DETERMINANTES DA FORCA INTERNA

438 vues

Publié le

ESTE ARTIGO FAZ PARTE DE UM DOS TRABALHOS A QUANTO O MESTRADO EM TREINO DESPORTIVO PARA CRIANÇAS E JOVENS NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO DA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA - MOÇAMBIQUE.
FOI COM ESTE MESTRADO QUE PASSEI A TER UM LEQUE E DOMÍNIO DA BIOMECÂNICA.

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

  • Soyez le premier à aimer ceci

DETERMINANTES DA FORCA INTERNA

  1. 1. MESTRANDOS : Lúcio Morais Alfredo EMILIO MATANGA Determinação da Força Interna
  2. 2. DIVISÃO DA BIOMECÂNICA A biomecânica pode ser dividida em Biomecânica interna e externa, já que ambas têm particularidades sobre seu meio de atuação. (DALLA VECHIA; DUARTE; AMADIO,1997)
  3. 3. BIOMECÂNICA INTERNA Se preocupa com as forças internas, as forças transmitidas pelas estruturas biológicas internas do corpo tais como forças musculares, forças nos tendões, ligamentos, ossos e cartilagem articular.
  4. 4. O que são forças internas? São todas as forças observadas no interior do nosso organismo, concretamente nos músculos e articulações. AMADIO, (2000). CONCEITO
  5. 5. ABORDAGENS CLÁSSICAS QUE DETERMINAM AS FORCAS INTERNAS Existem duas abordagens clássicas para determinar as forcas internas: a medida direta e a medida indirecta, através do procedimento analítico indireto, utilizando-se medidas externas e os modelos mecânicos correspondentes (AMANDIO, 2000).
  6. 6. DETERMINAÇÃO DAS FORÇAS INTERNAS Collins (1995 citado em Kruel, et al., 2000) diz que as primeiras análises matemáticas e anatómicas significativas são atribuídas a Braune e Fischer (1898- 1904), no cálculo de forças em partes do corpo durante a caminhada. Desde então diversos autores se dedicaram a avaliação das forças internas. Andrews (1974) sugeriu contornar problema da medição através do cálculo indireto, levando as grandezas passiveis de medição directa: força da reação do solo, momento da força no ponto de contacto e aceleração dos segmentos envolvidos.
  7. 7. SEGUNDO (AMANDIO, 2000)  Numerosas técnicas experimentais têm sido desenvolvidas para determinação das forcas internas. Analiticamente, a determinação destas forcas internas envolve dois procedimentos :  Determinação de forças e momentos intersegmentares nas articulações, baseada nos dados cinemáticos (Dinâmica inversa) e  Distribuição de forcas e momentos intersegmentares entre os músculos e as forcas de vinculo articulares.
  8. 8. OBRIGADO

×