SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  18
Télécharger pour lire hors ligne
PLANEJAMENTO 2011ENSINO MÉDIO EE JOAQUIM GONÇALVES FERREIRA DA SILVA
Daniel godri
PAUTA 08 DE FEVEREIRO 17h00 - Recepção e entrega do material de apoio para as atividades (textos, kits de canetas, agenda, cd e dvd de material) 17h15 - Apresentação grupo gestor e docente 17h30 - dimensão do Planejamento Escolar (por que, para que e para quem) 18h00 - Texto para leitura - O porteiro do prostíbulo 18h15 - A importância da rotina e registro (leitura de vários textos)             divisão em grupos por área de conhecimento 19h00 - Café 19h15 - Partilha 19h45 – Filme A Onda – The Wave 22h00 - término
- dimensão do Planejamento Escolar (por que, para que e para quem) "O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes" - PETER DRUCKER Sabemos, pelo conceito de planejamento, que ele visa a racionalizar as atividades do professor e do aluno. Isto quer dizer, em outras palavras que o planejamento visa a:assegurar um ensino efetivo e econômico;conduzir os alunos ao alcance dos objetivos; everificar a marcha do processo educativo, possibilitando ao professor avaliação constante do processo e permitindo, igualmente, a tomada de decisões com vistas ao ajustamento do processo.Pelo significativo apoio que o planejamento empresta à atividade do professor e dos alunos, é considerado etapa obrigatória de todo o trabalho docente. Tende a prevenir as vacilações do professor, oferecendo maior segurança na consecução dos objetivos previstos, bem como na verificação da qualidade e quantidade do ensino que está sendo orientado.
O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.
OBJETIVOS INSTRUCIONAIS Para que vou ensinar? OBJETIVOS INSTRUCIONAISO que vou ensinar? CONTEÚDOS INSTRUCIONAISComo vou ensinar: ESTRATÉGIAS (procedimentos, meios e eventos instrucionais).Como vou saber se os alunos aprenderam? AVALIAÇÃO
Qualidades gerais do planejamento - Continuidade (seguimento, processo continuado) - Flexibilidade (capacidade de adaptar-se a situações novas) - Inclusividade (condições de solucionar os problemas que descreve por inteiro) - Objetividade (descrição da realidade tal como é e não como se julga que seja) - Operacionalidade (capacidade de operação e execução, viável) - Orientação (apresentação clara de diretrizes de ação) - Responsabilização (determinação de responsabilidades, quem fará o que)
O Porteiro do Prostíbulo Não havia no povoado pior ofício do que 'porteiro do prostíbulo'. Mas que outra coisa poderia fazer aquele homem? O fato é que nunca tinha aprendido a ler nem escrever, não tinha nenhuma outra atividade ou ofício. Um dia, entrou como gerente do prostíbulo um jovem cheio de ideias,  criativo e empreendedor, que decidiu modernizar o estabelecimento. Fez mudanças e chamou os funcionários para as novas instruções. Ao porteiro disse: - A partir de hoje, o senhor, além de ficar na portaria, vai preparar um relatório semanal onde registrará a quantidade de pessoas que entram e seus comentários e reclamações sobre os serviços. - Eu adoraria fazer isso, senhor. - Balbuciou - Mas eu não sei ler nem escrever! - Ah! Quanto eu sinto! Mas se é assim, já não poderá seguir trabalhando aqui. 
- Mas senhor, não pode me despedir, eu trabalhei nisto a minha vida  inteira, não sei fazer outra coisa. - Olhe, eu compreendo, mas não posso fazer nada pelo senhor. Vamos dar-lhe uma boa indenização e espero que encontre algo que fazer. Eu sinto muito e que tenha sorte. Sem mais nem menos, deu meia volta e foi embora. O porteiro sentiu como se o mundo desmoronasse. Que fazer? Lembrou que no prostíbulo, quando quebrava alguma cadeira ou mesa, ele a arrumava, com cuidado e carinho. Pensou que esta poderia ser uma boa ocupação até conseguir um emprego. Mas só contava com alguns pregos enferrujados e um alicate mal conservado. Usaria o dinheiro da indenização para comprar uma caixa de ferramentas completa. Como o povoado não tinha casa de ferragens, deveria viajar dois dias em uma mula para ir ao povoado mais próximo para realizar a compra. E assim o fez. 
