SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  37
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETO PROGRAMA DE RESDÊNCIA MÉDICA EM PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA Sessão Clínica – Módulo ASMAAula 03 – Asma de Difícil Controle FLÁVIA MATOSR1 de PNEUMOLOGIA
O que é Asma de Difícil Controle? Asma insuficientemente controlada, apesar de uma estratégia terapêutica adequada e ajustada ao nível de gravidade clínica (de acordo com os consensos internacionais)
Critérios Diagnósticos
ADC verdadeira x ADC falsa A maioria dos pacientes encaminhados para avaliação em função de dificuldade de controle da doença não alcançam melhora clínica devido a presença de fatores que não podem ser atribuídos à asma propriamente. ADC falsa: aqueles em que outros fatores, que não a própria doença, comprometem a resposta ao tratamento, ou seja, a doença é apenas aparentemente difícil de ser controlada
Fatores a considerar na ADC falsa Diagnóstico incorreto de asma:  o paciente que é portador de outra doença respiratória (DPOC, bronquiectasia, pneumonia eosinofílica crônica, alveolite alérgica extrínseca, etc) ou mesmo condições não respiratórias (insuficiência cardíaca) podem erroneamente receber o diagnóstico de asma.
Fatores a considerar na ADC falsa Comorbidades:  Oasmático pode ter outras doenças associadas que contribuem para o não controle da asma.  As principais condições são:  obstrução da via aérea superior (disfunção de cordas vocais, estenose traqueal, apnéia obstrutiva do sono), síndrome de hiperventilação,  ansiedade,  rinossinusite,  refluxo gastroesofágico bronquiectasia.  A obesidade, principalmente entre as mulheres, é fator que prejudica significativamente o controle da asma.
Fatores a considerar na ADC falsa Fatores agravantes:  A exposição continuada a tais fatores é motivo para que não se alcance o controle da doença.  Os fatores principais são os alérgenos domiciliares ou aqueles encontrados no ambiente de trabalho,  uso de determinados medicamentos (beta bloqueadores e antiinflamatórios não hormonais) tabagismo.
Fatores a considerar na ADC falsa Aderência ao tratamento:  Estudos mostram que a aderência ao tratamento entre os asmáticos pode variar de 30% a 50%. Esquemas posológicos que facilitem a adesão do doente.
Fatores a considerar na ADC falsa Técnica inalatória:  Uso inadequado do dispositivo inalatório.  O médico precisa orientar adequadamente o paciente a respeito da técnica inalatória e avaliar periodicamente a capacidade do indivíduo em executá-la.
Fénotipo do paciente com ADC A asma de difícil controle é uma condição bastante heterogênea, que inclui diferentes fenótipos, ou seja, diferentes apresentações clínicas.  O fenótipo da ADC pode servir para entender a fisiopatogenia e a história natural dessa doença e, por conseqüência, orientar a terapêutica.
ESTUDO ENFUMOSA Observacional  Comparou indivíduos adultos com ADC (denominada no estudo de asma grave) com asmáticos que alcançavam o controle da doença com doses baixa/moderada de corticóide inalado (<1.000mcg/dia de budesonida ou equivalente).
ESTUDO ENFUMOSA Foram considerados asmáticos com doença grave os pacientes que, apesar do uso contínuo de corticóide inalado em doses altas (>1.200 mcg/dia de budesonida ou equivalente), haviam apresentado pelo menos uma exacerbação no último ano.  Foram incluídos 321 indivíduos, sendo 163 no grupo de ADC e 158 no grupo de pacientes com doença facilmente controlada
ESTUDO ENFUMOSA As principais diferenças entre os pacientes com asma grave quando comparados com aqueles com doença controlada foram:  Proporção significativamente maior de mulheres entre os pacientes com ADC. IMC (índice de massa corpórea) maior entre as mulheres com ADC. Mais de um terço dos asmáticos com doença grave necessitaram de hospitalização no último ano.
ESTUDO ENFUMOSA Análise de marcadores de atopia (IgE sérica e testes cutâneos de alergia) mostraram relação inversa com a gravidade da doença. Pacientes com ADC apresentaram pior função pulmonar. A citologia do escarro mostrou número significativamente maior de neutrófilos entre os pacientes com ADC.  Não houve diferença entre os números de eosinófilos.
Abordagem do paciente com suspeita de asma de difícil controle 1º passo  Confirmar o diagnóstico de asma e afastar outras doenças que possam ser responsáveis pelo quadro clínico. 2º passo Avaliar a presença de comorbidades que possam prejudicar o controle da asma (exemplo: rinite, refluxo gastro-esofágico, bronquiectasia, etc) e tratá-las de forma adequada.
Abordagem do paciente com suspeita de asma de difícil controle 3º passo Avaliar a aderência ao tratamento proposto para a asma, bem como estabelecer estratégias que permitam melhorar essa aderência. 4º passo  Identificar os fatores agravantes e estabelecer programa específico para combatê-los.
A IgE e a Asma A IgE constitui uma das cinco classes de imunoglobulinas ou anticorpos que evoluíram para exercer diferentes papéis no sistema imune do corpo. A interação entre IgE e antígeno resulta geralmente em uma resposta inflamatória defensiva.  As respostas defensivas provocadas pela IgE incluem inflamação. Alguns estudos tem demonstrado a participação da IgEna patogênese de asma.
