SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 41
A Terra conta a sua história
A Terra conta já com cerca de 4.600 Milhões de anos! E neste vasto período de tempo, a Terra e a Vida não pararam de se transformar! Hoje com o auxílio dos fósseis, das rochas e das paisagens geológicas, conhecemos cada vez melhor a longa história do nosso planeta azul e da nossa região.
A Terra é um planeta em transformação! Se no espaço de um ano ocorrem tantas variações no nosso Mundo, tais como: inundações, sismos, vulcões, tempestades, aluimentos de terras, alteração das praias, entre muitas outras, durante um intervalo de tempo tão grande ocorrerão muitas mais.  Estas modificações incessantes são devidas a fontes de energia que podem ser externas (Sol)e/ou internas (radioactividade natural das rochas), e condicionam tudo o que existe à superfície do planeta azul - as rochas da litosfera, as águas da hidrosfera, os gases da atmosfera e os seres vivos da biosfera. A maior parte destas transformações desapareceu sem deixar rasto. Contudo, algumas vezes ficaram preservadas e são testemunhos do passado, funcionando como documentos históricos que nos ajudam a reconstituir o passado do nosso planeta. Mas então…
…Onde está escrita a História da Terra?
Podemos encontrar respostas a esta questão nos Fósseis, nas Rochas e nas Paisagens Geológicas.
As rochas constituem o “livro” onde se escreve a história da Terra; os fósseis são as “palavras”, muitas vezes frases incompletas, e, por isso, é fundamental saber interpretá-las.  TrilobiteDalmanitessocialis, Ordovícico.Local: Buçaco.
A Ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia [nome que deriva do grego palaios (antigo)+ontos (ser)+logos (tratado)]. Esta ciência estuda os organismos que viveram no passado da Terra sob todos os aspectos. Procura especialmente conhecer as relações entre os seres vivos, entre estes e o meio ambiente, e a sua ordem no tempo.
A Paleontologia pretende conhecer do modo mais completo possível os seres vivos que antecederam os actuais: o seu modo de vida, as condições ambientais e bióticas nas quais se desenvolveram, as causas da morte ou da sua extinção, e as possíveis relações evolutivas entre eles.
Fósseis (do latim fossilis) são os restos materiais de antigos organismos ou as manifestações da sua actividade, que ficaram preservados nas rochas em que se depositaram.
Entende-se por: ,[object Object]
manifestações de actividadesão de dois tipos: a)vestígios orgânicos, como estruturas reprodutoras (ovos, sementes, esporos, pólenes, etc.), excrementos e restos de construções orgânicas; b)rastos, como pegadas ou impressões de outras partes do corpo (dentadas, por exemplo), pistas, galerias abertas em rochas, esqueletos ou troncos, etc.
Para queservemosfósseis? Os fósseis são muito importantes para saberes e entenderes a vida das gerações passadas. Através das camadas das rochas podemos saber mais ou menos a idade da Terra e dos seres vivos.
Como se formam os fósseis?  De um modo geral, os organismos são completamente destruídos após a morte e num determinado espaço de tempo, processo este que se designa por decomposição. Estes são decompostos pela acção combinada de: organismos decompositores (geralmente microorganismos); agentes físicos (alterações de pressão e temperatura) e agentes químicos (dissoluções, oxidações, entre outros).
Por vezes, os restos orgânicos ficam rapidamente envolvidos num material protector que os preserva do contacto com a atmosfera, da água e da acção dos decompositores. Este processo é raro (acontece em menos de 1% das situações), complexo e geralmente só as partes duras (troncos, conchas, carapaças, ossos e dentes) fossilizam.  A fossilização é um processo muito lento e complexo!
De acordo com as condições do ser vivo e do meio, podem ocorrer diversos tipos de fossilização. Podemos classificar, simplificadamente, estes processos em três grupos:
