Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

A avaliação da aprendizagem como um princípio no desenvolvimento da autoria

331 vues

Publié le

Apresentação do trabalho Avaliação da aprendizagem como um princípio no desenvolvimento da autoria

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

  • Soyez le premier à aimer ceci

A avaliação da aprendizagem como um princípio no desenvolvimento da autoria

  1. 1. PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDESECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAISDIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
  2. 2. O olhar investigativo na educação
  3. 3. Com o objetivo de educar com qualidade
  4. 4. Investigar ???????
  5. 5. “Possibilidade de conhecer alguma coisa que ainda não é conhecida”LUCKESI (2011)
  6. 6. Avaliar o conhecimento
  7. 7. ????????
  8. 8. Questionar?Avaliar ?Avaliação?
  9. 9. "Avaliação é um processo contínuo de pesquisas que visa a interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos” PILETI (2000)
  10. 10. “ Fundamentados em valores morais, concepções de educação, de sociedade, de sujeito”HOFFMANN (2005)
  11. 11. Quais os tipos de avaliação?
  12. 12. Avaliação diagnostica...Avaliação realizada no início do curso, do ano letivo, do semestre/ trimestre, da unidade ou de um novo tema.
  13. 13. Objetivos:Identificar alunos com padrão aceitável de conhecimentos;Constata deficiências em termos de pré-requisitos;Constata particularidades.
  14. 14. Avaliação FormativaOcorre ao longo do ano letivo.
  15. 15. Objetivos: Informa sobre os objectivos se estão ou não a ser atingidos pelos alunos; Identifica obstáculos que estão a comprometer a aprendizagem; Localiza deficiência/dificuldades.
  16. 16. Prática avaliativa Qualidade de ensino Metodologia Objetivos Instrumentos Resultados Avaliação contínua.
  17. 17. Mas qual a melhor forma deavaliar ou de propor um ensinocondizente com qualidadeeducacional?
  18. 18. Todo o processo avaliativo tem porintenção, embutido na responsabilidade doprofessor, observar o aprendiz e ser justo comtodos seus alunos, analisar e compreender suasestratégias de aprendizagem, e definir asestratégias e tomar as decisões corretas noprocesso ensino-aprendizagem.
  19. 19. Uma abordagem determina que aavaliação, deve acompanhar o alunodurante seu processo de formação.E de acordo com HOFFMANN (2005) queafirma: “No meu entenderé, essencialmente, a postura mediadora doprofessor que pode fazer toda a diferençaem avaliação formativa”
  20. 20. Avaliar o conhecimento educacional éalvo de muitos estudos e reflexões quantoa melhor forma, tendo um sentido maisamplo e não como um processo final deresultados. E para que seu trabalho sejamais dinâmico, inovador e crítico, oprofessor deve propiciar aos seusalunos, estímulos e informações que nãoexcluam ou limitem a criatividade e aparticipação, propiciando um espaçoparticipativo e multiplicador do
  21. 21. Referências:HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. Editora Mediação. Porto Alegre,2005.LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar. 14ª Ed. São Paulo: Cortez, 2002.PILET, Nelson (2000); Psicologia Educacional, Editora Ática, 17ª Edição, São Paulo.

×