A IgE e a Asma O Anticorpo monoclonal humanizado recombinante anti IgE (omalizumabe) é o primeiro de uma nova classe de agentes que objetivam especificamente atuar na IgE humana.  Ele se conjuga com IgE livre circulante, qualquer que seja sua especificidade com o alérgeno e impede respostas subseqüentes mediadas por IgE.
OMALIZUMABE A dose e freqüência apropriadas do Omalizumabe são determinadas pelo nível sérico basal de IgEtotal (UI/mL), medidos antes do início do tratamento, e pelo peso corpóreo (kg).  Antes da dose inicial de Omalizumabedeve-se determinar o nível de IgE total sérico através de qualquer método comercial para determinação de IgE total.
OMALIZUMABE Com base nestas medidas, 150 a 375 mg de Omalizumabe, uma a três aplicações, são necessárias para cada administração.  Para as doses de 225 ou 375 mg, deve-se utilizar uma unidade fracionada de omalizumabe 150 mg.(51).  Atualmente, não existem estudos de segurança e eficácia para pacientes cujos níveis de IgE e o peso corporal estejam fora dos limites da tabela.
Cálculo de doses
Cálculo das Doses
Precauções O Omalizumabe deve ser transportado a temperatura ambiente controlada (< 30ºC) e armazenado em refrigerador (2 a 8ºC).  A solução reconstituída deve ser utilizada dentro de 8 horas se conservada em condições refrigeradas (2 a 8ºC) ou utilizada dentro de 4 horas se conservada a temperatura ambiente.  As ampolas reconstituídas devem estar protegidas da luz solar direta.
Precauções O produto liofilizado demora em média de 15 a 20 minutos para dissolver.  O produto completamente reconstituído parecerá claro ou levemente opaco e pode ter algumas poucas bolhas pequenas ou espuma ao redor da borda do frasco-ampola.  Como o produto reconstituído é um pouco viscoso, deve-se ter cuidado para RETIRAR TODO O PRODUTO do frasco-ampola antes de expulsar qualquer ar ou excesso de solução da seringa para obter 1,2 mL da dose completa.
Precauções O Omalizumabe deve ser administrado por via subcutânea, na região deltóide do braço ou na coxa, sob supervisão médica e em ambiente com nível de segurança adequada para eventual necessidade de atendimento a anafilaxia.
Local para administração  O Omalizumabe é de uso hospitalar e portanto, não poderá ser adquirido em farmácias.  Sua administração será feita no hospital ou em clínicas credenciadas, sob supervisão médica.  Os regimes de internação ambulatorial, semiinternação, “Dayclinic” e similares são os mais recomendados para a administração do tratamento.
Tempo de Tratamento Estudos indicam que os benefícios de Omalizumabe podem ser observados durante as primeiras 16 semanas de tratamento, sendo necessárias, no mínimo, 12 semanas de tratamento com Omalizumabe para adequada avaliação de resposta à terapia. O Omalizumabe é destinado a tratamento de longa duração.  A descontinuação do tratamento geralmente resulta em retorno gradual aos níveis iniciais de IgE e sintomas associados.
CRITÉRIOS DE INTERRUPÇÃO: Efeitos colaterais graves , por exemplo, reações anafiláticas; Ausência de resposta clínica após 16 semanas de uso da medicação; Gravidez
Efeitos Adversos Comuns (> 1/100; < 1/10): cefaléia, reações no local da aplicação. Incomuns (> 1/1000; < 1/100): tontura, sonolência, parestesias, síncope, hipotensão postural, faringite, tosse, rubor, broncoespasmo paradoxal, náusea, diarréia, dispepsia, urticária, rash, prurido, fotossensibilização, ganho de peso, fadiga, edema de membros superiores, sintomas gripais. Raras (1/1000): infecções por parasitas, reações anafiláticas e outras condições alérgicas.
CASO CLÍNICOSBPT
ASMA DE DIFÍCIL CONTROLE Sexo feminino, 22 anos, estudante, parda, Asmática desde bebê, em uso regular de:  formoterol 36 mcg/dia budesonida 1600 mcg/dia azatioprina 100mg/dia  prednisona 40mg/dia  azitromicina 3x/semana budesonida nasal omeprazol 20mg/dia BD curta ação 2/2 horas ventilação não invasiva diária
ASMA DE DIFÍCIL CONTROLE Glaucoma pelo corticóide Despertar noturno diário IgE total = 618 Prick teste positivo para ácaros e barata Nunca tinha conseguido realizar espirometria pela dispnéia constante. TCAR – discreto espessamento das paredes dos lobos inferiores e aprisionamento aéreo difuso.
ASMA DE DIFÍCIL CONTROLE Qual seria a sua conduta? Elevar a dose do corticóide inalatório Trocar a medicação inalatória Acrescentar uma xantina Indicar omalizumabe
Critérios Diagnósticos
ASMA DE DIFÍCIL CONTROLE Primeira dose de omalizumabe em 10/08/06internada. alta em 21/08/06. 2 meses depois: sem idas a emergências, diminuiu a prednisona para 30mg/dia e o formoterol para 24mcg/dia.  2° mês - VEF1 = 35% Sinusite aguda tratada com ampicilina + sulbactam em setembro. Nova sinusite em novembro tratada com ceftriaxone IM por 14 dias.
ASMA DE DIFÍCIL CONTROLE 3° mês - VEF1 = 41% Trocada medicação para salmeterol + fluticasona100/1000mcg/dia + budesonida800mcg/dia. 4° mês: sem idas a emergências, dormindo 5 a 6 horas sem despertar pela asma. Usando BDCD de 6/6 horas  VEF1 = 58% Teste de caminhada de 6’ = 363m Saturação O2 pré = 97% e pós = 99%
ASMA DE DIFÍCIL CONTROLE Qual seria a sua conduta neste momento da evolução? Diminuir a dose do corticóide inalatório Trocar a medicação inalatória Diminuir a dose do corticóide oral  Descontinuar omalizumabepor ser de alto custo

