SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  115
Télécharger pour lire hors ligne
ARMAZENAGEM E EMBALAGENS DE MATERIAS RESUMO GERAL
RECEBIMENTO
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
ARMAZENAGEM
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
SISTEMA DE  PICKING
Esse sistema (pré-separação) considera a coleta e a separação de produtos / pedidos de acordo com a necessidade de um cliente.
Muito utilizado em um CD Centro de Distribuição – garante precisão no processo de movimentação de mercadorias e agilidade no atendimento integral de um pedido.
PICKING  - SELEÇÃO DE PEDIDOS
PICKING DISCRETO: é aquele no qual o operador coleta um pedido por vez, coletando linha a linha do pedido.
PICKING DISCRETO Vantagens = Possibilidade de erros é pequena. Desvantagem= baixa produtividade decorrente do tempo excessivo gasto com o deslocamento do operador.
Com base numa lista o operador caminha ao longo da linha selecionando os produtos que constam do pedido...
PICKING POR ZONA: é aquele no qual o operador coleta os pedidos em uma área do armazém, deixando-os em uma área de consolidação para composição do pedido original.
PICKING POR ZONA Vantagens = várias ações ao mesmo tempo (seleção de itens + seleção de caixas). Desvantagem = necessidade de coordenar as atividades por zona ). Balanceamento atividades ( nº itens = nº caixas)
PICKING POR LOTE: é aquele no qual o operador coleta um grupo de pedidos de maneira conjunta por vez. Ao se dirigir ao local de estocagem, o operador coleta um nº de itens que atenda um grupo de pedidos.
PICKING POR LOTE Vantagens = alta produtividade, quando os pedidos possuem pouca variedade de itens (até 04 itens) e são pequenos em termos de volume. *  Minimiza o tempo de deslocamento do  operador. Desvantagem = elevado risco de erros na separação e ordenação dos pedidos.
PICKING POR ONDA Diversas programações por turno = os pedidos são coletados em períodos específicos do turno. É utilizado em conjunto com os anteriores, sendo mais aceito no picking discreto.
PICKING POR ONDA Vantagens = maior integração do  picking  com a área de expedição, com a programação de área de coleta e embarque do pedido.
EQUIPAMENTOS NA OPERAÇÃO DE  PICKING
Picking com Rádio Freqüência O terminal de rádio freqüência indica os produtos que devem ser coletados e faz a  a comprovação ....
PICKING POR RÁDIO FREQUENCIA Esse tipo de sistema se apóia na comunicação por rádio freqüência para auxiliar o operador na coleta dos itens.  É utilizado um terminal de mão que indica o endereço do próximo produto-item a ser coletado.
PICKING POR RÁDIO FREQUENCIA Ao realizar a coleta dos itens, o operador faz a leitura do código de barras do produto no terminal portátil que confere a coleta e indica o endereço do próximo item a ser coletado. Desvantagem: Tempo do deslocamento do operador.
PICKING BY LIGHT VISTA DE UMA ESTAÇÃO DE TRABALHO
PICKING BY LIGHT Pode ser integrado a um sistema de esteiras rolantes, leitores ópticos e/ou sensores de presença. Vantagens: Agilidade. O agrupamento dos produtos ao lado do operador, que  não precisa se locomover.
PICKING BY LIGHT O indicador digital com luz, indica qual produto e a quantidade a ser coletada....
Nota: Considerar o tempo de retirada do produto da área de armazenagem para o dimensionamento da operação.
EXPEDIÇÃO
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
EMBALAGENS E FLUXOS NA OPERAÇÃO
EMPRESA FABRICANTE DE MÁQUINAS 1º SEMESTRE 2008 ECONOMIA AQUECIDA
 
 
ANÁLISE DE UM PROCESSO – SITUAÇÃO ATUAL ARMAZÉM GERAL – TERMINAL DE CARGAS QUE RECEBE DIFERENTES TIPOS DE CARGA 24 HORAS POR DIA; NECESSIDADE DE VÁRIOS SETORES DE ARMAZENAGEM VERTICALIZADOS; TODA A CARGA DEVE EM PRINCÍPIO, SAIR POR UM ÚNICO LOCAL.
ANÁLISE DE UM PROCESSO NÃO EXISTE A POSSIBILIDADE DE PADRONIZAR AS EMBALAGENS; AS CARGAS SÃO ARMAZENADAS DE ACORDO COM PESO E CUBAGEM – A  MAIORIA EM PORTA PALETES OU CANTILEVER; O ARMAZÉM POSSUI SISTEMA DE CONTROLE PARA MOVIMENTAÇÃO DA CARGA.
ANÁLISE DE UM PROCESSO SETOR DE RECEBIMENTO: FUNCIONA 24 HORAS POR DIA - RECEBE DIFERENTES TIPOS DE CARGAS; RECEBIMENTO SIMULTÂNEO DE CARGAS DE EMPRESAS DIFERENTES; ESPAÇO LIMITADO, OU SEJA, A OPERAÇÃO DEVE OCORRER SEM FOLGA.
ANÁLISE DE UM PROCESSO SETOR DE ARMAZENAGEM: ARMAZENAMENTO DE ACORDO COM PESO E CUBAGEM -  FUNCIONA 24 HORAS POR DIA ; CARGAS DE UM MESMO LOTE, PODE OCUPAR ARMAZÉNS DIFERENTES; TODAS AS CARGAS, DEVEM SER LEVADAS PARA A EXPEDIÇÃO-LIBERAÇÃO SE POSSÍVEL AO MESMO TEMPO, O QUE É QUASE IMPOSSÍVEL.
ANÁLISE DE UM PROCESSO SETOR DE LIBERAÇÃO-EXPEDIÇÃO: ANTES DA SAÍDA, AS CARGAS DEVEM TER O LOTE TOTAL CONFERIDO –  FUNCIONA DAS 06:00 AS 18:00h ; O ESPAÇO É LIMITADO E TODOS AGUARDAM SAIR AS “SUAS” CARGAS; NÃO HÁ CONDIÇÕES DE CARREGAR COM VEÍCULOS PELA LATERAL - SIDER.
ENTRADA SAÍDA ARMAZÉM 1 ARMAZÉM 2 ARMAZÉM 3 ARMAZÉM 4 1 1 RECEBIMENTO
ENTRADA SAÍDA ARMAZÉM 1 ARMAZÉM 2 ARMAZÉM 3 ARMAZÉM 4 2 ARMAZENAGEM
ENTRADA SAÍDA ARMAZÉM 1 ARMAZÉM 2 ARMAZÉM 3 ARMAZÉM 4 3 3 LIBERAÇÃO
ENTRADA SAÍDA ARMAZÉM 1 ARMAZÉM 2 ARMAZÉM 3 ARMAZÉM 4 1
ENTRADA SAÍDA ARMAZÉM 1 ARMAZÉM 2 ARMAZÉM 3 ARMAZÉM 4 2
ENTRADA SAÍDA ARMAZÉM 1 ARMAZÉM 2 ARMAZÉM 3 ARMAZÉM 4 3 3
SAÍDA DOCA NA EXPEDIÇÃO CAMINHÕES SÓ COM CRREGAMENTO PELA PORTA TRASEIRA
POSSÍVEL SOLUÇÃO: RECEBIMENTO :PADRONIZAR EMBALAGEM  OU UTILIZAR IDENTIFICAÇÃO EXTERNA; TREINAR AS EQUIPES PARA QUE DIRECIO- NEM AS CARGAS PARA O ARMAZÉM Nº 4
 
