SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 27
MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: “ UMA COISA É UMA COISA, A OUTRA COISA PARECE, E A OUTRA É”
O Que é Marketing? American Marketing Association (AMA)
O Que é Marketing? Dicionário Michaelis
O Que é Marketing? Dicionário Novo Aurélio
O Que é Marketing? Dicionário Melhoramentos
O Que é Marketing? Kotler e Keller, 2006 -  http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing
MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL *Philip Kotler  é uma das maiores autoridades do mundo em Marketing. Professor titular da Kellog Graduate School of management da Northwestern University, também é consultor sobre estratégia de marketing para grandes empresas internacionais, como Bank of America, General Eletric, AT&T, IBM, Merck, Marriott, Ford e outras.
MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Comecemos então com o breve histórico do Marketing Social, assim relatado por Miguel Fontes*  “ As primeiras discussões sobre marketing social datam do final dos anos 60 em relação aos programas de saúde pública, embora o termo inicialmente fosse rejeitado pelos profissionais da área. Os argumentos eram muitos, como as técnicas de marketing aplicadas à área da saúde serviriam apenas para banalizar a atividade médica, e marketing era apenas uma ferramenta promocional, e não educativa. Dessa forma, qualquer idéia sobre a utilização dos conceitos ou suas ferramentas era vista como concorrente ou inimiga da saúde pública”. *Marketing Social revisitado : Novos Paradigmas do mercado social / Miguel Fontes. Florianópolis: Cidade futura, 2001
MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Que: “ ... estamos vivenciando ainda a quarta era da educação para a saúde. Essa era é caracterizada fundamentalmente pelo aumento da consciência dos indivíduos sobre a relação direta entre o estilo de vida, como dietas, e a saúde pública. A maioria dos estudos e pesquisas demonstram a relação direta entre exercícios físicos e a melhoria nas condições de saúde, assim como a relação entre o fumo, uso de drogas e outros comportamentos e a maior probabilidade de alguém ser afetado por doenças.  A idéia central é modificar ou preservar certos comportamentos da população considerados saudáveis ou não .” “ É nesse contexto que as técnicas de marketing surgem como  importantes aliadas para conscientizar a população para que modifique seus hábitos e atitudes  ...”
MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Philipe Kotler, ensina que: “ O termo marketing social apareceu pela primeira vez em 1971, para descrever o uso de princípios e  técnicas de marketing para a promoção de uma causa, idéia ou  comportamento social . Desde então, passou a significar uma  tecnologia de gestão da  mudança social , associada ao projeto, implantação e controle de programas voltados para o aumento da disposição de  aceitação de uma idéia ou prática social  em um ou mais grupos de adotantes escolhidos como alvo”.
MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Asseverando que:  “ Marketing social é uma estratégia de  mudança de comportamento . Ele combina os melhores elementos das abordagens tradicionais da mudança social num esquema integrado de planejamento e ação, além de aproveitar os avanços na tecnologia das comunicações e na capacidade do marketing”.
MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Finalizando, de Fernando Credídio temos que:  “ ... o autor de uma ação ou campanha de  marketing social  é, geralmente, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos ou um órgão governamental. O que não quer dizer que uma empresa não possa empreender ações sob esse escopo. Isso pode ocorrer, desde que ela vise única e obrigatoriamente a multiplicação das soluções e dos impactos sociais referentes à adoção de comportamentos, atitudes e práticas que promovam o fortalecimento e a implementação de políticas públicas, a promoção de causas sociais relevantes e a transformação social. Para ser "marketing social" tal conduta  não  deve estar atrelada a ganhos de imagem, à revitalização da marca ou aumento de participação no mercado.  ”.
MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Os conceitos apresentados, ainda que divergentes no que se refere ao momento do surgimento do termo marketing social convergem quando o descrevem como sendo uma ferramenta em favor de  uma ação necessária a promoção de alguma forma de  mudança  do comportamento social , que  conscientize a população para que esta  modifique  seus hábitos . Vale destacar, que o relato de Miguel Fontes, registra que diferente do que muitos acreditam o termo marketing social, não tem sua origem relacionada à filantropia, ao mundo corporativo empresarial e menos ainda, a causas ligadas às organizações que integram ao que hoje se conhece Terceiro Setor.
MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Para cumprir nosso propósito, parecem suficientes os registros aqui apresentados no que tange ao histórico do termo marketing social e sua definição, busquemos então referências ao termo: marketing relacionado a causas sociais, este, que não deve ser confundido com o anterior, guarda lá suas diferenças, sem dúvida, significativas, para demonstrá-las, traremos o que ensina Fernando Credídio * * Fernando Credidio  é comunicador e empreendedor social, pós-graduado em comunicação e marketing e presidente da organização não-governamental Parceiros da Vida, a primeira do país especializada em comunicação de marketing para o terceiro setor e na gestão da área de responsabilidade social e investimento social de empresas que adotam práticas e políticas de cidadania corporativa.
MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL “ O Marketing Relacionado a Causas (MRC) – ou Cause Related Marketing -, deve ser entendido como uma ferramenta de marketing e  posicionamento que  associa  uma empresa ou marca  a uma  questão ou  causa social  relevante ,  com benefício  para toda a sociedade e  para elas próprias . Segundo Sue Adkins – diretora de Marketing Relacionado a Causas do Business in the Community -, o MRC é uma atividade comercial na qual empresas, organizações da sociedade civil e/ou causas  formam uma parceria para comercializar uma imagem , um produto ou serviço, sempre com benefício mútuo. É usar o poder da marca e do marketing junto às necessidades da causa e da comunidade, para se alcançar um benefício mútuo. De acordo com o jornalista e consultor Ricardo Voltolini,  o marketing relacionado a causas faz um corte no marketing social,  tratando apenas de um determinado tema, promovido,  geralmente , por uma empresa  como estratégia para agregar valores sociais à sua marca ou produto .”
MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL “ O marketing social também não deve ser confundido com o chamado  "marketing relacionado a uma causa" , em que uma organização agrega uma causa, como o combate ao trabalho infantil ou a preservação ambiental, aos processos de produção, promoção e vendas de seus produtos e serviços. Neste caso, a empresa vincula seu produto ou sua imagem institucional a uma determinada causa, seja ela social ou não, com o objetivo de atrair ou conquistar a fidelidade de seus consumidores por afinidades. Um exemplo clássico deste tipo de marketing é o realizado pelas empresas de cartões de crédito, que possibilitam ao cliente escolher cartões vinculados tanto a um time de futebol como a uma campanha em defesa dos direitos da criança.” No mesmo sentido, Dalberto Adulis*, ensina: *Dalberto Adulis  é consultor para Projetos Especiais da Rede de Informações para o Terceiro Setor (Rits) e coordenador de Redes e Tecnologia de Informação da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças (ABDL).
MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL “ O surgimento do marketing para causas sociais representa boas notícias para o resgate do verdadeiro conceito de Marketing Social, debatido, estudado e avaliado desde o início da década de 70. Essa definição também é importante para que profissionais de empresas, ONGs e governos no Brasil possam optar sobre como atuar na área social. Ou seja, utilizar a transformação social como foco estratégico do seu investimento ou agregar uma causa social ao seu processo de produção, promoção e vendas. E mais uma vez, Miguel Fontes* mostra que: * Marketing Social revisitado : Novos Paradigmas do mercado social / Miguel Fontes. Florianópolis: Cidade futura, 2001
MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL “ A principal diferença entre essas duas posturas estará nos resultados que serão alcançados com a utilização de um dos dois conceitos. No caso do marketing social, como explorado em diversas publicações em todo o mundo, o principal impacto será a transformação da sociedade, na qual a empresa ou instituição está inserida. Já no caso do marketing para causas sociais, retornos financeiros ou de imagem, diretamente voltados para a empresa ou instituição, serão mais evidentes. Isso levando em consideração, logicamente, que a sociedade terá uma postura mais ética de consumo. Ou pelo menos, aqueles que tem condições para tanto”. E ainda que:
MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL São os resultados alcançados, conforme aduz Miguel Fontes, que determinam a diferença entre os termos marketing social e marketing relacionado a causas sociais, ambos, ferramentas de marketing, mas que em hipótese alguma, podem ser confundidos e tratados como únicas, afinal, a característica que lhes diferencia, nem é tão sutil assim, até porque,  quando relacionado a causa social, o marketing busca mesmo é agregar valor a uma marca , isto de fato é o que conta,  o benefício à causa é resultado menos importante , ainda que não admitido.
MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Falta-nos ainda, tratar da responsabilidade social empresarial, então, o conceito oferecido pelo Instituto Ethos, será nossa referência:  “ Responsabilidade social empresarial  é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona  e pelo estabelecimento de metas empresariais  compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade , preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras,  respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais .”
MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Como contraponto, temos a posição oferecida Fernando Credídio * , para que façamos a necessária reflexão a respeito da expressão, assim vejamos:   “ um  comportamento que as empresas adotam voluntariamente,  indo além dos requisitos legais, porque consideram ser esse o seu interesse em longo prazo. Implica uma abordagem por parte das corporações que colocam no cerne das estratégias empresariais as expectativas de todas as partes envolvidas e o princípio de inovação e aperfeiçoamento contínuos.”
MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Assim, como vimos,  uma coisa é uma coisa , ou seja, Marketing Social é uma ferramenta do marketing que pode e é aproveitada por todos os setores da economia para promover transformação social...
MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL ... a outra coisa não é , pois, Marketing Relacionado a Causas Sociais, em absoluto é marketing social, já que é prioritariamente uma ferramenta a ser aproveitada para agregar valor a imagem ou a marca da organização que a utiliza e, ...
MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL ... por fim,  a outra coisa é , e neste caso, estamos falando da Responsabilidade Social Empresarial, que se concretiza na ação dos gestores corporativos que agora, conscientes de sua responsabilidade, preocupam-se com o desenvolvimento sustentável e, independente de aproveitar as estratégias do Marketing Relacionado às Causas Sociais ou do Marketing Social, adotam medidas que assegurem a preservação dos recursos sócio ambientais, garantindo-os como a melhor herança a que podemos deixar para as futuras gerações.
DIOGO ALENCASTRO [email_address] 55 48 9111.8686 Muito obrigado!