Moldagem – o organismo imprime um molde nos sedimentos que o envolvem. As partes duras dos organismos acabam por desaparecer deixando nas rochas as suas marcas. Certos orgãos de pequena espessura, como folhas, podem fossilizar num tipo de moldagem chamado impressão.  Impressão de folhas em sedimentos Molde interno de Gastrópode
Mineralização - os materiais originais que compõem o ser vivo são substituídos, partícula a partícula, por substâncias minerais, mantendo as características do organismo. Trilobite fóssil denotando-se uma elevada perfeição Troncos de árvores mineralizados
Consiste no preenchimento das partes duras de um organismo por minerais transportados em solução nas águas subterrâneas e que precipitam, como a sílica e a calcite. Os minerais, devido a elevadas condições de pressão, acabam por cimentar e formar uma rocha.
Conservação (ou mumificação)- o material original do ser vivo conserva-se parcial ou totalmente.  Ocorre quando o ser vivo é envolvido totalmente por uma substância (resina, gelo) que impede a sua decomposição.  Garra de ave (Moa) com partes moles preservadas. A preservação ocorreu no interior de uma gruta com atmosfera seca e estéril. Mamute preservado em gelo descoberto na Sibéria. O gelo interrompe a actividade dos microorganismos decompositores e retarda a decomposição físico-química. Mosquito preservado em âmbar. O âmbar isola o organismo do contacto com o exterior.
Icnofósseis (marcas fósseis): pegadas, marcas de reptação, rastos, ninhos, fezes, que constituem evidências da actividade do ser vivo cuja marca não foi destruida. Abaixo vê-se uma pegada de um dinossáurio carnívoro (Terópode).
As trilobites eram artrópodes marinhos que viveram exclusivamente nos mares do Paleozóico. Extinguiram-se antes do aparecimento dos dinossauros. As Trilobites eram artrópodes, tal como os insectos, as aranhas, os caranguejos e as lagostas.
Como é queuma Trilobite fossiliza?
Os fósseis de Estromatólitos são os fósseis mais antigos que se conhecem. Tiveram origem em algas microscópicas e encontram-se em África do Sul e na Austrália, respectivamente com cerca de 3200 e 3600 milhões de anos.
As amonites eram moluscos que se extinguiram na mesma altura dos dinossauros. Chegavam a atingir um metro de diâmetro e a pesar até 100Kg. Alguns parentes mais próximos ainda vivem actualmente, como é o caso do Nautilus.
http://www.youtube.com/watch?v=YXSEyttblMI http://www.youtube.com/watch?v=GUNpPg2h0YA
Exercício página 53 e 57.
Os dinossauros surgiram em nosso planeta na Era Mesozóica, conhecida por isso como Era dos Grande Répteis. Esta era  durou desde há 240 milhões até há 65 milhões de anos atrás.  Os dinossauros surgiram há aproximadamente 220 milhões de anos, e dominaram o planeta durante toda a Era Mesozóica. Pesando, na maioria dos casos, toneladas, os enormes répteis alimentavam-se de carne, frutas, plantas e de insectos.
Brachiosaurus
Pterossaurus
Ictiossauros
http://www.youtube.com/watch?v=L6ARCje8r2o
"Fóssil vivo" "Fóssil vivo" é uma expressão utilizada informalmente para qualificar organismos de grupos biológicos actuais que são morfologicamente muito similares a organismos dos quais há conhecimento apenas do registo fóssil. Frequentemente, os "fósseis vivos" pertencem a grupos biológicos que no passado geológico da Terra foram muito mais abundantes e diversificados que actualmente. Comparando as baratas de hoje com as do passado elas mudaram muito pouco
Ginkgobiloba, de origem chinesa, é uma árvore considerada um fóssil vivo. É símbolo de paz e longevidade, por ter sobrevivido as explosões atómicas no Japão.
Fósseis de Idade São os que tiveram uma ampla distribuição  geográfica  num curto espaço de tempo. Quando descobrimos um fóssil de idade... Permite-nos saber a idade da rocha em que se encontra. Ex: Trilobites, por terem vivido em curtos Períodos da  Era Paleozóica, datam todos os terrenos onde se encontram, como sendo desses Períodos.