 
 
 
ENTRADA SAÍDA ARMAZÉM 1 ARMAZÉM 2 ARMAZÉM 3 ARMAZÉM 4 1
POSSÍVEL SOLUÇÃO: ARMAZENAGEM:  ARMAZENAR AS CARGAS EM UM ÚNICO ARMAZEM. NÃO PODERÁ HAVER VERTICALIZAÇÃO. LEMBRAR QUE AS CARGAS CHEGAM DURANTE 24 HORAS MAS SOMENTE SÃO LIBERADAS DAS 06:00 AS 18:00h.
ENTRADA SAÍDA ARMAZÉM 1 ARMAZÉM 2 ARMAZÉM 3 ARMAZÉM 4 2
POSSÍVEL SOLUÇÃO: ARMAZENAGEM:  CONCENTRAR TODAS AS CARGAS NO ARMAZÉM Nº 4. VANTAGENS: POSSIBILIDADE DE  ARMA-ZENAR CARGAS DE TODOS TIPOS; PROXIMIDADE COM ÁREA PARA CARREGAMENTO DOS CAMINHÕES  SIDER .
ENTRADA SAÍDA ARMAZÉM 4 2 1
POSSÍVEL SOLUÇÃO: LIBERAÇÃO:  MUDAR O SETOR DE LIBERAÇÃO E DEFINIR ÁREA PARA CARREGAMENTO COM CAMINHÃO  SIDER ; LEMBRAR DE CONFERIR OS LOTES ANTES DA ENTRADA.
SAÍDA SAÍDA 3 3
NOVA OPERAÇÃO
SAÍDA SAÍDA 3 3 ENTRADA 1
OPERAÇÃO ANTERIOR
ENTRADA SAÍDA ARMAZÉM 1 ARMAZÉM 2 ARMAZÉM 3 ARMAZÉM 4 1 2 3
SAÍDA SAÍDA 3 3 ENTRADA 1
PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS: RECEBIMENTO: CARGAS E EMBALAGENS SEM PADRONIZAÇÃO; TREINAMENTO DAS EQUIPES; GARANTIR O NOVO FLUXO DA CARGA.
PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS: ARMAZENAGEM: ENDEREÇAMENTO DAS CARGAS; LOTES INCOMPLETOS; CARGAS DO DIA ANTERIOR; POSSÍVEL SOLUÇÃO: ORGANIZAR AS CARGAS PELO FINAL DO Nº CONTROLE.
PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS: LIBERAÇÃO:CONFERIR TODOS OS LOTES; EXIGIR DAS EQUIPES DA ARMAZENAGEM A SEPARAÇÃO DOS LOTES; PROGRAMAÇÃO DOS VEÍCULOS PRECISA, SEM ATRASOS. Helio Souto Dapena
CONCLUSÃO: EMBALAGEM PADRONIZADA = VANTAGENS ARMAZENAGEM VERTICALIZADA E SOBRE O PISO X TIPO DE CARGAS E EMBALAGENS. Helio Souto Dapena
Helio Souto Dapena ,[object Object],[object Object],[object Object]
PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS: RECEBIMENTO: CARGAS E EMBALAGENS SEM PADRONIZAÇÃO; TREINAMENTO DAS EQUIPES; GARANTIR O NOVO FLUXO DA CARGA. Helio Souto Dapena
PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS: ARMAZENAGEM: ENDEREÇAMENTO DAS CARGAS; LOTES INCOMPLETOS; CARGAS DO DIA ANTERIOR; POSSÍVEL SOLUÇÃO: ORGANIZAR AS CARGAS PELO FINAL DO Nº CONTROLE.
PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS: LIBERAÇÃO:CONFERIR TODOS OS LOTES; EXIGIR DAS EQUIPES DA ARMAZENAGEM A SEPARAÇÃO DOS LOTES; PROGRAMAÇÃO DOS VEÍCULOS PRECISA, SEM ATRASOS.
CUSTOMIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO
CUSTOMIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO: PROJETO – FABRICAÇÃO – MONTAGEM - DISTRIBUIÇÃO Padronização Pura  Padronização Segmentada Padronização Customizada Customização sob Medida Customização Pura
CUSTOMIZAÇÃO X PADRONIZAÇÃO Distribu. Distribu. Distribu. Distribu. Distribu. Montag. Montag. Montag. Montag. Montag. Fabrica. Fabrica. Fabrica. Fabrica. Fabrica. Projeto Projeto Projeto Projeto Projeto CUST PURA CUST S MED PAD CUST PAD SEG PAD PURA
SISTEMA DE  CROSS DOCKING
Essa técnica é empregada na movimentação e materiais onde há possibilidade de efetuar as AÇÕES DE RECEBIMENTO E EXPEDIÇÃO SEM ARMAZENAR
 
