SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  10
Télécharger pour lire hors ligne
Agrupamento de escolas de Casquilhos 
Relatório Peddy‐paper (Des)Igualdade de Género 
Barreiro, 6 de dezembro de 2013 
Neusa Martins 
Patrícia Bargado 
Zetília Sebastião
Índice 
Introdução: .................................................................................................................................... 3 
Desenvolvimento: ......................................................................................................................... 4 
Discussão: ...................................................................................................................................... 7 
Conclusão: ................................................................................................................................... 10 
2
Introdução: 
O nome do nosso posto foi “Passarela”. Neste posto os participantes tiveram de apertar parafusos e em seguida superar um percurso com obstáculos com saltos altos. No fim, tiveram de responder a um simples questionário. 
O objectivo deste posto foi testar a capacidade dos participantes na realização de actividades estereotipadas para um determinado género. 
Introduction: 
The name of our post was "Passarela". In this post, the participants had to tighten screws and then overcome an obstacle course with high heels. In the end, they had to answer a simple questionnaire. 
The purpose of this post was to test the ability of the participants in performing stereotyped activities to a certain genre. 
3
Desenvolvimento: 
Na primeira parte da atividade, o grupo teve de apertar 16 parafusos, de 4 tipos diferentes, em dois minutos. Tinham a sua disposição várias ferramentas para o efeito. Nesta parte eram atribuídos no máximo 6 pontos se todos os parafusos fossem apertados, 5 ou 4 se faltasse um tipo de parafusos, 1 ou 2 se só tivessem apertado um tipo de parafusos, de acordo com o grau de dificuldade. 
Na segunda parte da actividade, o grupo teve de superar um percurso com quatro obstáculos de saltos altos em 3 minutos. No primeiro obstáculo o grupo teve de passar por cima de 2 cordas, no segundo teve de andar em ziguezague á volta de pinos, no terceiro o grupo teve de dividir‐se em dois e cada dois teve de andar cerca de 2 metros sempre dentro de um arco, entrando no arco, subindo o arco e pondo o arco á frente e no quarto e último obstáculo o grupo teve de dar toques com as raquetes e os volantes de Badmínton. Cada um dos obstáculos que fosse superado valia 1 ponto. 
As regras destas atividades eram as seguintes: 
1‐ 
Os parafusos tinham de estar bem colocados e com as porcas apertadas; 
2‐ 
Não podiam começar o percurso sem todos os membros do grupo terem os saltos altos postos; 
3‐ 
No primeiro obstáculo não podiam tropeçar em nenhuma das cordas; 
4‐ 
No segundo obstáculo tinham de fazer corretamente o ziguezague; 
5‐ 
No terceiro obstáculo não podiam dar nenhum passo, sem ser dentro do arco; 4
6‐ 
No último obstáculo podiam deixar cair o volante, no entanto não podiam andar sem dar toques pelo que, se o volante caísse, tinham de partir do ponde de onde o apanharam. 
Após cada grupo terminar as tarefas, fizemos um pequeno questionário em que pedíamos aos rapazes e às raparigas em separado para atribuírem as características Equilíbrio, Gentileza, Vaidade, Violência e Força á mulher ou ao homem. 
Para a realização de todas as atividades do nosso posto necessitámos de: 
• 
Dezasseis parafusos (quatro com porcas, dois pequenos e oito de sextavada); 
• 
Uma tábua; 
• 
Duas sextavadas, duas chaves de fendas, uma chave em estrela e uma chave de fendas multifunções; 
• 
Cinco pares de sapatos salto alto (um com número 35, dois 39, um 40 e um 41); 
• 
Duas cordas; 
• 
Quatro cadeiras; 
• 
Seis pinos; 
• 
Dois arcos; 
• 
Quatro raquetes e quatro volantes de badmínton. 
Necessitámos ainda de material para criar o cenário, que foi: 
• 
Dois coletes refletores; 
• 
Um apito; 
• 
Um triângulo de perigo. 
5
6
Discussão: 
Na preparação da atividade não tivemos nenhum obstáculo relacionado com os materiais que necessitávamos, conseguimos arranjar tudo com a ajuda de familiares, amigos e colegas e com a especial ajuda do Departamento de Educação Física da escola. Apesar disso, a nossa maior dificuldade foi a distribuição dos pontos, o tempo de deveríamos dar, o número de parafusos que devíamos usar, os obstáculos que deviam estar no percurso e como dividir as tarefas pelos participantes. Estávamos muito indecisas quanto a estes assuntos, pelo que mudamos de decisão várias vezes o que nos levou a tomar a decisão definitiva apenas poucas horas antes do Peddy‐paper. 