No seu regresso, um vizinho bateu à sua porta: - Venho perguntar se você tem um martelo para me emprestar. - Sim, acabo de comprá-lo, mas eu preciso dele para trabalhar ... já que..   - Bom, mas eu o devolverei amanhã bem cedo.  - Se é assim, está bom. Na manhã seguinte, como havia prometido, o vizinho bateu à porta e disse: - Olha, eu ainda preciso do martelo. Porque você não o vende para mim? - Não, eu preciso dele para trabalhar e além do mais, a casa de ferragens  mais próxima está a dois dias de viagem sobre a mula. - Façamos um trato - disse o vizinho. Eu pagarei os dias de ida e volta  mais o preço do martelo, já que você está sem trabalho no momento. Que lhe parece? Realmente, isto lhe daria trabalho por mais dois dias.... aceitou. Voltou a montar na sua mula e viajou. 
No seu regresso, outro vizinho o  esperava na porta de sua casa. - Olá, vizinho. Você vendeu um martelo a nosso amigo. Eu necessito de algumas ferramentas, estou disposto a pagar-lhe seus dias de viagem,  mais um pequeno lucro para que você as compre para mim, pois não disponho de tempo para viajar para fazer compras. Que lhe parece? O ex-porteiro abriu sua caixa de ferramentas e seu vizinho escolheu um alicate, uma chave de fenda, um martelo e uma talhadeira. Pagou e foi embora.   E nosso amigo guardou as palavras que escutara: 'não disponho de tempo para viajar para fazer compras'. Se isto fosse certo, muita gente poderia necessitar que ele viajasse para trazer as ferramentas. Na viagem seguinte, arriscou um pouco mais de dinheiro trazendo mais ferramentas do que as que havia vendido. De fato, poderia economizar algum tempo em viagens. A notícia começou a  se espalhar pelo povoado e muitos, querendo economizar a viagem, faziam  encomendas. Agora, como vendedor de ferramentas, uma vez por semana viajava e trazia o que precisavam seus clientes. Com o tempo, alugou um galpão para estocar as ferramentas e alguns meses depois,  comprou uma vitrine e um balcão e transformou o galpão na primeira  loja de ferragens do povoado. 
Todos estavam contentes e compravam dele. Já não viajava, os fabricantes  lhe enviavam seus pedidos. Ele era um bom cliente. Com o tempo, as pessoas dos povoados vizinhos preferiam comprar na sua loja de ferragens, a ter de gastar dias em viagens. Um dia ele lembrou de um amigo seu que era torneiro e ferreiro e pensou que este poderia fabricar as cabeças dos martelos. E logo, por que não, as chaves de fendas, os alicates, as talhadeiras, etc ... E após foram os pregos e os parafusos... Em poucos anos, nosso amigo se  transformou, com seu trabalho, em um rico e próspero fabricante de ferramentas. Um dia decidiu doar uma escola ao povoado. Nela, além de ler e escrever,  as crianças aprenderiam algum ofício. No dia da inauguração da escola, o prefeito lhe entregou as chaves da cidade, o abraçou e lhe disse: - É com grande orgulho e gratidão que lhe pedimos que nos conceda a honra de colocar a sua assinatura na primeira página do livro de atas desta nova escola. - A honra seria minha - disse o homem. Seria a coisa que mais me daria prazer, assinar o livro, mas eu não sei ler nem escrever, sou  analfabeto. - O Senhor?!?! - Disse o prefeito sem acreditar. 
O senhor construiu um  império industrial sem saber ler nem escrever? Estou abismado.  Eu pergunto: - O que teria sido do senhor se soubesse ler e escrever? - Isso eu posso responder. - Disse o homem com calma. Se eu soubesse ler e escrever... ainda seria o  PORTEIRO DO PROSTÍBULO!!! Geralmente as mudanças são vistas como adversidades.  As adversidades podem  ser bênçãos. As crises estão cheias de oportunidades. Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas. Lembre-se da sabedoria da água: 'A água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna'. Que a sua vida seja cheia de vitórias, não importa se são grandes ou pequenas, o importante é comemorar cada uma delas. Quando você quiser saber o seu valor, procure pessoas capazes de entender seus medos e fracassos e, acima de tudo, reconhecer suas virtudes. Isso realmente é verídico, contado por um grande industrial chamado.........   Sr. Tramontina ...
A importância da rotina e registro (leitura de vários textos) divisão em grupos por área de conhecimento
Café
Partilha Cada grupo exporá o texto lido e a reflexão feita.
Filme A onda O filme A ONDA mostra a história de um jovem professor que recebe a incumbência de lecionar Autocracia, mas como sua vontade era a de ensinar Anarquia ele passa a utilizar métodos diferenciados que despertam grande interesse e curiosidade em seus alunos. Ao debater sobre a Autocracia é colocada em questão o Nazismo/Anarquia e daí advém grande parte da tônica do filme.
Até amanhã Não esqueça o curriculo da sua área de conhecimento

