Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Treinamento de Scrum

21 356 vues

Publié le

Treinamento de Scrum que aplico em empresas que desejam adotar métodos ágeis no desenvolvimento de software. Mais informações em http://www.luiztools.com.br

Publié dans : Logiciels
  • Perfeito! Dá para seguir perfeitamente usando o scrum guide! Parabéns!
       Répondre 
    Voulez-vous vraiment ?  Oui  Non
    Votre message apparaîtra ici

Treinamento de Scrum

  1. 1. Scrum MÉTODOS ÁGEIS PARA CONSTRUÇÃO DE PRODUTOS COMPLEXOS
  2. 2. Eu e o Scrum - Treinamento em SP - Professional Scrum Developer - Professional Scrum Master - Consultorias
  3. 3. O que é Scrum? Um framework dentro do qual pessoas podem tratar e resolver problemas complexos e adaptativos, enquanto produtiva e criativamente entregam produtos com o mais alto valor possível.
  4. 4. Scrum é... -Leve -Simples de entender -Extremamente difícil de dominar
  5. 5. Scrum é... -Empírico: Scrum é um framework estrutural que está sendo usado para gerenciar o desenvolvimento de produtos complexos desde o início de 1990.
  6. 6. Scrum não é... um processo ou uma técnica para construir produtos; em vez disso, é um framework dentro do qual você pode empregar vários processos ou técnicas.
  7. 7. Os Pilares
  8. 8. Os Pilares Três pilares apoiam a implementação de controle do processo empírico: -Transparência -Inspeção -Adaptação.
  9. 9. Pilar Um Transparência Aspectos significativos do processo devem estar visíveis aos responsáveis pelos resultados.
  10. 10. Pilar Dois Inspeção Os usuários Scrum devem, frequentemente, inspecionar os artefatos Scrum e o progresso em direção a detectar variações.
  11. 11. Pilar Dois Inspeção Esta inspeção não deve, no entanto, ser tão frequente que atrapalhe a própria execução das tarefas.
  12. 12. Pilar Três Adaptação Se um ou mais aspectos de um processo desviou para fora dos limites aceitáveis ou produto não será inaceitável, o processo ou o material sendo produzido deve ser ajustado.
  13. 13. Framework Scrum Consiste em: -Papéis -Eventos -Artefatos
  14. 14. Papéis do Scrum
  15. 15. Papéis do Scrum Os papéis de um time Scrum são: -Product Owner -Time de Desenvolvimento -Scrum Master.
  16. 16. Papéis do Scrum Product Owner -ROI -único que gerencia o Product Backlog -toda a organização deve respeitar as suas decisões
  17. 17. Papéis do Scrum Dev Team -Auto-gerenciáveis -Multifuncionais -Responsabilidade compartilhada
  18. 18. Papéis do Scrum Scrum Master -Aplica o Scrum e facilita os eventos -Remove impedimentos do time -Ensina e lidera o time rumo aos objetivos do PO
  19. 19. Eventos do Scrum
  20. 20. Eventos do Scrum Sprint Período de um mês ou menos, durante o qual um incremento utilizável do produto é criado. Inclui planejamento, reuniões diárias, o desenvolvimento, a revisão e a retrospectiva.
  21. 21. Eventos do Scrum Sprint Planning O trabalho a ser realizado é planejado aqui, em uma reunião de 8h para um mês de trabalho. -O que pode ser Pronto nesta Sprint? -Como o trabalho escolhido será Pronto? O resultado é o Sprint Backlog.
  22. 22. Eventos do Scrum Daily Scrum Reunião diária de 15 minutos, para que o Time de Desenvolvimento possa sincronizar as atividades e criar um plano para as próximas 24 horas.
  23. 23. Eventos do Scrum Sprint Review Executada no final da Sprint para inspecionar o incremento e adaptar o Product Backlog se necessário. Dura 4h para Sprints de um mês.
  24. 24. Eventos do Scrum Sprint Restrospective Oportunidade para o Time Scrum inspecionar a si próprio e criar um plano para melhorias a serem aplicadas na próxima Sprint Dura 3h para uma Sprint de um mês.
  25. 25. Artefatos do Scrum
  26. 26. Artefatos do Scrum Product Backlog Lista ordenada de tudo que deve ser necessário no produto, e é uma origem única dos requisitos para qualquer mudança a ser feita no produto.
  27. 27. Artefatos do Scrum Sprint Backlog Lista de itens do Product Backlog selecionados para a Sprint, juntamente com o plano para entregar o incremento do produto e atingir o objetivo.
  28. 28. Artefatos do Scrum? Planning Poker Kanban Burndown Chart
  29. 29. Prática! Sprint Planning 10 min Sprint 30 min (3 dias de 10 min) Reunião diária de 1 min Sprint Review 5 min Sprint Retrospective 5min
  30. 30. Prática! Sprint Planning PO explica o problema SM facilita a reunião O que o time consegue entregar nesta Sprint?
  31. 31. Prática! Daily Meeting Em pé, apenas três perguntas: - O que eu fiz ontem? - O que eu vou fazer hoje? - Tenho algum impedimento?
  32. 32. Prática! Sprint Review O time apresenta o que foi desenvolvido para o PO. O time atingiu o objetivo que havia prometido?
  33. 33. Prática! Sprint Retrospective Um fala por vez O que foi bom? O que pode melhorar? Ações concretas para melhoria.
  34. 34. Obrigado! http://www.scrum.org http://www.luiztools.com.br

×