Ce diaporama a bien été signalé.
Le téléchargement de votre SlideShare est en cours. ×

Biblivremanualdeoperao

Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Prochain SlideShare
Museu Goeldi Obras Raras
Museu Goeldi Obras Raras
Chargement dans…3
×

Consultez-les par la suite

1 sur 36 Publicité

Plus De Contenu Connexe

Les utilisateurs ont également aimé (20)

Plus récents (20)

Publicité

Biblivremanualdeoperao

  1. 1. GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL BIBLIVRE Manual Básico de Operação 2
  2. 2. Página Inicial Neste espaço o Através do link responsável pela “ajuda” é biblioteca deverá possível acessar entrar com o o manual do login e a senha. sistema Biblivre. Manual Biblivre 3
  3. 3. 1. Página de Pesquisa Acesso a página de pesquisa pelo alunos e demais usuários.
  4. 4. 1.2 Página de Pesquisa Em seguida clicar em buscar Inserir o termo de busca
  5. 5. 1.3 Página de Pesquisa com Resultado Permite a visualização Permite a visualização detalhada de cada do código Marc de cada registro recuperado registro recuperado Registros recuperados
  6. 6. 1.4 Página de Pesquisa - Ficha Apresentação detalhada do Avança para os próximos registro. registros recuperados.
  7. 7. 1.5 Página de Pesquisa - Marc O código Marc permite a padronização de registros nas bases. Selecionar, copiar e colar o código Marc facilita o processo Apresentação de catalogação. detalhada do registro no código Marc.
  8. 8. 2. Circulação Permite efetuar Permite o cadastro reserva dos e controle de livros. usuários no Permite sistema controlar o acesso a biblioteca. Permite efetuar Permite imprimir empréstimos e carteirinhas de devolução dos livros. usuários.
  9. 9. 2.1 Cadastro Histórico de circulação e multas Inserir novo Usuários usuário cadastrados Ficha completa do usuário
  10. 10. 2.2 Empréstimo Buscar usuário Selecionar usuário
  11. 11. 2.2.1 Empréstimo Buscar o tombo ou código de barras do livro que será emprestado
  12. 12. 2.2.2 Empréstimo Emprestar Item localizado
  13. 13. 2.3 Reserva Para realizar uma reserva basta selecionar o usuário e clicar em reservar.
  14. 14. 2.3.1 Reserva Pesquisar o item desejado. Reservar o item desejado.
  15. 15. 3. Catalogação Módulo que permite a catalogação de autoridades (autores, Módulo que permite a Instituições etc). Não catalogação dos itens. será necessário catalogar neste modulo. Módulo que permite impressão de Módulo que permite a etiquetas que serão catalogação de coladas nas lombadas termos e/ou assuntos. Não será necessário dos itens. catalogar neste modulo. Módulo que permite mover registros da Módulo que permite a base principal para a importação de de trabalho ou vice registros. versa.
  16. 16. 3.1 Catalogação on-line Busca  Bibliográfica Pesquisa na base da SEDU e importação para a base da escola.
  17. 17. 3.1 Catalogação on-line Visualizar o registro Marc encontrado na base SEDU. Selecionar e Copiar.
  18. 18. 3.1 Catalogação on-line Catalogação  Bibliográfica  Novo  Selecionar o tipo de material (livro, periódico etc)  Marc Colar na ficha Marc do novo registro criado na escola. Salvar.
  19. 19. 3.1 Catalogação on-line Insira a data de registro do livro. Insira o tipo de aquisição (compra, doação e permuta) Criar exemplar
  20. 20. 3.1 Catalogação on-line Apresentação do registro criado. Na aba formulário é possível alterar os campos do registro criado. Anotar de lápis no livro o tompo Para inserir novos patrimonial criado. exemplares
  21. 21. 3.1 Catalogação on-line Click na aba Formulário para verificar a classificação correta do livro.
  22. 22. 3.1 Catalogação on-line Verificar e inserir número de classificação consultando a tabela simplificada no documento de orientação. Verificar e inserir código de autor na tabela de cutter.
  23. 23. 3.1 Catalogação on-line
  24. 24. 3.1 Catalogação on-line Os registros que não foram encontrados deverão ser descritos em uma planilha e enviados via e-mail para a SEDU. E-mail: vboliveira@sedu.es.gov.br Após catalogação na base SEDU, será enviado uma confirmação (via e-mail) do cadastro na base SEDU.
