SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  33
Sobre Educação Aperte “enter” para continuar
Outro dia, folheando a revista Veja num consultório médico, li uma reportagem bastante interessante que mostrava, com estatísticas, que as crianças de origem asiática, que vivem no Brasil, apresentam um desempenho escolar superior ao dos estudantes brasileiros.
O texto explicava que, nas classes onde elas são maioria, o silêncio e a atenção são uma constante. Ouve-se claramente  a voz do professor explicando a matéria.
Dizia também que essas crianças dedicam  nove  horas diárias ao estudo (cinco na escola e quatro em casa) enquanto que as nossas, apenas  cinco  (as da escola)
Quando chegam em casa, essas crianças  pegam seus cadernos, livros e  estudam . Fazem os deveres de casa que o professor passa, lêem, treinam equações matemáticas etc.
Enquanto os brasileirinhos, em sua  maioria, vagueiam pelas ruas empinando pipa ou jogando bola
Com isso, os asiáticos do nosso país estão conseguindo os melhores postos de trabalho (que são justamente aqueles que exigem maior qualificação e preparo)
Em empresas com ótima remuneração,assistência médico-hospitalar e condições de ascensão profissional
E tudo isso me fez lembrar de uma menina brasileira que morava no Japão e veio visitar os parentes que ficaram aqui. A tia dela era Orientadora na escola onde lecionávamos.
Certo dia estávamos em nossas classes, tentando dar aula e explicar a matéria para  os alunos  que, como sempre, só conversavam e brincavam de costas para a lousa...
enquanto  isso, a  tia , nossa orientadora, vagava com a garota pelos corredores da escola, procurando uma classe  mais calma, onde a sobrinha pudesse ficar resolvendo as questões de uma provinha de terceira série que ela (tia) havia preparado, para verificar o aproveitamento e a adaptação da menina na escola japonesa.
Mas a menina ficou aterrorizada com a gritaria dos nossos alunos e preferiu resolver a prova na Biblioteca, alegando que não conseguiria concentrar-se com aquela bagunça ...
Perguntamos então o que acontecia, na escola dela, com os alunos que só queriam brincar, não estudavam e não respeitavam o professor em sala de aula
Ela disse que eles eram  castigados
Perguntamos então qual era o tal castigo. E sabem o que ela respondeu????
Que não sabia, porque na classe dela  nunca havia visto um aluno conversar durante as explicações ou desrespeitar seu  professor....
Perceberam a diferença?
Nas escolas públicas de São Paulo, as salas de aula são superlotadas,  com até 45 alunos por classe . Para esse auditório, o professor  tem que ensinar:  -o conteúdo das disciplinas (Matemática, Português História, Geografia, Ciências) + cidadania+ valores + educação sexual + higiene +saúde + ética + pluralidade cultural. Deverá também funcionar como psicólogo, assistente social, orientador educacional e orientador pedagógico,  desempenhando também todos os deveres familiares que a sociedade resolver  transferir para a escola.
Nossos alunos dizem que as aulas são chatas e alegam que não gostam de ler que ler não é divertido.... que jogar bola e empinar pipa é melhor... E todos logo gritam em coro: - Culpa dos professores que não dão uma aula divertida e atraente para as crianças
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo  surge em cena alegando que o aluno que temos é assim mesmo e que os professores precisam aprender a ensinar... Rotula o magistério oficial como “professores nota zero”
O que eles querem esconder é que temos em classe crianças ( filhos de eleitores) que recebem o livro didático, cadernos e até mochilas mas “esquecem” em casa para ficar brincando durante a aula... Crianças que não fazem lição de casa, não estudam e nem sequer prestam atenção as explicações do professor em classe.
Para agradar os pais eleitores, a Secretaria da Educação encaminha os professores para cursos de “ capacitação ”, alegando que eles não têm mais  capacidade  para ensinar. Contratam firmas  para dar esses cursos que segundo eles, tem o poder de transformar  “profissionais  despreparados”  em professores criativos,  prontos para  dar uma aula eficaz, envolvente, estimulante  e,  ao mesmo tempo, divertida , capaz de fazer  com que os alunos gostem mais da escola do que das partidas de futebol, mais de leitura do que  dos jogos no computador....
É claro que esse discurso de responsabilizar o professor e varrer a sujeira pra baixo do tapete não vai levar a  Educação a lugar nenhum. Mas serve perfeitamente para justificar,  junto a opinião pública, os baixos salários pagos aos profissionais do estado que mais arrecada impostos no país.
Imagine que você está doente, vai ao médico e ele prescreve determinado remédio Você não  toma o medicamento, não faz a sua parte e culpa o médico por não melhorar,.. Assim acontece nas escolas públicas paulistas: o professor ensina e os alunos não prestam atenção, não estudam, não fazem os deveres de casa , como nossos amiguinhos asiáticos Daí vem o governo e culpa  o professor   pelo mau desempenho dos  “estudantes”
Para  justificar mais uma vez a falta de reajustes e os baixos salários em SP o governo implantou um sistema de avaliação
Os professores recebem um bônus por produtividade,  uma vez por ano, se os alunos estudarem se os alunos não faltarem; se os alunos não se evadirem; se os alunos ... E, como o aluno não quer saber de nada, estamos  sem reajustes desde que o PSDB começou a governar (uns11 anos)  .
Daí vemos o governador na TV dizendo que pagou seis mil reais de bônus aos professores. Só que se isso fosse averiguado direitinho, a verdade seria descoberta. Para se ter uma idéia, tem escolas onde  nenhum  professor  recebeu bonificação porque...
houve evasão, porque o aproveitamento dos alunos não se alterou E assim por diante!
Sem contar que, nesse sistema de bonificação por produtividade, os aposentados,  por não terem mais alunos , são castigados e estão sem reajuste há anos (desde que o governo de SP  passou a avaliar  professores  pelo desempenho dos  alunos ...)
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
A verdade é que o educador deixou de ser  modelo para os jovens: ganhamos mal, nos vestimos mal e somos alvo constante da crítica social . Hoje, modelo para os jovens, são os milionários jogadores de futebol, pagodeiros e outros mais que prefiro nem relacionar aqui...
Vamos combinar, não dá para falar em  Educação de Qualidade  enquanto o profissional da educação for  sistematicamente desvalorizado , tratado  pelo governo, pelas famílias e pela mídia em geral como um inimigo público, um vagabundo etc. Nessas condições , que aluno vai querer ouvir o que uma pessoa  assim tem a dizer?
Pedimos a todos que repassem esta mensagem para sua lista de contatos. Não temos voz na mídia e precisamos da internet para que a população saiba o que acontece nas escolas de SP.