Durante a atividade tivemos alguns imprevistos e houve coisas que não correram da melhor maneira. No início da atividade tivemos uma aglomeração de dois ou três grupos no nosso posto, em contraste com o fim da atividade, quando estivemos muito tempo sem nenhum grupo. Esta aglomeração fez com que ficássemos stressadas, confusas e sobre pressão. Muitos grupos vinham ao nosso posto, ficavam lá á espera algum tempo e só depois é que percebiam que não estavam no posto certo! Acrescentando a isso havia muita gente a assistir e alguns “invadiram” o espaço onde estavam a decorrer as atividades do nosso posto. Para além disto, sentimos que alguns grupos eram bastante desatentos e não ouviam a explicação da atividade, outros, e infelizmente a maioria, eram muito desorganizados, não atavam os sapatos e deixavam os volantes fora do lugar, e por isso perdemos um deles. Aconteceu também um grupo ter saído do nosso posto sem a pontuação, o que achamos muito 7
estranho, mas que acabou por ser resolvido devido ao facto de nos lembrarmos da sua pontuação. 
O nosso maior imprevisto foi o facto de termos pensado ser capazes de desapertar os parafusos no intervalo entre um grupo e o seguinte, uma vez que a nossa atividade só demorava 5 minutos, no entanto não foi assim, o que nos levou a não ter tempo de desapertar os parafusos, pelo que tomamos a decisão de um grupo apertar e o seguinte desapertar e assim sucessivamente, o que não foi injusto uma vez que desapertar aqueles parafusos era tão difícil quanto apertar. E por fim não sinalizamos bem os buracos para pôr os parafusos pelo que houve muitos enganos, a sorte foi que todos os buracos eram aproximadamente do mesmo tamanho! 
Embora tenhamos tido muitos imprevistos, as atividades do nosso posto correram muito bem, o cenário estava bonito, a maioria dos participantes gostaram das atividades desenvolvidas no nosso posto, todos eles conseguiram calçar um par de sapatos (apesar de uns terem tido mais dificuldades ao fazê‐lo), no momento de maior stresse conseguimos gerir bem as coisas, apoiámo‐nos umas às outras, trocamos de funções, trabalhamos bem em equipa! 
Se voltássemos a fazer este Peddy‐paper verificaríamos o passaporte de cada grupo que chegasse ao nosso posto para ver se de facto vinham do posto anterior, teríamos gerido os parafusos para apertar de outra maneira e teríamos mostrado um pouco de mais autoridade de modo a garantir a atenção da parte dos participantes e dos assistentes. 
No decorrer das atividades do nosso posto observamos que, como já tínhamos previsto, quando o grupo se dividia em 8
dois para o terceiro obstáculo do percurso, apenas 1 dos 8 grupos de dividiu em duas equipas mistas, os outros 7 grupos formaram grupos de dois rapazes e duas raparigas. Para nossa surpresa, observamos que as raparigas têm mais “talento” para apertar parafusos do que os rapazes, o que vai contra o estereótipo da nossa sociedade. Os resultados do questionário que fizemos no fim, foram: 
o 
100% das raparigas e 67,5% dos rapazes atribuíram Equilíbrio à mulher enquanto apenas 25% dos rapazes atribuem‐no ao homem; 
o 
100% das raparigas e 62,5% dos rapazes atribuíram Gentileza à mulher enquanto apenas 37,5% dos rapazes atribuem‐na ao homem; 
o 
87,5% das raparigas e 62,5% dos rapazes atribuíram Vaidade à mulher enquanto apenas 12,5% das raparigas e 37,5% dos rapazes atribuem‐na ao homem; 
o 
100% das raparigas e 87,5% dos rapazes atribuíram Violência ao homem enquanto apenas 12,5% dos rapazes atribuem‐na à mulher; 
o 
87,5% das raparigas e 100% dos rapazes atribuíram Força ao homem enquanto apenas 12,5% das raparigas atribuem‐na à mulher. 
9
10 
Conclusão: 
O nosso trabalho correu bem, todos os membros do grupo trabalharam em equipa e todos fizeram a sua parte. 
Uma das conclusões que tiramos é que, aparentemente, as raparigas estereotipam mais do que os rapazes, o que podemos observar no questionário que fizemos em que as raparigas têm opiniões muito parecidas ao contrário dos rapazes que têm opiniões mais divergentes. 
Na nossa opinião, a preparação deste tipo de atividade no contexto escolar é muito importante pois infelizmente hoje em dia a nossa sociedade tem vários estereótipos e preconceitos que precisam ser ultrapassados. Um simples exemplo é o facto de quem olhar para este relatório, mesmo sem ler o nome dos autores, vai associar a cor das páginas com o facto de os autores serem do sexo feminino, o que não é necessariamente verdade! Achamos que este tipo de atividades deve ser desenvolvido com mais frequência.

