SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 16
  Jesus Flávia Costa Nº13 9ºA
Introdução Com este trabalho, pretendo ficar a saber mais sobre a vida de Jesus, bem como alguns pormenores importantes.
Quem é Jesus? Jesus é a figura central do cristianismo. Para a maioria dos cristãos ele é a encarnação de Deus, o "Filho de Deus", que teria sido enviado à Terra para salvar a humanidade.
O que aconteceu a Jesus? Foi crucificado, morto, desceu à mansão dos mortos e ressuscitou ao terceiro dia (na Páscoa). Para os adeptos do islamismo, Jesus é conhecido no idioma árabe como Isa ("Jesus, filho de Maria").  Os muçulmanos tratam-no como um grande profeta e aguardam seu retorno antes do Juízo Final. Alguns segmentos do judaísmo consideram-no um profeta, outros um apóstata. A Bíblia é umas das principais fontes de informação sobre ele.
Embora tenha pregado apenas em regiões próximas de onde nasceu, a província romana da Judeia, a sua influência difundiu-se enormemente ao longo dos séculos após a sua morte. Ele pode ser considerado como uma das figuras centrais da cultura ocidental.
Grande parte do que é conhecido sobre a vida e os ensinamentos de Jesus é contado pelos Evangelhos canónicos: Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, pertencentes ao Novo Testamento da Bíblia.  Os Evangelhos Apócrifos apresentam também alguns relatos relacionados a Jesus. Esses Evangelhos narram os factos mais importantes da vida de Jesus.
Os Actos dos Apóstolos contam um pouco do que sucedeu nos 30 anos seguintes. As Epístolas (ou cartas) de Paulo também citam fatos sobre Jesus.  Notícias não-cristãs de Jesus e do tempo em que ele viveu encontram-se nos escritos de Josefo, que nasceu no ano 37 d.C.; nos de Plínio, o Moço, que escreveu por volta do ano 112; nos de Tácito, que escreveu por volta de 117; e nos de Suetónio, que escreveu por volta do ano 120.
Genealogia de Jesus Há duas apresentações nos Evangelhos sobre a genealogia de Jesus. Uma delas está logo no começo do livro de Mateus (Mateus 1:1-17) e  refere-se à linhagem real de Jesus por intermédio de José, apresentando-o como descendente do Rei Davi. A outra encontra-se registada por Lucas (Lucas 3:23-38) e fala da linhagem de Maria, que também descende de Davi. Mateus menciona sinteticamente um total de 46 antepassados que teriam vivido até uns dois mil anos antes de Jesus, começando por Abraão. Em seu relato, o apóstolo cita não somente heróis da fé, mas também menciona os nomes das mulheres estrangeiras que fizeram parte da genealogia tanto de Jesus quanto de Davi, que no caso foram Rute, Raabe e Tamar.
Continuação… Também não omite os nomes dos perversos Manassés e Abias, ou de pessoas que não alcançaram destaque nas Escrituras judaicas. Divide então a genealogia de Jesus em três grupos de catorze gerações: de Abraão até Davi, de Davi até o cativeiro babiónico, ocorrido em 586 a.C., e do exílio judaico até Jesus. Lucas, por sua vez, aborda a genealogia de Jesus a partir de sua mãe, retrocedendo continuamente até Adão, talvez com o objectivo de mostrar o lado humano de Jesus. E, superando Mateus, Lucas fornece um número maior de antepassados de Jesus.
Nascimento A adoração de Cristo, Fra Angélico e FilippoLippi, NationalGallery ofArt, Washington De acordo com o relato de Lucas, na época do rei Herodes o sacerdote Zacarias, esposo de Isabel — ambos já de idade avançada — recebeu a promessa do nascimento de João Baptista  através do anjo Gabriel. No sexto mês da gestação de Isabel, o mesmo anjo Gabriel aparece a Maria na cidade de  Nazaré, a qual era virgem e noiva de José, e  anuncia que ela viria a conceber do Espírito Santo e que daria ao seu filho o nome de Jesus. Mateus traz a informação de que José, ao  saber que sua noiva estava grávida, não teria compreendido inicialmente que Maria recebera a missão de conceber o Messias e se afastou dela. Mas em sonho, um anjo lhe revelou a vontade de Deus, e ele aceitando-a, recebeu Maria como esposa.