Contenu connexe

Tendances (18)

Asma
AsmaAsma
Asma
 
Asma (Pediatria)
Asma (Pediatria)Asma (Pediatria)
Asma (Pediatria)
 
Asma
Asma Asma
Asma
 
Asma
AsmaAsma
Asma
 
Asma Final0303
Asma Final0303Asma Final0303
Asma Final0303
 
3.asma (27jan2015)
3.asma (27jan2015)3.asma (27jan2015)
3.asma (27jan2015)
 
Enfermagem de Reabilitação DPOC Protocolo
Enfermagem de Reabilitação DPOC ProtocoloEnfermagem de Reabilitação DPOC Protocolo
Enfermagem de Reabilitação DPOC Protocolo
 
Consenso Internacional (ICON) en Asma Pediátrica (sumario) traducido al portu...
Consenso Internacional (ICON) en Asma Pediátrica (sumario) traducido al portu...Consenso Internacional (ICON) en Asma Pediátrica (sumario) traducido al portu...
Consenso Internacional (ICON) en Asma Pediátrica (sumario) traducido al portu...
 
Aula: Asma
Aula: AsmaAula: Asma
Aula: Asma
 
Aula 07 doenças obstrutivas asma v1
Aula 07   doenças obstrutivas asma v1Aula 07   doenças obstrutivas asma v1
Aula 07 doenças obstrutivas asma v1
 
DPOC - Doenca Pulmonar Obstrutiva Cronica
DPOC - Doenca Pulmonar Obstrutiva CronicaDPOC - Doenca Pulmonar Obstrutiva Cronica
DPOC - Doenca Pulmonar Obstrutiva Cronica
 
Assistência de enfermagem ao paciente portador de anemia falciforme e asma gr...
Assistência de enfermagem ao paciente portador de anemia falciforme e asma gr...Assistência de enfermagem ao paciente portador de anemia falciforme e asma gr...
Assistência de enfermagem ao paciente portador de anemia falciforme e asma gr...
 
Asma na atenção primária
Asma na atenção primáriaAsma na atenção primária
Asma na atenção primária
 
Asma E Dpoc
Asma E DpocAsma E Dpoc
Asma E Dpoc
 
Asma ministério da saúde
Asma   ministério da saúdeAsma   ministério da saúde
Asma ministério da saúde
 
Asma
AsmaAsma
Asma
 
Asma
AsmaAsma
Asma
 
Iv Diretrizes Asma
Iv Diretrizes AsmaIv Diretrizes Asma
Iv Diretrizes Asma
 

En vedette

Asma no contexto mundial, africano e mocambicano
Asma no contexto mundial, africano e mocambicanoAsma no contexto mundial, africano e mocambicano
Asma no contexto mundial, africano e mocambicanoCarlos Sapura
 
Asma - Fisiologia Humana
Asma - Fisiologia HumanaAsma - Fisiologia Humana
Asma - Fisiologia HumanaJuninho Almeida
 
Enfrentando a Abstinência a Nicotina
Enfrentando a Abstinência a NicotinaEnfrentando a Abstinência a Nicotina
Enfrentando a Abstinência a NicotinaFlávia Salame
 
Correlação entre Asma e Doenças de Vias Aéreas Superiores
Correlação entre Asma e Doenças de Vias Aéreas SuperioresCorrelação entre Asma e Doenças de Vias Aéreas Superiores
Correlação entre Asma e Doenças de Vias Aéreas SuperioresFlávia Salame
 
Tuberculose - Epidemiologia e Diagnóstico
Tuberculose - Epidemiologia e DiagnósticoTuberculose - Epidemiologia e Diagnóstico
Tuberculose - Epidemiologia e DiagnósticoFlávia Salame
 
Benefícios da reabilitação pulmonar no transplante pulmonar
Benefícios da reabilitação pulmonar no transplante pulmonarBenefícios da reabilitação pulmonar no transplante pulmonar
Benefícios da reabilitação pulmonar no transplante pulmonarDanyllo Lucas
 
Casalini pleurite tubercolare ttraduzido
Casalini pleurite tubercolare ttraduzidoCasalini pleurite tubercolare ttraduzido
Casalini pleurite tubercolare ttraduzidoFlávia Salame
 
Empiema Pleural - Simpósio Brasil-Itália
Empiema Pleural - Simpósio Brasil-ItáliaEmpiema Pleural - Simpósio Brasil-Itália
Empiema Pleural - Simpósio Brasil-ItáliaFlávia Salame
 
Aula 05 de fisiologia balanço e metabolismo
Aula 05 de fisiologia   balanço e metabolismoAula 05 de fisiologia   balanço e metabolismo
Aula 05 de fisiologia balanço e metabolismoFlávia Salame
 
doenças respiratorias e aviacao aerea
doenças respiratorias e aviacao aereadoenças respiratorias e aviacao aerea
doenças respiratorias e aviacao aereaFlávia Salame
 
Pneumopatias intersticiais conceitos iniciais
Pneumopatias intersticiais  conceitos iniciaisPneumopatias intersticiais  conceitos iniciais
Pneumopatias intersticiais conceitos iniciaisFlávia Salame
 
Tuberculose - Reducao da Transmissao e mecanismos de resistencia
Tuberculose - Reducao da Transmissao e mecanismos de resistenciaTuberculose - Reducao da Transmissao e mecanismos de resistencia
Tuberculose - Reducao da Transmissao e mecanismos de resistenciaFlávia Salame
 
