Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Questões de ortografia da Consulplan

305 vues

Publié le

Ortografia, Ortografia na Consulplan, Questões de Ortografia da Consulplan, Questões de português, Questões de português da Consulplan

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

Questões de ortografia da Consulplan

  1. 1. questõesdeteoria gramaticalna CONSULPLAN
 Ortografia Manoel Neves
  2. 2. QUESTÃO 01 ortografia na CONSULPLAN “Escrevo porque preciso,/ preciso porque estou tonto/ Ninguém tem nada com isso./ Escrevo porque amanhece”. O uso, repetidas vezes, do vocábulo “porque” demonstra: a) inexperiência quanto ao ato de escrever. b) insensatez quanto ao ato de escrever. c) predisposição ao papel de escritor. d) tentativa de justificar o ato de escrever. e) repetição necessária para reforçar o assunto principal.
  3. 3. SOLUÇÃO COMENTADA ortografia na CONSULPLAN Nos versos transcritos, o locutor indica o motivo por que ele escreve [primeiro precisa, depois escreve; primeiro está tonto, depois precisa escrever; primeiro amanhece, depois escreve]. Trata-se, pois, de causas, motivos, razões que levam o sujeito poético a produzir o texto. Assinale-se, portanto, a alternativa “d”.
  4. 4. QUESTÃO 02 ortografia na CONSULPLAN Assinale a alternativa em que o uso da palavra “por que” se justifica como o do trecho “Queria entender por que se pegava parada em frente a um armário sem saber o que tinha ido buscar”. a) Estas são as mudanças por que estamos esperando. b) As razões por que a editora resolveu investigar eram evidentes. c) O caminho por que deveríamos seguir estava interditado. d) Não sabemos por que as informações caem no esquecimento. e) Os jornalistas sabem por que as informações caem no esquecimento.
  5. 5. SOLUÇÃO COMENTADA ortografia na CONSULPLAN Na frase em análise, empregou-se a expressão “por que” [separada e sem acento] em razão de se tratar de uma pergunta indireta [“Por que se pegava parada em frente a um armário sem saber o que tinha ido buscar”] na qual a referida expressão equivale a “qual motivo” ou “qual razão”. Dentre as frases fornecidas nos distratores, apenas na alternativa “d” existe uma pergunta indireta.
  6. 6. QUESTÃO 03 ortografia na CONSULPLAN Quanto à grafia marque a alternativa correta. a) A sensasão de poder torna as pessoas autoritárias e exigentes. b) A sociedade quer fazer contenção de despezas em relação a obras públicas. c) Nabuco advinhou o que aconteceria no Brasil. d) As classes mais desfavorecidas vencem os impecilhos impostos pelas elites. e) As pessoas solidárias trabalharão em projetos beneficentes.
  7. 7. SOLUÇÃO COMENTADA ortografia na CONSULPLAN Há erro na grafia das palavras seguintes: “sensasão” [a], “despezas” [b], “advinhou” [c] e “impecilhos” [d]. Deve-se, pois, assinalar a alternativa “e”.
  8. 8. QUESTÃO 04 ortografia na CONSULPLAN Assinale a afirmativa que apresenta ERRO de grafia. a) Muitos fósseis estão sendo estudados. b) O animal passou por algumas trancições. c) Esse peixe apresenta uma interessante evolução. d) Os animais vertebrados conquistaram os continentes. e) Eles têm a cabeça achatada e nadam com a cabeça fora d’água.
  9. 9. SOLUÇÃO COMENTADA ortografia na CONSULPLAN Na língua culta, deve-se grafar “transições”. Há, pois, erro de ortografia na alternativa “b”.
  10. 10. QUESTÃO 05 ortografia na CONSULPLAN Assinale a afirmativa grafada INCORRETAMENTE: a) A mãe Terra resmunga em desabamento e furacões. b) Somos formiguinhas correndo pelo globo terrestre. c) Há pessoas que perderam familiares e tudo o que construíram. d) Porque milhares de pessoas estão desaparecidas? e) Observamos muitos exemplos de conduta e disciplina.
  11. 11. SOLUÇÃO COMENTADA ortografia na CONSULPLAN Nas frases em que se articula uma pergunta direta, usa-se o por que separado e sem acento. Deve-se, pois, assinalar a alternativa “d”.
  12. 12. QUESTÃO 06 ortografia na CONSULPLAN Assinale a afirmativa que apresenta ERRO de grafia. a) Celebrar é essencial. b) O grosseiro é inasceitável. c) Deve-se cuidar mais da relação. d) Nestes dias, algo mágico circula por este mundo nem sempre bonito nem bom.
  13. 13. SOLUÇÃO COMENTADA ortografia na CONSULPLAN Deve-se assinalar a alternativa “b”, pois a grafia correta é “inaceitável”.