Continuação… Segundo Mateus, o imperador Octávio Augusto teria promovido um recenseamento de todos os habitantes do Império, tendo estes que se alistar em suas respectivas cidades. José, por ser da cidade  de Belém,  teria levado Maria até esta cidade. Chegando ao local de destino, por não Terem encontrado hospedagem, Jesus nasce em uma manjedoura. Segundo Lucas, os pastores da região,avisados por um anjo, vieram até o local do nascimento de Jesus. Completados os oito dias que determinava a tradição judaica, Jesus foi apresentado no templo por sua família para ser circuncidado, quando foi abençoado por Simeão e Ana. Segundo o relato do evangelista Mateus, Jesus teria recebido a visita dos magos do oriente, os quais, segundo a tradição natalina,  seriam três reis  da Pérsia. Os magos  teriam chegado a Jerusalém seguindo a trajectória de uma estrela que anunciaria a  vinda do Messias ao mundo. E, ao encontrarem Jesus numa casa com Maria,  adoraram-lhe e ofertaram ouro, incenso e mirra representando, respectivamente, a sua  realeza, a sua divindade e a sua imortalidade. Por causa desta visita Herodes teria se decidido a matar aquele que lhe iria tomar o trono. Tal notícia teria chegado a José, que então foge com Maria e o menino para o Egipto. Jesus e sua família teriam permanecido no Egipto até a morte de Herodes, quando então José, após ser avisado por um anjo nos seus sonhos, retorna para a cidade de Nazaré.
Infância e juventude Pouco sabem os historiadores sobre a infância de Jesus. Conforme o Evangelho de Mateus, Jesus teria passado o começo de sua infância no Egipto até a morte do rei Herodes, que queria matá-lo. Em virtude da lacuna deixada pelos Evangelhos Canónicos, o pouco que se sabe da infância de Jesus provém de um relato sobre sua vida dos cinco aos doze anos, feita por Tomé, filósofo israelita do século I, conhecido como "A Infância do Senhor Jesus", também denominado como o Evangelho do Pseudo-Tomé, um antigo manuscrito apócrifo escrito em Siríaco. Porém é conveniente salientar que tais fontes têm sua autenticidade contestada, e em alguns casos é notória a influência do pensamento de grupos religiosos diversos (do século II ao IV) das raízes tradicionais cristãs. Em umas das poucas referências canónicas à juventude de Jesus, Lucas diz que, aos 12 anos, ele foi com os pais de Nazaré a Jerusalém, para a festa de Pessach, a Páscoa judaica, e lá surpreendeu os doutores do Templo pela facilidade com que aprendia os ensinos, e por suas perguntas intrigantes.
Baptismo e tentação Todos os três Evangelhos sinópticos descrevem o baptismo de Jesus por João Baptista e este evento é descrito pelos eruditos bíblicos como o início do ministério público de Jesus. De acordo com as fontes canónicas, Jesus foi para o rio Jordão onde João Batista estava pregando e baptizando as pessoas. Mateus descreve que João estava hesitante em atender o pedido de Jesus para ser baptizado, alegando que ele é quem deveria ser baptizado por Jesus.
  Continuação… Mas Jesus insistiu, "Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça." (Mateus 3:15). Depois que Jesus foi baptizado e saiu da água, Marcos afirma que Jesus "viu os céus se abrirem, e o Espírito, qual pomba, a descer sobre ele. e ouviu-se dos céus esta voz: Tu és meu Filho amado; em ti me comprazo." (Marcos 1:10–11). O Evangelho de João não descreve o baptismo e nem se refere a João como "o Batista" mas ele atesta que Jesus é aquele sobre quem João tinha pregado — o Filho de Deus. Após o seu baptismo, Jesus foi levado para o deserto por Deus, onde jejuou durante quarenta dias e quarenta noites. Durante esse tempo, o diabo lhe apareceu e o tentou por três vezes. Em cada uma das vezes, Jesus rejeitou as tentações respondendo com uma citação das escrituras. Em seguida o diabo se foi e os anjos vieram para cuidar de Jesus.
Trabalho realizado por: Flávia Daniela Costa 9ºA