Contenu connexe

Tendances

A imagem do professor brasileiro
A imagem do professor brasileiroA imagem do professor brasileiro
A imagem do professor brasileiroAndrea Cortelazzi
 
Professores Autor Desconhecido
Professores Autor DesconhecidoProfessores Autor Desconhecido
Professores Autor DesconhecidoMeri RochaLeite
 
Professores educação alunos_asiáticos
Professores educação alunos_asiáticosProfessores educação alunos_asiáticos
Professores educação alunos_asiáticosNewton C Braga
 
Apresentação breno congresso somar 2010
Apresentação  breno congresso somar 2010Apresentação  breno congresso somar 2010
Apresentação breno congresso somar 2010somarrecife
 
Redações 7ªs séries - Guerino - 2009
Redações 7ªs séries - Guerino - 2009Redações 7ªs séries - Guerino - 2009
Redações 7ªs séries - Guerino - 2009Iva Pavan
 
Tarefa da gincana poesia para a escola
Tarefa da gincana poesia para a escolaTarefa da gincana poesia para a escola
Tarefa da gincana poesia para a escolaEstado do RS
 
Livro finalistas 1
Livro finalistas 1Livro finalistas 1
Livro finalistas 1Amillima
 
História 2º bimestre - semana 1
História   2º bimestre - semana 1História   2º bimestre - semana 1
História 2º bimestre - semana 1dicasdubr
 
Carta aberta ao Senhor Presidente da República Portuguesa
Carta aberta ao Senhor Presidente da República PortuguesaCarta aberta ao Senhor Presidente da República Portuguesa
Carta aberta ao Senhor Presidente da República PortuguesaMoriae
 
História atividade 01
História atividade 01História atividade 01
História atividade 01dicasdubr
 
Faculdade%20 nossa%20cidade%20copia%20%282%29
Faculdade%20 nossa%20cidade%20copia%20%282%29Faculdade%20 nossa%20cidade%20copia%20%282%29
Faculdade%20 nossa%20cidade%20copia%20%282%29Roberto Oliveira
 

Tendances (18)

Leiam ! ! !
 Leiam ! ! ! Leiam ! ! !
Leiam ! ! !
 
