Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.
1
Ano letivo 2017/18
Tipologia, número de itens e cotação
História da Cultura e das Artes – 10º ANO
Duração: 90m Cotação: ...
2
Módulo 3
Cultura do
mosteiro
O s espaços do
Cristianismo
.Da
reorganização
cristã da Europa
ao crescimento e
afirmação
u...
3
Critérios gerais de classificação:
1. Às respostas de conteúdo ambíguo ou contraditório não será atribuída qualquer cota...
Prochain SlideShare
Chargement dans…5
×

Matriz 2 hca 10

95 vues

Publié le

matriz de teste

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

  • Soyez le premier à aimer ceci

Matriz 2 hca 10

  1. 1. 1 Ano letivo 2017/18 Tipologia, número de itens e cotação História da Cultura e das Artes – 10º ANO Duração: 90m Cotação: 200 Conteúdos Objetivos Tipologia de itens N.º de itens Cotação por item (em pontos) Módulo 2 A cultura do Senado A lei e a ordem do Império . A lei e a ordem no Império .O Senado . A língua latina .O ócio A arte Romana .A arquitetura: entre o belo e o útil .A escultura: o Homem enquanto indivíduo .A pintura e o mosaico: a vida enquanto forma de arte - Compreender o contexto político, social e cultural que favoreceu o desenvolvimento e expansão da civilização romana. - Conhecer a estrutura social e organização política da sociedade romana: da República ao Império. -Evidenciar a importância, o sentido e o significado da ação militar, política, social e cultural de Octávio para a estabilização do Império. - Caracterizar a estrutura urbana do Império. - Identificar o lugar do ócio, do lazer e da diversão na sociedade romana. - Compreender a arquitetura romana como reflexo do carácter de um povo e de uma civilização. -Caracterizar os conceitos de utilitarismo, grandiosidade, pragmatismo e racionalismo que fundamentaram a arquitetura romana. - Identificar materiais, técnicas e tipologias da construção romana. - Reconhecer principais edifícios e núcleos arquitetónicos. - Reconhecer elementos formais e plásticos da escultura etrusca na formulação da escultura romana. Itens de seleção: Seleção Identificação Associação 2 1 1 49
  2. 2. 2 Módulo 3 Cultura do mosteiro O s espaços do Cristianismo .Da reorganização cristã da Europa ao crescimento e afirmação urbanos sécs. IX- XII .O mosteiro: uma vida própria com domínio do tempo e do espaço As Artes medievais dos séculos V-XII .Dos primórdios da Era cristã ao pré-românico - Identificar funções, temas e valores plásticos da escultura romana. - Evidenciar características formais, plásticas e estéticas da escultura romana: o sentido comemorativo da escultura. - Compreender o retrato enquanto género característico da escultura. - Caracterizar os temas e valores plásticos desenvolvidos na pintura. - Conhecer os motivos que causaram o desmembrar do império romano. - Analisar a reorganização da Europa a nível político, económico, social e cultural. - Explicar a importância do mosteiro. - Compreender o processo de formação da arquitetura cristã: o período paleocristão. - Reconhecer a cultura bizantina como reflexo da fusão de três culturas: greco- romana, oriental e cristã. - Contextualizar a situação da Europa na viragem do milénio: peregrinações, cruzadas e ordens monásticas. Itens de construção: Desenvolvimento restrito Desenvolvimento longo 7 3 151 Número de Questões:7º/8º/9º ano – 8/12 questões; Secundário – 8/15 questões, segundo modelo de exame nacional.
  3. 3. 3 Critérios gerais de classificação: 1. Às respostas de conteúdo ambíguo ou contraditório não será atribuída qualquer cotação. 2. Em caso de engano, este deve ser riscado e corrigido à frente, de modo bem legível. Não é permitido o uso de corretor, a resposta será classificada com a cotação de zero (0). 3. Nas questões de escolha múltipla onde é pedida apenas uma opção, ou nas questões de estabelecimento de correspondência, as respostas que contenham mais do que uma alternativa serão anuladas. 4. Nas questões de ordenação, só é atribuída cotação se a sequência estiver integralmente correta. 5. O desempenho da língua portuguesa, nos itens de construção é também classificado, contemplando-se a estrutura, a sintaxe, a pontuação e / ou a ortografia, de modo a garantir a inteligibilidade e / ou o sentido do texto (2% da totalidade da classificação do item ou 5% da totalidade da classificação do teste). 6. Nos itens de construção a utilização correta das fontes corresponderá a 50% da totalidade da classificação do item.

×