Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Gripe

27 vues

Publié le

Gripe

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

Gripe

  1. 1. Que doença é essa? Também conhecida como influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação é a pneumonia, responsável por um grande número de internações hospitalares no país. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC.
  2. 2. Sintomas da Gripe Em humanos, os sintomas mais comuns da doença são calafrios e febre, dor de garganta, dores musculares, dores de cabeça, tosse, fadiga e mal estar. Em casos mais graves causa pneumonia, que pode ser fatal, particularmente em crianças pequenas e idosos.
  3. 3. MODO DE CONTAMINAÇÃO O vírus da gripe é facilmente transmitido de pessoa para pessoa. Quando uma pessoa engripada espirra, tosse ou fala expele pequenas gotículas que contêm o vírus e que podem ser inaladas por outras pessoas. O vírus entra no nosso organismo pelo nariz, onde se multiplica, disseminando-se para a garganta e para o restante das vias respiratórias, incluindo os pulmões. Depois são necessários entre 1 a 4 dias até ao aparecimento dos sintomas – é o chamado período de incubação.
  4. 4. Qual o tipo de vírus que causa a doença? A gripe é uma doença causada pelo vírus influenza. O vírus influenza geralmente é transmitido em surtos epidêmicos por meio de gotículas de secreção que chegam às vias respiratórias pelo ar. Ao atingir o núcleo das células, duplica-se, formando novos vírus que repetirão o processo no organismo.
  5. 5. Qual o tipo de vírus que causa a doença? Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
  6. 6. Dados atuais da doença Além do grande número de casos de dengue, zika e chikungunya, o Brasil também vem sofrendo um surto da gripe tipo A – também conhecida como H1N1. Porém, não é a primeira vez que isso acontece: em 2009, a gripe se espalhou pelo mundo a partir do México e não demorou a chegar no Brasil.
  7. 7. Dados atuais da doença Aqui, o vírus infectou tantas pessoas, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) constatou que 20% das mortes no mundo causadas pelo H1N1 aconteceram no Brasil. O número de mortes naquele ano chegou a 557, e isso fez do país líder em mortes pela doença no mundo.
  8. 8. Dados atuais da doença Este ano, o vírus voltou a se mostrar forte principalmente no Estado de São Paulo. Voltou também com um novo perfil de contágio: mais da metade dos casos graves e mortes registradas este ano ocorreu na faixa etária de 40 a 60 anos. Antes, crianças e idosos faziam parte dos quadros mais graves da doença.
  9. 9. Dados atuais da doença Agora, a gripe tipo A, a H1N1 já atinge 11 estados e o Distrito Federal e, até 19 de março deste ano, tinha totalizado 305 casos e 46 mortes no país – 42 delas em São Paulo (dados do Ministério da Saúde). Números maiores do que os contabilizados em 2016, quando foram registrados 141 casos e 36 óbitos.
  10. 10. A melhor maneira de se proteger da gripe é fazer a vacinação anual contra o Influenza antes de iniciar o inverno, época em que ocorrem mais casos. Ela pode ajudar a prevenir os casos de gripe ou, pelo menos, diminuir a gravidade da doença.
  11. 11. Ainda não existem medicamentos que tenham demonstrado bons resultados no combate aos vírus da gripe. Por isso, o tratamento é direcionado ao alívio dos sintomas. Os principais medicamentos sintomáticos utilizados são os analgésicos e antitérmicos, que aliviam a dor e a febre.

×