 
CROSS DOCKING Local de destino do produto precisa ser conhecido no momento do recebimento. Cliente precisa estar em condições de receber o material expedido imediatamente.
CROSS DOCKING O USO DA TÉCNICA DE CROSS DOCKING POSSIBILITA UMA OPERAÇÃO DE INVENTÁRIO ZERO.
CROSS DOCKING QUANDO UTILIZAR: Grande movimentação para diversos destinos; Dificuldade de consolidação de cargas; Área de armazenagem no limite da capacidade ou inexistente.
CROSS DOCKING IMPACTOS DO CROSS DOCKING: Se for utilizado uma área combinada com recebimento e picking, a operação pode apresentar perda de produtividade.
GERAL
INTEGRAÇÃO COM A ATIVIDADE DE COMPRAS
ARMAZENAGEM DEVE CONSIDERAR: EMBALAGEM INTEGRAÇÃO COMPRAS E PRODUÇÃO ESTOQUE BAIXO NÃO COMPROMETER A ENTREGA AO CIENTE
CONSTRUÇÃO-PLANEJAMENTO ARMAZÉM
RECEBER CONFERIR ARMAZENAGEM/ESTOQUE PRÉ-SEPARAÇÃO EXPEDIÇÃO
METODOLOGIA PARA DEFINIR PROCESSO  DE ARMAZENAGEM
CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO DURABILIDADE QUANTIDADE ÁREA DISPONÍVEL GIRO DOS PRODUTOS CUSTOS NÍVEL DO SERVIÇO PROJETADO
REPOSIÇÃO DE PRODUTOS EM UMA GÔNDOLA
ESTIMAR O VOLUME DE ITENS ATÉ PX REPOSIÇÃO REPOSIÇÃO COM BASE PROGRAMAÇÃO CONTROLAR SAÍDA DE ITENS GÔNDOLA ORGANIZAÇÃO E CONTROLE DO ESTOQUE DE REPOSIÇÃO CONTROLE RIGOROSO PERDAS (PERECÍVEIS, ROUBOS e FURTOS).
INTEGRAÇÃO  ERP X WMS
AQUISIÇÃO POR PESSOAS QUE ENTENDAM OS PROCESSOS FOCAR FLUXO INFORMAÇÕES E DEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADES (QUEM FAZ) PARTICIPAÇÃO DAS EQUIPES OPERACIONAIS REALIZAR TESTES E ATENTAR P/ EXCEÇÕES WMS CONTROLA ESTOQUE EM LOCAIS, MERCADORIAS E CLIENTES DIFERENTES, ALÉM DAS ATIVIDADES DE COLETA-PRÉ-SEPARAÇAO...
SISTEMA DE ARMAZENAGEM
PORTA-PALETES (com posições de armazenagem uma sobre a outra) ORGANIZAÇÃO LOCALIZAÇÃO RÁPIDA POSIÇOES POR “RUAS” – CORREDORES “ NÚMEROS”  INDICAM A POSIÇÃO CORRETA DO PRODUTO  EMPILHADEIRAS DE ARMAZENAGEM  ELÉTRICAS – RETRATÉIS CORREDORES ESTREITOS ALCANÇE POSIÇÕES ALTAS POUCO POLUENTE
CONTÂINERS E CONSOLIDAÇÃO
CONTAINER ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
O CONTAINER TROUXE VANTAGENS AO TRANSPORTE, COMO SEGURANÇA, FACILIDADE NO MANUSEIO E RAPIDEZ NAS OPERAÇÕES.
CARGA CONSOLIDADA
Origem das exportações 266 ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],6 24 130 4
Principais Destinos da carga exportada 60 32 8 400 70 130 50 47 91 42 43 5 VCP 130 900 40 50 37 5 4 8
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO Produto acabado Linha de produção Brasil Fábrica Distribuição (Miami) 1 2 3 4 5 Fornecedores América do N. (Miami)
CARGA CONSOLIDADA
 
 
FACILITA MOVIMENTAÇÃO
 
 
AGILIDADE E SEGURANÇA = MENOR TEMPO NA OPERAÇÃO
 
POSSIBILITA MOVIMENTAÇÃO RÁPIDA
 
 
FACILITA A ORGANIZAÇÃO
 
 
CONFERÊNCIA

Contenu connexe

Tendances

Logística historico,fundamentos e perspectivas- Professor Danilo Pires
Logística  historico,fundamentos e perspectivas- Professor Danilo PiresLogística  historico,fundamentos e perspectivas- Professor Danilo Pires
Logística historico,fundamentos e perspectivas- Professor Danilo PiresDanilo Pires
 
Aula21082020 ferramentas de estoque
Aula21082020 ferramentas de estoqueAula21082020 ferramentas de estoque
Aula21082020 ferramentas de estoqueRicardoSilva562385
 
Logslides Processos de Armazenagem aula 1 de 14 (2015)
Logslides Processos de Armazenagem aula 1 de 14 (2015)Logslides Processos de Armazenagem aula 1 de 14 (2015)
Logslides Processos de Armazenagem aula 1 de 14 (2015)Luciano Nicoletti Junior
 
Gestão de compras
Gestão de comprasGestão de compras
Gestão de comprasDanilo Pires
 
Aula 01 introdução, endereçamento e wms
Aula 01  introdução, endereçamento e wmsAula 01  introdução, endereçamento e wms
Aula 01 introdução, endereçamento e wmsAdilson Paradella
 
Distribuição e armazenagem
Distribuição e armazenagemDistribuição e armazenagem
Distribuição e armazenagemConsultor SAP MM
 
Distribuição e Transporte
Distribuição e TransporteDistribuição e Transporte
Distribuição e Transportewilliam ribeiro
 
Armazenagem Estratégica de CDs
Armazenagem Estratégica de CDsArmazenagem Estratégica de CDs
Armazenagem Estratégica de CDsazevedoac
 
História da Logística
História da LogísticaHistória da Logística
História da LogísticaRobson Costa
 
Logística -Sistemas de armazenagem de material
Logística -Sistemas de armazenagem de materialLogística -Sistemas de armazenagem de material
Logística -Sistemas de armazenagem de materialMarcelo Aparecido Sampaio
 
Logística 2 fundamentos
Logística 2 fundamentosLogística 2 fundamentos
Logística 2 fundamentosAndrey Martins
 
Apostila de recebimento_e_expedição
Apostila de recebimento_e_expediçãoApostila de recebimento_e_expedição
Apostila de recebimento_e_expediçãoClaudio Santos
 
Aula de controle de estoques
Aula de controle de estoquesAula de controle de estoques
Aula de controle de estoquesMoises Ribeiro
 

Tendances (20)

