4. POPULAÇÃO (N) E AMOSTRA (n) N n 3 n 1 n 2 n 4 Universo amostra amostra amostra amostra
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15. DETERMINAÇÃO DO TAMANHO DE UMA AMOSTRA INTRODUÇÃO O pesquisador procura tirar conclusões a respeito de um grande número de sujeitos. Por exemplo, ele poderia desejar estudar: os 170.000.000 de cidadãos que constituem a população brasileira. Os 1.000 membros de um sindicato. Os 45.000 estudantes de intercâmbio e assim sucessivamente. Se o pesquisador trabalha com todo o grupo que ele tenta compreender, dizemos que está trabalhando com a POPULAÇÃO.
17. ERRO NÃO AMOSTRAL Ocorrem erros não-amostrais quando: • Os dados amostrais são coletados, registrados ou analisado incorretamente. • Há uma utilização de um instrumento defeituoso durante a realização de mensurações. • Um questionário ou formulário possui questões formuladas de modo tendencioso [Triola, 1999].
18. ERRO AMOSTRAL Não há dúvida de que uma amostra não representa perfeitamente uma população. Ou seja, a utilização de uma amostra implica na aceitação de uma margem de erro que denominaremos ERRO AMOSTRAL. Erro Amostral é a diferença entre um resultado amostral e o verdadeiro resultado populacional.
19. ERRO AMOSTRAL o ERRO AMOSTRAL e o TAMANHO DA AMOSTRA seguem sentidos contrários. Quanto maior o tamanho da amostra, menor o erro cometido e vice-versa. E Margem de erro ou ERRO MÁXIMO DE ESTIMATIVA. Identifica a diferença máxima entre a MÉDIA AMOSTRAL ( X ) e a verdadeira MÉDIA POPULACIONAL.
20. GRAU DE CONFIANÇA Ele estabelece um limite para interpretação dos resultados, ou seja, significa que há uma probabilidade do resultado obtido no levantamento estar correto. α 95% é um número aceito e mais usado de nível de confiança
22. Porcentagem pela qual o fenômeno se verifica É um cálculo estimativo, em que percebe-se dois números. 1º Proporção populacional de indivíduos que pertence a categoria que estamos interessados em estudar = p 2º Proporção populacional de indivíduos que NÃO pertence à categoria que estamos interessados em estudar = q Teremos então -> p.q
23. FÓRMULAS DE CÁLCULO AMOSTRAL Infinita : n= ∂ 2 .p.q e 2 Finita: n= ∂².p.q .N e².(N-1)+ ∂².p.q