Leiam ! ! !
Leiam ! ! !Leiam ! ! !
Leiam ! ! !
 
Professores
ProfessoresProfessores
Professores
 
A imagem do professor brasileiro
A imagem do professor brasileiroA imagem do professor brasileiro
A imagem do professor brasileiro
 
Professor
ProfessorProfessor
Professor
 
Professores Autor Desconhecido
Professores Autor DesconhecidoProfessores Autor Desconhecido
Professores Autor Desconhecido
 
Professores educação alunos_asiáticos
Professores educação alunos_asiáticosProfessores educação alunos_asiáticos
Professores educação alunos_asiáticos
 
Apresentação breno congresso somar 2010
Apresentação  breno congresso somar 2010Apresentação  breno congresso somar 2010
Apresentação breno congresso somar 2010
 
Redações 7ªs séries - Guerino - 2009
Redações 7ªs séries - Guerino - 2009Redações 7ªs séries - Guerino - 2009
Redações 7ªs séries - Guerino - 2009
 
Tarefa da gincana poesia para a escola
Tarefa da gincana poesia para a escolaTarefa da gincana poesia para a escola
Tarefa da gincana poesia para a escola
 
Redação - Trabalho
Redação - TrabalhoRedação - Trabalho
Redação - Trabalho
 
Projeto: Entrevista
Projeto: EntrevistaProjeto: Entrevista
Projeto: Entrevista
 
Cursotecnologiaecidadaniaaugusta2011
Cursotecnologiaecidadaniaaugusta2011Cursotecnologiaecidadaniaaugusta2011
Cursotecnologiaecidadaniaaugusta2011
 
Livro finalistas 1
Livro finalistas 1Livro finalistas 1
Livro finalistas 1
 
História 2º bimestre - semana 1
História   2º bimestre - semana 1História   2º bimestre - semana 1
História 2º bimestre - semana 1
 
Carta aberta ao Senhor Presidente da República Portuguesa
Carta aberta ao Senhor Presidente da República PortuguesaCarta aberta ao Senhor Presidente da República Portuguesa
Carta aberta ao Senhor Presidente da República Portuguesa
 
História atividade 01
História atividade 01História atividade 01
História atividade 01
 
Faculdade%20 nossa%20cidade%20copia%20%282%29
Faculdade%20 nossa%20cidade%20copia%20%282%29Faculdade%20 nossa%20cidade%20copia%20%282%29
Faculdade%20 nossa%20cidade%20copia%20%282%29
 

En vedette

Wikis, sindicacion RSS y Podcast
Wikis, sindicacion RSS y PodcastWikis, sindicacion RSS y Podcast
Wikis, sindicacion RSS y PodcastZztalin
 
Roteirodeaula midias sociais.doc
Roteirodeaula midias sociais.docRoteirodeaula midias sociais.doc
Roteirodeaula midias sociais.docCarlos Melo
 
informe unidad 5 -Metodos de ordenamiento-
informe unidad 5 -Metodos de ordenamiento- informe unidad 5 -Metodos de ordenamiento-
informe unidad 5 -Metodos de ordenamiento- Eliu Osseas Puc Puc
 
Proyectodeaula magalys camargo y fredis mendoza
Proyectodeaula magalys camargo y fredis mendozaProyectodeaula magalys camargo y fredis mendoza
Proyectodeaula magalys camargo y fredis mendozamagalyscamargo
 
Utilizando Calc.
Utilizando Calc.Utilizando Calc.
Utilizando Calc.dunialuz
 
Terapia xénica presentación
Terapia xénica presentaciónTerapia xénica presentación
Terapia xénica presentaciónofiadeirodalingua
 
Diapositivas unidad 5 -metodos de ordenamiento-
Diapositivas unidad 5 -metodos de ordenamiento-Diapositivas unidad 5 -metodos de ordenamiento-
Diapositivas unidad 5 -metodos de ordenamiento-Eliu Osseas Puc Puc
 
Dia positivas paco
Dia positivas   pacoDia positivas   paco
Dia positivas pacoPaquir95
 