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados (20)

A Terra conta a sua História
A Terra conta a sua HistóriaA Terra conta a sua História
A Terra conta a sua História
 
Fosseis E DataçãO Das Rochas
Fosseis E DataçãO Das RochasFosseis E DataçãO Das Rochas
Fosseis E DataçãO Das Rochas
 
Fósseis 3º ano
Fósseis 3º anoFósseis 3º ano
Fósseis 3º ano
 
Ppt sobre os fósseis
Ppt sobre os fósseisPpt sobre os fósseis
Ppt sobre os fósseis
 
Fosseis
FosseisFosseis
Fosseis
 
Estudo dos fósseis - Introdução
Estudo dos fósseis - IntroduçãoEstudo dos fósseis - Introdução
Estudo dos fósseis - Introdução
 
Fosseis
FosseisFosseis
Fosseis
 
Tipos De Fossilização
Tipos De FossilizaçãoTipos De Fossilização
Tipos De Fossilização
 
Fosseis
FosseisFosseis
Fosseis
 
01 Fosseis Tc 0910
01 Fosseis Tc 091001 Fosseis Tc 0910
01 Fosseis Tc 0910
 
Fosseis
FosseisFosseis
Fosseis
 
02 O Que Nos Dizem Os Fosseis Tc 0910
02 O Que Nos Dizem Os Fosseis Tc 091002 O Que Nos Dizem Os Fosseis Tc 0910
02 O Que Nos Dizem Os Fosseis Tc 0910
 
Introdução á paleontologia
Introdução á paleontologiaIntrodução á paleontologia
Introdução á paleontologia
 
Os fósseis
Os fósseisOs fósseis
Os fósseis
 
Os fósseis
Os fósseisOs fósseis
Os fósseis
 
9617456 fosseisdef
9617456 fosseisdef9617456 fosseisdef
9617456 fosseisdef
 
Ppt4
Ppt4Ppt4
Ppt4
 
Fósseis
FósseisFósseis
Fósseis
 
Fosseis e Datação ras Rochas
Fosseis e Datação ras RochasFosseis e Datação ras Rochas
Fosseis e Datação ras Rochas
 
Fósseis
FósseisFósseis
Fósseis
 

Destaque

A Terra conta a sua história
A Terra conta a sua históriaA Terra conta a sua história
A Terra conta a sua históriaLeonardo Alves
 
Ciências naturais 7 estromatólitos
Ciências naturais 7   estromatólitosCiências naturais 7   estromatólitos
Ciências naturais 7 estromatólitosNuno Correia
 
Os fósseis
Os fósseisOs fósseis
Os fósseisMINEDU
 
CN: Terra Em Transformação - Etapas Historia da Terra
CN: Terra Em Transformação - Etapas Historia da TerraCN: Terra Em Transformação - Etapas Historia da Terra
CN: Terra Em Transformação - Etapas Historia da Terra7F
 
P Pdo Jant..[1]
P Pdo Jant..[1]P Pdo Jant..[1]
P Pdo Jant..[1]8ºC
 
Processos de Fossilização
Processos de FossilizaçãoProcessos de Fossilização
Processos de FossilizaçãoRafael Nunes
 
Fósseis e História da Terra
Fósseis e História da TerraFósseis e História da Terra
Fósseis e História da TerraEduardo1
 
1 como e onde existe vida na terra
1 como e onde existe vida na terra1 como e onde existe vida na terra
1 como e onde existe vida na terraFlavio Mendes
 
Trabalho Geologia geral [2]
Trabalho Geologia geral [2]Trabalho Geologia geral [2]
Trabalho Geologia geral [2]Marcelo Lois
 
DataçãO HistóRia Da Terra
DataçãO   HistóRia Da TerraDataçãO   HistóRia Da Terra
DataçãO HistóRia Da TerraIsabel Lopes
 
À Descoberta dos fósseis
À Descoberta dos fósseisÀ Descoberta dos fósseis
À Descoberta dos fósseisDaniela Oliveira
 
Chapter 6 sedimentary rocks
Chapter 6   sedimentary rocksChapter 6   sedimentary rocks
Chapter 6 sedimentary rocksjjones0227
 
Terra Planeta Com Vida Tc 0910
Terra Planeta Com Vida Tc 0910Terra Planeta Com Vida Tc 0910
Terra Planeta Com Vida Tc 0910Teresa Monteiro
 
Paleontologia
PaleontologiaPaleontologia
PaleontologiaDinho
 
Ciências naturais 7 história da terra - processos de fossilização
Ciências naturais 7   história da terra - processos de fossilizaçãoCiências naturais 7   história da terra - processos de fossilização
Ciências naturais 7 história da terra - processos de fossilizaçãoNuno Correia
 