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Técnicas de vendas - objeções
Técnicas de vendas - objeções Técnicas de vendas - objeções
Técnicas de vendas - objeções Nasajon Sistemas
 
Técnicas de Vendas
Técnicas de VendasTécnicas de Vendas
Técnicas de Vendaselbaiano
 
Marketing - Definições e Tipos
Marketing - Definições e TiposMarketing - Definições e Tipos
Marketing - Definições e TiposAndré Zambon
 
Marketing Pessoal: Como como fazer a diferença e encantar as pessoas mudando ...
Marketing Pessoal: Como como fazer a diferença e encantar as pessoas mudando ...Marketing Pessoal: Como como fazer a diferença e encantar as pessoas mudando ...
Marketing Pessoal: Como como fazer a diferença e encantar as pessoas mudando ...Diego Andreasi
 
Atendimento & Vendas
Atendimento & VendasAtendimento & Vendas
Atendimento & VendasTalita Aquino
 
Ambientes de Marketing - Macro e Micro
Ambientes de Marketing - Macro e MicroAmbientes de Marketing - Macro e Micro
Ambientes de Marketing - Macro e MicroDiego Andreasi
 
Slide treinamento de vendas
Slide treinamento de vendasSlide treinamento de vendas
Slide treinamento de vendasItamar Pereira
 
15 Frases inspiradoras sobre a experiência do cliente
15 Frases inspiradoras sobre a experiência do cliente15 Frases inspiradoras sobre a experiência do cliente
15 Frases inspiradoras sobre a experiência do clienteMarcelo Souza de Araújo
 
Comunicação em Vendas com PNL
Comunicação em Vendas com PNLComunicação em Vendas com PNL
Comunicação em Vendas com PNLAndré Vinícius
 
ATENDIMENTO AO CLIENTE
ATENDIMENTO AO CLIENTEATENDIMENTO AO CLIENTE
ATENDIMENTO AO CLIENTEFidel Torquato
 
Talento ganha Jogos, Trabalho em Equipe ganha Campeonatos.
Talento ganha Jogos, Trabalho em Equipe ganha Campeonatos. Talento ganha Jogos, Trabalho em Equipe ganha Campeonatos.
Talento ganha Jogos, Trabalho em Equipe ganha Campeonatos. Ricardo Jordão Magalhaes
 

Mais procurados (20)