Contenu connexe

En vedette

Refletindo sobre a avaliação no contexto escolar
Refletindo sobre a avaliação no contexto escolarRefletindo sobre a avaliação no contexto escolar
Refletindo sobre a avaliação no contexto escolarBinatto
 
Desafios da coordenação sede2
Desafios da coordenação  sede2Desafios da coordenação  sede2
Desafios da coordenação sede2escolatranquilino
 
Slides da Orientação técnica filosofia
Slides da Orientação técnica filosofiaSlides da Orientação técnica filosofia
Slides da Orientação técnica filosofiaErica Frau
 
Reunião pedagógica
Reunião pedagógicaReunião pedagógica
Reunião pedagógicaguii1010
 
Planejamento 2013
Planejamento 2013Planejamento 2013
Planejamento 2013Karen Araki
 
ATPC 18 DE AGOSTO DE 2014 ENSINO FUNDAMENTAL
ATPC 18 DE AGOSTO DE 2014 ENSINO FUNDAMENTALATPC 18 DE AGOSTO DE 2014 ENSINO FUNDAMENTAL
ATPC 18 DE AGOSTO DE 2014 ENSINO FUNDAMENTALWilson Barbieri
 
Atpc 29 de setembro site
Atpc 29 de setembro  siteAtpc 29 de setembro  site
Atpc 29 de setembro siteWilson Barbieri
 
Atpc 20 de outubro wilson rose lia
Atpc 20 de outubro wilson  rose liaAtpc 20 de outubro wilson  rose lia
Atpc 20 de outubro wilson rose liaWilson Barbieri
 
Reunião de pais 2016 EMEF Profª Myrthes Pupo Negreiros
Reunião de pais 2016 EMEF Profª Myrthes Pupo NegreirosReunião de pais 2016 EMEF Profª Myrthes Pupo Negreiros
Reunião de pais 2016 EMEF Profª Myrthes Pupo Negreirosmyrthes
 
Orientação Técnica - Formação Pedagógica para PC do EFe EM
Orientação Técnica - Formação Pedagógica para PC do EFe EMOrientação Técnica - Formação Pedagógica para PC do EFe EM
Orientação Técnica - Formação Pedagógica para PC do EFe EMbetenitz
 
Ot pautas de atpc
Ot   pautas de atpcOt   pautas de atpc
Ot pautas de atpcErica Frau
 