Determinantes demonstrativos
Determinantes demonstrativosDeterminantes demonstrativos
Determinantes demonstrativosCristina Alves
 

Destaque (20)

A Terra conta a sua história
A Terra conta a sua históriaA Terra conta a sua história
A Terra conta a sua história
 
00 Historia Da Terra
00 Historia Da Terra00 Historia Da Terra
00 Historia Da Terra
 
Ciências naturais 7 estromatólitos
Ciências naturais 7   estromatólitosCiências naturais 7   estromatólitos
Ciências naturais 7 estromatólitos
 
Os fósseis
Os fósseisOs fósseis
Os fósseis
 
CN: Terra Em Transformação - Etapas Historia da Terra
CN: Terra Em Transformação - Etapas Historia da TerraCN: Terra Em Transformação - Etapas Historia da Terra
CN: Terra Em Transformação - Etapas Historia da Terra
 
P Pdo Jant..[1]
P Pdo Jant..[1]P Pdo Jant..[1]
P Pdo Jant..[1]
 
Ciências 7º ano
Ciências 7º anoCiências 7º ano
Ciências 7º ano
 
Processos de Fossilização
Processos de FossilizaçãoProcessos de Fossilização
Processos de Fossilização
 
Fossilização
FossilizaçãoFossilização
Fossilização
 
Fósseis e História da Terra
Fósseis e História da TerraFósseis e História da Terra
Fósseis e História da Terra
 
1 como e onde existe vida na terra
1 como e onde existe vida na terra1 como e onde existe vida na terra
1 como e onde existe vida na terra
 
Trabalho Geologia geral [2]
Trabalho Geologia geral [2]Trabalho Geologia geral [2]
Trabalho Geologia geral [2]
 
DataçãO HistóRia Da Terra
DataçãO   HistóRia Da TerraDataçãO   HistóRia Da Terra
DataçãO HistóRia Da Terra
 
À Descoberta dos fósseis
À Descoberta dos fósseisÀ Descoberta dos fósseis
À Descoberta dos fósseis
 
Fosseis
FosseisFosseis
Fosseis
 
Chapter 6 sedimentary rocks
Chapter 6   sedimentary rocksChapter 6   sedimentary rocks
Chapter 6 sedimentary rocks
 
Terra Planeta Com Vida Tc 0910
Terra Planeta Com Vida Tc 0910Terra Planeta Com Vida Tc 0910
Terra Planeta Com Vida Tc 0910
 
Paleontologia
PaleontologiaPaleontologia
Paleontologia
 
Ciências naturais 7 história da terra - processos de fossilização
Ciências naturais 7   história da terra - processos de fossilizaçãoCiências naturais 7   história da terra - processos de fossilização
Ciências naturais 7 história da terra - processos de fossilização
 
Determinantes demonstrativos
Determinantes demonstrativosDeterminantes demonstrativos
Determinantes demonstrativos
 

Semelhante a A Terra Conta A Sua HistóRia

P Pdo Jant..[1]
P Pdo Jant..[1]P Pdo Jant..[1]
P Pdo Jant..[1]8ºC
 
Fósseis
FósseisFósseis
FósseisCatir
 
P Pdo Jant..
P Pdo Jant..P Pdo Jant..
P Pdo Jant..8ºC
 
CiêNcias Naturais
CiêNcias NaturaisCiêNcias Naturais
CiêNcias Naturais8ºC
 
7a série da evolução à extinção 1
7a série   da evolução à extinção 17a série   da evolução à extinção 1
7a série da evolução à extinção 1SESI 422 - Americana
 
7a série da evolução à extinção parte 1 atualizada (até o período permiano)
7a série   da evolução à extinção parte 1 atualizada (até o período permiano)7a série   da evolução à extinção parte 1 atualizada (até o período permiano)
7a série da evolução à extinção parte 1 atualizada (até o período permiano)SESI 422 - Americana
 
Fosseis 1 cópia
Fosseis 1   cópiaFosseis 1   cópia
Fosseis 1 cópiaPelo Siro
 
A Terra conta a sua história
A Terra conta a sua históriaA Terra conta a sua história
A Terra conta a sua históriaGabriela Bruno
 
A Terra conta a sua história
A Terra conta a sua históriaA Terra conta a sua história
A Terra conta a sua históriaLeonardo Alves
 