Distúrbios Respiratórios do Sono
Distúrbios Respiratórios do SonoDistúrbios Respiratórios do Sono
Distúrbios Respiratórios do SonoFlávia Salame
 
Cronograma de aulas teóricas
Cronograma de aulas teóricasCronograma de aulas teóricas
Cronograma de aulas teóricasFlávia Salame
 
Aula prática de radiologia
Aula prática de radiologiaAula prática de radiologia
Aula prática de radiologiaFlávia Salame
 
Esclerose Sistêmica Progressiva e Polimiosite e Dermatomiosite
Esclerose Sistêmica Progressiva e Polimiosite e DermatomiositeEsclerose Sistêmica Progressiva e Polimiosite e Dermatomiosite
Esclerose Sistêmica Progressiva e Polimiosite e DermatomiositeFlávia Salame
 

En vedette (20)

Asma no contexto mundial, africano e mocambicano
Asma no contexto mundial, africano e mocambicanoAsma no contexto mundial, africano e mocambicano
Asma no contexto mundial, africano e mocambicano
 
Consenso Asma 2012
Consenso Asma 2012Consenso Asma 2012
Consenso Asma 2012
 
ASMA
ASMAASMA
ASMA
 
Asma - Fisiologia Humana
Asma - Fisiologia HumanaAsma - Fisiologia Humana
Asma - Fisiologia Humana
 
Enfrentando a Abstinência a Nicotina
Enfrentando a Abstinência a NicotinaEnfrentando a Abstinência a Nicotina
Enfrentando a Abstinência a Nicotina
 
Correlação entre Asma e Doenças de Vias Aéreas Superiores
Correlação entre Asma e Doenças de Vias Aéreas SuperioresCorrelação entre Asma e Doenças de Vias Aéreas Superiores
Correlação entre Asma e Doenças de Vias Aéreas Superiores
 
Tuberculose - Epidemiologia e Diagnóstico
Tuberculose - Epidemiologia e DiagnósticoTuberculose - Epidemiologia e Diagnóstico
Tuberculose - Epidemiologia e Diagnóstico
 
Benefícios da reabilitação pulmonar no transplante pulmonar
Benefícios da reabilitação pulmonar no transplante pulmonarBenefícios da reabilitação pulmonar no transplante pulmonar
Benefícios da reabilitação pulmonar no transplante pulmonar
 
Casalini pleurite tubercolare ttraduzido
Casalini pleurite tubercolare ttraduzidoCasalini pleurite tubercolare ttraduzido
Casalini pleurite tubercolare ttraduzido
 
Empiema Pleural - Simpósio Brasil-Itália
Empiema Pleural - Simpósio Brasil-ItáliaEmpiema Pleural - Simpósio Brasil-Itália
Empiema Pleural - Simpósio Brasil-Itália
 
Aula 05 de fisiologia balanço e metabolismo
Aula 05 de fisiologia   balanço e metabolismoAula 05 de fisiologia   balanço e metabolismo
Aula 05 de fisiologia balanço e metabolismo
 
doenças respiratorias e aviacao aerea
doenças respiratorias e aviacao aereadoenças respiratorias e aviacao aerea
doenças respiratorias e aviacao aerea
 
Pneumopatias intersticiais conceitos iniciais
Pneumopatias intersticiais  conceitos iniciaisPneumopatias intersticiais  conceitos iniciais
Pneumopatias intersticiais conceitos iniciais
 
Tuberculose - Reducao da Transmissao e mecanismos de resistencia
Tuberculose - Reducao da Transmissao e mecanismos de resistenciaTuberculose - Reducao da Transmissao e mecanismos de resistencia
Tuberculose - Reducao da Transmissao e mecanismos de resistencia
 
Apresentação asma
Apresentação asmaApresentação asma
Apresentação asma
 
Distúrbios Respiratórios do Sono
Distúrbios Respiratórios do SonoDistúrbios Respiratórios do Sono
Distúrbios Respiratórios do Sono
 
Cronograma de aulas teóricas
Cronograma de aulas teóricasCronograma de aulas teóricas
Cronograma de aulas teóricas
 
Aula prática de radiologia
Aula prática de radiologiaAula prática de radiologia
Aula prática de radiologia
 
Transplante pulmonar
Transplante pulmonarTransplante pulmonar
Transplante pulmonar
 
Esclerose Sistêmica Progressiva e Polimiosite e Dermatomiosite
Esclerose Sistêmica Progressiva e Polimiosite e DermatomiositeEsclerose Sistêmica Progressiva e Polimiosite e Dermatomiosite
Esclerose Sistêmica Progressiva e Polimiosite e Dermatomiosite
 

Similaire à Asma difícil controle tratamento

Alergia a medicamentos
Alergia a medicamentosAlergia a medicamentos
Alergia a medicamentosbalinsoares
 
Sistema Respiratório - Casos Clínicos - Farmacologia
Sistema Respiratório - Casos Clínicos - FarmacologiaSistema Respiratório - Casos Clínicos - Farmacologia
Sistema Respiratório - Casos Clínicos - FarmacologiaRAYANE DORNELAS
 
Cartaz sobre asma de 9ºano
Cartaz sobre asma de 9ºanoCartaz sobre asma de 9ºano
Cartaz sobre asma de 9ºanoHizqeelMajoka
 
Alergia em Anestesia
Alergia em AnestesiaAlergia em Anestesia
Alergia em AnestesiaAmanda Thomé
 
Pcdt angioedema livro_2010
Pcdt angioedema livro_2010Pcdt angioedema livro_2010
Pcdt angioedema livro_2010angiomac
 