Parte 3 projeto brincadeiras tradicionai sv preliminar 20032013sem imagens
Parte 3   projeto brincadeiras tradicionai sv preliminar 20032013sem imagensParte 3   projeto brincadeiras tradicionai sv preliminar 20032013sem imagens
Parte 3 projeto brincadeiras tradicionai sv preliminar 20032013sem imagensClaudia Ortolan Ortolan
 
Pauta planejamento 2012 1º
Pauta planejamento 2012     1ºPauta planejamento 2012     1º
Pauta planejamento 2012 1ºNethy Marques
 
Proposta de jornada pedagógica 2011
Proposta de jornada pedagógica 2011Proposta de jornada pedagógica 2011
Proposta de jornada pedagógica 2011Alfabeto Letramento
 

En vedette (20)

Refletindo sobre a avaliação no contexto escolar
Refletindo sobre a avaliação no contexto escolarRefletindo sobre a avaliação no contexto escolar
Refletindo sobre a avaliação no contexto escolar
 
Desafios da coordenação sede2
Desafios da coordenação  sede2Desafios da coordenação  sede2
Desafios da coordenação sede2
 
Slides da Orientação técnica filosofia
Slides da Orientação técnica filosofiaSlides da Orientação técnica filosofia
Slides da Orientação técnica filosofia
 
Reunião pedagógica
Reunião pedagógicaReunião pedagógica
Reunião pedagógica
 
Reunião de pais
Reunião de paisReunião de pais
Reunião de pais
 
Planejamento 2013
Planejamento 2013Planejamento 2013
Planejamento 2013
 
ATPC 18 DE AGOSTO DE 2014 ENSINO FUNDAMENTAL
ATPC 18 DE AGOSTO DE 2014 ENSINO FUNDAMENTALATPC 18 DE AGOSTO DE 2014 ENSINO FUNDAMENTAL
ATPC 18 DE AGOSTO DE 2014 ENSINO FUNDAMENTAL
 
Atpc 29 de setembro site
Atpc 29 de setembro  siteAtpc 29 de setembro  site
Atpc 29 de setembro site
 
Atpc 20 de outubro wilson rose lia
Atpc 20 de outubro wilson  rose liaAtpc 20 de outubro wilson  rose lia
Atpc 20 de outubro wilson rose lia
 
Reunião de pais 2016 EMEF Profª Myrthes Pupo Negreiros
Reunião de pais 2016 EMEF Profª Myrthes Pupo NegreirosReunião de pais 2016 EMEF Profª Myrthes Pupo Negreiros
Reunião de pais 2016 EMEF Profª Myrthes Pupo Negreiros
 
Edc Infantil - jan / 2016
Edc Infantil -  jan / 2016Edc Infantil -  jan / 2016
Edc Infantil - jan / 2016
 
Pauta 1
Pauta 1Pauta 1
Pauta 1
 
Reunião pedagógica
Reunião pedagógicaReunião pedagógica
Reunião pedagógica
 
Orientação Técnica - Formação Pedagógica para PC do EFe EM
Orientação Técnica - Formação Pedagógica para PC do EFe EMOrientação Técnica - Formação Pedagógica para PC do EFe EM
Orientação Técnica - Formação Pedagógica para PC do EFe EM
 
Ot pautas de atpc
Ot   pautas de atpcOt   pautas de atpc
Ot pautas de atpc
 
Parte 3 projeto brincadeiras tradicionai sv preliminar 20032013sem imagens
Parte 3   projeto brincadeiras tradicionai sv preliminar 20032013sem imagensParte 3   projeto brincadeiras tradicionai sv preliminar 20032013sem imagens
Parte 3 projeto brincadeiras tradicionai sv preliminar 20032013sem imagens
 
Pauta planejamento 2012 1º
Pauta planejamento 2012     1ºPauta planejamento 2012     1º
Pauta planejamento 2012 1º
 
Pauta da reunião
Pauta da reuniãoPauta da reunião
Pauta da reunião
 
Proposta de jornada pedagógica 2011
Proposta de jornada pedagógica 2011Proposta de jornada pedagógica 2011
Proposta de jornada pedagógica 2011
 