Técnicas de vendas - objeções
Técnicas de vendas - objeções Técnicas de vendas - objeções
Técnicas de vendas - objeções
 
Infográfico Marketing 4.0
Infográfico Marketing 4.0Infográfico Marketing 4.0
Infográfico Marketing 4.0
 
Técnicas de Vendas
Técnicas de VendasTécnicas de Vendas
Técnicas de Vendas
 
Marketing - Definições e Tipos
Marketing - Definições e TiposMarketing - Definições e Tipos
Marketing - Definições e Tipos
 
Marketing Pessoal: Como como fazer a diferença e encantar as pessoas mudando ...
Marketing Pessoal: Como como fazer a diferença e encantar as pessoas mudando ...Marketing Pessoal: Como como fazer a diferença e encantar as pessoas mudando ...
Marketing Pessoal: Como como fazer a diferença e encantar as pessoas mudando ...
 
Técnica de vendas
Técnica de vendasTécnica de vendas
Técnica de vendas
 
Trabalho em equipe
Trabalho em equipeTrabalho em equipe
Trabalho em equipe
 
Atendimento & Vendas
Atendimento & VendasAtendimento & Vendas
Atendimento & Vendas
 
Marketing social
Marketing socialMarketing social
Marketing social
 
Ambientes de Marketing - Macro e Micro
Ambientes de Marketing - Macro e MicroAmbientes de Marketing - Macro e Micro
Ambientes de Marketing - Macro e Micro
 
Vendedor de Valor - 50 segredos de vendas
Vendedor de Valor - 50 segredos de vendasVendedor de Valor - 50 segredos de vendas
Vendedor de Valor - 50 segredos de vendas
 
Slide treinamento de vendas
Slide treinamento de vendasSlide treinamento de vendas
Slide treinamento de vendas
 
15 Frases inspiradoras sobre a experiência do cliente
15 Frases inspiradoras sobre a experiência do cliente15 Frases inspiradoras sobre a experiência do cliente
15 Frases inspiradoras sobre a experiência do cliente
 
Marketing Pessoal
Marketing PessoalMarketing Pessoal
Marketing Pessoal
 
Objeções em vendas
Objeções em vendasObjeções em vendas
Objeções em vendas
 
Comunicação em Vendas com PNL
Comunicação em Vendas com PNLComunicação em Vendas com PNL
Comunicação em Vendas com PNL
 
ATENDIMENTO AO CLIENTE
ATENDIMENTO AO CLIENTEATENDIMENTO AO CLIENTE
ATENDIMENTO AO CLIENTE
 
Introdução ao marketing 2012_01
Introdução ao marketing 2012_01Introdução ao marketing 2012_01
Introdução ao marketing 2012_01
 
Talento ganha Jogos, Trabalho em Equipe ganha Campeonatos.
Talento ganha Jogos, Trabalho em Equipe ganha Campeonatos. Talento ganha Jogos, Trabalho em Equipe ganha Campeonatos.
Talento ganha Jogos, Trabalho em Equipe ganha Campeonatos.
 
Segmentação de Mercado
Segmentação de MercadoSegmentação de Mercado
Segmentação de Mercado
 

Semelhante a Marketing Social

Nomenclatura de Marketing.pptx
Nomenclatura de Marketing.pptxNomenclatura de Marketing.pptx
Nomenclatura de Marketing.pptxItsdeyd
 
A responsabilidade social corporativa como instrumento de marketing
A responsabilidade social corporativa como instrumento de marketingA responsabilidade social corporativa como instrumento de marketing
A responsabilidade social corporativa como instrumento de marketingAmanda Jhonys
 
A conquista de consumidores através da responsabilidade social
A conquista de consumidores através da responsabilidade socialA conquista de consumidores através da responsabilidade social
A conquista de consumidores através da responsabilidade socialexpand Marketing
 
Marketing E Universo Infantil
Marketing E Universo InfantilMarketing E Universo Infantil
Marketing E Universo InfantilKrisna Ribeiro
 
Comunicação Institucional
Comunicação InstitucionalComunicação Institucional
Comunicação InstitucionalClaudio Toldo
 
Marketing Público - PGPM - Aula 01
Marketing Público - PGPM - Aula 01Marketing Público - PGPM - Aula 01
Marketing Público - PGPM - Aula 01Ricardo Americo
 