  25. 25. 3.3 Etiquetas Permite a impressão de etiquetas para colar na lombada do livro Inserir data inicial e final das Esta marcação remove as etiquetas geradas etiquetas após impressão. Após inserir as datas gere as etiquetas
  26. 26. 3.3.1 Etiquetas Mostra lista de impressão. Marcar os registros.
  27. 27. Para visualizar o arquivo pdf para impressão é 3.3.2 Etiquetas necessário. 1.Clique no botão Ferramentas do Internet No rodapé da lista. O sistema gera um arquivo de etiquetas em pdf que poderá ser salvo e impresso Explorer e, em seguida, clique em Opções da em qualquer impressora. Internet. 2.Clique na guia Segurança, clique em Nível personalizado. 3.Siga um destes procedimentos ou ambos: Para desativar os downloads de arquivo na barra de Informações, Modelo de etiqueta. role até a seção Marca Pimaco / Downloads da lista, em Aviso automático para Tamanho A4 / Código downloads de arquivo, A4055/A4255/A4355 clique em Habilitar. Etiquetas do Biblivre Para desativar os controles ActiveX na barra de Informações, role até a seção Plug-ins e controles ActiveX da Grava e lista e, em Aviso imprimi em automático para arquivo pdf controles ActiveX, clique Grava em em Habilitar. arquivo texto 4.Clique em OK, clique em Sim para confirmar que deseja fazer a Exclui os itens alteração e então clique marcados novamente em OK.
  28. 28. 4 Aquisição Aquisição – Permite o gerenciamento do processo de aquisição de material bibliográfico. Permite o cadastro de fornecedores Registro de cotações Cadastro de itens Registro de pedidos para compra Lista os fornecedores existentes Inseri um novo fornecedor
  29. 29. 5 Administração Permite criar e alterar login e permissões. Cria tipos de usuários (Aluno, Troca de senha dos operadores do professor, funcionário etc.). sistema. Cria cartões de acesso para Permite gerar cópia de segurança (backup). usuários. Estabelece ligação com Permite a impressão de relatórios. servidores Z39.50. Inclui e altera: nome da biblioteca, subtítulo da biblioteca, moeda corrente, valor da multa, cor primária de bordas e textos, cor de fundo do cabeçalho, cor primária da página e de botões, cor secundária da página e de botões, registros por página, mídia digital e prefíxo do tombo patrimonial.
  30. 30. 5.1 Administração Administração  Manutenção. Permite gerar uma cópia de segurança de todas as informações do sistema. Cópias de segurança geradas. O sistema permite gravar as cópias de segurança em outra pasta no computador ou em outro suporte (pen drive, cd- rom, DVD, etc.)
  31. 31. 5.2 Administração Administração  Relatórios. Permite gerar vários relatório, que podem ser salvos em pdf e impressos em qualquer impressora.
  32. 32. 5.3 Administração Administração  Logins e permissões. O cadastro de login e senha será possível após o cadastro do operador em Circulação  Cadastro . Permite cadastrar login e senha para os operadores do sistema. Permite estabelecer níveis de permissão para cada usuário.
  33. 33. 5.4 Administração Administração  Tipos de usuários. Permite criar tipos de usuários. (administrador, alunos, professor, comunidade etc.). E estabelecer critérios para cada tipo de usuário (limite de empréstimos, prazo de entrega etc).
  34. 34. 5.5 Administração Administração  Cartões Permite estabelecer um controle de entrada de usuários na biblioteca. É necessário vincular o nome do cartão com o usuário em Circulação  Acesso. Pode ser utilizado como controle de chaves dos guarda volumes. Inserindo na chave o o nome do cartão do sistema. E vincular o nome do usuário a chave solicitada.
  35. 35. 5.6 Administração Administração  Servidor Z39.50 Permite incluir servidor remoto Z39.50 que vai possibilitar importação de registros em Busca  Distribuída. Esta importação não será muito utilizada porque atualmente não existe servidor Z39.50 brasileiro.
  36. 36. 5.7 Administração Administração  Configuração. Permite configurar os parâmetros do sistema. Nome da biblioteca visualizado no cabeçalho do sistema. Valor da multa. Cores do sistema. Prefixo estabelecido para ser visualizado no tombo patrimonial. Devemos estabelecer como prefixo as letras iniciais do nome da escola. Exemplo: Escola Gomes Cardim - prefixo GC.

×