Deficiência visual capacitação 2011
Deficiência visual capacitação 2011Deficiência visual capacitação 2011
Deficiência visual capacitação 2011
 

Similaire à Planejamento 2011

O porteiro do prostibulo
O porteiro do prostibuloO porteiro do prostibulo
O porteiro do prostibuloJoão Lopes
 
Oporteirodoprostbulo
OporteirodoprostbuloOporteirodoprostbulo
Oporteirodoprostbulolealtran
 
Oportunidades
OportunidadesOportunidades
OportunidadesFer Nanda
 
Dicas de fotografia por Claudia Regina
Dicas de fotografia por Claudia ReginaDicas de fotografia por Claudia Regina
Dicas de fotografia por Claudia ReginaElizabeth Fantauzzi
 
Leitura dinâmica e memorização técnicas e aplicação
Leitura dinâmica e memorização técnicas e aplicaçãoLeitura dinâmica e memorização técnicas e aplicação
Leitura dinâmica e memorização técnicas e aplicaçãoRodrigo Cisco
 
Professora sim, tia não paulo freire
Professora sim, tia não  paulo freireProfessora sim, tia não  paulo freire
Professora sim, tia não paulo freireJefferson Eckelberg
 
PROVA PAS UEM/2009
PROVA PAS UEM/2009PROVA PAS UEM/2009
PROVA PAS UEM/2009MARCIAMP
 
O lapis
O lapisO lapis
O lapisjv26
 
Fazendo contas
Fazendo contasFazendo contas
Fazendo contasmodellnx
 

Similaire à Planejamento 2011 (17)

O porteiro do prostibulo
O porteiro do prostibuloO porteiro do prostibulo
O porteiro do prostibulo
 
Oporteirodoprostbulo
OporteirodoprostbuloOporteirodoprostbulo
Oporteirodoprostbulo
 
O porteiro do prostibulo
O porteiro do prostibuloO porteiro do prostibulo
O porteiro do prostibulo
 
O porteiro do prostíbulo
O porteiro do prostíbuloO porteiro do prostíbulo
O porteiro do prostíbulo
 
Oportunidades
OportunidadesOportunidades
Oportunidades
 
Contratação Imediata
Contratação ImediataContratação Imediata
Contratação Imediata
 
Desig web design 2
Desig web design 2Desig web design 2
Desig web design 2
 
Apostila passo a passo
Apostila passo a passoApostila passo a passo
Apostila passo a passo
 
Dicas de fotografia por Claudia Regina
Dicas de fotografia por Claudia ReginaDicas de fotografia por Claudia Regina
Dicas de fotografia por Claudia Regina
 
Leitura dinâmica e memorização técnicas e aplicação
Leitura dinâmica e memorização técnicas e aplicaçãoLeitura dinâmica e memorização técnicas e aplicação
Leitura dinâmica e memorização técnicas e aplicação
 
Professora sim, tia_nao
Professora sim, tia_naoProfessora sim, tia_nao
Professora sim, tia_nao
 
Professora sim tia nao
Professora sim tia naoProfessora sim tia nao
Professora sim tia nao
 
Professora sim, tia não paulo freire
Professora sim, tia não  paulo freireProfessora sim, tia não  paulo freire
Professora sim, tia não paulo freire
 
Paulo freire10
Paulo freire10Paulo freire10
Paulo freire10
 
PROVA PAS UEM/2009
PROVA PAS UEM/2009PROVA PAS UEM/2009
PROVA PAS UEM/2009
 
O lapis
O lapisO lapis
O lapis
 
Fazendo contas
Fazendo contasFazendo contas
Fazendo contas
 

Plus de Andrea Cortelazzi

Plus de Andrea Cortelazzi (20)

Webpalestra avaliação multidisciplinar_dificuldades_de_aprendizagem
Webpalestra avaliação multidisciplinar_dificuldades_de_aprendizagemWebpalestra avaliação multidisciplinar_dificuldades_de_aprendizagem
Webpalestra avaliação multidisciplinar_dificuldades_de_aprendizagem
 