AULA1_CONCEITOS.OBJETOS.RAMOS.pdf
AULA1_CONCEITOS.OBJETOS.RAMOS.pdfAULA1_CONCEITOS.OBJETOS.RAMOS.pdf
AULA1_CONCEITOS.OBJETOS.RAMOS.pdfkessiasousa4
 

Semelhante a A Terra Conta A Sua HistóRia (20)

P Pdo Jant..[1]
P Pdo Jant..[1]P Pdo Jant..[1]
P Pdo Jant..[1]
 
Fosseis
FosseisFosseis
Fosseis
 
Apresentação fósseis
Apresentação fósseisApresentação fósseis
Apresentação fósseis
 
Fosseis
FosseisFosseis
Fosseis
 
Fósseis
FósseisFósseis
Fósseis
 
P Pdo Jant..
P Pdo Jant..P Pdo Jant..
P Pdo Jant..
 
CiêNcias Naturais
CiêNcias NaturaisCiêNcias Naturais
CiêNcias Naturais
 
A terra conta a sua história
A terra conta a sua históriaA terra conta a sua história
A terra conta a sua história
 
Fósseis
FósseisFósseis
Fósseis
 
7a série da evolução à extinção 1
7a série   da evolução à extinção 17a série   da evolução à extinção 1
7a série da evolução à extinção 1
 
7º 2.1.
7º 2.1.7º 2.1.
7º 2.1.
 
Os fosseis.
Os fosseis.Os fosseis.
Os fosseis.
 
7a série da evolução à extinção parte 1 atualizada (até o período permiano)
7a série   da evolução à extinção parte 1 atualizada (até o período permiano)7a série   da evolução à extinção parte 1 atualizada (até o período permiano)
7a série da evolução à extinção parte 1 atualizada (até o período permiano)
 
história da Terra
história da Terrahistória da Terra
história da Terra
 
Fosseis 1 cópia
Fosseis 1   cópiaFosseis 1   cópia
Fosseis 1 cópia
 
A Terra conta a sua história
A Terra conta a sua históriaA Terra conta a sua história
A Terra conta a sua história
 
A Terra conta a sua história
A Terra conta a sua históriaA Terra conta a sua história
A Terra conta a sua história
 
ciclodasrochas_2.doc
ciclodasrochas_2.docciclodasrochas_2.doc
ciclodasrochas_2.doc
 
CN7 - Fósseis
CN7 - FósseisCN7 - Fósseis
CN7 - Fósseis
 
AULA1_CONCEITOS.OBJETOS.RAMOS.pdf
AULA1_CONCEITOS.OBJETOS.RAMOS.pdfAULA1_CONCEITOS.OBJETOS.RAMOS.pdf
AULA1_CONCEITOS.OBJETOS.RAMOS.pdf
 

Mais de guestbbb7bf

Ciencia Tecnologia E Sociedade
Ciencia Tecnologia E SociedadeCiencia Tecnologia E Sociedade
Ciencia Tecnologia E Sociedadeguestbbb7bf
 
Medidas PromoçãO Saude
Medidas PromoçãO SaudeMedidas PromoçãO Saude
Medidas PromoçãO Saudeguestbbb7bf
 
Saude Individual E ComunitáRia
Saude Individual E ComunitáRiaSaude Individual E ComunitáRia
Saude Individual E ComunitáRiaguestbbb7bf
 

Mais de guestbbb7bf (10)

Ciencia Tecnologia E Sociedade
Ciencia Tecnologia E SociedadeCiencia Tecnologia E Sociedade
Ciencia Tecnologia E Sociedade
 
Bfonseca
BfonsecaBfonseca
Bfonseca
 
ApresentaçãO
ApresentaçãOApresentaçãO
ApresentaçãO
 
Medidas PromoçãO Saude
Medidas PromoçãO SaudeMedidas PromoçãO Saude
Medidas PromoçãO Saude
 
Saude Individual E ComunitáRia
Saude Individual E ComunitáRiaSaude Individual E ComunitáRia
Saude Individual E ComunitáRia
 