TAC ASMA NA INFÂNCIA - VIII Jornada Capixaba de Medicina de Família e Comunidade
TAC ASMA NA INFÂNCIA - VIII Jornada Capixaba de Medicina de Família e ComunidadeTAC ASMA NA INFÂNCIA - VIII Jornada Capixaba de Medicina de Família e Comunidade
TAC ASMA NA INFÂNCIA - VIII Jornada Capixaba de Medicina de Família e ComunidadeBianca Lazarini Forreque Poli
 
Aim pac1 apresent caso
Aim pac1   apresent casoAim pac1   apresent caso
Aim pac1 apresent casoRenato sg
 
aula antiasmáticos.pptx
aula antiasmáticos.pptxaula antiasmáticos.pptx
aula antiasmáticos.pptxPedroNabarrete
 
Projeto diretrizes alergias imunoterapia específica 2002
Projeto diretrizes alergias   imunoterapia específica 2002Projeto diretrizes alergias   imunoterapia específica 2002
Projeto diretrizes alergias imunoterapia específica 2002Arquivo-FClinico
 
Prontuario Terapeutico
Prontuario TerapeuticoProntuario Terapeutico
Prontuario Terapeuticonuno
 
0326 asma - Marion
0326 asma - Marion0326 asma - Marion
0326 asma - Marionlaiscarlini
 
fisioterapia-em-neonatologia-e-pediatria_compress.pptx
fisioterapia-em-neonatologia-e-pediatria_compress.pptxfisioterapia-em-neonatologia-e-pediatria_compress.pptx
fisioterapia-em-neonatologia-e-pediatria_compress.pptxRaqueli Viecili
 

Similaire à Asma difícil controle tratamento (20)

ASMA_UCB_2016.ppt
ASMA_UCB_2016.pptASMA_UCB_2016.ppt
ASMA_UCB_2016.ppt
 
Alergia a medicamentos
Alergia a medicamentosAlergia a medicamentos
Alergia a medicamentos
 
Sistema Respiratório - Casos Clínicos - Farmacologia
Sistema Respiratório - Casos Clínicos - FarmacologiaSistema Respiratório - Casos Clínicos - Farmacologia
Sistema Respiratório - Casos Clínicos - Farmacologia
 
Cartaz sobre asma de 9ºano
Cartaz sobre asma de 9ºanoCartaz sobre asma de 9ºano
Cartaz sobre asma de 9ºano
 
Alergia em Anestesia
Alergia em AnestesiaAlergia em Anestesia
Alergia em Anestesia
 
Pcdt angioedema livro_2010
Pcdt angioedema livro_2010Pcdt angioedema livro_2010
Pcdt angioedema livro_2010
 
TAC ASMA NA INFÂNCIA - VIII Jornada Capixaba de Medicina de Família e Comunidade
TAC ASMA NA INFÂNCIA - VIII Jornada Capixaba de Medicina de Família e ComunidadeTAC ASMA NA INFÂNCIA - VIII Jornada Capixaba de Medicina de Família e Comunidade
TAC ASMA NA INFÂNCIA - VIII Jornada Capixaba de Medicina de Família e Comunidade
 
Aim pac1 apresent caso
Aim pac1   apresent casoAim pac1   apresent caso
Aim pac1 apresent caso
 
aula antiasmáticos.pptx
aula antiasmáticos.pptxaula antiasmáticos.pptx
aula antiasmáticos.pptx
 
Manual asma
Manual asmaManual asma
Manual asma
 
Projeto diretrizes alergias imunoterapia específica 2002
Projeto diretrizes alergias   imunoterapia específica 2002Projeto diretrizes alergias   imunoterapia específica 2002
Projeto diretrizes alergias imunoterapia específica 2002
 
Prontuario Terapeutico
Prontuario TerapeuticoProntuario Terapeutico
Prontuario Terapeutico
 
Diagnóstico das alérgias
Diagnóstico das alérgias Diagnóstico das alérgias
Diagnóstico das alérgias
 
Diagnóstico das alérgias.
Diagnóstico das alérgias.Diagnóstico das alérgias.
Diagnóstico das alérgias.
 
Aspergilose
Aspergilose   Aspergilose
Aspergilose
 
Nocoes sobre a asma
Nocoes sobre a asmaNocoes sobre a asma
Nocoes sobre a asma
 
0326 asma - Marion
0326 asma - Marion0326 asma - Marion
0326 asma - Marion
 
Tocilizumab
TocilizumabTocilizumab
Tocilizumab
 
Antifúngicos
AntifúngicosAntifúngicos
Antifúngicos
 
fisioterapia-em-neonatologia-e-pediatria_compress.pptx
fisioterapia-em-neonatologia-e-pediatria_compress.pptxfisioterapia-em-neonatologia-e-pediatria_compress.pptx
fisioterapia-em-neonatologia-e-pediatria_compress.pptx
 

Plus de Flávia Salame

TCAR de tórax: Princípios Básicos
TCAR de tórax: Princípios BásicosTCAR de tórax: Princípios Básicos
TCAR de tórax: Princípios BásicosFlávia Salame
 
Insuficiência Respiratória
Insuficiência RespiratóriaInsuficiência Respiratória
Insuficiência RespiratóriaFlávia Salame
 
Doenças Ocupacionais Pulmonares
Doenças Ocupacionais PulmonaresDoenças Ocupacionais Pulmonares
Doenças Ocupacionais PulmonaresFlávia Salame
 
Pneumopatias Intersticiais
Pneumopatias IntersticiaisPneumopatias Intersticiais
Pneumopatias IntersticiaisFlávia Salame
 