Mapas mentales(1)
Mapas mentales(1)Mapas mentales(1)
Mapas mentales(1)rosita369
 
Guía autodefensa ante encierros
Guía autodefensa ante encierros Guía autodefensa ante encierros
Guía autodefensa ante encierros anneblu
 
Holistic Health Dr. Shriniwas Kashalikar
Holistic Health Dr. Shriniwas KashalikarHolistic Health Dr. Shriniwas Kashalikar
Holistic Health Dr. Shriniwas Kashalikarbmkandalkar
 
Carnavalul De La Rio 2010 [1]
Carnavalul De La Rio 2010 [1]Carnavalul De La Rio 2010 [1]
Carnavalul De La Rio 2010 [1]Viorica Munteanu
 
Ankur (Bestseller Marathi Poetry) Dr. Shriiwas Kashalikar
Ankur (Bestseller Marathi Poetry) Dr. Shriiwas KashalikarAnkur (Bestseller Marathi Poetry) Dr. Shriiwas Kashalikar
Ankur (Bestseller Marathi Poetry) Dr. Shriiwas Kashalikarbmkandalkar
 
Sampurna Arogyasathi Namasmarn Marathi Bestseller Dr. Shriniwas Kashalikar
Sampurna Arogyasathi Namasmarn Marathi Bestseller Dr. Shriniwas KashalikarSampurna Arogyasathi Namasmarn Marathi Bestseller Dr. Shriniwas Kashalikar
Sampurna Arogyasathi Namasmarn Marathi Bestseller Dr. Shriniwas Kashalikarbmkandalkar
 

En vedette (20)

Wikis, sindicacion RSS y Podcast
Wikis, sindicacion RSS y PodcastWikis, sindicacion RSS y Podcast
Wikis, sindicacion RSS y Podcast
 
Roteirodeaula midias sociais.doc
Roteirodeaula midias sociais.docRoteirodeaula midias sociais.doc
Roteirodeaula midias sociais.doc
 
Consu
ConsuConsu
Consu
 
informe unidad 5 -Metodos de ordenamiento-
informe unidad 5 -Metodos de ordenamiento- informe unidad 5 -Metodos de ordenamiento-
informe unidad 5 -Metodos de ordenamiento-
 
Proyectodeaula magalys camargo y fredis mendoza
Proyectodeaula magalys camargo y fredis mendozaProyectodeaula magalys camargo y fredis mendoza
Proyectodeaula magalys camargo y fredis mendoza
 
Utilizando Calc.
Utilizando Calc.Utilizando Calc.
Utilizando Calc.
 
Terapia xénica presentación
Terapia xénica presentaciónTerapia xénica presentación
Terapia xénica presentación
 
Diapositivas unidad 5 -metodos de ordenamiento-
Diapositivas unidad 5 -metodos de ordenamiento-Diapositivas unidad 5 -metodos de ordenamiento-
Diapositivas unidad 5 -metodos de ordenamiento-
 
Mapas mentales
Mapas mentalesMapas mentales
Mapas mentales
 
Practica11
Practica11Practica11
Practica11
 
Dia positivas paco
Dia positivas   pacoDia positivas   paco
Dia positivas paco
 
PDFView
PDFViewPDFView
PDFView
 
Mapas mentales(1)
Mapas mentales(1)Mapas mentales(1)
Mapas mentales(1)
 
Shell script
Shell scriptShell script
Shell script
 
Apomex
ApomexApomex
Apomex
 
Guía autodefensa ante encierros
Guía autodefensa ante encierros Guía autodefensa ante encierros
Guía autodefensa ante encierros
 
Holistic Health Dr. Shriniwas Kashalikar
Holistic Health Dr. Shriniwas KashalikarHolistic Health Dr. Shriniwas Kashalikar
Holistic Health Dr. Shriniwas Kashalikar
 
Carnavalul De La Rio 2010 [1]
Carnavalul De La Rio 2010 [1]Carnavalul De La Rio 2010 [1]
Carnavalul De La Rio 2010 [1]
 
Ankur (Bestseller Marathi Poetry) Dr. Shriiwas Kashalikar
Ankur (Bestseller Marathi Poetry) Dr. Shriiwas KashalikarAnkur (Bestseller Marathi Poetry) Dr. Shriiwas Kashalikar
Ankur (Bestseller Marathi Poetry) Dr. Shriiwas Kashalikar
 