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Aula 2 história do cristianismo
Aula 2 história do cristianismoAula 2 história do cristianismo
Aula 2 história do cristianismoKeiler Vasconcelos
 
A vida e os ensinamentos de Jesus
A vida e os ensinamentos de JesusA vida e os ensinamentos de Jesus
A vida e os ensinamentos de JesusThiago Vieira
 
Estudo jesus www.forumespirita.net
Estudo jesus www.forumespirita.netEstudo jesus www.forumespirita.net
Estudo jesus www.forumespirita.netFórum Espírita
 
A vida de são joão batista
A vida de são joão batistaA vida de são joão batista
A vida de são joão batistaIuly Kristina
 
Emrc 6º aula 15 revisões
Emrc 6º aula 15 revisõesEmrc 6º aula 15 revisões
Emrc 6º aula 15 revisõesjv26
 
Cristologia - Introdução
Cristologia - IntroduçãoCristologia - Introdução
Cristologia - IntroduçãoDilean Melo
 
Escola de profetas - João, o Discípulo Amado
Escola de profetas - João, o Discípulo AmadoEscola de profetas - João, o Discípulo Amado
Escola de profetas - João, o Discípulo AmadoEvangelista Oliveira
 
Qual foi o propósito dos milagres na bíblia
Qual foi o propósito dos milagres na bíbliaQual foi o propósito dos milagres na bíblia
Qual foi o propósito dos milagres na bíbliaHB SERVIÇOS
 
Cristianismo
CristianismoCristianismo
Cristianismoemrcja
 
Como surgiu o cristianismo
Como surgiu o cristianismoComo surgiu o cristianismo
Como surgiu o cristianismoFatoze
 
Emrc 8º aula 11
Emrc 8º aula 11Emrc 8º aula 11
Emrc 8º aula 11jv26
 
cristianismo
 cristianismo cristianismo
cristianismoiraciva
 
Cristologia - Natureza humana de Cristo - Matheus Rocha
Cristologia - Natureza humana de Cristo - Matheus RochaCristologia - Natureza humana de Cristo - Matheus Rocha
Cristologia - Natureza humana de Cristo - Matheus RochaMatheus Rocha
 

Mais procurados (20)

Aula 2 história do cristianismo
Aula 2 história do cristianismoAula 2 história do cristianismo
Aula 2 história do cristianismo
 
Quem é Jesus
Quem é JesusQuem é Jesus
Quem é Jesus
 
Biografia de Jesus Cristo
Biografia de Jesus CristoBiografia de Jesus Cristo
Biografia de Jesus Cristo
 
A vida e os ensinamentos de Jesus
A vida e os ensinamentos de JesusA vida e os ensinamentos de Jesus
A vida e os ensinamentos de Jesus
 
Estudo jesus www.forumespirita.net
Estudo jesus www.forumespirita.netEstudo jesus www.forumespirita.net
Estudo jesus www.forumespirita.net
 
A vida de são joão batista
A vida de são joão batistaA vida de são joão batista
A vida de são joão batista
 
Emrc 6º aula 15 revisões
Emrc 6º aula 15 revisõesEmrc 6º aula 15 revisões
Emrc 6º aula 15 revisões
 
Cristologia - Introdução
Cristologia - IntroduçãoCristologia - Introdução
Cristologia - Introdução
 
Escola de profetas - João, o Discípulo Amado
Escola de profetas - João, o Discípulo AmadoEscola de profetas - João, o Discípulo Amado
Escola de profetas - João, o Discípulo Amado
 
Qual foi o propósito dos milagres na bíblia
Qual foi o propósito dos milagres na bíbliaQual foi o propósito dos milagres na bíblia
Qual foi o propósito dos milagres na bíblia
 
Cristianismo
CristianismoCristianismo
Cristianismo
 
Cristianismo
CristianismoCristianismo
Cristianismo
 
Como surgiu o cristianismo
Como surgiu o cristianismoComo surgiu o cristianismo
Como surgiu o cristianismo
 
Cristianismo 9º a
Cristianismo 9º aCristianismo 9º a
Cristianismo 9º a
 
Panorama do NT - Mateus
Panorama do NT - MateusPanorama do NT - Mateus
Panorama do NT - Mateus
 
Emrc 8º aula 11
Emrc 8º aula 11Emrc 8º aula 11
Emrc 8º aula 11
 
A Doutrina de Cristo
A Doutrina de CristoA Doutrina de Cristo
A Doutrina de Cristo
 
cristianismo
 cristianismo cristianismo
cristianismo
 
Cristologia - Natureza humana de Cristo - Matheus Rocha
Cristologia - Natureza humana de Cristo - Matheus RochaCristologia - Natureza humana de Cristo - Matheus Rocha
Cristologia - Natureza humana de Cristo - Matheus Rocha
 
Cristianismo
CristianismoCristianismo
Cristianismo
 

Destaque

Lição 12 os antepassados de jesus cristo
Lição 12   os antepassados de jesus cristoLição 12   os antepassados de jesus cristo
Lição 12 os antepassados de jesus cristoÉder Tomé
 
Emrc 7º aula 15
Emrc 7º aula 15Emrc 7º aula 15
Emrc 7º aula 15jv26
 
A segunda vinda de cristo. uma perspectiva amilenista
A segunda vinda de cristo. uma perspectiva amilenistaA segunda vinda de cristo. uma perspectiva amilenista
A segunda vinda de cristo. uma perspectiva amilenistadivinohenrique
 
Aula 1-curso-hebraico-resh-mem-nun-alef-ayin-hey-het-biblico
Aula 1-curso-hebraico-resh-mem-nun-alef-ayin-hey-het-biblicoAula 1-curso-hebraico-resh-mem-nun-alef-ayin-hey-het-biblico
Aula 1-curso-hebraico-resh-mem-nun-alef-ayin-hey-het-biblicoA Cruz Hebraica
 
Quanto tempo nos resta?
Quanto tempo nos resta?Quanto tempo nos resta?
Quanto tempo nos resta?Daladier Lima
 
