Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.
PROPOSTA DE TRABALHO PARA SALA DE
LEITURA PROFESSOR ANTONIO ROCCO
2015
Luciane Aparecida Assunção Tonete.
A sala de leitura
e a
aprendizagem
Estudos recentes comprovam que
para que a sala de leitura contribua
com o aprendizado d...
A sala de leitura
e a
aprendizagem
A sala de leitura ainda favorece
os alunos com menor acesso a
livros e outros tipos de ...
Desenvolvimento das competências para o século 21
JUSTIFICATIVA
O Projeto sala de leitura 2015 tem por
finalidade despertar no aluno o gosto pela
leitura, levando-o a recon...
OBJETIVOS GERAIS:
 Integrar as atividades da sala de leitura aos
projetos pedagógicos da Escola;
 Promover as nove atitu...
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Possibilitar aos alunos do ensino
fundamental e médio momentos para
saborear e compartilhar as id...
AÇÕES:
Para o desenvolvimento do
trabalho com leitura, a
organização de situações
didáticas deve privilegiar:
 Estabelece...
AÇÕES:
 Biblioteca Viva ( onde o
estudante se caracteriza
como os personagens e
recitam trechos das
obras literárias);
 ...
FORMAS DE REGISTRO
 Diário de bordo virtual nos links abaixo:
http://saladeleituraprofessorantoniorocco.blogspot
.com.br/...
Prochain SlideShare
Chargement dans…5
×

Planejamento 2015 - proposta de trabalho para sala de leitura

51 513 vues

Publié le

Apresentação da proposta de trabalho a ser realizada na Sala de Leitura Professor Antonio Rocco da EE Pedro Pedrosa em Nhandeara/SP.

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

Planejamento 2015 - proposta de trabalho para sala de leitura

  1. 1. PROPOSTA DE TRABALHO PARA SALA DE LEITURA PROFESSOR ANTONIO ROCCO 2015 Luciane Aparecida Assunção Tonete.
  2. 2. A sala de leitura e a aprendizagem Estudos recentes comprovam que para que a sala de leitura contribua com o aprendizado das crianças, adolescentes e jovens é preciso mais que simplesmente a estrutura física: o que conta mesmo é os estudantes usarem efetivamente o espaço para ler, pesquisar, conviver com leitores e agir como propagadores de suas experiências contagiando positivamente alunos e professores não atendidos diretamente, multiplicando os ganhos para a escola (PISA, 2009).
  3. 3. A sala de leitura e a aprendizagem A sala de leitura ainda favorece os alunos com menor acesso a livros e outros tipos de leitura em casa. Do mesmo modo, os alunos que aprendem pouco com os métodos tradicionais de ensino podem encontrar na sala de leitura novas portas e novas rotas para aprender a ser, conviver, conhecer e fazer na escola!
  4. 4. Desenvolvimento das competências para o século 21
  5. 5. JUSTIFICATIVA O Projeto sala de leitura 2015 tem por finalidade despertar no aluno o gosto pela leitura, levando-o a reconhecer a importância de se cultivar o hábito de ler, resgatando com isso, a nossa cultura, desenvolvendo a criatividade interpretativa, facilitando assim, a assimilação de conteúdos.
  6. 6. OBJETIVOS GERAIS:  Integrar as atividades da sala de leitura aos projetos pedagógicos da Escola;  Promover as nove atitudes que impactam a sala de leitura, que são:
  7. 7. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:  Possibilitar aos alunos do ensino fundamental e médio momentos para saborear e compartilhar as ideias de autores da literatura universal em especial da literatura brasileira.  Propiciar um intenso e sistematizado contato dos alunos com diferentes gêneros textuais;  Proporcionar aos alunos o conhecimento dos clássicos da literatura infanto-juvenil.  Incentivar a Leitura e Pesquisas bibliográficas.
  8. 8. AÇÕES: Para o desenvolvimento do trabalho com leitura, a organização de situações didáticas deve privilegiar:  Estabelecer parceria com os professores do Currículo, Coordenadores, Gestores e funcionários;  Literatura no telão;  Promover o Desafio Protagonismo;  Contação de histórias pelo professor utilizando recursos criativos e tecnológicos;  Contação de histórias por grupos de alunos orientados;  Promover rodas literárias em ATPCS com a colaboração dos docentes;
  9. 9. AÇÕES:  Biblioteca Viva ( onde o estudante se caracteriza como os personagens e recitam trechos das obras literárias);  Painel do Leitor Antenado  (indicação dos livros mais procurados) pelos estudantes;  Seu talento é show _ visa projetar o aluno, através de interpretações literárias, teatrais, saraus e trabalhos acadêmicos. Faz do espaço da sala de leitura um espaço onde se produzem atividades culturais;  Entrevista com autor;  Visita a feira literária ou cultural.
  10. 10. FORMAS DE REGISTRO  Diário de bordo virtual nos links abaixo: http://saladeleituraprofessorantoniorocco.blogspot .com.br/2015/02/carnaval.html https://www.facebook.com/pages/Sala-de-Leitura- Professor-Antonio-Rocco/344976758948129 Plataforma Ayrton Senna Relatórios e gráficos mensais que são expostos na sala de leitura.

×