Sampurna Arogyasathi Namasmarn Marathi Bestseller Dr. Shriniwas Kashalikar
Sampurna Arogyasathi Namasmarn Marathi Bestseller Dr. Shriniwas KashalikarSampurna Arogyasathi Namasmarn Marathi Bestseller Dr. Shriniwas Kashalikar
Sampurna Arogyasathi Namasmarn Marathi Bestseller Dr. Shriniwas Kashalikar
 

Similaire à Não se deixe enganar

Aula 01 inter. de texto
Aula 01  inter. de textoAula 01  inter. de texto
Aula 01 inter. de textokleber lima
 
A indisciplina na sala de aula
A indisciplina na sala de aulaA indisciplina na sala de aula
A indisciplina na sala de aulaCida Queirós
 
Dias, simone trevizan. a importância do lúdico. campinas, unicamp (2006).
Dias, simone trevizan. a importância do lúdico. campinas, unicamp (2006).Dias, simone trevizan. a importância do lúdico. campinas, unicamp (2006).
Dias, simone trevizan. a importância do lúdico. campinas, unicamp (2006).oficinadeaprendizagemace
 
2050 ano do exterminio dos professores
2050 ano do exterminio dos professores2050 ano do exterminio dos professores
2050 ano do exterminio dos professorespietra bravo
 
Portfolio rejane silva
Portfolio rejane silvaPortfolio rejane silva
Portfolio rejane silvafamiliaestagio
 
Pnaic caderno 1_inclusão
Pnaic caderno 1_inclusãoPnaic caderno 1_inclusão
Pnaic caderno 1_inclusãoClaudio Pessoa
 
Portfólio de aprendizagem
Portfólio de aprendizagemPortfólio de aprendizagem
Portfólio de aprendizagemviviprof
 
Portfólio
PortfólioPortfólio
Portfólioviviprof
 
Análise da música estudo errado
Análise da música estudo erradoAnálise da música estudo errado
Análise da música estudo erradoWany Goes Dias
 
Análise da música estudo errado
Análise da música estudo erradoAnálise da música estudo errado
Análise da música estudo erradoWany Goes Dias
 
Como despertar-o-interesse-dos-alunos-pelas-aulas-em-apenas-3-passos
Como despertar-o-interesse-dos-alunos-pelas-aulas-em-apenas-3-passosComo despertar-o-interesse-dos-alunos-pelas-aulas-em-apenas-3-passos
Como despertar-o-interesse-dos-alunos-pelas-aulas-em-apenas-3-passosPlataforma Cultural
 
Como despertar-o-interesse-dos-alunos-pelas-aulas-em-apenas-3-passos
Como despertar-o-interesse-dos-alunos-pelas-aulas-em-apenas-3-passosComo despertar-o-interesse-dos-alunos-pelas-aulas-em-apenas-3-passos
Como despertar-o-interesse-dos-alunos-pelas-aulas-em-apenas-3-passosElita Medeiros
 

Similaire à Não se deixe enganar (18)

Professores
ProfessoresProfessores
Professores
 
Aula 01 inter. de texto
Aula 01  inter. de textoAula 01  inter. de texto
Aula 01 inter. de texto
 
A indisciplina na sala de aula
A indisciplina na sala de aulaA indisciplina na sala de aula
A indisciplina na sala de aula
 
Carta Ao O Globo
Carta Ao O GloboCarta Ao O Globo
Carta Ao O Globo
 
Portfólio tais
Portfólio taisPortfólio tais
Portfólio tais
 
Portfólio tais
Portfólio taisPortfólio tais
Portfólio tais
 
Dias, simone trevizan. a importância do lúdico. campinas, unicamp (2006).
Dias, simone trevizan. a importância do lúdico. campinas, unicamp (2006).Dias, simone trevizan. a importância do lúdico. campinas, unicamp (2006).
Dias, simone trevizan. a importância do lúdico. campinas, unicamp (2006).
 
