 
Ansiedade face aos testes
Ansiedade face aos testesAnsiedade face aos testes
Ansiedade face aos testes
 
Mindfulness Curso Prof. Paulo Antônio Almeida
Mindfulness Curso Prof. Paulo Antônio AlmeidaMindfulness Curso Prof. Paulo Antônio Almeida
Mindfulness Curso Prof. Paulo Antônio Almeida
 

Dernier

O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .natzarimdonorte
 
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos  Fiéis Festa da Palavra CatequeseOração dos  Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequeseanamdp2004
 
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............Nelson Pereira
 
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EGÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EMicheleRosa39
 
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).natzarimdonorte
 
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusTaoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusVini Master
 
Material sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significadoMaterial sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significadofreivalentimpesente
 
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 199ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19PIB Penha
 
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaSérie: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaDenisRocha28
 
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfAS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfnatzarimdonorte
 

Dernier (12)

O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
 
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos  Fiéis Festa da Palavra CatequeseOração dos  Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequese
 
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
 
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EGÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
 
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
 
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusTaoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
 
Material sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significadoMaterial sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significado
 
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 199ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
 
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaSérie: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
 
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfAS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
 
Mediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
Mediunidade e Obsessão - Doutrina EspíritaMediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
Mediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
 
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.pptFluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
 

Como lidar com a ansiedade

  • 2. Você é ansiosa? 1- Você sente um certo mal estar quando é obrigado a se expor diante de pessoas desconhecidas? 2- Você frequentemente se irrita com assuntos sem importância? 3- Você é daquele tipo que fica tensa durante uma boa parte do dia? 4- Você duvida de sua capacidade? 5- Você tem dificuldade para tomar iniciativas? 6- Você sente uma necessidade permanente de ser amado? 7-Você tem medo de perder o emprego, o esposo, a saúde etc.? 
  • 3. O que é Ansiedade? Ter medo e ansiedade diante de coisas assim, dentro de certos limites, é normal. Trata-se de uma resposta do organismo diante de uma ameaça objetiva à própria existência. Sabemos o que nos ameaça e reagimos. Medo e ansiedade são portanto sentimentos comuns, normais, que servem para nos proteger. Ambos são muito parecidos.
  • 4. Ansiedade x Medo O medo geralmente se refere a um objeto ou a uma situação muito definida. Temos medo do perigo imediato. Já a ansiedade se caracteriza por uma sensação desagradável de tensão e apreensão, fazendo antecipar um perigo futuro, que pode ou não acontecer. No entanto, ambos são sentimentos úteis. O medo protege do perigo e salvaguarda nossa integridade física. Já a ansiedade, enquanto resposta emocional a uma situação, também pode nos estimular na realização de uma tarefa, tornando-nos atentos, melhores.
  • 5. Sintomas físicos da ansiedade Devido às circunstâncias da vida, estamos sujeitos ao medo e sentimentos ansiosos. De repente o coração começa a acelerar, as mãos começam a transpirar o rosto parece queimar como brasa, alguns ficam pálidos, o sangue some, as palavras se atrapalham e ficam gagos, outros ficam paralisados, alguns choram e outros começam a rir descontroladamente.
  • 6. Fora de controle Quando, porém, a ansiedade vem sem causa aparente ou em intensidade exagerada torna-se prejudicial. Aí é hora de buscar socorro. Primeiro, porque os sintomas são desagradáveis. Em seguida, porque nossa capacidade intelectual é atingida. Realmente, a ansiedade diminui a capacidade de pensar com clareza, de julgar apropriadamente, de aprender com eficiência ou de recordar coisas com precisão.