Lesão Cavitária Pulmonar em paciente SIDA
Lesão Cavitária Pulmonar em paciente SIDALesão Cavitária Pulmonar em paciente SIDA
Lesão Cavitária Pulmonar em paciente SIDAFlávia Salame
 
Teste Xpert para diagnóstico da Tuberculose
Teste Xpert para diagnóstico da TuberculoseTeste Xpert para diagnóstico da Tuberculose
Teste Xpert para diagnóstico da TuberculoseFlávia Salame
 
Gasometria Arterial- Distúrbios do Equilíbrio Ácido-base
Gasometria Arterial- Distúrbios do Equilíbrio Ácido-baseGasometria Arterial- Distúrbios do Equilíbrio Ácido-base
Gasometria Arterial- Distúrbios do Equilíbrio Ácido-baseFlávia Salame
 
Distúrbios do equilíbrio ácido-básico
Distúrbios do equilíbrio ácido-básicoDistúrbios do equilíbrio ácido-básico
Distúrbios do equilíbrio ácido-básicoFlávia Salame
 
Manual de Prescrição Médica
Manual de Prescrição MédicaManual de Prescrição Médica
Manual de Prescrição MédicaFlávia Salame
 
Guia Antimicrobianos do HUPE - EURJ - 2010
Guia Antimicrobianos do HUPE - EURJ - 2010Guia Antimicrobianos do HUPE - EURJ - 2010
Guia Antimicrobianos do HUPE - EURJ - 2010Flávia Salame
 
Cronograma de aulas_teóricas-01-2014(2)-modificado
Cronograma de aulas_teóricas-01-2014(2)-modificadoCronograma de aulas_teóricas-01-2014(2)-modificado
Cronograma de aulas_teóricas-01-2014(2)-modificadoFlávia Salame
 
Micoses pulmonares uea
Micoses pulmonares ueaMicoses pulmonares uea
Micoses pulmonares ueaFlávia Salame
 
7 insuficiencia respiratoria
7 insuficiencia respiratoria7 insuficiencia respiratoria
7 insuficiencia respiratoriaFlávia Salame
 

Plus de Flávia Salame (20)

TCAR de tórax: Princípios Básicos
TCAR de tórax: Princípios BásicosTCAR de tórax: Princípios Básicos
TCAR de tórax: Princípios Básicos
 
Derrames Pleurais
Derrames PleuraisDerrames Pleurais
Derrames Pleurais
 
Insuficiência Respiratória
Insuficiência RespiratóriaInsuficiência Respiratória
Insuficiência Respiratória
 
Silicose
SilicoseSilicose
Silicose
 
Asma ocupacional
Asma ocupacionalAsma ocupacional
Asma ocupacional
 
Asbestose
AsbestoseAsbestose
Asbestose
 
Doenças Ocupacionais Pulmonares
Doenças Ocupacionais PulmonaresDoenças Ocupacionais Pulmonares
Doenças Ocupacionais Pulmonares
 
Pneumopatias Intersticiais
Pneumopatias IntersticiaisPneumopatias Intersticiais
Pneumopatias Intersticiais
 
Lesão Cavitária Pulmonar em paciente SIDA
Lesão Cavitária Pulmonar em paciente SIDALesão Cavitária Pulmonar em paciente SIDA
Lesão Cavitária Pulmonar em paciente SIDA
 
Teste Xpert para diagnóstico da Tuberculose
Teste Xpert para diagnóstico da TuberculoseTeste Xpert para diagnóstico da Tuberculose
Teste Xpert para diagnóstico da Tuberculose
 
Gasometria Arterial- Distúrbios do Equilíbrio Ácido-base
Gasometria Arterial- Distúrbios do Equilíbrio Ácido-baseGasometria Arterial- Distúrbios do Equilíbrio Ácido-base
Gasometria Arterial- Distúrbios do Equilíbrio Ácido-base
 
Acido base pucsp
Acido base pucspAcido base pucsp
Acido base pucsp
 
Distúrbios do equilíbrio ácido-básico
Distúrbios do equilíbrio ácido-básicoDistúrbios do equilíbrio ácido-básico
Distúrbios do equilíbrio ácido-básico
 
Manual de Prescrição Médica
Manual de Prescrição MédicaManual de Prescrição Médica
Manual de Prescrição Médica
 
Guia Antimicrobianos do HUPE - EURJ - 2010
Guia Antimicrobianos do HUPE - EURJ - 2010Guia Antimicrobianos do HUPE - EURJ - 2010
Guia Antimicrobianos do HUPE - EURJ - 2010
 
Cronograma de aulas_teóricas-01-2014(2)-modificado
Cronograma de aulas_teóricas-01-2014(2)-modificadoCronograma de aulas_teóricas-01-2014(2)-modificado
Cronograma de aulas_teóricas-01-2014(2)-modificado
 
Micoses pulmonares uea
Micoses pulmonares ueaMicoses pulmonares uea
Micoses pulmonares uea
 
7 insuficiencia respiratoria
7 insuficiencia respiratoria7 insuficiencia respiratoria
7 insuficiencia respiratoria
 
