Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Pronomes na Consulplan

124 vues

Publié le

Pronomes, Consulplan, Manoel Neves, Questões da consulplan, Questões da Consulplan resolvidas e comentadas, Questões de português da Consulplan, Questões de português da Consulplan resolvidas, Questões de Língua Portuguesa da Consulplan, Questões de Língua Portuguesa da Consulplan resolvidas e comentadas

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

Pronomes na Consulplan

  1. 1. questõesdeteoria gramaticalna CONSULPLAN
 Pronomes Manoel Neves
  2. 2. QUESTÃO 01 pronomes na CONSULPLAN No trecho “O general destina-se a missão mais importante: apanha dois paralelepípedos e concentra-se na façanha de colocar um em cima do outro. Vendo-o em tarefa tão insignificante, pergunto-lhe para que aqueles paralelepípedos tão sabiamente colocados um sobre o outro”, as palavras destacadas foram utilizadas com a finalidade de: a) indefinir o sujeito. b) expressar uma circunstância. c) retomar um termo expresso anteriormente. d) antecipar um termo que ainda será mencionado.
  3. 3. SOLUÇÃO COMENTADA pronomes na CONSULPLAN Os termos em análise são pronomes [pessoais oblíquos átonos] e retomam “O general”. Marque-se, pois, a alternativa “c”.
  4. 4. QUESTÃO 02 pronomes na CONSULPLAN Na passagem “Este que vos atormenta”, os pronomes este e vos referem-se, respectivamente, ao: a) autor e ao leitor. b) leitor e ao autor. c) lixo e às pessoas. d) autor e ao antropólogo.
  5. 5. SOLUÇÃO COMENTADA pronomes na CONSULPLAN No fragmento transcrito no comando da questão, o locutor refere-se a si mesmo por intermédio do intermédio do demonstrativo este [perto de quem fala] e ao seu interlocutor por meio do pessoal vos. Marque-se, pois, a alternativa “a”.
  6. 6. QUESTÃO 03 pronomes na CONSULPLAN A substituição do segmento grifado pelo pronome está feito de modo incorreto em: a) o privilégio de acessar o caminho da universidade: acessá-lo. b) no final têm que saltar o muro do vestibular: no final têm que saltar-lhe. c) ficam impedidos de desenvolver seus talentos: ficam impedidos de desenvolvê-los. d) perdendo a proteção de escolas especiais desde a infância: perdendo-a. e) injusta porque usa seus recursos: injusta porque os usa.
  7. 7. SOLUÇÃO COMENTADA pronomes na CONSULPLAN Todas as substituições estão corretas, exceto a da alternativa “b”: objetos diretos devem ser substituídos por “o”, “a”, “os”, “as”.

×