Publicité
Publicité

Contenu connexe

Publicité

AULA 2 multimédia.pptx

  1. Media Estáticos versus Media Dinâmicos Este esquema refere-se à distinção entre: média espaciais ou estáticos (que envolvem apenas a dimensão espacial): texto, imagens e gráficos; média temporais ou dinâmicos (que evoluem no tempo): áudio, vídeo (imagens em movimento) e animações.
  2.  Estáticos - também chamados de discretos ou espaciais - são constituídos por elementos de informação independentes do tempo, que apenas variam na sua dimensão espacial.  Por exemplo, os parágrafos e os conjuntos de pixéis são estruturas de representação de, respetivamente, texto, gráficos vectoriais e imagens bitmap, que apenas variam na sua dimensão espacial.
  3. O texto é o meio adequado para transmitir informação essencial de um modo preciso e, por isso, tem sido a forma dominante de interacção entre o ser humano e o computador. Para além disso, o texto é uma das formas principais da comunicação assíncrona, ou desfasada no tempo, entre seres humanos.
  4.  Comunicação Assíncrona - aquela que é desenvolvida em tempo não real. Exemplo: E-mail, carta enviada pelos CTT, Dropbox, WeTransfer  Comunicação Síncrona - aquela que é desenvolvida em tempo real, onde o emissor e o recetor precisam estar “juntos” e interagir, independentemente de estarem no mesmo local físico, durante a comunicação. Exemplos: telefonemas, videoconferências e a comunicação em áudio e vídeo em redes sociais como o Whatsapp.
  5. Os gráficos e as imagens podem ser comparados, respetivamente, com os desenhos e as fotografias que surgem nos documentos convencionais. As imagens podem ser resultado de um processo de captura do mundo real, através da utilização de scanner ou máquina fotográfica, ou podem ser geradas inteiramente por computador, através de software específico.
  6. Gráficos (desenho vetorial) Podem ser bidimensionais - linhas, retângulos, ovais, polígonos, curvas e outras formas geométricas. Tridimensionais - sólidos ou outros volumes. Estes elementos, no seu conjunto, originam a imagem final.
  7. As Imagens vetoriais não perdem a definição, independentemente da alteração da dimensão da mesma.
  8. A informação visual que constitui a imagem bitmap é representada sob a forma de uma matriz espacial bidimensional composta por elementos individuais chamados de pixéis.
  9. O áudio é um tipo de media que difere na sua natureza de todos os tipos de media que foram considerados até agora, já que é o único que estimula o sentido da audição, ao passo que todos os outros tiram partido do sentido da visão. Os dois tipos de áudio mais utilizados nas aplicações multimédia são as sequências musicais e a fala ou a voz humana.
  10. O formato digital pode ser obtido por digitalização a partir de fontes sonoras resultando em ficheiros que mesmo compactados, ocupam um espaço considerável e apresentam perdas de qualidade do sinal capturado.
  11. O formato digital pode também ser obtido directamente, utilizando um sintetizador MIDI na placa de som. MIDI é a abreviação de Musical Instrument Digital Interface. É uma linguagem que permite que computadores, instrumentos musicais e outros hardwares se comuniquem.
  12. O vídeo, é uma representação eletrónica de uma sequência de imagens. As imagens que constituem a sequência de vídeo designam-se por fotogramas ou frames.
  13. Atualmente, há a tendência para associar o conceito "animação" ao cinema de animação ou aos desenhos animados. Contudo, a animação não se resume simplesmente a atribuir movimento a personagens desenhados.
  14.  De facto, a animação começou por ser um media exclusivamente destinado ao entretenimento, mas foi crescendo até se tornar numa das formas mais eficazes e expressivas para comunicar uma ideia.  A isto não é alheio o facto da animação exercer uma atração universal que transcende as barreiras culturais, apelando a praticamente todas as pessoas, independentemente da idade.
  15. A animação apresenta como suporte de registo a tecnologia digital. As palavras software e hardware passaram a pertencer ao vocabulário dos profissionais de animação pela qualidade de trabalho que trouxeram consigo. Esta evolução constitui um desafio e proporciona um terreno criativo que os realizadores de animação têm explorado nos últimos anos.
Publicité