Conceitos estruturantes da genética
Conceitos estruturantes da genéticaConceitos estruturantes da genética
Conceitos estruturantes da genética
 
As bases da hereditariedade
As bases da hereditariedadeAs bases da hereditariedade
As bases da hereditariedade
 
Apoio 3
Apoio 3Apoio 3
Apoio 3
 
Crítica de arte
Crítica de arteCrítica de arte
Crítica de arte
 
Critica
CriticaCritica
Critica
 
Apostilapedagogica2012
Apostilapedagogica2012Apostilapedagogica2012
Apostilapedagogica2012
 
Apostilalegislacao2012
Apostilalegislacao2012Apostilalegislacao2012
Apostilalegislacao2012
 
Apostilapedagogica
ApostilapedagogicaApostilapedagogica
Apostilapedagogica
 
Conselho final
Conselho finalConselho final
Conselho final
 
Pre conselho
Pre conselhoPre conselho
Pre conselho
 
Palestras
PalestrasPalestras
Palestras
 
Semana de prevenção atividades dos alunos
Semana de prevenção   atividades dos alunosSemana de prevenção   atividades dos alunos
Semana de prevenção atividades dos alunos
 
Semana de prevenção palestras 6ª serie
Semana de prevenção   palestras 6ª serieSemana de prevenção   palestras 6ª serie
Semana de prevenção palestras 6ª serie
 
Semana de prevenção em para cii
Semana de prevenção em para ciiSemana de prevenção em para cii
Semana de prevenção em para cii
 
Semana de prevenção palestras 5ª series
Semana de prevenção   palestras 5ª seriesSemana de prevenção   palestras 5ª series
Semana de prevenção palestras 5ª series
 
Confraternização
ConfraternizaçãoConfraternização
Confraternização
 
Ação do dia das crianças
Ação do dia das criançasAção do dia das crianças
Ação do dia das crianças
 
