Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Crase na Consulplan

354 vues

Publié le

Crase, Regência, Regência verbal, Regência nominal, Consulplan, Manoel Neves, Questões da consulplan, Questões da Consulplan resolvidas e comentadas, Questões de português da Consulplan, Questões de português da Consulplan resolvidas, Questões de Língua Portuguesa da Consulplan, Questões de Língua Portuguesa da Consulplan resolvidas e comentadas

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

Crase na Consulplan

  1. 1. questõesdeteoria gramaticalna CONSULPLAN
 Crase Manoel Neves
  2. 2. QUESTÃO 01 crase na CONSULPLAN “Antes do treinamento, só 5% sentiam-se à vontade com internet”. A alternativa a seguir em que o sinal indicativo de crase foi usado pelo mesmo motivo que em “à vontade” é: a) Os alunos entregaram à professora os trabalhos copiados da internet. b) A internet revolucionou a comunicação e proporcionou conforto às pessoas. c) Os professores saíram, às pressas, procurando os indícios de fraude dos alunos. d) As gerações anteriores se referem às novas gerações tecnológicas com espanto.
  3. 3. SOLUÇÃO COMENTADA crase na CONSULPLAN Na frase transcrita no comando da questão, usou-se crase devido ao fato de o “a” introduzir um adjunto adverbial. Por isso, deve-se assinalar a alternativa “c”. Nas demais alternativas, o “à” introduz um objeto indireto.
  4. 4. QUESTÃO 02 crase na CONSULPLAN Nas alternativas abaixo, o acento da crise foi usado pela mesma razão, exceto em: a) “devido à estagnação econômica”. b) “atrás apenas do Canadá e à frente dos Estados Unidos e da China. c) “não é suficiente para atender à demanda embora a dependência”. d) “principalmente devido à substituição da lenha pelo gás liquefeito”. e) “Assim, as políticas de estímulo à indústria sempre foram acompanhadas pela”.
  5. 5. SOLUÇÃO COMENTADA crase na CONSULPLAN Em todas as frases, há um termo que pede complemento introduzido por preposição [devido a, atender a, devido a, estímulo a] seguido de substantivo feminino [a estagnação, a demanda, a substituição, a indústria], com exceção da frase transcrita na alternativa “b”, em que a ocorrência da crase justifica-se pelo fato de “à frente” ser um adjunto adverbial.
  6. 6. QUESTÃO 03 crase na CONSULPLAN Assinale a alternativa em que o acento da crase não foi usado pela mesma razão que, em “em que são necessárias à conservação das frutas”. a) “fique vulnerável à ação de substâncias”. b) “para então devolvê-la à câmara fria”. c) “muitos apresentam resistência às novidades”. d) “As frutas ficam, às vezes, muitas horas sob baixa temperatura. e) “Os cientistas se dedicam à técnica de refrigeração.
  7. 7. SOLUÇÃO COMENTADA crase na CONSULPLAN Em todas as frases [tal qual no fragmento transcrito no comando da questão], há um termo que pede complemento introduzido por preposição [vulnerável a, devolver a, resistência a, dedicam-se a] seguido de substantivo feminino [a ação, a câmara, as novidades, a técnica], com exceção da frase transcrita na alternativa “d”, em que a ocorrência da crase justifica-se pelo fato de “às vezes” ser um adjunto adverbial.
  8. 8. QUESTÃO 04 crase na CONSULPLAN Assinale a opção em que o a destacado nas duas frases deve receber o acento grave indicativo da crase. a) Fui a casa de meu pai. Lá, algumas pessoas preconceituosas ficaram a distância. b) O professor referiu-se a todos que estavam presentes. Eles ficaram frente a frente. c) O mérito foi dedicado a eles. Os supervisores chegaram a uma hora em ponto. d) Os estudantes vestiram-se a Momo. Eles foram barrados pelos seguranças a entrada do salão do baile.
  9. 9. SOLUÇÃO COMENTADA crase na CONSULPLAN Analisando as alternativas: a) o primeiro “a” não deve receber crase, pois o vocábulo “casa” repele crase; o segundo “a” não deve receber crase, pois não se põe o acento grave no “a” que antecede a palavra “distância”; b) não se usa crase antes de pronome; não se usa crase antes de substantivos repetidos; c) não se usa crase antes de pronome; deve haver crase antes do numeral que indicar horas; d) usa-se a crase no “a” quando houver elípticas as expressões “a moda”, “a semelhança”, “a maneira”; adjuntos adverbiais introduzidos por “a” recebem o acento grave indicador da crase. Deve-se, pois, assinalar a alternativa “d”.