Contenu connexe

En vedette

Imunidade Adquirida - Humoral
Imunidade Adquirida - HumoralImunidade Adquirida - Humoral
Imunidade Adquirida - HumoralIsabel Lopes
 
Rochas sedimentares classificação quimiogénicas
Rochas sedimentares  classificação quimiogénicasRochas sedimentares  classificação quimiogénicas
Rochas sedimentares classificação quimiogénicasIsabel Lopes
 
Obtenção de matéria seres autotróficos
Obtenção de matéria   seres autotróficosObtenção de matéria   seres autotróficos
Obtenção de matéria seres autotróficosIsabel Lopes
 
Avaliação pelos alunos (Peddy paper 2013)
Avaliação pelos alunos (Peddy paper 2013)Avaliação pelos alunos (Peddy paper 2013)
Avaliação pelos alunos (Peddy paper 2013)Isabel Lopes
 
Condições do planeta Terra que permitem a existência de vida (versão 2012)
Condições do planeta Terra que permitem a existência de vida (versão 2012)Condições do planeta Terra que permitem a existência de vida (versão 2012)
Condições do planeta Terra que permitem a existência de vida (versão 2012)Isabel Lopes
 
Perturbações no equilibrio dos ecossitemas 8 cn
Perturbações no equilibrio dos ecossitemas  8 cnPerturbações no equilibrio dos ecossitemas  8 cn
Perturbações no equilibrio dos ecossitemas 8 cnIsabel Lopes
 
Apresentação 8 cn
Apresentação 8 cnApresentação 8 cn
Apresentação 8 cnIsabel Lopes
 
Rochas magmáticas
Rochas magmáticasRochas magmáticas
Rochas magmáticasIsabel Lopes
 
Sucessões ecológicas 8 cn
Sucessões ecológicas 8 cnSucessões ecológicas 8 cn
Sucessões ecológicas 8 cnIsabel Lopes
 
Transporte nas plantas
Transporte nas plantasTransporte nas plantas
Transporte nas plantasIsabel Lopes
 
Doenças Auto-Imunes, Transplantes e Alergias
Doenças Auto-Imunes, Transplantes e AlergiasDoenças Auto-Imunes, Transplantes e Alergias
Doenças Auto-Imunes, Transplantes e AlergiasIsabel Lopes
 
Imunodeficiencia congénita e adquirida
Imunodeficiencia congénita e adquiridaImunodeficiencia congénita e adquirida
Imunodeficiencia congénita e adquiridaIsabel Lopes
 
Memb. e Transporte
Memb. e TransporteMemb. e Transporte
Memb. e TransporteClaraVinhas
 
Microrganismos e Fermentação
Microrganismos e FermentaçãoMicrorganismos e Fermentação
Microrganismos e FermentaçãoIsabel Lopes
 
Alterações do material genético
Alterações do material genéticoAlterações do material genético
Alterações do material genéticoIsabel Lopes
 
Obtenção de matéria seres heterotróficos
Obtenção de matéria   seres heterotróficosObtenção de matéria   seres heterotróficos
Obtenção de matéria seres heterotróficosIsabel Lopes
 
Rochas - arquivos que relatam a história da Terra
Rochas - arquivos que relatam a história da TerraRochas - arquivos que relatam a história da Terra
Rochas - arquivos que relatam a história da TerraAna Castro
 
(5) biologia e geologia 10º ano - obtenção de matéria
(5) biologia e geologia   10º ano - obtenção de matéria(5) biologia e geologia   10º ano - obtenção de matéria
(5) biologia e geologia 10º ano - obtenção de matériaHugo Martins
 
Sistema Imunitário - defesa não específica
Sistema Imunitário - defesa não específicaSistema Imunitário - defesa não específica
Sistema Imunitário - defesa não específicaIsabel Lopes
 

En vedette (20)

Imunidade Adquirida - Humoral
Imunidade Adquirida - HumoralImunidade Adquirida - Humoral
Imunidade Adquirida - Humoral
 
Rochas sedimentares classificação quimiogénicas
Rochas sedimentares  classificação quimiogénicasRochas sedimentares  classificação quimiogénicas
Rochas sedimentares classificação quimiogénicas
 
Obtenção de matéria seres autotróficos
Obtenção de matéria   seres autotróficosObtenção de matéria   seres autotróficos
Obtenção de matéria seres autotróficos
 
Avaliação pelos alunos (Peddy paper 2013)
Avaliação pelos alunos (Peddy paper 2013)Avaliação pelos alunos (Peddy paper 2013)
Avaliação pelos alunos (Peddy paper 2013)
 