Os Três Reis Magos do Oriente
Os Três Reis Magos do OrienteOs Três Reis Magos do Oriente
Os Três Reis Magos do OrienteA Cruz Hebraica
 
365 profecias messiânicas
365 profecias messiânicas365 profecias messiânicas
365 profecias messiânicasDiego Fortunatto
 
Estudo sobre os evangelhos
Estudo sobre os evangelhosEstudo sobre os evangelhos
Estudo sobre os evangelhosmarquione ban
 
6. sinais da volta de jesus
6. sinais da volta de jesus6. sinais da volta de jesus
6. sinais da volta de jesusMoisés Sampaio
 

Destaque (20)

Aula 2-curso-hebraico
Aula 2-curso-hebraicoAula 2-curso-hebraico
Aula 2-curso-hebraico
 
Lição 12 os antepassados de jesus cristo
Lição 12   os antepassados de jesus cristoLição 12   os antepassados de jesus cristo
Lição 12 os antepassados de jesus cristo
 
Aula 3-curso-hebraico
Aula 3-curso-hebraicoAula 3-curso-hebraico
Aula 3-curso-hebraico
 
Emrc 7º aula 15
Emrc 7º aula 15Emrc 7º aula 15
Emrc 7º aula 15
 
A arvore sem logica de jc
A arvore sem logica de jcA arvore sem logica de jc
A arvore sem logica de jc
 
A segunda vinda de cristo. uma perspectiva amilenista
A segunda vinda de cristo. uma perspectiva amilenistaA segunda vinda de cristo. uma perspectiva amilenista
A segunda vinda de cristo. uma perspectiva amilenista
 
Mateus 24
Mateus 24Mateus 24
Mateus 24
 
Aula 1-curso-hebraico-resh-mem-nun-alef-ayin-hey-het-biblico
Aula 1-curso-hebraico-resh-mem-nun-alef-ayin-hey-het-biblicoAula 1-curso-hebraico-resh-mem-nun-alef-ayin-hey-het-biblico
Aula 1-curso-hebraico-resh-mem-nun-alef-ayin-hey-het-biblico
 
A maior profecia da bíblia
A maior profecia da bíbliaA maior profecia da bíblia
A maior profecia da bíblia
 
Quanto tempo nos resta?
Quanto tempo nos resta?Quanto tempo nos resta?
Quanto tempo nos resta?
 
Os Três Reis Magos do Oriente
Os Três Reis Magos do OrienteOs Três Reis Magos do Oriente
Os Três Reis Magos do Oriente
 
A Genealogia de Jesus
A Genealogia de JesusA Genealogia de Jesus
A Genealogia de Jesus
 
Genealogia de jesus
Genealogia de jesusGenealogia de jesus
Genealogia de jesus
 
365 profecias messiânicas
365 profecias messiânicas365 profecias messiânicas
365 profecias messiânicas
 
Evangelho de São Mateus
Evangelho de São MateusEvangelho de São Mateus
Evangelho de São Mateus
 
Estudo sobre os evangelhos
Estudo sobre os evangelhosEstudo sobre os evangelhos
Estudo sobre os evangelhos
 
LIÇÃO 02 – O NASCIMENTO DE JESUS
LIÇÃO 02 – O NASCIMENTO DE JESUSLIÇÃO 02 – O NASCIMENTO DE JESUS
LIÇÃO 02 – O NASCIMENTO DE JESUS
 
3. O Evangelho Segundo Mateus
3. O Evangelho Segundo Mateus3. O Evangelho Segundo Mateus
3. O Evangelho Segundo Mateus
 
6. sinais da volta de jesus
6. sinais da volta de jesus6. sinais da volta de jesus
6. sinais da volta de jesus
 
Lição 8 - A unção que produz milagres
Lição 8 - A unção que produz milagresLição 8 - A unção que produz milagres
Lição 8 - A unção que produz milagres
 

Semelhante a Bi de jesus cristo

Lição 12 - O testemunho dos evangelhos sobre a existência de Jesus
Lição 12 - O testemunho dos evangelhos sobre a existência de JesusLição 12 - O testemunho dos evangelhos sobre a existência de Jesus
Lição 12 - O testemunho dos evangelhos sobre a existência de JesusÉder Tomé
 
Comentário bíblico kretzmann_-_mateus
Comentário bíblico kretzmann_-_mateusComentário bíblico kretzmann_-_mateus
Comentário bíblico kretzmann_-_mateusrafaelnycollasryan
 
Eae 55 Ascensão
Eae 55 AscensãoEae 55 Ascensão
Eae 55 AscensãoPatiSousa1
 
7 ano ul2_cristianismo
7 ano ul2_cristianismo7 ano ul2_cristianismo
7 ano ul2_cristianismoBento Oliveira
 
O evangelho de judas
O evangelho de judasO evangelho de judas
O evangelho de judasSimone Pitta
 