  10. 10. QUESTÃO 05 crase na CONSULPLAN Assinale a alternativa em que o acento indicador da crase é facultativo. a) Mas foi só chegar à janela. b) De volta à sua terra, converteu-se. c) O quadrado de vidro que à noite se acende. d) Astronautas modernos preparam-se para ir à Lua.
  11. 11. SOLUÇÃO COMENTADA crase na CONSULPLAN O acento indicador da crase é facultativo antes de nome próprio feminino, antes de pronome possessivo e com a expressão “até a”. Deve-se, portanto, assinalar a alternativa “b”.
  12. 12. QUESTÃO 06 crase na CONSULPLAN Na frase “desse agradecido amor à natureza”, observa-se a utilização do sinal indicativo de crase. A utilização desse mesmo sinal também é obrigatória em: a) O professor fez um elogio a sua aluna. b) O menino olhou a árvore com encantamento. c) O professor referia-se as histórias contadas pelo avô. d) As pessoas observavam a árvore atingida por aquele carro.
  13. 13. SOLUÇÃO COMENTADA crase na CONSULPLAN Deve-se assinalar a alternativa “c”, pois o verbo “referir-se” pede complemento introduzido pela preposição “a” e “histórias” é substantivo feminino.
  14. 14. QUESTÃO 07 crase na CONSULPLAN O uso do acento grave em “proteção à floresta” justifica-se, pois a) a palavra “proteção” está determinada pelo artigo “a”. b) “proteção” e “floresta” são duas palavras do gênero feminino. c) o termo “a” é um monossílabo tônico nesta expressão. d) o termo regente admite agido “a” diante do termo regido “floresta”. e) “proteção” exige a preposição “a” e “floresta” admite o artigo feminino “a”.
  15. 15. SOLUÇÃO COMENTADA crase na CONSULPLAN A justificativa para o uso do acento grave indicador da crase na expressão transcrita no comando da questão encontra-se na alternativa “e”.
  16. 16. QUESTÃO 08 crase na CONSULPLAN “Vamos à Bahia visitar nossos parentes”. Como se chama o acento da palavra destacada? a) agudo. b) crase. c) til. d) grave. e) circunflexo.
  17. 17. SOLUÇÃO COMENTADA crase na CONSULPLAN Em língua portuguesa, só existem três acentos: o grave (à), o agudo (á) e o circunflexo (ˆ). A fusão entre a preposição “a” e o artigo “a” é indicado por meio do acento grave. Deve-se, pois, assinalar a alternativa “d”.
  18. 18. QUESTÃO 09 crase na CONSULPLAN No trecho “o acesso ao conhecimento”, considerando apenas a regência verbal e o uso da crase, a expressão destacada seria corretamente substituída por a) à vários conhecimentos. b) à partir do sexto ano de vida. c) à sua história de vida. d) à qualquer conhecimento. e) à alguns conhecimentos.
  19. 19. SOLUÇÃO COMENTADA crase na CONSULPLAN Posto que não se usa crase antes de pronome e de verbo, a substituição apenas estaria correta se fosse utilizada a expressão transcrita na alternativa “c”.
  20. 20. QUESTÃO 10 crase na CONSULPLAN Assinale a alternativa em que o uso da crase encontra-se incorreto: a) Ficamos frente à frente com a crise configurada pelo aquecimento verbal. b) Ele chegou à uma hora em ponto. c) As novas tecnologias caminhavam às pressas. d) Voltamos cedo à casa do político. e) Assisti àquele filme sobre a destruição da natureza.
  21. 21. SOLUÇÃO COMENTADA crase na CONSULPLAN Posto que não se deve usar crase diante de substantivos repetidos, está incorreta a frase transcrita na alternativa “a”.
  22. 22. QUESTÃO 11 crase na CONSULPLAN Assinale a alternativa incorreta quanto ao uso do acento indicador da crase: a) As pessoas vivem à vontade nos espaços públicos. b) Estaremos prestando um bem à vida do planeta. c) Essa peculiaridade ajuda à compreender certos comportamentos. d) Alguém é avesso às políticas que visam ao bem coletivo? e) À beira de uma catástrofe ecológica, muitos continuam inertes.
  23. 23. SOLUÇÃO COMENTADA crase na CONSULPLAN Deve-se assinalar a alternativa “c”, pois não se usa crase antes de verbo.

×