03 aula armazenagem
03 aula armazenagem03 aula armazenagem
03 aula armazenagem
 
Logística historico,fundamentos e perspectivas- Professor Danilo Pires
Logística  historico,fundamentos e perspectivas- Professor Danilo PiresLogística  historico,fundamentos e perspectivas- Professor Danilo Pires
Logística historico,fundamentos e perspectivas- Professor Danilo Pires
 
08 aula armazenagem ii
08 aula armazenagem ii08 aula armazenagem ii
08 aula armazenagem ii
 
Expedição e distribuição
Expedição e distribuiçãoExpedição e distribuição
Expedição e distribuição
 
Aula21082020 ferramentas de estoque
Aula21082020 ferramentas de estoqueAula21082020 ferramentas de estoque
Aula21082020 ferramentas de estoque
 
Logslides Processos de Armazenagem aula 1 de 14 (2015)
Logslides Processos de Armazenagem aula 1 de 14 (2015)Logslides Processos de Armazenagem aula 1 de 14 (2015)
Logslides Processos de Armazenagem aula 1 de 14 (2015)
 
Gestão de compras
Gestão de comprasGestão de compras
Gestão de compras
 
Aula 01 introdução, endereçamento e wms
Aula 01  introdução, endereçamento e wmsAula 01  introdução, endereçamento e wms
Aula 01 introdução, endereçamento e wms
 
Gestão de compras
Gestão de comprasGestão de compras
Gestão de compras
 
Distribuição e armazenagem
Distribuição e armazenagemDistribuição e armazenagem
Distribuição e armazenagem
 
Aula FUNDAMENTOS DA LOGISTICA
Aula FUNDAMENTOS DA LOGISTICAAula FUNDAMENTOS DA LOGISTICA
Aula FUNDAMENTOS DA LOGISTICA
 
Logística Empresarial
Logística EmpresarialLogística Empresarial
Logística Empresarial
 
Distribuição e Transporte
Distribuição e TransporteDistribuição e Transporte
Distribuição e Transporte
 
Armazenagem Estratégica de CDs
Armazenagem Estratégica de CDsArmazenagem Estratégica de CDs
Armazenagem Estratégica de CDs
 
3ª aula de Logística (Atividades de Apoio)
3ª aula de Logística (Atividades de Apoio)3ª aula de Logística (Atividades de Apoio)
3ª aula de Logística (Atividades de Apoio)
 
História da Logística
História da LogísticaHistória da Logística
História da Logística
 
Logística -Sistemas de armazenagem de material
Logística -Sistemas de armazenagem de materialLogística -Sistemas de armazenagem de material
Logística -Sistemas de armazenagem de material
 
Logística 2 fundamentos
Logística 2 fundamentosLogística 2 fundamentos
Logística 2 fundamentos
 
Apostila de recebimento_e_expedição
Apostila de recebimento_e_expediçãoApostila de recebimento_e_expedição
Apostila de recebimento_e_expedição
 
Aula de controle de estoques
Aula de controle de estoquesAula de controle de estoques
Aula de controle de estoques
 

En vedette

Armazenagem de Materiais
Armazenagem de MateriaisArmazenagem de Materiais
Armazenagem de MateriaisRobson Costa
 
Gestão de Armazens
Gestão de ArmazensGestão de Armazens
Gestão de Armazensguestbdad729
 
Armazenagem de materiais
Armazenagem de materiaisArmazenagem de materiais
Armazenagem de materiaisJares Petros
 
Gestao estoques apresentação
Gestao estoques apresentaçãoGestao estoques apresentação
Gestao estoques apresentaçãoCharles Rebouças
 
Gestão de estoque - OpenERP 7
Gestão de estoque - OpenERP 7Gestão de estoque - OpenERP 7
Gestão de estoque - OpenERP 7Almir Rivas
 
V01 34104 operador_de_armazenagem
V01 34104 operador_de_armazenagemV01 34104 operador_de_armazenagem
V01 34104 operador_de_armazenagemCatarina Romba
 
132724191 sebenta-operador-de-armazem-parte-1
132724191 sebenta-operador-de-armazem-parte-1132724191 sebenta-operador-de-armazem-parte-1
132724191 sebenta-operador-de-armazem-parte-1Maria Silva
 
Planejamento de estoque,armazenagem e arranjos fisicos.
Planejamento de estoque,armazenagem e arranjos fisicos.Planejamento de estoque,armazenagem e arranjos fisicos.
Planejamento de estoque,armazenagem e arranjos fisicos.Misael Barbosa
 
Armazenagem de mercadorias
Armazenagem de mercadoriasArmazenagem de mercadorias
Armazenagem de mercadoriasjoaocgoulart
 
3. npc armaz. movim.entacao e_localizacao
3. npc armaz. movim.entacao e_localizacao3. npc armaz. movim.entacao e_localizacao
3. npc armaz. movim.entacao e_localizacaolourinha321
 
Armazenagem3º trabalho
Armazenagem3º trabalhoArmazenagem3º trabalho
Armazenagem3º trabalhojorgecs6
 
Operações e rotinas de trabalho do almoxarifado
Operações e rotinas de trabalho do almoxarifadoOperações e rotinas de trabalho do almoxarifado
Operações e rotinas de trabalho do almoxarifadoBenjamim Garcia Netto
 

En vedette (20)

Armazenagem de Materiais
Armazenagem de MateriaisArmazenagem de Materiais
Armazenagem de Materiais
 
Gestão de Armazéns
Gestão de ArmazénsGestão de Armazéns
Gestão de Armazéns
 
Gestão Armazenagem Estruturas Físicas
Gestão Armazenagem Estruturas FísicasGestão Armazenagem Estruturas Físicas
Gestão Armazenagem Estruturas Físicas
 
Gestão de Armazens
Gestão de ArmazensGestão de Armazens
Gestão de Armazens
 
Armazenamento
ArmazenamentoArmazenamento
Armazenamento
 
Armazenagem de materiais
Armazenagem de materiaisArmazenagem de materiais
Armazenagem de materiais
 
Apresentação Armazenagem e Controle de Estoque
Apresentação Armazenagem e Controle de EstoqueApresentação Armazenagem e Controle de Estoque
Apresentação Armazenagem e Controle de Estoque
 
Gestao estoques apresentação
Gestao estoques apresentaçãoGestao estoques apresentação
Gestao estoques apresentação
 
Cargas Embalagens e Unitização
Cargas Embalagens e UnitizaçãoCargas Embalagens e Unitização
Cargas Embalagens e Unitização
 
Gestão de estoque - OpenERP 7
Gestão de estoque - OpenERP 7Gestão de estoque - OpenERP 7
Gestão de estoque - OpenERP 7
 
V01 34104 operador_de_armazenagem
V01 34104 operador_de_armazenagemV01 34104 operador_de_armazenagem
V01 34104 operador_de_armazenagem
 
132724191 sebenta-operador-de-armazem-parte-1
132724191 sebenta-operador-de-armazem-parte-1132724191 sebenta-operador-de-armazem-parte-1
132724191 sebenta-operador-de-armazem-parte-1
 
Planejamento de estoque,armazenagem e arranjos fisicos.
Planejamento de estoque,armazenagem e arranjos fisicos.Planejamento de estoque,armazenagem e arranjos fisicos.
Planejamento de estoque,armazenagem e arranjos fisicos.
 