  14. 14. QUESTÃO 07 ortografia na CONSULPLAN Observe as orações: I. Por quê você demorou tanto? II. Eu não sei o porquê de tudo isso. III. A rua porque passei estava totalmente enfeitada. Há ERRO na grafia da(s) oração(ões): a) I b) II c) III d) II e III e) I e III
  15. 15. SOLUÇÃO COMENTADA ortografia na CONSULPLAN Deve-se assinalar a alternativa “e”, porque estão incorretas as frases I e III. Na primeira frase, como se trata de uma pergunta direta, dever-se-ia utilizar “por que” separado e sem acento. Na terceira, o correto seria escrever “por que” separado e sem acento, pois a expressão em análise equivale a “pelas quais”.
  16. 16. QUESTÃO 08 ortografia na CONSULPLAN Assinale a afirmativa grafada INCORRETAMENTE. a) A preguiça gigante é aparentada com animais modernos. b) O desaparecimento da megafauna aconteceu num espaço de tempo curto. c) Os ecossistemas sustentavam os animais estintos. d) Antigamente, os tatus eram enormes. e) O processo de mudança climática começou.
  17. 17. SOLUÇÃO COMENTADA ortografia na CONSULPLAN Marque-se a alternativa “c”, pois, no padrão formal, deve-se grafar “extintos”, com “x”.
  18. 18. QUESTÃO 09 ortografia na CONSULPLAN Dentre os pares abaixo, assinale o que apresenta a grafia correta da forma verbal correspondente: a) urbana/urbanizar b) prioridade/preorizar c) mobilidade/mobilisar d) desenvolvimento/dezenvolver
  19. 19. SOLUÇÃO COMENTADA ortografia na CONSULPLAN Pelo fato de se grafar com “z” as formas verbais cujas palavras primitivas não apresentam “s” em seu radical, deve-se assinalar a alternativa “a” [real/realizar, final/finalizar, comercial/comercializar].
  20. 20. QUESTÃO 09 ortografia na CONSULPLAN Assinale a afirmativa grafada INCORRETAMENTE. a) A bicicleta é uma alternativa de transporte. b) Nos centros urbanos, há trechos acidentados. c) É importante realizar campanhas de educação no trânsito. d) O congestionamento no trânsito causa estresse em motoristas. e) Essa situação causa emprevistos e aumento de problemas no trânsito.
  21. 21. SOLUÇÃO COMENTADA ortografia na CONSULPLAN Posto que se deve grafar “imprevistos”, assinale-se a alternativa “e”.
  22. 22. QUESTÃO 10 ortografia na CONSULPLAN Marque a alternativa em que a palavra NÃO está corretamente empregada de acordo com sua grafia. a) Serei eu um _____ colega? (mal) b) Sei _____ você guardou meus presentes. (onde) c) Os alunos estão de _____ com o diretor. (mal) d) _____ vocês estão indo com tanta pressa? (aonde) e) Jonas _____ sempre seus livros sempre encapados. (traz)
  23. 23. SOLUÇÃO COMENTADA ortografia na CONSULPLAN Deve-se assinalar a alternativa “a”, pois o adjetivo em questão (“mau”/“bom”) é grafado com “u”.
  24. 24. QUESTÃO 11 ortografia na CONSULPLAN Assinale a afirmativa grafada INCORRETAMENTE. a) Você vive de quê? b) O direito a uma velhice tranquila é um previlégio de poucos. c) Devemos ser fiéis ao cumprimento do dever. d) As despesas de mudança são vultosas. e) De repente, o cidadão garantiu sua participação.
  25. 25. SOLUÇÃO COMENTADA ortografia na CONSULPLAN Posto que, no padrão formal, grafa-se “privilégio”, deve-se assinalar a alternativa “b”.
  26. 26. QUESTÃO 12 ortografia na CONSULPLAN Assinale a palavra escrita de forma INCORRETA: a) terreno b) vez c) grande d) baldio e) escasa
  27. 27. SOLUÇÃO COMENTADA ortografia na CONSULPLAN O vocábulo “escassa” deve ser grafado com dois esses. Marque-se, portanto, a letra “e”.
  28. 28. QUESTÃO 13 ortografia na CONSULPLAN Assinale a afirmativa escrita INCORRETAMENTE: a) A receita de bolo é fácil. b) A lição é a solução do problema. c) A agenda é um exelente presente. d) O menino estudou para a prova. e) O problema foi solucionado.
  29. 29. SOLUÇÃO COMENTADA ortografia na CONSULPLAN Posto que se deve grafar, no padrão formal da língua, “excelente”, marque-se a alternativa “c”.
  30. 30. QUESTÃO 14 ortografia na CONSULPLAN Assinale a afirmativa grafada INCORRETAMENTE: a) Por que minha mulher é uma santa? b) Há cobranças e acusações recíprocas. c) A impunidade é um previlégio acumulado. d) O marido dela chegou atrasado. e) A viuvez é um mal incurável.
  31. 31. SOLUÇÃO COMENTADA ortografia na CONSULPLAN Posto que, no padrão formal, grafa-se “privilégio”, deve-se assinalar a alternativa “c”.

×