Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

1

Partager

Télécharger pour lire hors ligne

Avaliação da aprendizagem

Télécharger pour lire hors ligne

Livres associés

Gratuit avec un essai de 30 jours de Scribd

Tout voir

Avaliação da aprendizagem

  1. 1. PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONALMediador pedagógico: Suely Carneiro MascarenhasCursista: Luciana Oliveira Lemes A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO UM PRÍNCIPIO NO DESENVOLVIMENTO DA AUTORIA
  2. 2. O QUE É AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM? É algo que auxilia na criação de textos de autoria, promovendo umaaprendizagem autônoma e significativa, produzindo conhecimento. Conhecimentoé ter poder de fazer, de ir atrás daquilo que desejamos. Luckesi (2011) explica que “o conhecimento da realidade corresponde a ummapa sobre ela”. Ou seja, a realidade é muito maior do que sua representação. Assim, é importante buscar o conhecimento. E para isso, o professor deverealizar a avaliação, conhecendo melhor os seus educandos e poder refletir sobresua ação, o seu modo de agir dentro da sala de aula e, se for necessário, modificarsua prática. Portanto, a avaliação tem como finalidade conhecer para saber como agir. E oprofessor realiza assim o seu papel: mediador, isto é, alguém que está junto comseus alunos, procurando alcançar seu maior objetivo: APRENDIZAGEMSIGNIFICATIVA PARA SEUS EDUCANDOS.
  3. 3. A avaliação é feita no dia-a-dia, no decorrer do andamento das aulas,observando atentamente as habilidades de cada aluno e verificando seusavanços. Desta forma, a avaliação não é só aplicação de provas para obteruma nota. Assim, a cultura da avaliação deve ser mudada, transformada. Nãodeve ser algo para punir, classificar, selecionar, mostrar autoridade. O aluno não pode ter medo da avaliação. Isto não é o seu objetivo. Aavaliação deve ser bem elaborada, planejada, contemplando os conteúdostrabalhados, mas de uma forma que o aluno entenda e consiga resolver asatividades.
  4. 4. Entretanto, quando o educador se dedica, intervindo quando considerarpreciso, realizando a mediação, o aluno aprende com qualidade. E isto mostraque ao ato de avaliar é algo simples, mas que deve ser bem executado paraatingirmos os resultados desejados. Além disso, não se pode esquecer que o conhecimento prévio dos alunosé de grande valia, mas o professor é peça fundamental, insubstituível. O alunopode ajudar em seu processo de construção do conhecimento, mas não aprendesozinho. Ele aprende na interação com seus colegas e com o professor.
  5. 5. O aluno deve se sentir bem, realizando a avaliação. E isso só será possível se oeducador desenvolvê-la de forma construtiva, que realmente busque a qualidade, aeficiência, a melhoria. Portanto, o processo de avaliar não é algo complexo, que não se consigarealizar. Mas é algo que requer tempo de preparo, analisando todos os elementosque o compõem.
  6. 6. REFERÊNCIAS- LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação de Aprendizagem Componente doAto Pedagógico. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2011
  • EliseteNunes

    Jul. 13, 2012

Vues

Nombre de vues

308

Sur Slideshare

0

À partir des intégrations

0

Nombre d'intégrations

9

Actions

Téléchargements

8

Partages

0

Commentaires

0

Mentions J'aime

1

×