Principio e Elementos Armazenagem 2
Principio e Elementos Armazenagem 2Principio e Elementos Armazenagem 2
Principio e Elementos Armazenagem 2
 
Principio e Elementos Armazenagem
Principio e Elementos ArmazenagemPrincipio e Elementos Armazenagem
Principio e Elementos Armazenagem
 
Armazenagem de mercadorias
Armazenagem de mercadoriasArmazenagem de mercadorias
Armazenagem de mercadorias
 
3. npc armaz. movim.entacao e_localizacao
3. npc armaz. movim.entacao e_localizacao3. npc armaz. movim.entacao e_localizacao
3. npc armaz. movim.entacao e_localizacao
 
Armazenagem3º trabalho
Armazenagem3º trabalhoArmazenagem3º trabalho
Armazenagem3º trabalho
 
Operações e rotinas de trabalho do almoxarifado
Operações e rotinas de trabalho do almoxarifadoOperações e rotinas de trabalho do almoxarifado
Operações e rotinas de trabalho do almoxarifado
 
Almoxarifado
AlmoxarifadoAlmoxarifado
Almoxarifado
 

Similaire à Armazenagem de Cargas

Cargas Embalagens e Unitização Armazenagem
Cargas Embalagens e Unitização ArmazenagemCargas Embalagens e Unitização Armazenagem
Cargas Embalagens e Unitização Armazenagemguest3bbc023
 
Arrumação mercadoria armazém.pptx
Arrumação mercadoria armazém.pptxArrumação mercadoria armazém.pptx
Arrumação mercadoria armazém.pptx9373
 
393 aula 09_movimentacao_e_armazenamento_de_materiais
393 aula 09_movimentacao_e_armazenamento_de_materiais393 aula 09_movimentacao_e_armazenamento_de_materiais
393 aula 09_movimentacao_e_armazenamento_de_materiaisAlberto Santos
 
Consultoria Logística
Consultoria LogísticaConsultoria Logística
Consultoria LogísticaMarcos Liranco
 
8509 - Coordenação da expedição em armazém.pptx
8509 - Coordenação da expedição em armazém.pptx8509 - Coordenação da expedição em armazém.pptx
8509 - Coordenação da expedição em armazém.pptxZPingarelho
 
Aula 7 si_log_W
Aula 7 si_log_WAula 7 si_log_W
Aula 7 si_log_Wmifarias
 
Logística - princípios básicos
Logística - princípios básicosLogística - princípios básicos
Logística - princípios básicosNara Oliveira
 
Aula 02 - Atividades logisiticas e Modais de Transporte de P&G
Aula 02 - Atividades logisiticas e Modais de Transporte de P&GAula 02 - Atividades logisiticas e Modais de Transporte de P&G
Aula 02 - Atividades logisiticas e Modais de Transporte de P&GAnderson Pontes
 

Similaire à Armazenagem de Cargas (20)

Gestão de Armazéns
Gestão de ArmazénsGestão de Armazéns
Gestão de Armazéns
 
Sala de baterias
Sala de bateriasSala de baterias
Sala de baterias
 
Aula med07
Aula med07Aula med07
Aula med07
 
Cargas Embalagens e Unitização Armazenagem
Cargas Embalagens e Unitização ArmazenagemCargas Embalagens e Unitização Armazenagem
Cargas Embalagens e Unitização Armazenagem
 
Arrumação mercadoria armazém.pptx
Arrumação mercadoria armazém.pptxArrumação mercadoria armazém.pptx
Arrumação mercadoria armazém.pptx
 
393 aula 09_movimentacao_e_armazenamento_de_materiais
393 aula 09_movimentacao_e_armazenamento_de_materiais393 aula 09_movimentacao_e_armazenamento_de_materiais
393 aula 09_movimentacao_e_armazenamento_de_materiais
 
Layout
LayoutLayout
Layout
 
Atividades Básicas (Primárias), de Apoio (intermediárias) e Sofisticadas da L...
Atividades Básicas (Primárias), de Apoio (intermediárias) e Sofisticadas da L...Atividades Básicas (Primárias), de Apoio (intermediárias) e Sofisticadas da L...
Atividades Básicas (Primárias), de Apoio (intermediárias) e Sofisticadas da L...
 
Consultoria Logística
Consultoria LogísticaConsultoria Logística
Consultoria Logística
 
8509 - Coordenação da expedição em armazém.pptx
8509 - Coordenação da expedição em armazém.pptx8509 - Coordenação da expedição em armazém.pptx
8509 - Coordenação da expedição em armazém.pptx
 
Armazenagem
ArmazenagemArmazenagem
Armazenagem
 
07 wms - 2013
07   wms - 2013 07   wms - 2013
07 wms - 2013
 
Aula 7 si_log_W
Aula 7 si_log_WAula 7 si_log_W
Aula 7 si_log_W
 
FAST SAP WMS
FAST SAP WMSFAST SAP WMS
FAST SAP WMS
 
Logística - princípios básicos
Logística - princípios básicosLogística - princípios básicos
Logística - princípios básicos
 
Caso de estudo parfois
Caso de estudo parfoisCaso de estudo parfois
Caso de estudo parfois
 
Processo de Saida em EWM
Processo de Saida em EWMProcesso de Saida em EWM
Processo de Saida em EWM
 
3º trabalho de SM - Gestão de Stocksw
3º trabalho de SM - Gestão de Stocksw3º trabalho de SM - Gestão de Stocksw
3º trabalho de SM - Gestão de Stocksw
 