VISITA A OSESP - 2º SEMESTRE
VISITA A OSESP - 2º SEMESTREVISITA A OSESP - 2º SEMESTRE
VISITA A OSESP - 2º SEMESTRE
 
Joaquim gonçalves
Joaquim gonçalvesJoaquim gonçalves
Joaquim gonçalves
 

Planejamento 2011

  • 1. PLANEJAMENTO 2011ENSINO MÉDIO EE JOAQUIM GONÇALVES FERREIRA DA SILVA
  • 3. PAUTA 08 DE FEVEREIRO 17h00 - Recepção e entrega do material de apoio para as atividades (textos, kits de canetas, agenda, cd e dvd de material) 17h15 - Apresentação grupo gestor e docente 17h30 - dimensão do Planejamento Escolar (por que, para que e para quem) 18h00 - Texto para leitura - O porteiro do prostíbulo 18h15 - A importância da rotina e registro (leitura de vários textos) divisão em grupos por área de conhecimento 19h00 - Café 19h15 - Partilha 19h45 – Filme A Onda – The Wave 22h00 - término
  • 4. - dimensão do Planejamento Escolar (por que, para que e para quem) "O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes" - PETER DRUCKER Sabemos, pelo conceito de planejamento, que ele visa a racionalizar as atividades do professor e do aluno. Isto quer dizer, em outras palavras que o planejamento visa a:assegurar um ensino efetivo e econômico;conduzir os alunos ao alcance dos objetivos; everificar a marcha do processo educativo, possibilitando ao professor avaliação constante do processo e permitindo, igualmente, a tomada de decisões com vistas ao ajustamento do processo.Pelo significativo apoio que o planejamento empresta à atividade do professor e dos alunos, é considerado etapa obrigatória de todo o trabalho docente. Tende a prevenir as vacilações do professor, oferecendo maior segurança na consecução dos objetivos previstos, bem como na verificação da qualidade e quantidade do ensino que está sendo orientado.
  • 5. O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.
  • 6. OBJETIVOS INSTRUCIONAIS Para que vou ensinar? OBJETIVOS INSTRUCIONAISO que vou ensinar? CONTEÚDOS INSTRUCIONAISComo vou ensinar: ESTRATÉGIAS (procedimentos, meios e eventos instrucionais).Como vou saber se os alunos aprenderam? AVALIAÇÃO
  • 7. Qualidades gerais do planejamento - Continuidade (seguimento, processo continuado) - Flexibilidade (capacidade de adaptar-se a situações novas) - Inclusividade (condições de solucionar os problemas que descreve por inteiro) - Objetividade (descrição da realidade tal como é e não como se julga que seja) - Operacionalidade (capacidade de operação e execução, viável) - Orientação (apresentação clara de diretrizes de ação) - Responsabilização (determinação de responsabilidades, quem fará o que)
  • 8. O Porteiro do Prostíbulo Não havia no povoado pior ofício do que 'porteiro do prostíbulo'. Mas que outra coisa poderia fazer aquele homem? O fato é que nunca tinha aprendido a ler nem escrever, não tinha nenhuma outra atividade ou ofício. Um dia, entrou como gerente do prostíbulo um jovem cheio de ideias,  criativo e empreendedor, que decidiu modernizar o estabelecimento. Fez mudanças e chamou os funcionários para as novas instruções. Ao porteiro disse: - A partir de hoje, o senhor, além de ficar na portaria, vai preparar um relatório semanal onde registrará a quantidade de pessoas que entram e seus comentários e reclamações sobre os serviços. - Eu adoraria fazer isso, senhor. - Balbuciou - Mas eu não sei ler nem escrever! - Ah! Quanto eu sinto! Mas se é assim, já não poderá seguir trabalhando aqui. 
  • 9. - Mas senhor, não pode me despedir, eu trabalhei nisto a minha vida  inteira, não sei fazer outra coisa. - Olhe, eu compreendo, mas não posso fazer nada pelo senhor. Vamos dar-lhe uma boa indenização e espero que encontre algo que fazer. Eu sinto muito e que tenha sorte. Sem mais nem menos, deu meia volta e foi embora. O porteiro sentiu como se o mundo desmoronasse. Que fazer? Lembrou que no prostíbulo, quando quebrava alguma cadeira ou mesa, ele a arrumava, com cuidado e carinho. Pensou que esta poderia ser uma boa ocupação até conseguir um emprego. Mas só contava com alguns pregos enferrujados e um alicate mal conservado. Usaria o dinheiro da indenização para comprar uma caixa de ferramentas completa. Como o povoado não tinha casa de ferragens, deveria viajar dois dias em uma mula para ir ao povoado mais próximo para realizar a compra. E assim o fez. 