2050 ano do exterminio dos professores
2050 ano do exterminio dos professores2050 ano do exterminio dos professores
2050 ano do exterminio dos professores
 
Portfolio rejane silva
Portfolio rejane silvaPortfolio rejane silva
Portfolio rejane silva
 
Pnaic caderno 1_inclusão
Pnaic caderno 1_inclusãoPnaic caderno 1_inclusão
Pnaic caderno 1_inclusão
 
Portfólio de aprendizagem
Portfólio de aprendizagemPortfólio de aprendizagem
Portfólio de aprendizagem
 
Portfólio
PortfólioPortfólio
Portfólio
 
[DireitoFacil.Net] - Sentença - "Professor: Herói"
[DireitoFacil.Net] - Sentença - "Professor: Herói"[DireitoFacil.Net] - Sentença - "Professor: Herói"
[DireitoFacil.Net] - Sentença - "Professor: Herói"
 
Análise da música estudo errado
Análise da música estudo erradoAnálise da música estudo errado
Análise da música estudo errado
 
Análise da música estudo errado
Análise da música estudo erradoAnálise da música estudo errado
Análise da música estudo errado
 
Como despertar-o-interesse-dos-alunos-pelas-aulas-em-apenas-3-passos
Como despertar-o-interesse-dos-alunos-pelas-aulas-em-apenas-3-passosComo despertar-o-interesse-dos-alunos-pelas-aulas-em-apenas-3-passos
Como despertar-o-interesse-dos-alunos-pelas-aulas-em-apenas-3-passos
 
Jornal Veríssimo - 1ª Edição
Jornal Veríssimo - 1ª EdiçãoJornal Veríssimo - 1ª Edição
Jornal Veríssimo - 1ª Edição
 
Como despertar-o-interesse-dos-alunos-pelas-aulas-em-apenas-3-passos
Como despertar-o-interesse-dos-alunos-pelas-aulas-em-apenas-3-passosComo despertar-o-interesse-dos-alunos-pelas-aulas-em-apenas-3-passos
Como despertar-o-interesse-dos-alunos-pelas-aulas-em-apenas-3-passos
 