Aula 02 - Atividades logisiticas e Modais de Transporte de P&G
Aula 02 - Atividades logisiticas e Modais de Transporte de P&GAula 02 - Atividades logisiticas e Modais de Transporte de P&G
Aula 02 - Atividades logisiticas e Modais de Transporte de P&G
 
Logística Compras
Logística ComprasLogística Compras
Logística Compras
 

Plus de BRINKS SEGURANÇA E TRANSPORTE DE VALORES (12)

Consolidação deCargas e Conteinerização
Consolidação deCargas e ConteinerizaçãoConsolidação deCargas e Conteinerização
Consolidação deCargas e Conteinerização
 
Cargas Embalagens e Unitização Armazenagem 1ª parte
Cargas Embalagens e Unitização Armazenagem 1ª parteCargas Embalagens e Unitização Armazenagem 1ª parte
Cargas Embalagens e Unitização Armazenagem 1ª parte
 
Planejamento Armazenagem
Planejamento ArmazenagemPlanejamento Armazenagem
Planejamento Armazenagem
 
Logística Artigos e Conceitos
Logística Artigos e ConceitosLogística Artigos e Conceitos
Logística Artigos e Conceitos
 
Desenvolvimento da Rede De Fornecedores
Desenvolvimento da Rede De FornecedoresDesenvolvimento da Rede De Fornecedores
Desenvolvimento da Rede De Fornecedores
 
Estratégias de Mercado Globais
Estratégias de Mercado GlobaisEstratégias de Mercado Globais
Estratégias de Mercado Globais
 
Modelo Estratégico
Modelo EstratégicoModelo Estratégico
Modelo Estratégico
 
Estratégias de Mercado Globais
Estratégias de Mercado GlobaisEstratégias de Mercado Globais
Estratégias de Mercado Globais
 
Gestã da Armazenagem
Gestã da ArmazenagemGestã da Armazenagem
Gestã da Armazenagem
 
Localização e Movimentaçao de Materiais
Localização e Movimentaçao de MateriaisLocalização e Movimentaçao de Materiais
Localização e Movimentaçao de Materiais
 
Globalização das Estratégias
Globalização das EstratégiasGlobalização das Estratégias
Globalização das Estratégias
 
Logística e Operações Globais
Logística e Operações GlobaisLogística e Operações Globais
Logística e Operações Globais
 