CéLula
CéLulaCéLula
CéLula
 
CéLula
CéLulaCéLula
CéLula
 
Vida Na Terra
Vida Na TerraVida Na Terra
Vida Na Terra
 
Vida Na Terra
Vida Na TerraVida Na Terra
Vida Na Terra
 
Vida Na Terra
Vida Na TerraVida Na Terra
Vida Na Terra
 

A Terra Conta A Sua HistóRia

  • 1. A Terra conta a sua história
  • 2. A Terra conta já com cerca de 4.600 Milhões de anos! E neste vasto período de tempo, a Terra e a Vida não pararam de se transformar! Hoje com o auxílio dos fósseis, das rochas e das paisagens geológicas, conhecemos cada vez melhor a longa história do nosso planeta azul e da nossa região.
  • 3. A Terra é um planeta em transformação! Se no espaço de um ano ocorrem tantas variações no nosso Mundo, tais como: inundações, sismos, vulcões, tempestades, aluimentos de terras, alteração das praias, entre muitas outras, durante um intervalo de tempo tão grande ocorrerão muitas mais. Estas modificações incessantes são devidas a fontes de energia que podem ser externas (Sol)e/ou internas (radioactividade natural das rochas), e condicionam tudo o que existe à superfície do planeta azul - as rochas da litosfera, as águas da hidrosfera, os gases da atmosfera e os seres vivos da biosfera. A maior parte destas transformações desapareceu sem deixar rasto. Contudo, algumas vezes ficaram preservadas e são testemunhos do passado, funcionando como documentos históricos que nos ajudam a reconstituir o passado do nosso planeta. Mas então…
  • 4. …Onde está escrita a História da Terra?
  • 5. Podemos encontrar respostas a esta questão nos Fósseis, nas Rochas e nas Paisagens Geológicas.
  • 6. As rochas constituem o “livro” onde se escreve a história da Terra; os fósseis são as “palavras”, muitas vezes frases incompletas, e, por isso, é fundamental saber interpretá-las. TrilobiteDalmanitessocialis, Ordovícico.Local: Buçaco.
  • 7. A Ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia [nome que deriva do grego palaios (antigo)+ontos (ser)+logos (tratado)]. Esta ciência estuda os organismos que viveram no passado da Terra sob todos os aspectos. Procura especialmente conhecer as relações entre os seres vivos, entre estes e o meio ambiente, e a sua ordem no tempo.
  • 8. A Paleontologia pretende conhecer do modo mais completo possível os seres vivos que antecederam os actuais: o seu modo de vida, as condições ambientais e bióticas nas quais se desenvolveram, as causas da morte ou da sua extinção, e as possíveis relações evolutivas entre eles.
  • 9. Fósseis (do latim fossilis) são os restos materiais de antigos organismos ou as manifestações da sua actividade, que ficaram preservados nas rochas em que se depositaram.
  • 10.
  • 11. manifestações de actividadesão de dois tipos: a)vestígios orgânicos, como estruturas reprodutoras (ovos, sementes, esporos, pólenes, etc.), excrementos e restos de construções orgânicas; b)rastos, como pegadas ou impressões de outras partes do corpo (dentadas, por exemplo), pistas, galerias abertas em rochas, esqueletos ou troncos, etc.
  • 12. Para queservemosfósseis? Os fósseis são muito importantes para saberes e entenderes a vida das gerações passadas. Através das camadas das rochas podemos saber mais ou menos a idade da Terra e dos seres vivos.
  • 13. Como se formam os fósseis? De um modo geral, os organismos são completamente destruídos após a morte e num determinado espaço de tempo, processo este que se designa por decomposição. Estes são decompostos pela acção combinada de: organismos decompositores (geralmente microorganismos); agentes físicos (alterações de pressão e temperatura) e agentes químicos (dissoluções, oxidações, entre outros).
  • 14. Por vezes, os restos orgânicos ficam rapidamente envolvidos num material protector que os preserva do contacto com a atmosfera, da água e da acção dos decompositores. Este processo é raro (acontece em menos de 1% das situações), complexo e geralmente só as partes duras (troncos, conchas, carapaças, ossos e dentes) fossilizam. A fossilização é um processo muito lento e complexo!
  • 15. De acordo com as condições do ser vivo e do meio, podem ocorrer diversos tipos de fossilização. Podemos classificar, simplificadamente, estes processos em três grupos:
  • 16. Moldagem – o organismo imprime um molde nos sedimentos que o envolvem. As partes duras dos organismos acabam por desaparecer deixando nas rochas as suas marcas. Certos orgãos de pequena espessura, como folhas, podem fossilizar num tipo de moldagem chamado impressão. Impressão de folhas em sedimentos Molde interno de Gastrópode
  • 17.
  • 18. Mineralização - os materiais originais que compõem o ser vivo são substituídos, partícula a partícula, por substâncias minerais, mantendo as características do organismo. Trilobite fóssil denotando-se uma elevada perfeição Troncos de árvores mineralizados
  • 19. Consiste no preenchimento das partes duras de um organismo por minerais transportados em solução nas águas subterrâneas e que precipitam, como a sílica e a calcite. Os minerais, devido a elevadas condições de pressão, acabam por cimentar e formar uma rocha.
  • 20. Conservação (ou mumificação)- o material original do ser vivo conserva-se parcial ou totalmente. Ocorre quando o ser vivo é envolvido totalmente por uma substância (resina, gelo) que impede a sua decomposição. Garra de ave (Moa) com partes moles preservadas. A preservação ocorreu no interior de uma gruta com atmosfera seca e estéril. Mamute preservado em gelo descoberto na Sibéria. O gelo interrompe a actividade dos microorganismos decompositores e retarda a decomposição físico-química. Mosquito preservado em âmbar. O âmbar isola o organismo do contacto com o exterior.
  • 21. Icnofósseis (marcas fósseis): pegadas, marcas de reptação, rastos, ninhos, fezes, que constituem evidências da actividade do ser vivo cuja marca não foi destruida. Abaixo vê-se uma pegada de um dinossáurio carnívoro (Terópode).
  • 22. As trilobites eram artrópodes marinhos que viveram exclusivamente nos mares do Paleozóico. Extinguiram-se antes do aparecimento dos dinossauros. As Trilobites eram artrópodes, tal como os insectos, as aranhas, os caranguejos e as lagostas.
  • 23. Como é queuma Trilobite fossiliza?
  • 24.
  • 25.
  • 26.
  • 27.
  • 28.
  • 29. Os fósseis de Estromatólitos são os fósseis mais antigos que se conhecem. Tiveram origem em algas microscópicas e encontram-se em África do Sul e na Austrália, respectivamente com cerca de 3200 e 3600 milhões de anos.
  • 30. As amonites eram moluscos que se extinguiram na mesma altura dos dinossauros. Chegavam a atingir um metro de diâmetro e a pesar até 100Kg. Alguns parentes mais próximos ainda vivem actualmente, como é o caso do Nautilus.
  • 33. Os dinossauros surgiram em nosso planeta na Era Mesozóica, conhecida por isso como Era dos Grande Répteis. Esta era  durou desde há 240 milhões até há 65 milhões de anos atrás. Os dinossauros surgiram há aproximadamente 220 milhões de anos, e dominaram o planeta durante toda a Era Mesozóica. Pesando, na maioria dos casos, toneladas, os enormes répteis alimentavam-se de carne, frutas, plantas e de insectos.
  • 34.
  • 39. "Fóssil vivo" "Fóssil vivo" é uma expressão utilizada informalmente para qualificar organismos de grupos biológicos actuais que são morfologicamente muito similares a organismos dos quais há conhecimento apenas do registo fóssil. Frequentemente, os "fósseis vivos" pertencem a grupos biológicos que no passado geológico da Terra foram muito mais abundantes e diversificados que actualmente. Comparando as baratas de hoje com as do passado elas mudaram muito pouco
  • 40. Ginkgobiloba, de origem chinesa, é uma árvore considerada um fóssil vivo. É símbolo de paz e longevidade, por ter sobrevivido as explosões atómicas no Japão.
  • 41. Fósseis de Idade São os que tiveram uma ampla distribuição geográfica num curto espaço de tempo. Quando descobrimos um fóssil de idade... Permite-nos saber a idade da rocha em que se encontra. Ex: Trilobites, por terem vivido em curtos Períodos da Era Paleozóica, datam todos os terrenos onde se encontram, como sendo desses Períodos.
  • 42. Fósseis de Fácies Permitem-nos caracterizar ou reconstituir ambientes passados. Ex: Rochas com Amonites, encontradas em zonas afastadas do mar, permitem concluir que estas se formaram em ambiente marinho.