Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.
Negócios sociais: conceito e impacto
GEATS – 04.10.16
Aline Gonçalves de Souza
GUARDA CHUVA DE CONCEITOS
Empresas B
Negócios sociais
Negócios de propósito Negócios de impacto
BCorps Empresas Sociais
Fo...
GUARDA CHUVA DE CONCEITOS
exemplos
Foto de Melina Bordone
Yunus
Objetivo social e lucro modesto
Não distribuição de lucro
...
Fonte: Força Tarefa pelas Finanças Sociais
Conceitos como:
Marketing Social
RSE na cadeia de valor
Empresas regenerativas
Começando o debate...
Ainda não há consenso sobre o conceito de negócios de impacto, nem em relação a
aspectos societários...
Prochain SlideShare
Chargement dans…5
×

Negócios sociais: conceito e impacto

Objetivos:

Apresentar e discutir o conceito de negócios que assumem uma função social e como esta nova maneira de fazer negócios está transformando o empreendedorismo no Brasil. O debate apresentará aos administradores uma alternativa de empreendedorismo, engajado e transformador, que vem sendo chamada também de "setor 2.5 da economia". O evento será uma oportunidade para que os administradores conheçam os negócios sociais, como podem ser criados e acelerados, e casos práticos no setor.

Anna de Souza Aranha, administradora pela FGV, dedica-se desde 2012 à estruturação da gestão e crescimento de negócios de impacto como gestora do Instituto Quintessa.

  • Identifiez-vous pour voir les commentaires

Negócios sociais: conceito e impacto

  1. 1. Negócios sociais: conceito e impacto GEATS – 04.10.16 Aline Gonçalves de Souza
  2. 2. GUARDA CHUVA DE CONCEITOS Empresas B Negócios sociais Negócios de propósito Negócios de impacto BCorps Empresas Sociais Foto de Melina Bordone conceitos e nomenclaturas em construção fatores-chave de diferenciação (i) Regras de destinação do lucro; (ii) Escala e porte do negócio; (iii) Inclusão de grupos na cadeia produtiva de valor; (iv) Diversidade de público.
  3. 3. GUARDA CHUVA DE CONCEITOS exemplos Foto de Melina Bordone Yunus Objetivo social e lucro modesto Não distribuição de lucro Filantropia sustentável Virtue Ventures Atender a propósito social com a disciplina financeira. OCDE Interesse público e estratégia empresarial Soluções inovadoras para problemas de exclusão social e do desemprego Artemisia Iniciativas economicamente rentáveis Core business é oferecer soluções para problemas sociais e/ou ambientais utilizando mecanismos de mercado. Fundação Avina Iniciativas economicamente rentáveis Melhoraria da qualidade de vida das pessoas de baixa renda e participação delas na cadeia de valor InternationalFinance Corporation Negócios inclusivos para a base da pirâmide que podem ser reproduzidos Comercialmente viável Grupo Jurídico – Sistema B Empreendimento cujo core business é gerar impacto socioambiental positivo em sua integralidade e resultado financeiro. Carta de Princípios para Negócios de Impacto no Brasil Negócios de impacto são “empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto socioambiental ao mesmo tempo em que geram resultado financeiro positivo de forma sustentável”
  4. 4. Fonte: Força Tarefa pelas Finanças Sociais Conceitos como: Marketing Social RSE na cadeia de valor Empresas regenerativas
  5. 5. Começando o debate... Ainda não há consenso sobre o conceito de negócios de impacto, nem em relação a aspectos societários relativos a finalidade e regras de distribuição dos lucros. Há, no entanto, uma série de inciativas importantes que apoiam na concepção desses negócios e na mensuração de seu impacto. No Brasil é ausente uma regulação jurídica específica para esses negócios. Iniciativas em curso não buscam a criação de quaisquer benefícios (tributários por exemplo), mas apenas uma regulação favorável. Alguns países já editaram leis próprias para determinados tipos societários, próximos aos conceitos de negócios de impacto.

×