Armazenagem de Cargas

  • 1. ARMAZENAGEM E EMBALAGENS DE MATERIAS RESUMO GERAL
  • 3.
  • 5.
  • 6. SISTEMA DE PICKING
  • 7. Esse sistema (pré-separação) considera a coleta e a separação de produtos / pedidos de acordo com a necessidade de um cliente.
  • 8. Muito utilizado em um CD Centro de Distribuição – garante precisão no processo de movimentação de mercadorias e agilidade no atendimento integral de um pedido.
  • 9. PICKING - SELEÇÃO DE PEDIDOS
  • 10. PICKING DISCRETO: é aquele no qual o operador coleta um pedido por vez, coletando linha a linha do pedido.
  • 11. PICKING DISCRETO Vantagens = Possibilidade de erros é pequena. Desvantagem= baixa produtividade decorrente do tempo excessivo gasto com o deslocamento do operador.
  • 12. Com base numa lista o operador caminha ao longo da linha selecionando os produtos que constam do pedido...
  • 13. PICKING POR ZONA: é aquele no qual o operador coleta os pedidos em uma área do armazém, deixando-os em uma área de consolidação para composição do pedido original.
  • 14. PICKING POR ZONA Vantagens = várias ações ao mesmo tempo (seleção de itens + seleção de caixas). Desvantagem = necessidade de coordenar as atividades por zona ). Balanceamento atividades ( nº itens = nº caixas)
  • 15. PICKING POR LOTE: é aquele no qual o operador coleta um grupo de pedidos de maneira conjunta por vez. Ao se dirigir ao local de estocagem, o operador coleta um nº de itens que atenda um grupo de pedidos.
  • 16. PICKING POR LOTE Vantagens = alta produtividade, quando os pedidos possuem pouca variedade de itens (até 04 itens) e são pequenos em termos de volume. * Minimiza o tempo de deslocamento do operador. Desvantagem = elevado risco de erros na separação e ordenação dos pedidos.
  • 17. PICKING POR ONDA Diversas programações por turno = os pedidos são coletados em períodos específicos do turno. É utilizado em conjunto com os anteriores, sendo mais aceito no picking discreto.
  • 18. PICKING POR ONDA Vantagens = maior integração do picking com a área de expedição, com a programação de área de coleta e embarque do pedido.
  • 20. Picking com Rádio Freqüência O terminal de rádio freqüência indica os produtos que devem ser coletados e faz a a comprovação ....
  • 21. PICKING POR RÁDIO FREQUENCIA Esse tipo de sistema se apóia na comunicação por rádio freqüência para auxiliar o operador na coleta dos itens. É utilizado um terminal de mão que indica o endereço do próximo produto-item a ser coletado.
  • 22. PICKING POR RÁDIO FREQUENCIA Ao realizar a coleta dos itens, o operador faz a leitura do código de barras do produto no terminal portátil que confere a coleta e indica o endereço do próximo item a ser coletado. Desvantagem: Tempo do deslocamento do operador.
  • 23. PICKING BY LIGHT VISTA DE UMA ESTAÇÃO DE TRABALHO
  • 24. PICKING BY LIGHT Pode ser integrado a um sistema de esteiras rolantes, leitores ópticos e/ou sensores de presença. Vantagens: Agilidade. O agrupamento dos produtos ao lado do operador, que não precisa se locomover.
  • 25. PICKING BY LIGHT O indicador digital com luz, indica qual produto e a quantidade a ser coletada....
  • 26. Nota: Considerar o tempo de retirada do produto da área de armazenagem para o dimensionamento da operação.
  • 28.
  • 29. EMBALAGENS E FLUXOS NA OPERAÇÃO
  • 30. EMPRESA FABRICANTE DE MÁQUINAS 1º SEMESTRE 2008 ECONOMIA AQUECIDA
  • 31.  
  • 32.  
  • 33. ANÁLISE DE UM PROCESSO – SITUAÇÃO ATUAL ARMAZÉM GERAL – TERMINAL DE CARGAS QUE RECEBE DIFERENTES TIPOS DE CARGA 24 HORAS POR DIA; NECESSIDADE DE VÁRIOS SETORES DE ARMAZENAGEM VERTICALIZADOS; TODA A CARGA DEVE EM PRINCÍPIO, SAIR POR UM ÚNICO LOCAL.
  • 34. ANÁLISE DE UM PROCESSO NÃO EXISTE A POSSIBILIDADE DE PADRONIZAR AS EMBALAGENS; AS CARGAS SÃO ARMAZENADAS DE ACORDO COM PESO E CUBAGEM – A MAIORIA EM PORTA PALETES OU CANTILEVER; O ARMAZÉM POSSUI SISTEMA DE CONTROLE PARA MOVIMENTAÇÃO DA CARGA.
  • 35. ANÁLISE DE UM PROCESSO SETOR DE RECEBIMENTO: FUNCIONA 24 HORAS POR DIA - RECEBE DIFERENTES TIPOS DE CARGAS; RECEBIMENTO SIMULTÂNEO DE CARGAS DE EMPRESAS DIFERENTES; ESPAÇO LIMITADO, OU SEJA, A OPERAÇÃO DEVE OCORRER SEM FOLGA.
  • 36. ANÁLISE DE UM PROCESSO SETOR DE ARMAZENAGEM: ARMAZENAMENTO DE ACORDO COM PESO E CUBAGEM - FUNCIONA 24 HORAS POR DIA ; CARGAS DE UM MESMO LOTE, PODE OCUPAR ARMAZÉNS DIFERENTES; TODAS AS CARGAS, DEVEM SER LEVADAS PARA A EXPEDIÇÃO-LIBERAÇÃO SE POSSÍVEL AO MESMO TEMPO, O QUE É QUASE IMPOSSÍVEL.
  • 37. ANÁLISE DE UM PROCESSO SETOR DE LIBERAÇÃO-EXPEDIÇÃO: ANTES DA SAÍDA, AS CARGAS DEVEM TER O LOTE TOTAL CONFERIDO – FUNCIONA DAS 06:00 AS 18:00h ; O ESPAÇO É LIMITADO E TODOS AGUARDAM SAIR AS “SUAS” CARGAS; NÃO HÁ CONDIÇÕES DE CARREGAR COM VEÍCULOS PELA LATERAL - SIDER.
  • 38. ENTRADA SAÍDA ARMAZÉM 1 ARMAZÉM 2 ARMAZÉM 3 ARMAZÉM 4 1 1 RECEBIMENTO
  • 39. ENTRADA SAÍDA ARMAZÉM 1 ARMAZÉM 2 ARMAZÉM 3 ARMAZÉM 4 2 ARMAZENAGEM
  • 40. ENTRADA SAÍDA ARMAZÉM 1 ARMAZÉM 2 ARMAZÉM 3 ARMAZÉM 4 3 3 LIBERAÇÃO
  • 41. ENTRADA SAÍDA ARMAZÉM 1 ARMAZÉM 2 ARMAZÉM 3 ARMAZÉM 4 1
  • 42. ENTRADA SAÍDA ARMAZÉM 1 ARMAZÉM 2 ARMAZÉM 3 ARMAZÉM 4 2
  • 43. ENTRADA SAÍDA ARMAZÉM 1 ARMAZÉM 2 ARMAZÉM 3 ARMAZÉM 4 3 3
  • 44. SAÍDA DOCA NA EXPEDIÇÃO CAMINHÕES SÓ COM CRREGAMENTO PELA PORTA TRASEIRA
  • 45. POSSÍVEL SOLUÇÃO: RECEBIMENTO :PADRONIZAR EMBALAGEM OU UTILIZAR IDENTIFICAÇÃO EXTERNA; TREINAR AS EQUIPES PARA QUE DIRECIO- NEM AS CARGAS PARA O ARMAZÉM Nº 4
  • 46.  
  • 47.  
  • 48.  
  • 49.  