Sdra consenso vm
Sdra consenso vmSdra consenso vm
Sdra consenso vm
 
Sdra fmrpusp
Sdra fmrpuspSdra fmrpusp
Sdra fmrpusp
 

Asma difícil controle tratamento

  • 1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETO PROGRAMA DE RESDÊNCIA MÉDICA EM PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA Sessão Clínica – Módulo ASMAAula 03 – Asma de Difícil Controle FLÁVIA MATOSR1 de PNEUMOLOGIA
  • 2. O que é Asma de Difícil Controle? Asma insuficientemente controlada, apesar de uma estratégia terapêutica adequada e ajustada ao nível de gravidade clínica (de acordo com os consensos internacionais)
  • 4. ADC verdadeira x ADC falsa A maioria dos pacientes encaminhados para avaliação em função de dificuldade de controle da doença não alcançam melhora clínica devido a presença de fatores que não podem ser atribuídos à asma propriamente. ADC falsa: aqueles em que outros fatores, que não a própria doença, comprometem a resposta ao tratamento, ou seja, a doença é apenas aparentemente difícil de ser controlada
  • 5. Fatores a considerar na ADC falsa Diagnóstico incorreto de asma: o paciente que é portador de outra doença respiratória (DPOC, bronquiectasia, pneumonia eosinofílica crônica, alveolite alérgica extrínseca, etc) ou mesmo condições não respiratórias (insuficiência cardíaca) podem erroneamente receber o diagnóstico de asma.
  • 6. Fatores a considerar na ADC falsa Comorbidades: Oasmático pode ter outras doenças associadas que contribuem para o não controle da asma. As principais condições são: obstrução da via aérea superior (disfunção de cordas vocais, estenose traqueal, apnéia obstrutiva do sono), síndrome de hiperventilação, ansiedade, rinossinusite, refluxo gastroesofágico bronquiectasia. A obesidade, principalmente entre as mulheres, é fator que prejudica significativamente o controle da asma.
  • 7. Fatores a considerar na ADC falsa Fatores agravantes: A exposição continuada a tais fatores é motivo para que não se alcance o controle da doença. Os fatores principais são os alérgenos domiciliares ou aqueles encontrados no ambiente de trabalho, uso de determinados medicamentos (beta bloqueadores e antiinflamatórios não hormonais) tabagismo.
  • 8. Fatores a considerar na ADC falsa Aderência ao tratamento: Estudos mostram que a aderência ao tratamento entre os asmáticos pode variar de 30% a 50%. Esquemas posológicos que facilitem a adesão do doente.
  • 9. Fatores a considerar na ADC falsa Técnica inalatória: Uso inadequado do dispositivo inalatório. O médico precisa orientar adequadamente o paciente a respeito da técnica inalatória e avaliar periodicamente a capacidade do indivíduo em executá-la.
  • 10. Fénotipo do paciente com ADC A asma de difícil controle é uma condição bastante heterogênea, que inclui diferentes fenótipos, ou seja, diferentes apresentações clínicas. O fenótipo da ADC pode servir para entender a fisiopatogenia e a história natural dessa doença e, por conseqüência, orientar a terapêutica.
  • 11. ESTUDO ENFUMOSA Observacional Comparou indivíduos adultos com ADC (denominada no estudo de asma grave) com asmáticos que alcançavam o controle da doença com doses baixa/moderada de corticóide inalado (<1.000mcg/dia de budesonida ou equivalente).
  • 12. ESTUDO ENFUMOSA Foram considerados asmáticos com doença grave os pacientes que, apesar do uso contínuo de corticóide inalado em doses altas (>1.200 mcg/dia de budesonida ou equivalente), haviam apresentado pelo menos uma exacerbação no último ano. Foram incluídos 321 indivíduos, sendo 163 no grupo de ADC e 158 no grupo de pacientes com doença facilmente controlada
  • 13. ESTUDO ENFUMOSA As principais diferenças entre os pacientes com asma grave quando comparados com aqueles com doença controlada foram: Proporção significativamente maior de mulheres entre os pacientes com ADC. IMC (índice de massa corpórea) maior entre as mulheres com ADC. Mais de um terço dos asmáticos com doença grave necessitaram de hospitalização no último ano.
  • 14. ESTUDO ENFUMOSA Análise de marcadores de atopia (IgE sérica e testes cutâneos de alergia) mostraram relação inversa com a gravidade da doença. Pacientes com ADC apresentaram pior função pulmonar. A citologia do escarro mostrou número significativamente maior de neutrófilos entre os pacientes com ADC. Não houve diferença entre os números de eosinófilos.
  • 15. Abordagem do paciente com suspeita de asma de difícil controle 1º passo Confirmar o diagnóstico de asma e afastar outras doenças que possam ser responsáveis pelo quadro clínico. 2º passo Avaliar a presença de comorbidades que possam prejudicar o controle da asma (exemplo: rinite, refluxo gastro-esofágico, bronquiectasia, etc) e tratá-las de forma adequada.
  • 16. Abordagem do paciente com suspeita de asma de difícil controle 3º passo Avaliar a aderência ao tratamento proposto para a asma, bem como estabelecer estratégias que permitam melhorar essa aderência. 4º passo Identificar os fatores agravantes e estabelecer programa específico para combatê-los.
  • 17. A IgE e a Asma A IgE constitui uma das cinco classes de imunoglobulinas ou anticorpos que evoluíram para exercer diferentes papéis no sistema imune do corpo. A interação entre IgE e antígeno resulta geralmente em uma resposta inflamatória defensiva. As respostas defensivas provocadas pela IgE incluem inflamação. Alguns estudos tem demonstrado a participação da IgEna patogênese de asma.