  • 7. Finalmente, ela altera uma série de funções vegetativas do organismo (que ocorrem de modo independente da vontade). Passamos a apresentar suores internos, tremores, tonturas, batedeiras, sudoreses, aumento no número de micções, dificuldade para dormir e uma terrível e persistente sensação de cansaço.
  • 8. Mas, afinal, por que temos ansiedade em excesso? Provavelmente, esse sentimento é uma manifestação de conflitos não resolvidos. Ou porque conhecemos o problema e não temos segurança ou clareza para resolvê-lo ou porque trazemos, inconscientemente, problemas não resolvidos de infância em relação a emoções como hostilidade, insegurança etc. Assim, a auto-ansiedade se alimenta, porque à medida que a sentimos em função de um sintoma tornamo-nos mais ansiosos.
  • 9. Ser ansioso é um defeito? Não. Ansiedade pode ser considerada um transtorno do nosso tempo. Vemos a violência das cidades, a natureza em convulsão, passamos por crises financeiras, no casamento etc. Como consequência sentimos medo e ansiedade. Diante de tudo isso, a pergunta que nos vem à mente é: Como vou superar isso?
  • 10. Dicas para se livrar da ansiedade Para se livrar da ansiedade é preciso, em primeiro lugar, compreender melhor seu funcionamento. A ansiedade resulta de um processo de aceleração da mente humana quando ela entra em contato com algo tido como novo, situação que geralmente a faz supor haver ameaças para a estabilidade do indivíduo.
  • 11. Ao preferir o conforto do conhecido, a mente acaba criando a ilusão de que é preciso controlar também o desconhecido, impondo à pessoa a obrigação de antecipar os acontecimentos. Boas ou más, daí surgem as expectativas. No momento em que as sensações de instabilidade e insegurança passam a representar algo desagradável, começam a aparecer os quadros ansiosos.
  • 12. Dá-se então o looping da ansiedade, uma espécie de bola de neve que só faz crescer: quanto menos respostas encontra, mais a mente acelera, mais busca o controle e mais acentua a sensação de pressa. Posto o problema, como lidar com a situação?
  • 13. O Problema é real? Primeiramente, devemos nos perguntar se a situação que nos preocupa é real. De fato, muitos de nossos medos são irreais, criados apenas em nossa mente. Assim, devemos separar aquilo que realmente merece nossa atenção. Mas, sendo real o problema, o que fazer?
  • 14. Aflições... Se o seu problema é real, entenda que neste mundo os indivíduos estão sujeitos a “chuvas e trovoadas”. “É no fogo que o ouro purificado”. Geralmente, saímos melhores pessoas após as dificuldades. Jesus ensina claramente que, todos passaremos por problemas: “No mundo passais por aflições’, Mas conclui com um tom de triunfo: “Mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
  • 15. 8 DICAS PARA CONTROLAR A ANSIEDADE DICA Nº 1 Respire fundo, lenta e compassadamente pelo maior tempo que você for capaz. Isto ajuda a desacelerar fisiologicamente o cérebro e, por conseqüência, traz maior clareza de pensamento.
  • 16. DICA Nº 2 Procure entender que quando um problema novo aparece, a solução não está necessariamente em sua mente. Quando for possível, analise o problema mais uma vez, buscando entendê-lo. Aumente as informações e o conhecimento sobre ele, i.e., permita-se uma melhor análise, talvez vc esteja supervalorizando o problema.
  • 17. DICA Nº3 Admita - e aceite! - uma certa dose de falta de controle. Entenda que você não tem poderes para controlar tudo. Entregue sua vida nas mãos de Deus. Ele sabe o que é melhor para você. Deixe-O conduzir a sua vida, i.e., descanse nas mãos de Deus.
  • 18. DICA Nº4 Em determinadas situações, agir é o melhor remédio. Problemas e novidades são resolvidos mais com ação do que com especulação. Concentre-se no seu objetivo e faça o melhor que estiver ao seu alcance.
  • 19. DICA Nº 5 Em todo o empreendimento, admita a possibilidade de perder. Não queira ganhar a qualquer preço. Este tipo de comportamento, dificulta a aceitação de uma eventual derrota. Lembre-se: Nem sempre as coisas saem como nós imaginamos...
  • 20. DICA Nº 6 Quando seus pensamentos ficarem “buzinando” internamente que o pior está por vir, ORE A DEUS entregando a Ele os seus medos e preocupações. Depois, diga para si mesma: “Seja o que Deus quiser” ou “Estou preparada para o que der e vier”. Ou seja TENHA FÉ!
  • 21. DICA Nº 7 Finalmente, lance mão dos recursos médicos. Terapia e medicação às vezes são necessários como coadjuvantes no tratamento da ansiedade. Lembre-se: Muitas vezes Deus faz um milagre através das mãos de um bom médico. “Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como de águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” Isaías, 40:31
  • 22. DICA Nº 8 Faça exercícios físicos, pois elevam os níveis de serotonina, o que traz sensação de bem-estar. Alimente-se e durma bem, atitudes como estas com certeza ajudarão a reduzir a ansiedade. Banana e leite são ricos em triptofano, que aumenta a disposição.
  • 23. DICA MASTER "Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir... Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?“ Mateus, capítulo 6, versículos 25 a 30.
  • 24. Fonte: www.revistacontraorelogio.com.br www.pequenosgrupos.com.br