Condições do planeta Terra que permitem a existência de vida (versão 2012)
Condições do planeta Terra que permitem a existência de vida (versão 2012)Condições do planeta Terra que permitem a existência de vida (versão 2012)
Condições do planeta Terra que permitem a existência de vida (versão 2012)
 
sistema hormonal
sistema hormonalsistema hormonal
sistema hormonal
 
Perturbações no equilibrio dos ecossitemas 8 cn
Perturbações no equilibrio dos ecossitemas  8 cnPerturbações no equilibrio dos ecossitemas  8 cn
Perturbações no equilibrio dos ecossitemas 8 cn
 
Apresentação 8 cn
Apresentação 8 cnApresentação 8 cn
Apresentação 8 cn
 
Rochas magmáticas
Rochas magmáticasRochas magmáticas
Rochas magmáticas
 
Sucessões ecológicas 8 cn
Sucessões ecológicas 8 cnSucessões ecológicas 8 cn
Sucessões ecológicas 8 cn
 
Transporte nas plantas
Transporte nas plantasTransporte nas plantas
Transporte nas plantas
 
Doenças Auto-Imunes, Transplantes e Alergias
Doenças Auto-Imunes, Transplantes e AlergiasDoenças Auto-Imunes, Transplantes e Alergias
Doenças Auto-Imunes, Transplantes e Alergias
 
Imunodeficiencia congénita e adquirida
Imunodeficiencia congénita e adquiridaImunodeficiencia congénita e adquirida
Imunodeficiencia congénita e adquirida
 
Memb. e Transporte
Memb. e TransporteMemb. e Transporte
Memb. e Transporte
 
Microrganismos e Fermentação
Microrganismos e FermentaçãoMicrorganismos e Fermentação
Microrganismos e Fermentação
 
Alterações do material genético
Alterações do material genéticoAlterações do material genético
Alterações do material genético
 
Obtenção de matéria seres heterotróficos
Obtenção de matéria   seres heterotróficosObtenção de matéria   seres heterotróficos
Obtenção de matéria seres heterotróficos
 
Rochas - arquivos que relatam a história da Terra
Rochas - arquivos que relatam a história da TerraRochas - arquivos que relatam a história da Terra
Rochas - arquivos que relatam a história da Terra
 
(5) biologia e geologia 10º ano - obtenção de matéria
(5) biologia e geologia   10º ano - obtenção de matéria(5) biologia e geologia   10º ano - obtenção de matéria
(5) biologia e geologia 10º ano - obtenção de matéria
 
Sistema Imunitário - defesa não específica
Sistema Imunitário - defesa não específicaSistema Imunitário - defesa não específica
Sistema Imunitário - defesa não específica
 

Similaire à Relatório sobre estereótipos de género em atividades escolares

Dinamicas faceis-esoterikha.com-redemotivacao.com.br
Dinamicas faceis-esoterikha.com-redemotivacao.com.brDinamicas faceis-esoterikha.com-redemotivacao.com.br
Dinamicas faceis-esoterikha.com-redemotivacao.com.brFrancisco Fernandes
 
Jogos e dinamicas_de_grupo-pessoa_com_deficiencia
Jogos e dinamicas_de_grupo-pessoa_com_deficienciaJogos e dinamicas_de_grupo-pessoa_com_deficiencia
Jogos e dinamicas_de_grupo-pessoa_com_deficienciaMarcelo Santos
 
Relatório posto 2 todos diferentes, todos iguais
Relatório posto 2 todos diferentes, todos iguaisRelatório posto 2 todos diferentes, todos iguais
Relatório posto 2 todos diferentes, todos iguaisIsabel Lopes
 
Jogos e dinamicas_de_grupo-pessoa_com_deficiencia (2)
Jogos e dinamicas_de_grupo-pessoa_com_deficiencia (2)Jogos e dinamicas_de_grupo-pessoa_com_deficiencia (2)
Jogos e dinamicas_de_grupo-pessoa_com_deficiencia (2)Mariangela Gama
 
Jogos e Dinâmicas de grupo para pessoa com deficiência
Jogos e Dinâmicas de grupo para pessoa com deficiênciaJogos e Dinâmicas de grupo para pessoa com deficiência
Jogos e Dinâmicas de grupo para pessoa com deficiênciaRosane Domingues
 
Jogos e dinâmicas para pessoas com mobilidades reduzidas e afins
Jogos e dinâmicas para pessoas com mobilidades reduzidas e afins Jogos e dinâmicas para pessoas com mobilidades reduzidas e afins
Jogos e dinâmicas para pessoas com mobilidades reduzidas e afins Rosane Domingues
 
Jogos e Dinâmicas de Grupo - Pessoa com Deficiência
Jogos e Dinâmicas de Grupo - Pessoa com DeficiênciaJogos e Dinâmicas de Grupo - Pessoa com Deficiência
Jogos e Dinâmicas de Grupo - Pessoa com DeficiênciaRosane Domingues
 
