Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Inteligencia na Embalagem

479 vues

Publié le

Programa de Inteligência na Embalagem Criado pelo Professor Fabio Mestriner - Mauá - Fundace USP - ESPM - Sustentare

Publié dans : Business
  • Soyez le premier à commenter

Inteligencia na Embalagem

  1. 1. Programa de Inteligência na Embalagem Professor Fabio Mestriner
  2. 2. Trabalho dos alunos da Turma 1 do Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Embalagem em 2006 aplicando as Ferramentas do Programa de Inteligência na Embalagem
  3. 3. Programa de gestão estratégica da embalagem que tem por objetivo utiliza-la de forma intensiva como diferencial competitivo para as empresas que produzem ou utilizam embalagem de forma intensiva.
  4. 4. Objetivo do Programa Esta metodologia tem por objetivo desenvolver um conjunto de ações articuladas para atender os objetivos estratégicos das empresas e ajuda-las a manter suas posições no mercado, ampliar sua participação nos clientes que já possui e conquistar novas posições através da inovação e da Inteligência na Embalagem, assim como apoiar com este programa, os objetivos de marketing e vendas estabelecidos por elas.
  5. 5. Pequeno Histórico Este programa prevê a aplicação de metodologia exclusiva desenvolvida pelo professor e aplicada com sucesso desde 1998 para algumas das mais importantes indústrias do setor de embalagem e de produtos de consumo em nosso país. Empresas como CSN, Ripasa, Ibema, Owens Illinois, Sinimplast, Novelprint, Avery Dennison, Sonoco, Metalic, CIV, Cromus, Suzano Petroquímica, Marfrig, Basf, Cereser, Mactra, Tradbor, Lukscolor, DOW, Gualapack entre outras, aplicaram a versão completa ou versões personalizadas deste programa.
  6. 6. Início do programa em 1998 voltado exclusivamente para a Indústria de Embalagem
  7. 7. Representação gráfica de um programa típico com 12 ações distribuídas nos 5 sub-programas *
  8. 8. Como funciona o Programa de Inteligência de Embalagem ® O Programa consiste na aplicação de expertise e metodologias específicas do Design Estratégico, da Inovação e Inteligência da Embalagem aplicadas num conjunto de atividades organizadas em torno do que chamamos Ferramentas Estratégicas do Programa. Este trabalho precisa ser feito em equipe para buscar os objetivos definidos pela empresa para o programa. O trabalho de quem vai conduzir consiste em orientar a aplicação do programa junto com a equipe e coordenar as ações previstas para que as etapas sejam cumpridas dentro dos prazos estabelecidos e de forma a garantir os resultados que se pretende alcançar.
  9. 9. Manter, Ampliar e Conquistar 1- MANTER – “A maior oportunidade de negócios de uma empresa está nos clientes que ela já tem”. São eles que sustentam a posição em que a empresa se encontra. Os clientes atuais devem receber ações do Programa que reforcem a relação estabelecida, promovam ações que os ajudem a prosperar e a se manterem fieis na relação.. 2 - AMPLIAR – Além de reforçar a presença nos clientes que já tem, as ações do Programa visam ampliar a participação da empresa em sua base de clientes ativos e também ajudar estes clientes a usarem melhor e obterem melhores resultados através de suas embalagens. 3 - CONQUISTAR – Uma parte importante das ações do Programa é voltada para a conquista de novas posições no mercado, sejam em áreas onde ela já participa ou em categorias correlatas. Sempre lembrando que o Programa trata do Design Estratégico e da Inteligência na Embalagem, portanto, é fundamental trabalhar em equipe na busca dos objetivos estabelecidos pois sabemos que embalagem é uma atividade complexa e multidisciplinar. Assim, o trabalho segue as seguintes etapas:
  10. 10. 1. BRIEFING INICIAL DETALHADO: Imersão no portfólio de produtos e nos objetivos estratégicos da empresa para levantamento de informações iniciais necessárias ao desenvolvimento do Programa. Nesta fase é necessário conhecer bem os produtos e os objetivos de Marketing da empresa que o Programa deve ajudar a alcançar. 1- É preciso conhecer a linha de produtos e sua hierarquia de contribuição para o negócio da empresa e também os novos espaços em que a empresa pretende atuar. 2- É preciso conhecer o mercado onde a empresa atua e aqueles que considera estratégico para manter, ampliar e conquistar. 3- É preciso definir as categorias estratégicas para atuação. 4- É preciso conhecer os produtos da concorrência, seus pontos fortes e fracos e quais os desafios que a empresa terá que enfrentar no confronto com estes concorrentes tanto para avançar para proteger suas posições. 5- E também é preciso conhecer as oportunidades estratégicas que a empresa vislumbra ou que podem se desenvolver no âmbito deste programa. Esta etapa inclui a reunião de Briefing com os Gestores da empresa que participarão do Programa, visita à fábrica e demais locais que a empresa considerar importante para o sucesso do trabalho.
  11. 11. 2 - ESTUDOS DE CAMPO Nesta etapa ocorre a visita aos pontos de venda e locais de utilização dos produtos para observar in loco as oportunidades e as ameaças que se apresentam para as embalagens e a situação nas categorias em que elas participam, assim como para levantar informações sobre a situação dos concorrentes nos mercados onde a empresa atua. 3 - PESQUISAS E MIND MAPS Nesta etapa são feitas pesquisas para compreender como as embalagens estão posicionadas na mente dos vários públicos com quem as embalagens interagem e para descobrir oportunidades a serem exploradas. Pesquisas on line na ferramenta Survey Monkey e outras que eventualmente se fizerem necessárias… A percepção de valor percebido pelo consumidor e pelos clientes no B2B, são fundamentos do Programa de Inteligência na Embalagem
  12. 12. 4 - ESTRATÉGIA GERAL DO PROGRAMA Com base nas informações obtidas no Briefing, nos Estudos de Campo e nas pesquisas Mind Maps, é montada a estratégia geral do Programa de Inteligência na Embalagem®, fixando o objetivo central a ser alcançado e estabelecendo a hierarquia das ações que serão desenvolvidas. 5 - AÇÕES, CRONOGRAMAS E ACOMPANHAMENTO Uma vez definidas as ações que serão empreendidas e atendidas pelo Programa, são fixadas as prioridades hierárquicas, cronogramas de trabalho e as datas das reuniões de acompanhamento semanal e, ou, quinzenal conforme o que for estabelecido. Nestas reuniões são apresentados os resultados obtidos, o andamento das ações realizadas, novas oportunidades vislumbradas no decorrer do trabalho e são feitas eventuais correções e ajustes.
  13. 13. Embalagem criada para o Programa de Inteligência na Embalagem CSN. Vencedora de prêmios internacionais
  14. 14. O Programa de Inteligência na Embalagem® está descrito com mais detalhes no livro Gestão Estratégica de Embalagem. Este e outros livros do Professor Fabio Mestriner estão comentados em: http://www.mestriner.com.br
  15. 15. Designer – Professor – Escritor - Professor do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Embalagem da Escola de Engenharia Mauá - Professor do Birô de Competividade – Embalagem - IMT Mauá Autor dos livros didáticos: Editora mBooks - Inovação na Embalagem – Método Prático - História da Escrita, do Papel, da Gravura e da imprensa Editora Pearson /Prentice Hall ( Livros adotados por mais de 30 universidades do país ) - Design de Embalagem - Curso Básico, - Design de Embalagem - Curso Avançado - Gestão Estratégica de Embalagem Foi Presidente da ABRE Ass. Bras. De Embalagem e representante do Brasil no Board da WPO World Packaging Organization entre 2002 e 2006 Como designer de embalagem conquistou vários prêmios internacionais Professor Fabio Mestriner

×