Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Pacto colonial do Brasil

1 874 vues

Publié le

Pacto colonial do Brasil

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

Pacto colonial do Brasil

  1. 1. Pacto Colonial do Brasil Hugo Vinícius, Gabriel Albuquerque
  2. 2. O que foi? O Pacto Colonial pode ser definido como um conjunto de regras, leis e normas que as metrópoles impunham às suas colônias durante o período colonial. Estas leis tinham como objetivo principal fazer com que as colônias só comprassem e vendessem produtos de sua metrópole. Através deste exclusivismo econômico, as metrópoles europeias garantiam seus lucros no comércio bilateral, pois compravam matérias-primas baratas e vendiam produtos manufaturados a preços elevados. A ocupação do Brasil, entre 1500 e 1534, foi apenas comercial. Foram estabelecidas feitorias com o intuito de garantir a propriedade da coroa portuguesa sobre as terras brasileiras. Nesta época, a metrópole comercializava do Brasil, apenas produtos de pouco valor, como animais silvestres (macacos, pássaros, etc.) e madeiras (entre outras, pau-brasil). As feitorias não asseguravam para a coroa portuguesa, riqueza imediata, porém, significavam um tipo de "carta na manga" estrategicamente importantíssima, do ponto de vista geográfico, político e econômico.
  3. 3. Portugal decide colonizar o Brasil, devido ao mercantilismo estabelece então para o Brasil o pacto colonial. Esse pacto fazia o Brasil uma colônia e muito refém da coroa Portuguesa. Com o pacto colonial, era impostos algumas regras como, a colônia só poderia exportar para Portugal ou para os mercadores que convinham a Portugal.
  4. 4. Grandes Interesse ao Mercado Europeu Cana-de-açúcar O açúcar, produto de grande interesse para o mercado Europeu, começou a chamar atenção dos portugueses que já tinham experiência com a produção da cana de açúcar e encontraram em solos brasileiros as condições ideais para sua produção. Mineração Ao final do século XVII, Portugal finalmente encontrou o ouro no Brasil, mas a mineração começou a partir de 1700 quando muitos portugueses emigraram para a região das Minas Gerais. Assim como o açúcar, a coroa cedia aos mineradores alguns lotes e todas as minas encontradas deveriam ser informadas ao rei que ficaria com 20% de todo o ouro encontrado. imagem5: imagem6: Imagem7: imagem8:
  5. 5. Deem uma Olhada nas Charges!!! Charge 1: Charge 2: Charge 3:
  6. 6. Como se deu o fim do Pacto Colonial? No ano de 1808, quando a família real portuguesa veio ao Brasil, D. João VI promoveu a abertura dos portos às nações amigas e quebrou o Pacto Colonial. Além disso, houve a liberação da colônia para a produção de manufaturas, atitude por meio da qual Dom João pretendia impulsionar a produção manufatureira no Brasil, mas isso não aconteceu Dois anos mais tarde, Portugal firmou um acordo com a Inglaterra que permitia que seus produtos entrassem no Brasil sob impostos menores. Os valores passaram a ser 24% para outros países, 16% para Portugal e a Inglaterra 15%. imagem9: imagem10:
  7. 7. REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA Modelo do Power Point: fppt.com , http://www.free-power-point-templates.com/ Texto de referência: slideshare, http://pt.slideshare.net/search/slideshow?searchfrom=header&q=pacto+colonial Autor com base do slide: Prof. Altair Aguilar, Professor - de História e Filosofia. at Colégio Interação, http://pt.slideshare.net/AltairMoissAguilar/pacto-colonial-no-brasil-prof-altair-aguilar?qid=07e0a350-9a95-4093- bc41-e2369ed4f102&v=default&b=&from_search=1 >>figuras retiradas na web com variações de imagens;... Onde uma porta se fecha, outras se abrem.

×