SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  13
Dinâmica Prof. Márcio  Alunos: Arthur Marques Figueira de Mello Lincon Testa Daquila Victor Henrique Ramos
Introdução Teórica O trabalho consiste em tentar entender o funcionamento de um mecanismo composto por engrenagens. A princípio resolvemos o exercício 6/49 do livro. Resolvido o exercício, imaginamos o mecanismo funcionando com um motor, acoplado na polia A, fornecendo trabalho ao sistema. Diante disso, foi possível calcular a potencia do motor, o torque e seu trabalho.  O sistema estudado apresenta um grande leque de aplicações, desde a área domestica à industrial.  A engrenagem é o elemento mecânico composto de rodas dentadas que se ligam a um eixo rotativo, ao qual imprime-se movimento, que pode ser rotativo ou linear. No caso do exercício proposto será apenas rotativo. Esta transmissão de movimento pode ter sua velocidade ampliada ou reduzida em função do números de dentes das engrenagens e da quantidade de engrenagens entre a força geradora e a saída de força ou movimento. As caixas de engrenagens podem aumentar a velocidade de uma rotação ou diminuí-la podendo também aumentar ou diminuir a potência de uma rotação.
A massa da engrenagem A é de 20 Kg e seu raio de giração centroidal é de 150 mm. A massa da engrenagem B é de 10 Kg e seu raio de giração centroidal é de 100 mm. Calcule a aceleração angular da engrenagem B quando um torque de 12 N.m é aplicado ao eixo da engrenagem A. Despreze o atrito.
Componentes Duas engrenagens Dois mancais Um motor fixo no mancal A
Diagrama de Corpo Livre
Diagrama Cinético
	As freqüências das engrenagens A e B foram encontradas através da aceleração angular de cada uma. Da engrenagem A:
	Assim temos a freqüência, calculada através do tempo que de giro da engrenagem A de uma volta (2π):
Achando a relação de transmissão entre as duas polias motriz e motora. Sendo n a freqüência das engrenagens e d o diâmetro das mesmas:
	Podemos calcular o Trabalho realizado pela engrenagem A, o que nos possibilita saber a potência do rotor agregado a polia A.
	Podemos então calcular a potência do motor acoplado à engrenagem A :
Bibliografia J. L. Meriam and L. G. Kraige, Dinâmica 5a. Ed., EditoraLivrosTécnicos e Científicos, Rio de Janeiro – RJ, 2004. Shigley, J. Edward. Elementos de Máquinas 2, EditoraLivrosTécnicos e Científicos, Rio de Janeiro – RJ, 1984.

Contenu connexe

Similaire à Engrenagens dinâmica

Similaire à Engrenagens dinâmica (12)

Poliase correias
Poliase correiasPoliase correias
Poliase correias
 
Poliase correias
Poliase correiasPoliase correias
Poliase correias
 
Poliase correias
Poliase correiasPoliase correias
Poliase correias
 
Apostila - Mecanismos - Capítulo 1.pdf
Apostila - Mecanismos - Capítulo 1.pdfApostila - Mecanismos - Capítulo 1.pdf
Apostila - Mecanismos - Capítulo 1.pdf
 
1 motores de indução
1 motores de indução1 motores de indução
1 motores de indução
 
Gaudencio Amos-- C--P.A.T.Correia11.pdf
Gaudencio Amos-- C--P.A.T.Correia11.pdfGaudencio Amos-- C--P.A.T.Correia11.pdf
Gaudencio Amos-- C--P.A.T.Correia11.pdf
 
Fis 2 lista_1 rotacao
Fis 2 lista_1 rotacaoFis 2 lista_1 rotacao
Fis 2 lista_1 rotacao
 
Exercicios de torção
Exercicios de torçãoExercicios de torção
Exercicios de torção
 
ELEMAQ.ppt
ELEMAQ.pptELEMAQ.ppt
ELEMAQ.ppt
 
32731 apost motores-de_inducao_cefetes
32731 apost motores-de_inducao_cefetes32731 apost motores-de_inducao_cefetes
32731 apost motores-de_inducao_cefetes
 
Cap-5-Rotacao-torque-potencia.pdf
Cap-5-Rotacao-torque-potencia.pdfCap-5-Rotacao-torque-potencia.pdf
Cap-5-Rotacao-torque-potencia.pdf
 
8m
8m8m
8m
 

Engrenagens dinâmica

  • 1. Dinâmica Prof. Márcio Alunos: Arthur Marques Figueira de Mello Lincon Testa Daquila Victor Henrique Ramos
  • 2. Introdução Teórica O trabalho consiste em tentar entender o funcionamento de um mecanismo composto por engrenagens. A princípio resolvemos o exercício 6/49 do livro. Resolvido o exercício, imaginamos o mecanismo funcionando com um motor, acoplado na polia A, fornecendo trabalho ao sistema. Diante disso, foi possível calcular a potencia do motor, o torque e seu trabalho. O sistema estudado apresenta um grande leque de aplicações, desde a área domestica à industrial. A engrenagem é o elemento mecânico composto de rodas dentadas que se ligam a um eixo rotativo, ao qual imprime-se movimento, que pode ser rotativo ou linear. No caso do exercício proposto será apenas rotativo. Esta transmissão de movimento pode ter sua velocidade ampliada ou reduzida em função do números de dentes das engrenagens e da quantidade de engrenagens entre a força geradora e a saída de força ou movimento. As caixas de engrenagens podem aumentar a velocidade de uma rotação ou diminuí-la podendo também aumentar ou diminuir a potência de uma rotação.
  • 3. A massa da engrenagem A é de 20 Kg e seu raio de giração centroidal é de 150 mm. A massa da engrenagem B é de 10 Kg e seu raio de giração centroidal é de 100 mm. Calcule a aceleração angular da engrenagem B quando um torque de 12 N.m é aplicado ao eixo da engrenagem A. Despreze o atrito.
  • 4. Componentes Duas engrenagens Dois mancais Um motor fixo no mancal A
  • 7.
  • 8. As freqüências das engrenagens A e B foram encontradas através da aceleração angular de cada uma. Da engrenagem A:
  • 9. Assim temos a freqüência, calculada através do tempo que de giro da engrenagem A de uma volta (2π):
  • 10. Achando a relação de transmissão entre as duas polias motriz e motora. Sendo n a freqüência das engrenagens e d o diâmetro das mesmas:
  • 11. Podemos calcular o Trabalho realizado pela engrenagem A, o que nos possibilita saber a potência do rotor agregado a polia A.
  • 12. Podemos então calcular a potência do motor acoplado à engrenagem A :
  • 13. Bibliografia J. L. Meriam and L. G. Kraige, Dinâmica 5a. Ed., EditoraLivrosTécnicos e Científicos, Rio de Janeiro – RJ, 2004. Shigley, J. Edward. Elementos de Máquinas 2, EditoraLivrosTécnicos e Científicos, Rio de Janeiro – RJ, 1984.