  • 10. No seu regresso, um vizinho bateu à sua porta: - Venho perguntar se você tem um martelo para me emprestar. - Sim, acabo de comprá-lo, mas eu preciso dele para trabalhar ... já que..   - Bom, mas eu o devolverei amanhã bem cedo.  - Se é assim, está bom. Na manhã seguinte, como havia prometido, o vizinho bateu à porta e disse: - Olha, eu ainda preciso do martelo. Porque você não o vende para mim? - Não, eu preciso dele para trabalhar e além do mais, a casa de ferragens  mais próxima está a dois dias de viagem sobre a mula. - Façamos um trato - disse o vizinho. Eu pagarei os dias de ida e volta  mais o preço do martelo, já que você está sem trabalho no momento. Que lhe parece? Realmente, isto lhe daria trabalho por mais dois dias.... aceitou. Voltou a montar na sua mula e viajou. 
  • 11. No seu regresso, outro vizinho o  esperava na porta de sua casa. - Olá, vizinho. Você vendeu um martelo a nosso amigo. Eu necessito de algumas ferramentas, estou disposto a pagar-lhe seus dias de viagem,  mais um pequeno lucro para que você as compre para mim, pois não disponho de tempo para viajar para fazer compras. Que lhe parece? O ex-porteiro abriu sua caixa de ferramentas e seu vizinho escolheu um alicate, uma chave de fenda, um martelo e uma talhadeira. Pagou e foi embora.   E nosso amigo guardou as palavras que escutara: 'não disponho de tempo para viajar para fazer compras'. Se isto fosse certo, muita gente poderia necessitar que ele viajasse para trazer as ferramentas. Na viagem seguinte, arriscou um pouco mais de dinheiro trazendo mais ferramentas do que as que havia vendido. De fato, poderia economizar algum tempo em viagens. A notícia começou a  se espalhar pelo povoado e muitos, querendo economizar a viagem, faziam  encomendas. Agora, como vendedor de ferramentas, uma vez por semana viajava e trazia o que precisavam seus clientes. Com o tempo, alugou um galpão para estocar as ferramentas e alguns meses depois,  comprou uma vitrine e um balcão e transformou o galpão na primeira  loja de ferragens do povoado. 
  • 12. Todos estavam contentes e compravam dele. Já não viajava, os fabricantes  lhe enviavam seus pedidos. Ele era um bom cliente. Com o tempo, as pessoas dos povoados vizinhos preferiam comprar na sua loja de ferragens, a ter de gastar dias em viagens. Um dia ele lembrou de um amigo seu que era torneiro e ferreiro e pensou que este poderia fabricar as cabeças dos martelos. E logo, por que não, as chaves de fendas, os alicates, as talhadeiras, etc ... E após foram os pregos e os parafusos... Em poucos anos, nosso amigo se  transformou, com seu trabalho, em um rico e próspero fabricante de ferramentas. Um dia decidiu doar uma escola ao povoado. Nela, além de ler e escrever,  as crianças aprenderiam algum ofício. No dia da inauguração da escola, o prefeito lhe entregou as chaves da cidade, o abraçou e lhe disse: - É com grande orgulho e gratidão que lhe pedimos que nos conceda a honra de colocar a sua assinatura na primeira página do livro de atas desta nova escola. - A honra seria minha - disse o homem. Seria a coisa que mais me daria prazer, assinar o livro, mas eu não sei ler nem escrever, sou  analfabeto. - O Senhor?!?! - Disse o prefeito sem acreditar. 
  • 13. O senhor construiu um  império industrial sem saber ler nem escrever? Estou abismado.  Eu pergunto: - O que teria sido do senhor se soubesse ler e escrever? - Isso eu posso responder. - Disse o homem com calma. Se eu soubesse ler e escrever... ainda seria o PORTEIRO DO PROSTÍBULO!!! Geralmente as mudanças são vistas como adversidades.  As adversidades podem  ser bênçãos. As crises estão cheias de oportunidades. Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas. Lembre-se da sabedoria da água: 'A água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna'. Que a sua vida seja cheia de vitórias, não importa se são grandes ou pequenas, o importante é comemorar cada uma delas. Quando você quiser saber o seu valor, procure pessoas capazes de entender seus medos e fracassos e, acima de tudo, reconhecer suas virtudes. Isso realmente é verídico, contado por um grande industrial chamado.........   Sr. Tramontina ...
  • 14. A importância da rotina e registro (leitura de vários textos) divisão em grupos por área de conhecimento
  • 15. Café
  • 16. Partilha Cada grupo exporá o texto lido e a reflexão feita.
  • 17. Filme A onda O filme A ONDA mostra a história de um jovem professor que recebe a incumbência de lecionar Autocracia, mas como sua vontade era a de ensinar Anarquia ele passa a utilizar métodos diferenciados que despertam grande interesse e curiosidade em seus alunos. Ao debater sobre a Autocracia é colocada em questão o Nazismo/Anarquia e daí advém grande parte da tônica do filme.
  • 18. Até amanhã Não esqueça o curriculo da sua área de conhecimento