12731394514936111 dinamicas-110520085038-phpapp01
12731394514936111 dinamicas-110520085038-phpapp0112731394514936111 dinamicas-110520085038-phpapp01
12731394514936111 dinamicas-110520085038-phpapp01Sarah Gmiranda
 

Similaire à Relatório sobre estereótipos de género em atividades escolares (12)

Dinamicas de grupo
Dinamicas de grupoDinamicas de grupo
Dinamicas de grupo
 
Dinamicas faceis-esoterikha.com-redemotivacao.com.br
Dinamicas faceis-esoterikha.com-redemotivacao.com.brDinamicas faceis-esoterikha.com-redemotivacao.com.br
Dinamicas faceis-esoterikha.com-redemotivacao.com.br
 
Dinamicas de grupo
Dinamicas de grupoDinamicas de grupo
Dinamicas de grupo
 
Jogos e dinamicas_de_grupo-pessoa_com_deficiencia
Jogos e dinamicas_de_grupo-pessoa_com_deficienciaJogos e dinamicas_de_grupo-pessoa_com_deficiencia
Jogos e dinamicas_de_grupo-pessoa_com_deficiencia
 
Dinâmicas de grupo
Dinâmicas de grupoDinâmicas de grupo
Dinâmicas de grupo
 
Relatório posto 2 todos diferentes, todos iguais
Relatório posto 2 todos diferentes, todos iguaisRelatório posto 2 todos diferentes, todos iguais
Relatório posto 2 todos diferentes, todos iguais
 
dinâmicas de grupo
dinâmicas de grupodinâmicas de grupo
dinâmicas de grupo
 
Jogos e dinamicas_de_grupo-pessoa_com_deficiencia (2)
Jogos e dinamicas_de_grupo-pessoa_com_deficiencia (2)Jogos e dinamicas_de_grupo-pessoa_com_deficiencia (2)
Jogos e dinamicas_de_grupo-pessoa_com_deficiencia (2)
 
Jogos e Dinâmicas de grupo para pessoa com deficiência
Jogos e Dinâmicas de grupo para pessoa com deficiênciaJogos e Dinâmicas de grupo para pessoa com deficiência
Jogos e Dinâmicas de grupo para pessoa com deficiência
 
Jogos e dinâmicas para pessoas com mobilidades reduzidas e afins
Jogos e dinâmicas para pessoas com mobilidades reduzidas e afins Jogos e dinâmicas para pessoas com mobilidades reduzidas e afins
Jogos e dinâmicas para pessoas com mobilidades reduzidas e afins
 
Jogos e Dinâmicas de Grupo - Pessoa com Deficiência
Jogos e Dinâmicas de Grupo - Pessoa com DeficiênciaJogos e Dinâmicas de Grupo - Pessoa com Deficiência
Jogos e Dinâmicas de Grupo - Pessoa com Deficiência
 
12731394514936111 dinamicas-110520085038-phpapp01
12731394514936111 dinamicas-110520085038-phpapp0112731394514936111 dinamicas-110520085038-phpapp01
12731394514936111 dinamicas-110520085038-phpapp01
 

Plus de Isabel Lopes

Relatório posto 4 roleplay
Relatório posto 4 roleplayRelatório posto 4 roleplay
Relatório posto 4 roleplayIsabel Lopes
 
Relatório posto 3 party & co
Relatório posto 3 party & coRelatório posto 3 party & co
Relatório posto 3 party & coIsabel Lopes
 
Relatorio posto 1 johnson's baby
Relatorio posto 1 johnson's babyRelatorio posto 1 johnson's baby
Relatorio posto 1 johnson's babyIsabel Lopes
 
Mapa peddy paper 2013 des-igualdade de género
Mapa peddy paper 2013 des-igualdade de géneroMapa peddy paper 2013 des-igualdade de género
Mapa peddy paper 2013 des-igualdade de géneroIsabel Lopes
 
Inquérito por questionário para avaliação final peddy paper (alunos participa...
Inquérito por questionário para avaliação final peddy paper (alunos participa...Inquérito por questionário para avaliação final peddy paper (alunos participa...
Inquérito por questionário para avaliação final peddy paper (alunos participa...Isabel Lopes
 
Peddy paper students evaluation
Peddy paper students evaluationPeddy paper students evaluation
Peddy paper students evaluationIsabel Lopes
 
Final product stories on children's rights
Final product   stories on children's rightsFinal product   stories on children's rights
Final product stories on children's rightsIsabel Lopes
 
Sistema neuro hormonal - Nervoso
Sistema neuro hormonal - NervosoSistema neuro hormonal - Nervoso
Sistema neuro hormonal - NervosoIsabel Lopes
 
métodos contracetivos
 métodos contracetivos métodos contracetivos
métodos contracetivosIsabel Lopes
 
fecundação, gravidez e início da vida
fecundação, gravidez e início da vida fecundação, gravidez e início da vida
fecundação, gravidez e início da vida Isabel Lopes
 