  • 18. A IgE e a Asma O Anticorpo monoclonal humanizado recombinante anti IgE (omalizumabe) é o primeiro de uma nova classe de agentes que objetivam especificamente atuar na IgE humana. Ele se conjuga com IgE livre circulante, qualquer que seja sua especificidade com o alérgeno e impede respostas subseqüentes mediadas por IgE.
  • 19. OMALIZUMABE A dose e freqüência apropriadas do Omalizumabe são determinadas pelo nível sérico basal de IgEtotal (UI/mL), medidos antes do início do tratamento, e pelo peso corpóreo (kg). Antes da dose inicial de Omalizumabedeve-se determinar o nível de IgE total sérico através de qualquer método comercial para determinação de IgE total.
  • 20. OMALIZUMABE Com base nestas medidas, 150 a 375 mg de Omalizumabe, uma a três aplicações, são necessárias para cada administração. Para as doses de 225 ou 375 mg, deve-se utilizar uma unidade fracionada de omalizumabe 150 mg.(51). Atualmente, não existem estudos de segurança e eficácia para pacientes cujos níveis de IgE e o peso corporal estejam fora dos limites da tabela.
  • 23. Precauções O Omalizumabe deve ser transportado a temperatura ambiente controlada (< 30ºC) e armazenado em refrigerador (2 a 8ºC). A solução reconstituída deve ser utilizada dentro de 8 horas se conservada em condições refrigeradas (2 a 8ºC) ou utilizada dentro de 4 horas se conservada a temperatura ambiente. As ampolas reconstituídas devem estar protegidas da luz solar direta.
  • 24. Precauções O produto liofilizado demora em média de 15 a 20 minutos para dissolver. O produto completamente reconstituído parecerá claro ou levemente opaco e pode ter algumas poucas bolhas pequenas ou espuma ao redor da borda do frasco-ampola. Como o produto reconstituído é um pouco viscoso, deve-se ter cuidado para RETIRAR TODO O PRODUTO do frasco-ampola antes de expulsar qualquer ar ou excesso de solução da seringa para obter 1,2 mL da dose completa.
  • 25. Precauções O Omalizumabe deve ser administrado por via subcutânea, na região deltóide do braço ou na coxa, sob supervisão médica e em ambiente com nível de segurança adequada para eventual necessidade de atendimento a anafilaxia.
  • 26. Local para administração O Omalizumabe é de uso hospitalar e portanto, não poderá ser adquirido em farmácias. Sua administração será feita no hospital ou em clínicas credenciadas, sob supervisão médica. Os regimes de internação ambulatorial, semiinternação, “Dayclinic” e similares são os mais recomendados para a administração do tratamento.
  • 27. Tempo de Tratamento Estudos indicam que os benefícios de Omalizumabe podem ser observados durante as primeiras 16 semanas de tratamento, sendo necessárias, no mínimo, 12 semanas de tratamento com Omalizumabe para adequada avaliação de resposta à terapia. O Omalizumabe é destinado a tratamento de longa duração. A descontinuação do tratamento geralmente resulta em retorno gradual aos níveis iniciais de IgE e sintomas associados.
  • 28. CRITÉRIOS DE INTERRUPÇÃO: Efeitos colaterais graves , por exemplo, reações anafiláticas; Ausência de resposta clínica após 16 semanas de uso da medicação; Gravidez
  • 29. Efeitos Adversos Comuns (> 1/100; < 1/10): cefaléia, reações no local da aplicação. Incomuns (> 1/1000; < 1/100): tontura, sonolência, parestesias, síncope, hipotensão postural, faringite, tosse, rubor, broncoespasmo paradoxal, náusea, diarréia, dispepsia, urticária, rash, prurido, fotossensibilização, ganho de peso, fadiga, edema de membros superiores, sintomas gripais. Raras (1/1000): infecções por parasitas, reações anafiláticas e outras condições alérgicas.
  • 31. ASMA DE DIFÍCIL CONTROLE Sexo feminino, 22 anos, estudante, parda, Asmática desde bebê, em uso regular de: formoterol 36 mcg/dia budesonida 1600 mcg/dia azatioprina 100mg/dia prednisona 40mg/dia azitromicina 3x/semana budesonida nasal omeprazol 20mg/dia BD curta ação 2/2 horas ventilação não invasiva diária
  • 32. ASMA DE DIFÍCIL CONTROLE Glaucoma pelo corticóide Despertar noturno diário IgE total = 618 Prick teste positivo para ácaros e barata Nunca tinha conseguido realizar espirometria pela dispnéia constante. TCAR – discreto espessamento das paredes dos lobos inferiores e aprisionamento aéreo difuso.
  • 33. ASMA DE DIFÍCIL CONTROLE Qual seria a sua conduta? Elevar a dose do corticóide inalatório Trocar a medicação inalatória Acrescentar uma xantina Indicar omalizumabe
  • 35. ASMA DE DIFÍCIL CONTROLE Primeira dose de omalizumabe em 10/08/06internada. alta em 21/08/06. 2 meses depois: sem idas a emergências, diminuiu a prednisona para 30mg/dia e o formoterol para 24mcg/dia. 2° mês - VEF1 = 35% Sinusite aguda tratada com ampicilina + sulbactam em setembro. Nova sinusite em novembro tratada com ceftriaxone IM por 14 dias.
  • 36. ASMA DE DIFÍCIL CONTROLE 3° mês - VEF1 = 41% Trocada medicação para salmeterol + fluticasona100/1000mcg/dia + budesonida800mcg/dia. 4° mês: sem idas a emergências, dormindo 5 a 6 horas sem despertar pela asma. Usando BDCD de 6/6 horas VEF1 = 58% Teste de caminhada de 6’ = 363m Saturação O2 pré = 97% e pós = 99%
  • 37. ASMA DE DIFÍCIL CONTROLE Qual seria a sua conduta neste momento da evolução? Diminuir a dose do corticóide inalatório Trocar a medicação inalatória Diminuir a dose do corticóide oral Descontinuar omalizumabepor ser de alto custo