O Marketing Sustentável para além da imagem da empresa
O Marketing Sustentável para além da imagem da empresaO Marketing Sustentável para além da imagem da empresa
O Marketing Sustentável para além da imagem da empresaKarina Baco
 
Revista impulso positivo artigo marketing social rui martins_dez2012
Revista impulso positivo artigo marketing social rui martins_dez2012Revista impulso positivo artigo marketing social rui martins_dez2012
Revista impulso positivo artigo marketing social rui martins_dez2012Dianova
 
Marketing Político, Social, Esportivo e Cultural
Marketing Político, Social, Esportivo e CulturalMarketing Político, Social, Esportivo e Cultural
Marketing Político, Social, Esportivo e CulturalAna Cristina D Assumpcão
 
Estao Assassinando O Marketing Social Jornalistico
Estao Assassinando O Marketing Social   JornalisticoEstao Assassinando O Marketing Social   Jornalistico
Estao Assassinando O Marketing Social Jornalisticomarketingcapixaba
 
Marketing e Compartilhamento de Opiniões: Boca-a-boca, Viral e Buzz Marketing...
Marketing e Compartilhamento de Opiniões: Boca-a-boca, Viral e Buzz Marketing...Marketing e Compartilhamento de Opiniões: Boca-a-boca, Viral e Buzz Marketing...
Marketing e Compartilhamento de Opiniões: Boca-a-boca, Viral e Buzz Marketing...Ingrid Ribeiro
 
O Facebook Como Ferramenta de Marketing do Supermercado Verdemar de Belo Hori...
O Facebook Como Ferramenta de Marketing do Supermercado Verdemar de Belo Hori...O Facebook Como Ferramenta de Marketing do Supermercado Verdemar de Belo Hori...
O Facebook Como Ferramenta de Marketing do Supermercado Verdemar de Belo Hori...Conrado Pimenta
 

Semelhante a Marketing Social (20)

Nomenclatura de Marketing.pptx
Nomenclatura de Marketing.pptxNomenclatura de Marketing.pptx
Nomenclatura de Marketing.pptx
 
Marketing Social
Marketing SocialMarketing Social
Marketing Social
 
Artc 1
Artc 1Artc 1
Artc 1
 
A responsabilidade social corporativa como instrumento de marketing
A responsabilidade social corporativa como instrumento de marketingA responsabilidade social corporativa como instrumento de marketing
A responsabilidade social corporativa como instrumento de marketing
 
A conquista de consumidores através da responsabilidade social
A conquista de consumidores através da responsabilidade socialA conquista de consumidores através da responsabilidade social
A conquista de consumidores através da responsabilidade social
 
Trabalho mkt societal
Trabalho mkt societalTrabalho mkt societal
Trabalho mkt societal
 
Gestão de marketing
Gestão de marketingGestão de marketing
Gestão de marketing
 
Marketing E Universo Infantil
Marketing E Universo InfantilMarketing E Universo Infantil
Marketing E Universo Infantil
 
Comunicação Institucional
Comunicação InstitucionalComunicação Institucional
Comunicação Institucional
 
Mktpublico01
Mktpublico01Mktpublico01
Mktpublico01
 
Marketing Público - PGPM - Aula 01
Marketing Público - PGPM - Aula 01Marketing Público - PGPM - Aula 01
Marketing Público - PGPM - Aula 01
 
O Marketing Sustentável para além da imagem da empresa
O Marketing Sustentável para além da imagem da empresaO Marketing Sustentável para além da imagem da empresa
O Marketing Sustentável para além da imagem da empresa
 
Revista impulso positivo artigo marketing social rui martins_dez2012
Revista impulso positivo artigo marketing social rui martins_dez2012Revista impulso positivo artigo marketing social rui martins_dez2012
Revista impulso positivo artigo marketing social rui martins_dez2012
 
Marketing Político, Social, Esportivo e Cultural
Marketing Político, Social, Esportivo e CulturalMarketing Político, Social, Esportivo e Cultural
Marketing Político, Social, Esportivo e Cultural
 
Estao Assassinando O Marketing Social Jornalistico
Estao Assassinando O Marketing Social   JornalisticoEstao Assassinando O Marketing Social   Jornalistico
Estao Assassinando O Marketing Social Jornalistico
 
Apresentação fasan
Apresentação  fasanApresentação  fasan
Apresentação fasan
 
Marketing e Compartilhamento de Opiniões: Boca-a-boca, Viral e Buzz Marketing...
Marketing e Compartilhamento de Opiniões: Boca-a-boca, Viral e Buzz Marketing...Marketing e Compartilhamento de Opiniões: Boca-a-boca, Viral e Buzz Marketing...
Marketing e Compartilhamento de Opiniões: Boca-a-boca, Viral e Buzz Marketing...
 
