Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Seminário de aae

Trabalho de AAE (Análise físico-química de alimentos e embalagens)

  • Identifiez-vous pour voir les commentaires

Seminário de aae

  1. 1. Embalagem de vidro X Embalagem de plástico (Vantagens e desvantagens)
  2. 2. Introdução: As Embalagens
  3. 3. A Embalagens de vidro  Um dos materiais mais antigos que se tem conhecimento  Material mais inerte dos utilizados para a fabricação de embalagens  Pode ser considerado totalmente impermeável  matérias-primas ricas em sílica, soda e cal,  material rígido, homogêneo, estável, inerte, amorfo e isótropo  Vale lembrar...  As embalagens variam de Garrafas a Potes  Sistemas de fechamento  Transporte  O vidro pode ser reaproveitado mais de 30 vezes e, depois, reciclado quantas vezes for necessário.
  4. 4. Vantagens na utilização da embalagem de vidro  Reutilização,impermeabilidade,reciclável,sem nenhuma perda das suas características originais  Neutralidade,praticidade,transparência,dinâmi ca,inércia e higiênico  Coloração e versatiliudade.
  5. 5. Desvantagens na utilização da embalagem de vidro  Material pesado  Preço mais elevado  Danos mecânicos  Dificuldades de fechamento hermético  Pode se quebrar durante o envase,no transporte,estocagem e durante a comercialização  Menor condutividade térmica  Pouco resistente às temperaturas de esterilização de mais de 100°C.
  6. 6. Após o processo
  7. 7. As embalagens plásticas  Os plásticos são feitos a partir de uma fração do petróleo chamada nafta.  São produzidos através de um processo químico conhecido como polimerização.  Os polímeros podem ser naturais ou sintéticos.  A diferenciação mais básica que pode ser feita após constituição final dos produtos é entre termoplásticos e termorrígidos.  Exemplos de Termoplásticos: polipropileno (PP), polietileno de alta densidade (PEAD), polietileno de baixa densidade (PEBD), polietileno tereftalato (PET), poliestireno (PS), policloreto de vinila (PVC) etc.  Exemplos de Termorrígidos: resinas fenólicas, epóxi, poliuretanos etc.
  8. 8. Vantagens e desvantagens do plastico  O plástico se tornou o material mais usado para embalagem de alimentos e bens de consumo duráveis​​.  Uma das maiores vantagens do plástico é a sua variedade  O plástico pode ser moldado em praticamente qualquer forma e tamanho.  No entanto, o plástico é um grande problema, principalmente por causa da sua durabilidade.
  9. 9. Impacto ambiental do plástico  Com a tecnologia avançada de hoje em dia os humanos esquecem as consequências que a natureza sofre.  Sem o meio certo de descarte faz com que muitos desfazem de suas embalagens de modo errado.  Porém, quando o plástico é reciclado, as resinas têm que ser mantidas separadas.  Diferentes tecnologias têm sido desenvolvidas para o uso de processos mecânicos e químicos na separação dos diferentes tipos de plásticos.
  10. 10. Impacto do plástico em nossas vidas  Aquecer e congelar alimentos em embalagens plásticas faz com as embalagens liberem substancias em seu alimento.  Os pacotes plásticos ou recipientes podem perder sua forma, rachar ou quebrar sob um peso e rasgar durante o transporte.  Se o material plástico não tiver a consistência apropriada, lhe faltará resistência suficiente ao calor e os produtos alimentares podem estragar.  Plástico atrai pó.  O plastico é uma das escolhas mais baratas.  Embalagem de plástico significa compras mais leves para levar para casa.  O transporte das embalagens de plástico é muito mais barato do que de outros materiais.
  11. 11. Curiosidades Embalagens Biodegradáveis  Fique alerta com alguns plásticos que contêm no rótulo biodegradable.  A verdade é que, plásticos biodegradáveis não degradam em modernos aterros sanitários ou incineradores, na melhor das hipóteses, eles são, simplesmente, divididos em pedaços menores que podem liberar substâncias tóxicas.  Eles confundem-se com plásticos reciclados e terminam causando mais problemas do que solução. O EDF (Environment Defense Fund) e outros grupos ambientalistas têm mobilizado os consumidores para fazerem boicotes a todos os plásticos chamados de biodegradable. Não os compre!
  12. 12.  O uso do vidro começou há, aproximadamente, 4 mil anos antes de Cristo e o material persiste como opção nobre para embalar até os dias de hoje.  As sacolas plásticas podem permanecer por volta de mil anos no meio ambiente.
  13. 13. Apresentado pelas alunas do 1ºB  Gabriela Fernandes Nº 06  Ingrid Soares Nº 09  Jady Millan Inacio Nº 11  Karoline Nascimento Nº 14  Mônica Macêdo Silva Nº 25

×