Livro curso de aprendizes do evangelho (1)
Livro curso de aprendizes do evangelho (1)Livro curso de aprendizes do evangelho (1)
Livro curso de aprendizes do evangelho (1)Helio Cruz
 
Livro curso de aprendizes do evangelho (1)
Livro curso de aprendizes do evangelho (1)Livro curso de aprendizes do evangelho (1)
Livro curso de aprendizes do evangelho (1)Helio Cruz
 
44 1, 2 e 3 joão
44  1, 2 e 3 joão44  1, 2 e 3 joão
44 1, 2 e 3 joãoPIB Penha
 
Como Morreram os Apóstolos
Como Morreram os ApóstolosComo Morreram os Apóstolos
Como Morreram os ApóstolosRobson Rocha
 
Aula 6 - Lucas
Aula 6 - LucasAula 6 - Lucas
Aula 6 - Lucasibrdoamor
 
Jesus o homem (alcione moreno)
Jesus o homem (alcione moreno)Jesus o homem (alcione moreno)
Jesus o homem (alcione moreno)Jônata Barbosa
 
Rastros de luz 01
Rastros de luz 01Rastros de luz 01
Rastros de luz 01MRS
 
Os Evangelhos
Os EvangelhosOs Evangelhos
Os EvangelhosJNR
 
Provas extra bíblicas da existência de Jesus Cristo
Provas extra bíblicas da existência de Jesus CristoProvas extra bíblicas da existência de Jesus Cristo
Provas extra bíblicas da existência de Jesus CristoEder L. Souza
 
Religiao De Jesus
Religiao De JesusReligiao De Jesus
Religiao De Jesusockotber
 

Semelhante a Bi de jesus cristo (20)

Jesus cristo
Jesus cristoJesus cristo
Jesus cristo
 
Lição 12 - O testemunho dos evangelhos sobre a existência de Jesus
Lição 12 - O testemunho dos evangelhos sobre a existência de JesusLição 12 - O testemunho dos evangelhos sobre a existência de Jesus
Lição 12 - O testemunho dos evangelhos sobre a existência de Jesus
 
Comentário bíblico kretzmann_-_mateus
Comentário bíblico kretzmann_-_mateusComentário bíblico kretzmann_-_mateus
Comentário bíblico kretzmann_-_mateus
 
Eae 55 Ascensão
Eae 55 AscensãoEae 55 Ascensão
Eae 55 Ascensão
 
7 ano ul2_cristianismo
7 ano ul2_cristianismo7 ano ul2_cristianismo
7 ano ul2_cristianismo
 
O evangelho de judas
O evangelho de judasO evangelho de judas
O evangelho de judas
 
Livro curso de aprendizes do evangelho (1)
Livro curso de aprendizes do evangelho (1)Livro curso de aprendizes do evangelho (1)
Livro curso de aprendizes do evangelho (1)
 
Livro curso de aprendizes do evangelho (1)
Livro curso de aprendizes do evangelho (1)Livro curso de aprendizes do evangelho (1)
Livro curso de aprendizes do evangelho (1)
 
44 1, 2 e 3 joão
44  1, 2 e 3 joão44  1, 2 e 3 joão
44 1, 2 e 3 joão
 
Como Morreram os Apóstolos
Como Morreram os ApóstolosComo Morreram os Apóstolos
Como Morreram os Apóstolos
 
aula_1_evangelhos.pptx
aula_1_evangelhos.pptxaula_1_evangelhos.pptx
aula_1_evangelhos.pptx
 
Aula 6 - Lucas
Aula 6 - LucasAula 6 - Lucas
Aula 6 - Lucas
 
Jesus o homem (alcione moreno)
Jesus o homem (alcione moreno)Jesus o homem (alcione moreno)
Jesus o homem (alcione moreno)
 
Rastros de luz 01
Rastros de luz 01Rastros de luz 01
Rastros de luz 01
 
Ebd bos
Ebd bosEbd bos
Ebd bos
 
Os Evangelhos
Os EvangelhosOs Evangelhos
Os Evangelhos
 
Provas extra bíblicas da existência de Jesus Cristo
Provas extra bíblicas da existência de Jesus CristoProvas extra bíblicas da existência de Jesus Cristo
Provas extra bíblicas da existência de Jesus Cristo
 
Páscoa
PáscoaPáscoa
Páscoa
 
O julgamento de jesus
O julgamento de jesusO julgamento de jesus
O julgamento de jesus
 
Religiao De Jesus
Religiao De JesusReligiao De Jesus
Religiao De Jesus
 

Mais de Manuel Pereira Gonçalves (20)

Páscoa, Ascensão e Pentecostes
Páscoa, Ascensão e PentecostesPáscoa, Ascensão e Pentecostes
Páscoa, Ascensão e Pentecostes
 
Estrutura interna da bíblia
Estrutura interna da bíbliaEstrutura interna da bíblia
Estrutura interna da bíblia
 