O Facebook Como Ferramenta de Marketing do Supermercado Verdemar de Belo Hori...
O Facebook Como Ferramenta de Marketing do Supermercado Verdemar de Belo Hori...O Facebook Como Ferramenta de Marketing do Supermercado Verdemar de Belo Hori...
O Facebook Como Ferramenta de Marketing do Supermercado Verdemar de Belo Hori...
 
Mkt Esportivo
Mkt EsportivoMkt Esportivo
Mkt Esportivo
 
Aula Lab. C.Institucional
Aula Lab. C.InstitucionalAula Lab. C.Institucional
Aula Lab. C.Institucional
 

Último

LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretaçãoLENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretaçãoLidianePaulaValezi
 
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...azulassessoria9
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...PatriciaCaetano18
 
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...DirceuNascimento5
 
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...marcelafinkler
 
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptxJssicaCassiano2
 
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxEducação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxMarcosLemes28
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*Viviane Moreiras
 
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...marcelafinkler
 
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .pptAula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .pptNathaliaFreitas32
 
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeitotatianehilda
 
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...azulassessoria9
 
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfTCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfamarianegodoi
 
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdfmarlene54545
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxFlviaGomes64
 
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfatividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfAutonoma
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptxPlano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptxPaulaYaraDaasPedro
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfTutor de matemática Ícaro
 

Último (20)

LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretaçãoLENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
 
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
O estudo do controle motor nada mais é do que o estudo da natureza do movimen...
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
 
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
 
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
 
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
 
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxEducação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
 
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
 
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .pptAula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
 
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
 
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
 
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfTCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
 
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
 
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfatividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
 
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptxPlano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 