  • 50. ENTRADA SAÍDA ARMAZÉM 1 ARMAZÉM 2 ARMAZÉM 3 ARMAZÉM 4 1
  • 51. POSSÍVEL SOLUÇÃO: ARMAZENAGEM: ARMAZENAR AS CARGAS EM UM ÚNICO ARMAZEM. NÃO PODERÁ HAVER VERTICALIZAÇÃO. LEMBRAR QUE AS CARGAS CHEGAM DURANTE 24 HORAS MAS SOMENTE SÃO LIBERADAS DAS 06:00 AS 18:00h.
  • 52. ENTRADA SAÍDA ARMAZÉM 1 ARMAZÉM 2 ARMAZÉM 3 ARMAZÉM 4 2
  • 53. POSSÍVEL SOLUÇÃO: ARMAZENAGEM: CONCENTRAR TODAS AS CARGAS NO ARMAZÉM Nº 4. VANTAGENS: POSSIBILIDADE DE ARMA-ZENAR CARGAS DE TODOS TIPOS; PROXIMIDADE COM ÁREA PARA CARREGAMENTO DOS CAMINHÕES SIDER .
  • 55. POSSÍVEL SOLUÇÃO: LIBERAÇÃO: MUDAR O SETOR DE LIBERAÇÃO E DEFINIR ÁREA PARA CARREGAMENTO COM CAMINHÃO SIDER ; LEMBRAR DE CONFERIR OS LOTES ANTES DA ENTRADA.
  • 58. SAÍDA SAÍDA 3 3 ENTRADA 1
  • 60. ENTRADA SAÍDA ARMAZÉM 1 ARMAZÉM 2 ARMAZÉM 3 ARMAZÉM 4 1 2 3
  • 61. SAÍDA SAÍDA 3 3 ENTRADA 1
  • 62. PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS: RECEBIMENTO: CARGAS E EMBALAGENS SEM PADRONIZAÇÃO; TREINAMENTO DAS EQUIPES; GARANTIR O NOVO FLUXO DA CARGA.
  • 63. PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS: ARMAZENAGEM: ENDEREÇAMENTO DAS CARGAS; LOTES INCOMPLETOS; CARGAS DO DIA ANTERIOR; POSSÍVEL SOLUÇÃO: ORGANIZAR AS CARGAS PELO FINAL DO Nº CONTROLE.
  • 64. PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS: LIBERAÇÃO:CONFERIR TODOS OS LOTES; EXIGIR DAS EQUIPES DA ARMAZENAGEM A SEPARAÇÃO DOS LOTES; PROGRAMAÇÃO DOS VEÍCULOS PRECISA, SEM ATRASOS. Helio Souto Dapena
  • 65. CONCLUSÃO: EMBALAGEM PADRONIZADA = VANTAGENS ARMAZENAGEM VERTICALIZADA E SOBRE O PISO X TIPO DE CARGAS E EMBALAGENS. Helio Souto Dapena
  • 66.
  • 67. PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS: RECEBIMENTO: CARGAS E EMBALAGENS SEM PADRONIZAÇÃO; TREINAMENTO DAS EQUIPES; GARANTIR O NOVO FLUXO DA CARGA. Helio Souto Dapena
  • 68. PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS: ARMAZENAGEM: ENDEREÇAMENTO DAS CARGAS; LOTES INCOMPLETOS; CARGAS DO DIA ANTERIOR; POSSÍVEL SOLUÇÃO: ORGANIZAR AS CARGAS PELO FINAL DO Nº CONTROLE.
  • 69. PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS: LIBERAÇÃO:CONFERIR TODOS OS LOTES; EXIGIR DAS EQUIPES DA ARMAZENAGEM A SEPARAÇÃO DOS LOTES; PROGRAMAÇÃO DOS VEÍCULOS PRECISA, SEM ATRASOS.
  • 71. CUSTOMIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO: PROJETO – FABRICAÇÃO – MONTAGEM - DISTRIBUIÇÃO Padronização Pura Padronização Segmentada Padronização Customizada Customização sob Medida Customização Pura
  • 72. CUSTOMIZAÇÃO X PADRONIZAÇÃO Distribu. Distribu. Distribu. Distribu. Distribu. Montag. Montag. Montag. Montag. Montag. Fabrica. Fabrica. Fabrica. Fabrica. Fabrica. Projeto Projeto Projeto Projeto Projeto CUST PURA CUST S MED PAD CUST PAD SEG PAD PURA
  • 73. SISTEMA DE CROSS DOCKING
  • 74. Essa técnica é empregada na movimentação e materiais onde há possibilidade de efetuar as AÇÕES DE RECEBIMENTO E EXPEDIÇÃO SEM ARMAZENAR
  • 75.  
  • 76.  
  • 77. CROSS DOCKING Local de destino do produto precisa ser conhecido no momento do recebimento. Cliente precisa estar em condições de receber o material expedido imediatamente.
  • 78. CROSS DOCKING O USO DA TÉCNICA DE CROSS DOCKING POSSIBILITA UMA OPERAÇÃO DE INVENTÁRIO ZERO.
  • 79. CROSS DOCKING QUANDO UTILIZAR: Grande movimentação para diversos destinos; Dificuldade de consolidação de cargas; Área de armazenagem no limite da capacidade ou inexistente.
  • 80. CROSS DOCKING IMPACTOS DO CROSS DOCKING: Se for utilizado uma área combinada com recebimento e picking, a operação pode apresentar perda de produtividade.
  • 81. GERAL
  • 82. INTEGRAÇÃO COM A ATIVIDADE DE COMPRAS
  • 83. ARMAZENAGEM DEVE CONSIDERAR: EMBALAGEM INTEGRAÇÃO COMPRAS E PRODUÇÃO ESTOQUE BAIXO NÃO COMPROMETER A ENTREGA AO CIENTE
  • 85. RECEBER CONFERIR ARMAZENAGEM/ESTOQUE PRÉ-SEPARAÇÃO EXPEDIÇÃO
  • 86. METODOLOGIA PARA DEFINIR PROCESSO DE ARMAZENAGEM
  • 87. CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO DURABILIDADE QUANTIDADE ÁREA DISPONÍVEL GIRO DOS PRODUTOS CUSTOS NÍVEL DO SERVIÇO PROJETADO
  • 88. REPOSIÇÃO DE PRODUTOS EM UMA GÔNDOLA
  • 89. ESTIMAR O VOLUME DE ITENS ATÉ PX REPOSIÇÃO REPOSIÇÃO COM BASE PROGRAMAÇÃO CONTROLAR SAÍDA DE ITENS GÔNDOLA ORGANIZAÇÃO E CONTROLE DO ESTOQUE DE REPOSIÇÃO CONTROLE RIGOROSO PERDAS (PERECÍVEIS, ROUBOS e FURTOS).
  • 91. AQUISIÇÃO POR PESSOAS QUE ENTENDAM OS PROCESSOS FOCAR FLUXO INFORMAÇÕES E DEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADES (QUEM FAZ) PARTICIPAÇÃO DAS EQUIPES OPERACIONAIS REALIZAR TESTES E ATENTAR P/ EXCEÇÕES WMS CONTROLA ESTOQUE EM LOCAIS, MERCADORIAS E CLIENTES DIFERENTES, ALÉM DAS ATIVIDADES DE COLETA-PRÉ-SEPARAÇAO...
  • 93. PORTA-PALETES (com posições de armazenagem uma sobre a outra) ORGANIZAÇÃO LOCALIZAÇÃO RÁPIDA POSIÇOES POR “RUAS” – CORREDORES “ NÚMEROS” INDICAM A POSIÇÃO CORRETA DO PRODUTO EMPILHADEIRAS DE ARMAZENAGEM ELÉTRICAS – RETRATÉIS CORREDORES ESTREITOS ALCANÇE POSIÇÕES ALTAS POUCO POLUENTE
  • 95.
  • 96. O CONTAINER TROUXE VANTAGENS AO TRANSPORTE, COMO SEGURANÇA, FACILIDADE NO MANUSEIO E RAPIDEZ NAS OPERAÇÕES.
  • 98.
  • 99. Principais Destinos da carga exportada 60 32 8 400 70 130 50 47 91 42 43 5 VCP 130 900 40 50 37 5 4 8
  • 100. LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO Produto acabado Linha de produção Brasil Fábrica Distribuição (Miami) 1 2 3 4 5 Fornecedores América do N. (Miami)
  • 102.  
  • 103.  
  • 105.  
  • 106.  
  • 107. AGILIDADE E SEGURANÇA = MENOR TEMPO NA OPERAÇÃO
  • 108.  
  • 110.  
  • 111.  
  • 113.  
  • 114.