Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

lição 2- O nascimento de jesus

lição 2- O nascimento de jesus

  • Soyez le premier à commenter

lição 2- O nascimento de jesus

  1. 1. LEITURA DIÁRIA Segunda - Lc 1.55 Deus é fiel e cumpre as suas promessas Terça - Lc 1.41 Deus revitaliza as profecias a respeito do Messias Quarta - Lc 4.18; 6.20 Deus revela-se aos carentes e necessitados Quinta - Lc 2.11 Deus revela a realeza do Messias para toda a humanidade Sexta - Lc 2.25,26 Deus revela-se aos piedosos e às minorias Sábado - Lc 2.36-38 Deus revela-se aos humildes e contritos de coração
  2. 2. COMENTÁRIO Lucas narra o nascimento de Jesus, situando-o no contexto das profecias bíblicas e do judaísmo dos seus dias. O "silêncio profético", que já durava quatrocentos anos, foi rompido pelas manifestações divinas na Judeia. A plenitude dos tempos havia chegado e o Messias agora seria revelado! O nascimento de Jesus significava boas novas de alegria para todo o povo.
  3. 3. I -O NASCIMENTO DE JESUS NO CONTEXTO PROFÉTICO 1. Poesia e profecia. No relato do nascimento de Jesus há duas belíssimas poesias conhecidas na teologia cristã como Magnificat de Maria, a mãe de Jesus, e o Benedictus de Zacarias, o sacerdote (Lc 1.46-55,67-79).
  4. 4. 2. A restauração do Espírito profético. I -O NASCIMENTO DE JESUS NO CONTEXTO PROFÉTICO Já observamos que, na teologia lucana, o Espírito Santo ocupa um lugar especial. Encontramos 17 referências ao Espírito Santo no terceiro Evangelho e 54 no livro de Atos dos Apóstolos.
  5. 5. 1. Zacarias e Izabel Em sua narrativa dos fatos que precederam o anúncio do nascimento de Jesus, Lucas diz que o sacerdote Zacarias havia entrado no "templo para ofertar incenso" (Lc 1.9).
  6. 6. 2. José e Maria. Cerca de seis meses após o anúncio do nascimento de João, o Batista, o anjo Gabriel é enviado a Nazaré, lugar onde moravam José e sua noiva, Maria. Ela era uma virgem e estava noiva de José.
  7. 7. 1. A nobreza dos pobres. No anúncio do nascimento de Jesus, um anjo do Senhor é enviado especialmente aos camponeses pobres que pastoreavam os seus rebanhos no campo. Jesus veio para todos, independente da condição social. O Filho de Deus dedicou total atenção as minorias do seu tempo: as mulheres, crianças, gentios, leprosos,
  8. 8. 2. A realeza do Messias. Lucas lembra o fato de que Cristo nasceu em Belém, cidade de Davi, cumprindo dessa forma a profecia bíblica (Mq 5.2). Mas o Messias não apenas nasce em Belém, cidade de Davi, Ele também possui realeza porque é da descendência de Davi, como atesta a sua árvore genealógica (Lc 3.23-38)
  9. 9. IV - O NASCIMENTO DE JESUS E O JUDAÍSMO 1. Judeus piedosos. Lucas mostra que o nascimento de Jesus aconteceu sob o judaísmo piedoso. Ele ocorre dentro do contexto daqueles que alimentavam a esperança messiânica. São pessoas piedosas que aguardavam o Messias e, quando Ele se revelou, elas prontamente o reconheceram. Lucas apresenta também Simeão, outro judeu piedoso de Jerusalém, e que esperava a consolação de Israel. A ele foi revelado, pelo Espírito Santo, que não morreria antes que visse o Messias (Lc 2.25,26). Da mesma forma a profetisa Ana, uma viúva piedosa, que continuamente orava a Deus e jejuava.
  10. 10. IV - O NASCIMENTO DE JESUS E O JUDAÍSMO 2. Rituais sagrados. Lucas coloca o cristianismo dentro do contexto do judaísmo e não como uma seita derivada deste. Como qualquer judeu de seu tempo, Jesus se submete aos rituais da religião judaica (Lc 2.21-24). Como Homem Perfeito, Ele cumpriu toda a lei de Moisés. .
  11. 11. Já observamos que Lucas procura situar o nascimento de Jesus dento do contexto histórico. Dessa forma ele dá detalhes sobre fatos da história universal mostrando que Deus foi, é e continuará sendo Senhor da História. É dentro dessa história que se cumpre as profecias. O Messias prometido, diferentemente do Messias esperado pelos judeus, nasce em uma manjedoura e não em um palácio. Os pobres, e não os ricos, são os convidados a participar do seu natal. A lógica do Reino de Deus se manifesta oposta à do reino dos homens. Todos aqueles que se sentem carentes e necessitados são convidados a participarem dele.
  12. 12. 1- De que forma devem ser entendidos os cânticos de Zacarias e Maria? Eles devem ser entendidos como sendo de natureza profética. Esses cânticos contextualizam o nascimento de Cristo dentro das promessas de Deus ao seu povo. 2- Como era o relacionamento de José e Maria antes da anunciação angélica? Eles eram noivos. Os pobres são os carentes tanto de bens materiais como espirituais. 3- De que forma a lição conceitua os pobres?
  13. 13. Lucas deseja mostrar que Jesus, como Homem Perfeito, se submeteu e cumpriu os rituais judaicos, tendo, com isso, cumprido a Lei. Dentro de que contexto Lucas procura situar o nascimento de Jesus? Lucas procura situar o nascimento de Jesus dentro do contexto histórico. 4- De acordo com a lição, qual o propósito de Lucas mostrar Jesus cumprindo rituais judaicos?
  14. 14. http://ebdbiblias.wix.com/escola

×