Marketing Social

  • 1. MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: “ UMA COISA É UMA COISA, A OUTRA COISA PARECE, E A OUTRA É”
  • 2. O Que é Marketing? American Marketing Association (AMA)
  • 3. O Que é Marketing? Dicionário Michaelis
  • 4. O Que é Marketing? Dicionário Novo Aurélio
  • 5. O Que é Marketing? Dicionário Melhoramentos
  • 6. O Que é Marketing? Kotler e Keller, 2006 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing
  • 7. MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
  • 8. MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL *Philip Kotler é uma das maiores autoridades do mundo em Marketing. Professor titular da Kellog Graduate School of management da Northwestern University, também é consultor sobre estratégia de marketing para grandes empresas internacionais, como Bank of America, General Eletric, AT&T, IBM, Merck, Marriott, Ford e outras.
  • 9. MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
  • 10. MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Comecemos então com o breve histórico do Marketing Social, assim relatado por Miguel Fontes* “ As primeiras discussões sobre marketing social datam do final dos anos 60 em relação aos programas de saúde pública, embora o termo inicialmente fosse rejeitado pelos profissionais da área. Os argumentos eram muitos, como as técnicas de marketing aplicadas à área da saúde serviriam apenas para banalizar a atividade médica, e marketing era apenas uma ferramenta promocional, e não educativa. Dessa forma, qualquer idéia sobre a utilização dos conceitos ou suas ferramentas era vista como concorrente ou inimiga da saúde pública”. *Marketing Social revisitado : Novos Paradigmas do mercado social / Miguel Fontes. Florianópolis: Cidade futura, 2001
  • 11. MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Que: “ ... estamos vivenciando ainda a quarta era da educação para a saúde. Essa era é caracterizada fundamentalmente pelo aumento da consciência dos indivíduos sobre a relação direta entre o estilo de vida, como dietas, e a saúde pública. A maioria dos estudos e pesquisas demonstram a relação direta entre exercícios físicos e a melhoria nas condições de saúde, assim como a relação entre o fumo, uso de drogas e outros comportamentos e a maior probabilidade de alguém ser afetado por doenças. A idéia central é modificar ou preservar certos comportamentos da população considerados saudáveis ou não .” “ É nesse contexto que as técnicas de marketing surgem como importantes aliadas para conscientizar a população para que modifique seus hábitos e atitudes ...”
  • 12. MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Philipe Kotler, ensina que: “ O termo marketing social apareceu pela primeira vez em 1971, para descrever o uso de princípios e técnicas de marketing para a promoção de uma causa, idéia ou comportamento social . Desde então, passou a significar uma tecnologia de gestão da mudança social , associada ao projeto, implantação e controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de uma idéia ou prática social em um ou mais grupos de adotantes escolhidos como alvo”.
  • 13. MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Asseverando que: “ Marketing social é uma estratégia de mudança de comportamento . Ele combina os melhores elementos das abordagens tradicionais da mudança social num esquema integrado de planejamento e ação, além de aproveitar os avanços na tecnologia das comunicações e na capacidade do marketing”.
  • 14. MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Finalizando, de Fernando Credídio temos que: “ ... o autor de uma ação ou campanha de marketing social é, geralmente, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos ou um órgão governamental. O que não quer dizer que uma empresa não possa empreender ações sob esse escopo. Isso pode ocorrer, desde que ela vise única e obrigatoriamente a multiplicação das soluções e dos impactos sociais referentes à adoção de comportamentos, atitudes e práticas que promovam o fortalecimento e a implementação de políticas públicas, a promoção de causas sociais relevantes e a transformação social. Para ser "marketing social" tal conduta não deve estar atrelada a ganhos de imagem, à revitalização da marca ou aumento de participação no mercado.  ”.
  • 15. MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Os conceitos apresentados, ainda que divergentes no que se refere ao momento do surgimento do termo marketing social convergem quando o descrevem como sendo uma ferramenta em favor de uma ação necessária a promoção de alguma forma de mudança do comportamento social , que conscientize a população para que esta modifique seus hábitos . Vale destacar, que o relato de Miguel Fontes, registra que diferente do que muitos acreditam o termo marketing social, não tem sua origem relacionada à filantropia, ao mundo corporativo empresarial e menos ainda, a causas ligadas às organizações que integram ao que hoje se conhece Terceiro Setor.
  • 16. MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Para cumprir nosso propósito, parecem suficientes os registros aqui apresentados no que tange ao histórico do termo marketing social e sua definição, busquemos então referências ao termo: marketing relacionado a causas sociais, este, que não deve ser confundido com o anterior, guarda lá suas diferenças, sem dúvida, significativas, para demonstrá-las, traremos o que ensina Fernando Credídio * * Fernando Credidio é comunicador e empreendedor social, pós-graduado em comunicação e marketing e presidente da organização não-governamental Parceiros da Vida, a primeira do país especializada em comunicação de marketing para o terceiro setor e na gestão da área de responsabilidade social e investimento social de empresas que adotam práticas e políticas de cidadania corporativa.