Quero seguir-te - Pe. Marcos lvim
Quero seguir-te - Pe. Marcos lvimQuero seguir-te - Pe. Marcos lvim
Quero seguir-te - Pe. Marcos lvim
 
Quaresma e seus significados
Quaresma e seus significadosQuaresma e seus significados
Quaresma e seus significados
 
Bento XVI: Verbum Domini
Bento XVI: Verbum DominiBento XVI: Verbum Domini
Bento XVI: Verbum Domini
 
O Cristianismo
O CristianismoO Cristianismo
O Cristianismo
 
Judaísmo
JudaísmoJudaísmo
Judaísmo
 
Amizade e Namoro
Amizade e NamoroAmizade e Namoro
Amizade e Namoro
 
Avisosparoquiais2
Avisosparoquiais2Avisosparoquiais2
Avisosparoquiais2
 
Visita do Papa - Catequese 1
Visita do Papa - Catequese 1Visita do Papa - Catequese 1
Visita do Papa - Catequese 1
 
Visita do Papa: catequese 2
Visita do Papa: catequese 2Visita do Papa: catequese 2
Visita do Papa: catequese 2
 
Porto saúda o papa
Porto saúda o papaPorto saúda o papa
Porto saúda o papa
 
As nossas fraquezas
As nossas fraquezasAs nossas fraquezas
As nossas fraquezas
 
Religiões Abraâmicas
Religiões AbraâmicasReligiões Abraâmicas
Religiões Abraâmicas
 
Aprendiz
AprendizAprendiz
Aprendiz
 
Textos BíBlicos Sobre Unidade
Textos BíBlicos Sobre UnidadeTextos BíBlicos Sobre Unidade
Textos BíBlicos Sobre Unidade
 
Voo do Ganso
Voo do GansoVoo do Ganso
Voo do Ganso
 
Cristianismo
CristianismoCristianismo
Cristianismo
 
Reforma Protestante
Reforma ProtestanteReforma Protestante
Reforma Protestante
 
O Islamismo
O IslamismoO Islamismo
O Islamismo
 

Último

Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptxLição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptxCelso Napoleon
 
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da AutorrealizaçãoDar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealizaçãocorpusclinic
 
As violações das leis do Criador (material em pdf)
As violações das leis do Criador (material em pdf)As violações das leis do Criador (material em pdf)
As violações das leis do Criador (material em pdf)natzarimdonorte
 
Tabela bíblica Periódica - Livros da Bíblia.pdf
Tabela bíblica Periódica - Livros da Bíblia.pdfTabela bíblica Periódica - Livros da Bíblia.pdf
Tabela bíblica Periódica - Livros da Bíblia.pdfAgnaldo Fernandes
 
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide SilvaVivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide SilvaSammis Reachers
 
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingoPaulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingoPIB Penha
 
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptxLição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptxCelso Napoleon
 
As festas esquecidas.pdf................
As festas esquecidas.pdf................As festas esquecidas.pdf................
As festas esquecidas.pdf................natzarimdonorte
 
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos PobresOração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos PobresNilson Almeida
 
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA  AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA  AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...PIB Penha
 
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdfO Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdfmhribas
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudoSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudoRicardo Azevedo
 
toaz.info-livro-a-trilha-menos-percorrida-de-m-scott-peck-compressed-pr_8b78f...
toaz.info-livro-a-trilha-menos-percorrida-de-m-scott-peck-compressed-pr_8b78f...toaz.info-livro-a-trilha-menos-percorrida-de-m-scott-peck-compressed-pr_8b78f...
toaz.info-livro-a-trilha-menos-percorrida-de-m-scott-peck-compressed-pr_8b78f...VANESSACABRALDASILVA
 
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRAEUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRAMarco Aurélio Rodrigues Dias
 

Último (16)

Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptxLição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
 
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da AutorrealizaçãoDar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
 
As violações das leis do Criador (material em pdf)
As violações das leis do Criador (material em pdf)As violações das leis do Criador (material em pdf)
As violações das leis do Criador (material em pdf)
 
Tabela bíblica Periódica - Livros da Bíblia.pdf
Tabela bíblica Periódica - Livros da Bíblia.pdfTabela bíblica Periódica - Livros da Bíblia.pdf
Tabela bíblica Periódica - Livros da Bíblia.pdf
 
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide SilvaVivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
 
VICIOS MORAIS E COMPORTAMENTAIS NA VISÃO ESPÍRITA
VICIOS MORAIS E COMPORTAMENTAIS  NA VISÃO ESPÍRITAVICIOS MORAIS E COMPORTAMENTAIS  NA VISÃO ESPÍRITA
VICIOS MORAIS E COMPORTAMENTAIS NA VISÃO ESPÍRITA
 
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingoPaulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
 
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptxLição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
 
As festas esquecidas.pdf................
As festas esquecidas.pdf................As festas esquecidas.pdf................
As festas esquecidas.pdf................
 