Reprodução Humana
Reprodução HumanaReprodução Humana
Reprodução HumanaIsabel Lopes
 
Biodiversidade (versão 2012)
Biodiversidade (versão 2012)Biodiversidade (versão 2012)
Biodiversidade (versão 2012)Isabel Lopes
 
Deformação das rochas
Deformação das rochasDeformação das rochas
Deformação das rochasIsabel Lopes
 
Controlo de pragas
Controlo de pragasControlo de pragas
Controlo de pragasIsabel Lopes
 
Rochas sedimentares classificação biogénicas
Rochas sedimentares  classificação biogénicasRochas sedimentares  classificação biogénicas
Rochas sedimentares classificação biogénicasIsabel Lopes
 
Rochas sedimentares classificação detríticas
Rochas sedimentares  classificação detríticasRochas sedimentares  classificação detríticas
Rochas sedimentares classificação detríticasIsabel Lopes
 
Rochas sedimentares - minerais e formação
Rochas sedimentares  - minerais e formaçãoRochas sedimentares  - minerais e formação
Rochas sedimentares - minerais e formaçãoIsabel Lopes
 
Rochas sedimentares minerais, formação e classificação
Rochas sedimentares  minerais, formação e classificaçãoRochas sedimentares  minerais, formação e classificação
Rochas sedimentares minerais, formação e classificaçãoIsabel Lopes
 

Plus de Isabel Lopes (19)

Relatório posto 4 roleplay
Relatório posto 4 roleplayRelatório posto 4 roleplay
Relatório posto 4 roleplay
 
Relatório posto 3 party & co
Relatório posto 3 party & coRelatório posto 3 party & co
Relatório posto 3 party & co
 
Relatorio posto 1 johnson's baby
Relatorio posto 1 johnson's babyRelatorio posto 1 johnson's baby
Relatorio posto 1 johnson's baby
 
Mapa peddy paper 2013 des-igualdade de género
Mapa peddy paper 2013 des-igualdade de géneroMapa peddy paper 2013 des-igualdade de género
Mapa peddy paper 2013 des-igualdade de género
 
Inquérito por questionário para avaliação final peddy paper (alunos participa...
Inquérito por questionário para avaliação final peddy paper (alunos participa...Inquérito por questionário para avaliação final peddy paper (alunos participa...
Inquérito por questionário para avaliação final peddy paper (alunos participa...
 
Peddy paper students evaluation
Peddy paper students evaluationPeddy paper students evaluation
Peddy paper students evaluation
 
Final product stories on children's rights
Final product   stories on children's rightsFinal product   stories on children's rights
Final product stories on children's rights
 
Sistema neuro hormonal - Nervoso
Sistema neuro hormonal - NervosoSistema neuro hormonal - Nervoso
Sistema neuro hormonal - Nervoso
 
métodos contracetivos
 métodos contracetivos métodos contracetivos
métodos contracetivos
 
fecundação, gravidez e início da vida
fecundação, gravidez e início da vida fecundação, gravidez e início da vida
fecundação, gravidez e início da vida
 
Reprodução Humana
Reprodução HumanaReprodução Humana
Reprodução Humana
 
Biodiversidade (versão 2012)
Biodiversidade (versão 2012)Biodiversidade (versão 2012)
Biodiversidade (versão 2012)
 
Deformação das rochas
Deformação das rochasDeformação das rochas
Deformação das rochas
 
Controlo de pragas
Controlo de pragasControlo de pragas
Controlo de pragas
 
Rochas sedimentares classificação biogénicas
Rochas sedimentares  classificação biogénicasRochas sedimentares  classificação biogénicas
Rochas sedimentares classificação biogénicas
 
Enzimas
Enzimas Enzimas
Enzimas
 
Rochas sedimentares classificação detríticas
Rochas sedimentares  classificação detríticasRochas sedimentares  classificação detríticas
Rochas sedimentares classificação detríticas
 
Rochas sedimentares - minerais e formação
Rochas sedimentares  - minerais e formaçãoRochas sedimentares  - minerais e formação
Rochas sedimentares - minerais e formação
 
Rochas sedimentares minerais, formação e classificação
Rochas sedimentares  minerais, formação e classificaçãoRochas sedimentares  minerais, formação e classificação
Rochas sedimentares minerais, formação e classificação
 

Dernier

BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundonialb
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxSlide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxconcelhovdragons
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 anoAdelmaTorres2
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesMary Alvarenga
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfIedaGoethe
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdfO Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdfPastor Robson Colaço
 