  • 17. MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL “ O Marketing Relacionado a Causas (MRC) – ou Cause Related Marketing -, deve ser entendido como uma ferramenta de marketing e posicionamento que associa uma empresa ou marca a uma questão ou causa social relevante , com benefício para toda a sociedade e para elas próprias . Segundo Sue Adkins – diretora de Marketing Relacionado a Causas do Business in the Community -, o MRC é uma atividade comercial na qual empresas, organizações da sociedade civil e/ou causas formam uma parceria para comercializar uma imagem , um produto ou serviço, sempre com benefício mútuo. É usar o poder da marca e do marketing junto às necessidades da causa e da comunidade, para se alcançar um benefício mútuo. De acordo com o jornalista e consultor Ricardo Voltolini, o marketing relacionado a causas faz um corte no marketing social, tratando apenas de um determinado tema, promovido, geralmente , por uma empresa como estratégia para agregar valores sociais à sua marca ou produto .”
  • 18. MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL “ O marketing social também não deve ser confundido com o chamado "marketing relacionado a uma causa" , em que uma organização agrega uma causa, como o combate ao trabalho infantil ou a preservação ambiental, aos processos de produção, promoção e vendas de seus produtos e serviços. Neste caso, a empresa vincula seu produto ou sua imagem institucional a uma determinada causa, seja ela social ou não, com o objetivo de atrair ou conquistar a fidelidade de seus consumidores por afinidades. Um exemplo clássico deste tipo de marketing é o realizado pelas empresas de cartões de crédito, que possibilitam ao cliente escolher cartões vinculados tanto a um time de futebol como a uma campanha em defesa dos direitos da criança.” No mesmo sentido, Dalberto Adulis*, ensina: *Dalberto Adulis é consultor para Projetos Especiais da Rede de Informações para o Terceiro Setor (Rits) e coordenador de Redes e Tecnologia de Informação da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças (ABDL).
  • 19. MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL “ O surgimento do marketing para causas sociais representa boas notícias para o resgate do verdadeiro conceito de Marketing Social, debatido, estudado e avaliado desde o início da década de 70. Essa definição também é importante para que profissionais de empresas, ONGs e governos no Brasil possam optar sobre como atuar na área social. Ou seja, utilizar a transformação social como foco estratégico do seu investimento ou agregar uma causa social ao seu processo de produção, promoção e vendas. E mais uma vez, Miguel Fontes* mostra que: * Marketing Social revisitado : Novos Paradigmas do mercado social / Miguel Fontes. Florianópolis: Cidade futura, 2001
  • 20. MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL “ A principal diferença entre essas duas posturas estará nos resultados que serão alcançados com a utilização de um dos dois conceitos. No caso do marketing social, como explorado em diversas publicações em todo o mundo, o principal impacto será a transformação da sociedade, na qual a empresa ou instituição está inserida. Já no caso do marketing para causas sociais, retornos financeiros ou de imagem, diretamente voltados para a empresa ou instituição, serão mais evidentes. Isso levando em consideração, logicamente, que a sociedade terá uma postura mais ética de consumo. Ou pelo menos, aqueles que tem condições para tanto”. E ainda que:
  • 21. MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL São os resultados alcançados, conforme aduz Miguel Fontes, que determinam a diferença entre os termos marketing social e marketing relacionado a causas sociais, ambos, ferramentas de marketing, mas que em hipótese alguma, podem ser confundidos e tratados como únicas, afinal, a característica que lhes diferencia, nem é tão sutil assim, até porque, quando relacionado a causa social, o marketing busca mesmo é agregar valor a uma marca , isto de fato é o que conta, o benefício à causa é resultado menos importante , ainda que não admitido.
  • 22. MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Falta-nos ainda, tratar da responsabilidade social empresarial, então, o conceito oferecido pelo Instituto Ethos, será nossa referência: “ Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade , preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais .”
  • 23. MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Como contraponto, temos a posição oferecida Fernando Credídio * , para que façamos a necessária reflexão a respeito da expressão, assim vejamos:   “ um comportamento que as empresas adotam voluntariamente, indo além dos requisitos legais, porque consideram ser esse o seu interesse em longo prazo. Implica uma abordagem por parte das corporações que colocam no cerne das estratégias empresariais as expectativas de todas as partes envolvidas e o princípio de inovação e aperfeiçoamento contínuos.”
  • 24. MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Assim, como vimos, uma coisa é uma coisa , ou seja, Marketing Social é uma ferramenta do marketing que pode e é aproveitada por todos os setores da economia para promover transformação social...
  • 25. MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL ... a outra coisa não é , pois, Marketing Relacionado a Causas Sociais, em absoluto é marketing social, já que é prioritariamente uma ferramenta a ser aproveitada para agregar valor a imagem ou a marca da organização que a utiliza e, ...
  • 26. MARKETING SOCIAL, MARKETING RELACIONADO ÀS CAUSAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL ... por fim, a outra coisa é , e neste caso, estamos falando da Responsabilidade Social Empresarial, que se concretiza na ação dos gestores corporativos que agora, conscientes de sua responsabilidade, preocupam-se com o desenvolvimento sustentável e, independente de aproveitar as estratégias do Marketing Relacionado às Causas Sociais ou do Marketing Social, adotam medidas que assegurem a preservação dos recursos sócio ambientais, garantindo-os como a melhor herança a que podemos deixar para as futuras gerações.
  • 27. DIOGO ALENCASTRO [email_address] 55 48 9111.8686 Muito obrigado!