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos PobresOração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
 
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA  AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA  AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
 
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdfO Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudoSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
 
Centros de Força do Perispírito (plexos, chacras)
Centros de Força do Perispírito (plexos, chacras)Centros de Força do Perispírito (plexos, chacras)
Centros de Força do Perispírito (plexos, chacras)
 
toaz.info-livro-a-trilha-menos-percorrida-de-m-scott-peck-compressed-pr_8b78f...
toaz.info-livro-a-trilha-menos-percorrida-de-m-scott-peck-compressed-pr_8b78f...toaz.info-livro-a-trilha-menos-percorrida-de-m-scott-peck-compressed-pr_8b78f...
toaz.info-livro-a-trilha-menos-percorrida-de-m-scott-peck-compressed-pr_8b78f...
 
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRAEUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
EUBIOSOFIA - MEMÓRIAS DA SOCIEDADE TEOSÓFICA BRASILEIRA
 

Bi de jesus cristo

  • 1. Jesus Flávia Costa Nº13 9ºA
  • 2. Introdução Com este trabalho, pretendo ficar a saber mais sobre a vida de Jesus, bem como alguns pormenores importantes.
  • 3.
  • 4. Quem é Jesus? Jesus é a figura central do cristianismo. Para a maioria dos cristãos ele é a encarnação de Deus, o "Filho de Deus", que teria sido enviado à Terra para salvar a humanidade.
  • 5. O que aconteceu a Jesus? Foi crucificado, morto, desceu à mansão dos mortos e ressuscitou ao terceiro dia (na Páscoa). Para os adeptos do islamismo, Jesus é conhecido no idioma árabe como Isa ("Jesus, filho de Maria"). Os muçulmanos tratam-no como um grande profeta e aguardam seu retorno antes do Juízo Final. Alguns segmentos do judaísmo consideram-no um profeta, outros um apóstata. A Bíblia é umas das principais fontes de informação sobre ele.
  • 6. Embora tenha pregado apenas em regiões próximas de onde nasceu, a província romana da Judeia, a sua influência difundiu-se enormemente ao longo dos séculos após a sua morte. Ele pode ser considerado como uma das figuras centrais da cultura ocidental.
  • 7. Grande parte do que é conhecido sobre a vida e os ensinamentos de Jesus é contado pelos Evangelhos canónicos: Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, pertencentes ao Novo Testamento da Bíblia. Os Evangelhos Apócrifos apresentam também alguns relatos relacionados a Jesus. Esses Evangelhos narram os factos mais importantes da vida de Jesus.
  • 8. Os Actos dos Apóstolos contam um pouco do que sucedeu nos 30 anos seguintes. As Epístolas (ou cartas) de Paulo também citam fatos sobre Jesus. Notícias não-cristãs de Jesus e do tempo em que ele viveu encontram-se nos escritos de Josefo, que nasceu no ano 37 d.C.; nos de Plínio, o Moço, que escreveu por volta do ano 112; nos de Tácito, que escreveu por volta de 117; e nos de Suetónio, que escreveu por volta do ano 120.
  • 9. Genealogia de Jesus Há duas apresentações nos Evangelhos sobre a genealogia de Jesus. Uma delas está logo no começo do livro de Mateus (Mateus 1:1-17) e refere-se à linhagem real de Jesus por intermédio de José, apresentando-o como descendente do Rei Davi. A outra encontra-se registada por Lucas (Lucas 3:23-38) e fala da linhagem de Maria, que também descende de Davi. Mateus menciona sinteticamente um total de 46 antepassados que teriam vivido até uns dois mil anos antes de Jesus, começando por Abraão. Em seu relato, o apóstolo cita não somente heróis da fé, mas também menciona os nomes das mulheres estrangeiras que fizeram parte da genealogia tanto de Jesus quanto de Davi, que no caso foram Rute, Raabe e Tamar.
  • 10. Continuação… Também não omite os nomes dos perversos Manassés e Abias, ou de pessoas que não alcançaram destaque nas Escrituras judaicas. Divide então a genealogia de Jesus em três grupos de catorze gerações: de Abraão até Davi, de Davi até o cativeiro babiónico, ocorrido em 586 a.C., e do exílio judaico até Jesus. Lucas, por sua vez, aborda a genealogia de Jesus a partir de sua mãe, retrocedendo continuamente até Adão, talvez com o objectivo de mostrar o lado humano de Jesus. E, superando Mateus, Lucas fornece um número maior de antepassados de Jesus.
