Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Percepção Auditiva visual e tátil;

25 203 vues

Publié le

Percepções:
É a capacidade de reconhecer e compreender estímulos recebidos.

Está ligada a atenção, consciência e memória.

É o fenômeno de captar, distinguir, associar e interpretar as sensações.

Divide-se em espacial, temporal, auditiva, visual, tátil, olfativa, gustativa, de analise e síntese.

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

Percepção Auditiva visual e tátil;

  1. 1. UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CCS- CENTRO DA CIÊNCIA DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 2º PERIODO PROFESSORA: ÁUREA GERMANI ACADÊMICOS: ALEXANDER MENDES SEVERINO; GUSTAVO MACHADO RODRIGUES; JAQUELINE DE PAULO; MÁRCIO JOSÉ DE SOUZA. ITAJAÍ 2014/1
  2. 2. » É a capacidade de reconhecer e compreender estímulos recebidos. » Está ligada a atenção, consciência e memória. » É o fenômeno de captar, distinguir, associar e interpretar as sensações. » Divide-se em espacial, temporal, auditiva, visual, tátil, olfativa, gustativa, de analise e síntese.
  3. 3. » A percepção auditiva envolve a recepção e a interpretação de estímulos sonoros através da audição. Nesta percepção identificam-se algumas habilidades como a detecção do som, sensação sonora, discriminação, localização, reconhecimento, compreensão, atenção e memória. ouvinte.
  4. 4. Diferente dos nervos ópticos, a audição não suporta estímulos desagradáveis, ou seja, caso o ouvido for exposto a intervalos dissonantes tem-se a impressão de que esta errado, que não é belo ou em casos extremos uma peça dissonante pode causar irritabilidade ao ouvinte.
  5. 5. » As características fundamentais são: a sonoridade, a tonalidade e o timbre. » A sonoridade é a sensação de intensidade: permite-nos afirmar se o som é mais forte ou mais fraco. » A tonalidade é a sensação ligada à frequência: Permite-nos saber se o som é mais agudo ou mais grave. » O timbre é a característica que nos permite diferenciar da mesma intensidade e tonalidade. A voz de cada pessoa tem um timbre próprio; o mesmo sucede com os vários instrumentos musicais, cada um tem o seu timbre próprio.
  6. 6. » A percepção visual é a apreciação da realidade através do sentido da visão. » A percepção visual serve para identificar, classificar, organizar, armazenar e lembrar a informação apresentada visualmente. Através da percepção visual analisamos as diferentes características de um estímulo visual como a forma, a cor, o tamanho, a textura ou o peso, e lhe damos um significado ao que vemos.
  7. 7. Um bebê usa sua habilidade de análise visual para reconhecer rostos e objetos que estão ao seu redor. Uma criança de 5 anos utiliza a percepção visual para desenvolver a compreensão das formas, dos símbolos abstratos e suas relações. Uma criança em idade escolar utiliza essas habilidades para decifrar palavras, resolver quebra-cabeças e compreender conceitos matemáticos.
  8. 8. » Percepção tátil é a capacidade do ser humano perceber através da pele as características de um objeto (forma, tamanho e textura) além de outras sensações como pressão, temperatura e dor, as quais em conjunto possibilitam a adequada relação com o ambiente e objetos, assim como a proteção e reação dos indivíduos a estímulos nocivos.
  9. 9. » O tato não é distribuído uniformemente pelo corpo. Os dedos da mão possuem uma discriminação muito maior que as demais partes, enquanto algumas partes são mais sensíveis ao calor. » Entre os fatores presentes na percepção tátil estão: » Percepção de calor, » Coordenação motora fina, » A percepção da dor, » Percepção temporal.
  10. 10. ESTATUA – Estimular a percepção auditiva, Estimular o equilíbrio, Reconhecer diferentes movimentos do corpo, Estimular a atenção. TRILHA – Estimular a percepção visual, Estimular a atenção, Explorar a sequencia numérica. CAIXA DE SENSAÇÕES – Estimular a percepção tátil, Reconhecer diferentes objetos sem ve-los, Promover o toque de diferentes objetos, Estimular a integração no grupo.
  11. 11. » http://www.optometriacomportamental.com.br/index.php/ percepcao-visual » http://www.periodicos.unir.br/index.php/secta/article/view /58 » http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html? aula=21314

×