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...LizanSantos1
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPanandatss1
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxfabiolalopesmartins1
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 

Dernier (20)

BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxSlide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdfO Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
 
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
Intolerância religiosa. Trata-se de uma apresentação sobre o respeito a diver...
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SP
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 

Relatório sobre estereótipos de género em atividades escolares

  • 1. Agrupamento de escolas de Casquilhos Relatório Peddy‐paper (Des)Igualdade de Género Barreiro, 6 de dezembro de 2013 Neusa Martins Patrícia Bargado Zetília Sebastião
  • 2. Índice Introdução: .................................................................................................................................... 3 Desenvolvimento: ......................................................................................................................... 4 Discussão: ...................................................................................................................................... 7 Conclusão: ................................................................................................................................... 10 2
  • 3. Introdução: O nome do nosso posto foi “Passarela”. Neste posto os participantes tiveram de apertar parafusos e em seguida superar um percurso com obstáculos com saltos altos. No fim, tiveram de responder a um simples questionário. O objectivo deste posto foi testar a capacidade dos participantes na realização de actividades estereotipadas para um determinado género. Introduction: The name of our post was "Passarela". In this post, the participants had to tighten screws and then overcome an obstacle course with high heels. In the end, they had to answer a simple questionnaire. The purpose of this post was to test the ability of the participants in performing stereotyped activities to a certain genre. 3
  • 4. Desenvolvimento: Na primeira parte da atividade, o grupo teve de apertar 16 parafusos, de 4 tipos diferentes, em dois minutos. Tinham a sua disposição várias ferramentas para o efeito. Nesta parte eram atribuídos no máximo 6 pontos se todos os parafusos fossem apertados, 5 ou 4 se faltasse um tipo de parafusos, 1 ou 2 se só tivessem apertado um tipo de parafusos, de acordo com o grau de dificuldade. Na segunda parte da actividade, o grupo teve de superar um percurso com quatro obstáculos de saltos altos em 3 minutos. No primeiro obstáculo o grupo teve de passar por cima de 2 cordas, no segundo teve de andar em ziguezague á volta de pinos, no terceiro o grupo teve de dividir‐se em dois e cada dois teve de andar cerca de 2 metros sempre dentro de um arco, entrando no arco, subindo o arco e pondo o arco á frente e no quarto e último obstáculo o grupo teve de dar toques com as raquetes e os volantes de Badmínton. Cada um dos obstáculos que fosse superado valia 1 ponto. As regras destas atividades eram as seguintes: 1‐ Os parafusos tinham de estar bem colocados e com as porcas apertadas; 2‐ Não podiam começar o percurso sem todos os membros do grupo terem os saltos altos postos; 3‐ No primeiro obstáculo não podiam tropeçar em nenhuma das cordas; 4‐ No segundo obstáculo tinham de fazer corretamente o ziguezague; 5‐ No terceiro obstáculo não podiam dar nenhum passo, sem ser dentro do arco; 4
  • 5. 6‐ No último obstáculo podiam deixar cair o volante, no entanto não podiam andar sem dar toques pelo que, se o volante caísse, tinham de partir do ponde de onde o apanharam. Após cada grupo terminar as tarefas, fizemos um pequeno questionário em que pedíamos aos rapazes e às raparigas em separado para atribuírem as características Equilíbrio, Gentileza, Vaidade, Violência e Força á mulher ou ao homem. Para a realização de todas as atividades do nosso posto necessitámos de: • Dezasseis parafusos (quatro com porcas, dois pequenos e oito de sextavada); • Uma tábua; • Duas sextavadas, duas chaves de fendas, uma chave em estrela e uma chave de fendas multifunções; • Cinco pares de sapatos salto alto (um com número 35, dois 39, um 40 e um 41); • Duas cordas; • Quatro cadeiras; • Seis pinos; • Dois arcos; • Quatro raquetes e quatro volantes de badmínton. Necessitámos ainda de material para criar o cenário, que foi: • Dois coletes refletores; • Um apito; • Um triângulo de perigo. 5
  • 6. 6