Não se deixe enganar

  • 1. Sobre Educação Aperte “enter” para continuar
  • 2. Outro dia, folheando a revista Veja num consultório médico, li uma reportagem bastante interessante que mostrava, com estatísticas, que as crianças de origem asiática, que vivem no Brasil, apresentam um desempenho escolar superior ao dos estudantes brasileiros.
  • 3. O texto explicava que, nas classes onde elas são maioria, o silêncio e a atenção são uma constante. Ouve-se claramente a voz do professor explicando a matéria.
  • 4. Dizia também que essas crianças dedicam nove horas diárias ao estudo (cinco na escola e quatro em casa) enquanto que as nossas, apenas cinco (as da escola)
  • 5. Quando chegam em casa, essas crianças pegam seus cadernos, livros e estudam . Fazem os deveres de casa que o professor passa, lêem, treinam equações matemáticas etc.
  • 6. Enquanto os brasileirinhos, em sua maioria, vagueiam pelas ruas empinando pipa ou jogando bola
  • 7. Com isso, os asiáticos do nosso país estão conseguindo os melhores postos de trabalho (que são justamente aqueles que exigem maior qualificação e preparo)
  • 8. Em empresas com ótima remuneração,assistência médico-hospitalar e condições de ascensão profissional
  • 9. E tudo isso me fez lembrar de uma menina brasileira que morava no Japão e veio visitar os parentes que ficaram aqui. A tia dela era Orientadora na escola onde lecionávamos.
  • 10. Certo dia estávamos em nossas classes, tentando dar aula e explicar a matéria para os alunos que, como sempre, só conversavam e brincavam de costas para a lousa...
  • 11. enquanto isso, a tia , nossa orientadora, vagava com a garota pelos corredores da escola, procurando uma classe mais calma, onde a sobrinha pudesse ficar resolvendo as questões de uma provinha de terceira série que ela (tia) havia preparado, para verificar o aproveitamento e a adaptação da menina na escola japonesa.
  • 12. Mas a menina ficou aterrorizada com a gritaria dos nossos alunos e preferiu resolver a prova na Biblioteca, alegando que não conseguiria concentrar-se com aquela bagunça ...
  • 13. Perguntamos então o que acontecia, na escola dela, com os alunos que só queriam brincar, não estudavam e não respeitavam o professor em sala de aula
  • 14. Ela disse que eles eram castigados
  • 15. Perguntamos então qual era o tal castigo. E sabem o que ela respondeu????
  • 16. Que não sabia, porque na classe dela nunca havia visto um aluno conversar durante as explicações ou desrespeitar seu professor....
  • 18. Nas escolas públicas de São Paulo, as salas de aula são superlotadas, com até 45 alunos por classe . Para esse auditório, o professor tem que ensinar: -o conteúdo das disciplinas (Matemática, Português História, Geografia, Ciências) + cidadania+ valores + educação sexual + higiene +saúde + ética + pluralidade cultural. Deverá também funcionar como psicólogo, assistente social, orientador educacional e orientador pedagógico, desempenhando também todos os deveres familiares que a sociedade resolver transferir para a escola.
  • 19. Nossos alunos dizem que as aulas são chatas e alegam que não gostam de ler que ler não é divertido.... que jogar bola e empinar pipa é melhor... E todos logo gritam em coro: - Culpa dos professores que não dão uma aula divertida e atraente para as crianças
  • 20. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo surge em cena alegando que o aluno que temos é assim mesmo e que os professores precisam aprender a ensinar... Rotula o magistério oficial como “professores nota zero”
  • 21. O que eles querem esconder é que temos em classe crianças ( filhos de eleitores) que recebem o livro didático, cadernos e até mochilas mas “esquecem” em casa para ficar brincando durante a aula... Crianças que não fazem lição de casa, não estudam e nem sequer prestam atenção as explicações do professor em classe.
  • 22. Para agradar os pais eleitores, a Secretaria da Educação encaminha os professores para cursos de “ capacitação ”, alegando que eles não têm mais capacidade para ensinar. Contratam firmas para dar esses cursos que segundo eles, tem o poder de transformar “profissionais despreparados” em professores criativos, prontos para dar uma aula eficaz, envolvente, estimulante e, ao mesmo tempo, divertida , capaz de fazer com que os alunos gostem mais da escola do que das partidas de futebol, mais de leitura do que dos jogos no computador....
  • 23. É claro que esse discurso de responsabilizar o professor e varrer a sujeira pra baixo do tapete não vai levar a Educação a lugar nenhum. Mas serve perfeitamente para justificar, junto a opinião pública, os baixos salários pagos aos profissionais do estado que mais arrecada impostos no país.
  • 24. Imagine que você está doente, vai ao médico e ele prescreve determinado remédio Você não toma o medicamento, não faz a sua parte e culpa o médico por não melhorar,.. Assim acontece nas escolas públicas paulistas: o professor ensina e os alunos não prestam atenção, não estudam, não fazem os deveres de casa , como nossos amiguinhos asiáticos Daí vem o governo e culpa o professor pelo mau desempenho dos “estudantes”
  • 25. Para justificar mais uma vez a falta de reajustes e os baixos salários em SP o governo implantou um sistema de avaliação
  • 26. Os professores recebem um bônus por produtividade, uma vez por ano, se os alunos estudarem se os alunos não faltarem; se os alunos não se evadirem; se os alunos ... E, como o aluno não quer saber de nada, estamos sem reajustes desde que o PSDB começou a governar (uns11 anos) .
  • 27. Daí vemos o governador na TV dizendo que pagou seis mil reais de bônus aos professores. Só que se isso fosse averiguado direitinho, a verdade seria descoberta. Para se ter uma idéia, tem escolas onde nenhum professor recebeu bonificação porque...
  • 28. houve evasão, porque o aproveitamento dos alunos não se alterou E assim por diante!
  • 29. Sem contar que, nesse sistema de bonificação por produtividade, os aposentados, por não terem mais alunos , são castigados e estão sem reajuste há anos (desde que o governo de SP passou a avaliar professores pelo desempenho dos alunos ...)
  • 30.
  • 31. A verdade é que o educador deixou de ser modelo para os jovens: ganhamos mal, nos vestimos mal e somos alvo constante da crítica social . Hoje, modelo para os jovens, são os milionários jogadores de futebol, pagodeiros e outros mais que prefiro nem relacionar aqui...
  • 32. Vamos combinar, não dá para falar em Educação de Qualidade enquanto o profissional da educação for sistematicamente desvalorizado , tratado pelo governo, pelas famílias e pela mídia em geral como um inimigo público, um vagabundo etc. Nessas condições , que aluno vai querer ouvir o que uma pessoa assim tem a dizer?
  • 33. Pedimos a todos que repassem esta mensagem para sua lista de contatos. Não temos voz na mídia e precisamos da internet para que a população saiba o que acontece nas escolas de SP.