Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

A Viagem do Elefante - José Saramago - 3ª B - 2011

9 422 vues

Publié le

  • Soyez le premier à commenter

A Viagem do Elefante - José Saramago - 3ª B - 2011

  1. 1. Natalia Andresa Talita Alves Miriã Borges Natalia Estevão 3ºB - 2011
  2. 2. José Saramago
  3. 3. O primeiro escritor a receber o Prêmio Nobel de Literatura pela Língua Portuguesa, José Saramago, nasceu na província do Ribatejo em Portugal, no ano de 1922. Foi romancista, poeta e dramaturgo ao longo dos seus 88 anos, findos no mês de junho de 2010. Sempre muito critico e ousado, o escritor português atraiu muitos fãs, mas também muitos inimigos. Ele se auto-declarava “comunista e ateu” o que conduzia muitas pessoas a desaprovarem seu trabalho, dentre eles os chefes de Estado que nunca escaparam à sua critica perspicaz e a Igreja, instituição sempre muito atacada por suas obras.
  4. 4. Em 1998 seu trabalho foi reconhecido pela premiação do Nobel de Literatura, com sua obra Ensaio sobre a cegueira, livro o qual virou filme, muito bem dirigido e orquestrado pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles. O escritor viveu os últimos anos de sua vida ao lado de sua querida esposa Pilar Del Rio, entre as casas em Lanzarote, nas ilhas Canárias, e Lisboa, a capital portuguesa.
  5. 5. Resumo Do livro : A viagem do Elefante
  6. 6. encontrar um presente à altura do presenteado e dar um destino ao elefante. Mas vai encontrá-lo e ao seu conarca Sobhro, que veio a ser Fritz, no cercado em que ambos moravam em Belém, exibindo triste condição, denunciadora do esquecimento que foi caindo sobre eles, e longe da imagem de dignidade exigida a um presente para as excelsas figuras do arquiduque e sua esposa.É posta imediatamente em marcha uma operação de asseio, e, conhecida a aceitação do presente por parte do presenteado, o rei faz constituir, sem mais demoras, uma extensa comitiva para prover às necessidades de Salomão durante a viagem, à sua segurança, e às exigências diplomáticas da missão.
  7. 8. Depois de 2 anos o elefante morreu. E sobhro compra um burro e volta para sua cidade, mais ele não chega lá, ninguém sabe se ele foi para outro lugar, ou morreu no caminho. Assim chega uma carta ao rei de Portugal informando tudo, a rainha não querendo saber, mais imaginando o que seria pela impressão do rei, chora o resto do dia.
  8. 10. Tempo Cronológico: “ ...sendo 5 horas,quero quatro cavalos, a porta do palácio disse o rei...” Tempo Psicológico: “ ...devemos ter perdido uma hora com as traquinices do Salomão, pensou o comarca”.
  9. 11. De Lisboa para Portugal, Espanha, Itália e Viena.
  10. 12. Em 3ª pessoa, pois o narrador não aparece no enredo.
  11. 16. Assim foi a viagem do elefante com muitas dificuldade, complicações mais que no fim deu tudo certo, ele foi entregue ao arquiduque Maximiliano, apesar de ter morrido depois de 2 anos.

×