  • 7. Discussão: Na preparação da atividade não tivemos nenhum obstáculo relacionado com os materiais que necessitávamos, conseguimos arranjar tudo com a ajuda de familiares, amigos e colegas e com a especial ajuda do Departamento de Educação Física da escola. Apesar disso, a nossa maior dificuldade foi a distribuição dos pontos, o tempo de deveríamos dar, o número de parafusos que devíamos usar, os obstáculos que deviam estar no percurso e como dividir as tarefas pelos participantes. Estávamos muito indecisas quanto a estes assuntos, pelo que mudamos de decisão várias vezes o que nos levou a tomar a decisão definitiva apenas poucas horas antes do Peddy‐paper. Durante a atividade tivemos alguns imprevistos e houve coisas que não correram da melhor maneira. No início da atividade tivemos uma aglomeração de dois ou três grupos no nosso posto, em contraste com o fim da atividade, quando estivemos muito tempo sem nenhum grupo. Esta aglomeração fez com que ficássemos stressadas, confusas e sobre pressão. Muitos grupos vinham ao nosso posto, ficavam lá á espera algum tempo e só depois é que percebiam que não estavam no posto certo! Acrescentando a isso havia muita gente a assistir e alguns “invadiram” o espaço onde estavam a decorrer as atividades do nosso posto. Para além disto, sentimos que alguns grupos eram bastante desatentos e não ouviam a explicação da atividade, outros, e infelizmente a maioria, eram muito desorganizados, não atavam os sapatos e deixavam os volantes fora do lugar, e por isso perdemos um deles. Aconteceu também um grupo ter saído do nosso posto sem a pontuação, o que achamos muito 7
  • 8. estranho, mas que acabou por ser resolvido devido ao facto de nos lembrarmos da sua pontuação. O nosso maior imprevisto foi o facto de termos pensado ser capazes de desapertar os parafusos no intervalo entre um grupo e o seguinte, uma vez que a nossa atividade só demorava 5 minutos, no entanto não foi assim, o que nos levou a não ter tempo de desapertar os parafusos, pelo que tomamos a decisão de um grupo apertar e o seguinte desapertar e assim sucessivamente, o que não foi injusto uma vez que desapertar aqueles parafusos era tão difícil quanto apertar. E por fim não sinalizamos bem os buracos para pôr os parafusos pelo que houve muitos enganos, a sorte foi que todos os buracos eram aproximadamente do mesmo tamanho! Embora tenhamos tido muitos imprevistos, as atividades do nosso posto correram muito bem, o cenário estava bonito, a maioria dos participantes gostaram das atividades desenvolvidas no nosso posto, todos eles conseguiram calçar um par de sapatos (apesar de uns terem tido mais dificuldades ao fazê‐lo), no momento de maior stresse conseguimos gerir bem as coisas, apoiámo‐nos umas às outras, trocamos de funções, trabalhamos bem em equipa! Se voltássemos a fazer este Peddy‐paper verificaríamos o passaporte de cada grupo que chegasse ao nosso posto para ver se de facto vinham do posto anterior, teríamos gerido os parafusos para apertar de outra maneira e teríamos mostrado um pouco de mais autoridade de modo a garantir a atenção da parte dos participantes e dos assistentes. No decorrer das atividades do nosso posto observamos que, como já tínhamos previsto, quando o grupo se dividia em 8
  • 9. dois para o terceiro obstáculo do percurso, apenas 1 dos 8 grupos de dividiu em duas equipas mistas, os outros 7 grupos formaram grupos de dois rapazes e duas raparigas. Para nossa surpresa, observamos que as raparigas têm mais “talento” para apertar parafusos do que os rapazes, o que vai contra o estereótipo da nossa sociedade. Os resultados do questionário que fizemos no fim, foram: o 100% das raparigas e 67,5% dos rapazes atribuíram Equilíbrio à mulher enquanto apenas 25% dos rapazes atribuem‐no ao homem; o 100% das raparigas e 62,5% dos rapazes atribuíram Gentileza à mulher enquanto apenas 37,5% dos rapazes atribuem‐na ao homem; o 87,5% das raparigas e 62,5% dos rapazes atribuíram Vaidade à mulher enquanto apenas 12,5% das raparigas e 37,5% dos rapazes atribuem‐na ao homem; o 100% das raparigas e 87,5% dos rapazes atribuíram Violência ao homem enquanto apenas 12,5% dos rapazes atribuem‐na à mulher; o 87,5% das raparigas e 100% dos rapazes atribuíram Força ao homem enquanto apenas 12,5% das raparigas atribuem‐na à mulher. 9
  • 10. 10 Conclusão: O nosso trabalho correu bem, todos os membros do grupo trabalharam em equipa e todos fizeram a sua parte. Uma das conclusões que tiramos é que, aparentemente, as raparigas estereotipam mais do que os rapazes, o que podemos observar no questionário que fizemos em que as raparigas têm opiniões muito parecidas ao contrário dos rapazes que têm opiniões mais divergentes. Na nossa opinião, a preparação deste tipo de atividade no contexto escolar é muito importante pois infelizmente hoje em dia a nossa sociedade tem vários estereótipos e preconceitos que precisam ser ultrapassados. Um simples exemplo é o facto de quem olhar para este relatório, mesmo sem ler o nome dos autores, vai associar a cor das páginas com o facto de os autores serem do sexo feminino, o que não é necessariamente verdade! Achamos que este tipo de atividades deve ser desenvolvido com mais frequência.