  • 11. Nascimento A adoração de Cristo, Fra Angélico e FilippoLippi, NationalGallery ofArt, Washington De acordo com o relato de Lucas, na época do rei Herodes o sacerdote Zacarias, esposo de Isabel — ambos já de idade avançada — recebeu a promessa do nascimento de João Baptista através do anjo Gabriel. No sexto mês da gestação de Isabel, o mesmo anjo Gabriel aparece a Maria na cidade de Nazaré, a qual era virgem e noiva de José, e anuncia que ela viria a conceber do Espírito Santo e que daria ao seu filho o nome de Jesus. Mateus traz a informação de que José, ao saber que sua noiva estava grávida, não teria compreendido inicialmente que Maria recebera a missão de conceber o Messias e se afastou dela. Mas em sonho, um anjo lhe revelou a vontade de Deus, e ele aceitando-a, recebeu Maria como esposa.
  • 12. Continuação… Segundo Mateus, o imperador Octávio Augusto teria promovido um recenseamento de todos os habitantes do Império, tendo estes que se alistar em suas respectivas cidades. José, por ser da cidade de Belém, teria levado Maria até esta cidade. Chegando ao local de destino, por não Terem encontrado hospedagem, Jesus nasce em uma manjedoura. Segundo Lucas, os pastores da região,avisados por um anjo, vieram até o local do nascimento de Jesus. Completados os oito dias que determinava a tradição judaica, Jesus foi apresentado no templo por sua família para ser circuncidado, quando foi abençoado por Simeão e Ana. Segundo o relato do evangelista Mateus, Jesus teria recebido a visita dos magos do oriente, os quais, segundo a tradição natalina, seriam três reis da Pérsia. Os magos teriam chegado a Jerusalém seguindo a trajectória de uma estrela que anunciaria a vinda do Messias ao mundo. E, ao encontrarem Jesus numa casa com Maria, adoraram-lhe e ofertaram ouro, incenso e mirra representando, respectivamente, a sua realeza, a sua divindade e a sua imortalidade. Por causa desta visita Herodes teria se decidido a matar aquele que lhe iria tomar o trono. Tal notícia teria chegado a José, que então foge com Maria e o menino para o Egipto. Jesus e sua família teriam permanecido no Egipto até a morte de Herodes, quando então José, após ser avisado por um anjo nos seus sonhos, retorna para a cidade de Nazaré.
  • 13. Infância e juventude Pouco sabem os historiadores sobre a infância de Jesus. Conforme o Evangelho de Mateus, Jesus teria passado o começo de sua infância no Egipto até a morte do rei Herodes, que queria matá-lo. Em virtude da lacuna deixada pelos Evangelhos Canónicos, o pouco que se sabe da infância de Jesus provém de um relato sobre sua vida dos cinco aos doze anos, feita por Tomé, filósofo israelita do século I, conhecido como "A Infância do Senhor Jesus", também denominado como o Evangelho do Pseudo-Tomé, um antigo manuscrito apócrifo escrito em Siríaco. Porém é conveniente salientar que tais fontes têm sua autenticidade contestada, e em alguns casos é notória a influência do pensamento de grupos religiosos diversos (do século II ao IV) das raízes tradicionais cristãs. Em umas das poucas referências canónicas à juventude de Jesus, Lucas diz que, aos 12 anos, ele foi com os pais de Nazaré a Jerusalém, para a festa de Pessach, a Páscoa judaica, e lá surpreendeu os doutores do Templo pela facilidade com que aprendia os ensinos, e por suas perguntas intrigantes.
  • 14. Baptismo e tentação Todos os três Evangelhos sinópticos descrevem o baptismo de Jesus por João Baptista e este evento é descrito pelos eruditos bíblicos como o início do ministério público de Jesus. De acordo com as fontes canónicas, Jesus foi para o rio Jordão onde João Batista estava pregando e baptizando as pessoas. Mateus descreve que João estava hesitante em atender o pedido de Jesus para ser baptizado, alegando que ele é quem deveria ser baptizado por Jesus.
  • 15. Continuação… Mas Jesus insistiu, "Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça." (Mateus 3:15). Depois que Jesus foi baptizado e saiu da água, Marcos afirma que Jesus "viu os céus se abrirem, e o Espírito, qual pomba, a descer sobre ele. e ouviu-se dos céus esta voz: Tu és meu Filho amado; em ti me comprazo." (Marcos 1:10–11). O Evangelho de João não descreve o baptismo e nem se refere a João como "o Batista" mas ele atesta que Jesus é aquele sobre quem João tinha pregado — o Filho de Deus. Após o seu baptismo, Jesus foi levado para o deserto por Deus, onde jejuou durante quarenta dias e quarenta noites. Durante esse tempo, o diabo lhe apareceu e o tentou por três vezes. Em cada uma das vezes, Jesus rejeitou as tentações respondendo com uma citação das escrituras. Em seguida o diabo se foi e os anjos vieram para cuidar de Jesus.
  • 16. Trabalho realizado por: Flávia Daniela Costa 9ºA