SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  33
Processos de separação de misturas Os processos de separação são usados na obtenção dos componentes individuais de uma mistura de dois ou mais componentes. Nem sempre somente um método de separação é suficiente para separar todos os componentes de uma mistura. Os principais processos são citados a seguir.
Catação É um método de separação bastante rudimentar, usado para  separação de sistemas sólido-sólido . Baseia-se na identificação visual dos componentes da mistura e na separação dos mesmos separando-os manualmente. É o método utilizado na limpeza do feijão antes do cozimento. Peneiração Também conhecido como tamisação, este método é usado na  separação de sistemas sólido-sólido , onde um dos dois componentes apresente granulometria que permita que o mesmo fique preso nas malhas de uma peneira.                                                                                                          
Ventilação Método de  separação para sistemas sólido-sólido , onde um dos componentes pode ser arrastado por uma corrente de ar. Um bom exemplo é a separação da casca e do caroço do amendoim torrado. Levigação A  água corrente arrasta o componente menos  denso  e o mais denso deposita-se no fundo do recipiente. Um bom exemplo é a lavagem da poeira do arroz.
Decantação Permite a  separação de líquidos imiscíveis  (que não se misturam) ou um sólido precipitado num líquido. Exemplos: água e areia e água e óleo vegetal.
Decantação Trata-se da  separação líquido e de um sólido , aproveitando a sua diferença de densidade. Deixa-se repousar durante certo tempo. As partículas sólidas se depositam no fundo: inclina-se o recipiente com cuidado até se verter o líquido sem que o sólido seja arrastado.                                                                                                                                           
Decantação   Pode-se aproveitar a pressão atmosférica e a gravidade para auxiliar no processo de decantação. Um dos líquidos pode ser retirado por sifonação, que é a transferência, através de uma mangueira, de um líquido em um posição mais elevada para outra, num nível mais baixo.
Decantação   Pode-se ainda usar-se o princípio da decantação para a  separação de misturas sólido-gás  (câmara de poeira). A mistura sólido-gás atravessa um sistema em zigue-zague, o pó, sendo mais denso, se deposita pelo trajeto.
Filtração Este é um método de separação muito presente no laboratório químico e também no cotidiano. É usado para  separar um sólido de um líquido ou sólido de um gás , mesmo que o sólido se apresente em suspensão. A mistura atravessa um filtro poroso, onde o material particulado fica retido. A  preparação do café  é um exemplo de filtração. No cotidiano, o aspirador de pó é o melhor exemplo do processo de filtração. Separa partículas sólidas suspensas no ar aspirado.
Evaporação Método de  separação de misturas sólido-líquido  por evaporação do solvente, também conhecido como cristalização. Em recipiente aberto, simplesmente permite-se que o solvente evapore, deixando o sólido. Nas salinas, o sal é obtido a partir da água do mar através deste processo. Centrifugação   Mistura de sólidos e líquidos: o pequeno tamanho das partículas sólidas provoca uma obstrução dos poros do filtro, e a pequena dimensão das partículas faz com que sejam retidas pelo líquido.
Centrifugação   Introduz-se a mistura em tubos de ensaio que, colocados numa centrifugadora, giram em posição quase horizontal a grande velocidade, aumentando assim a rapidez com que se deposita o sólido compactado no fundo do tubo.                              
Sublimação Processo utilizado quando um dos componentes do sistema sublima ( passa diretamente do estado sólido para o gasoso ) quando sob aquecimento. O iodo e a naftalina são sólidos que sublimam.                                            
Destilação fracionada (líquido – líquido) É um método de  separação de líquidos  que participem de mistura homogênea ou heterogênea. Quanto mais distantes forem os pontos de ebulição destes líquidos, mais eficiente será o processo de destilação. Eleva-se a temperatura até que se alcance o ponto de ebulição do líquido que apresente valor mais baixo para esta característica e aguarda-se, controlando a temperatura, a completa destilação deste. Posteriormente, permite-se que a temperatura se eleve até o ponto de ebulição do segundo líquido. Quanto mais próximos forem os pontos de ebulição dos líquidos, menor o grau de pureza das frações destiladas. .
Destilação fracionada -  A destilação fracionada é usada na obtenção das diversas frações do petróleo
Nos alambiques, este tipo de destilação é usado na  obtenção de bebidas  como a cachaça e o uísque. Na destilação fracionada em laboratório usa-se um equipamento como o mostrado abaixo. Destilação fracionada (líquido – líquido)
Destilação simples (sólido – líquido) A destilação simples é utilizada quando se deseja  separar a substância sólida dissolvida do solvente e  não se deseja perder este último , como no processo de evaporação. Aquece-se a mistura até atingir o ponto de ebulição do solvente. Não existe necessidade de controle de temperatura, pois o ponto de ebulição do sólido é muito mais elevado que o do solvente.
Flutuação  ( misturas heterogêneas ) Mistura com um líquido de densidade intermediária em relação às dos componentes. O componente menos denso que o líquido flutuará, separando-se assim do componente mais denso, que se depositará. O líquido utilizado não deve, contudo, dissolver os componentes. Também é denominado por sedimentação fraccionada .
Separação magnética Separa os componentes que são atraídos por um imã  daqueles que não apresentam esta propriedade (separação de limalha de ferro da areia).
Dissolução fracionada Método de  separação de sistemas sólido-sólido , onde somente um dos componentes apresenta solubilidade num dado solvente.  A mistura areia e sal  é um bom exemplo de aplicação para este método de separação. Adicionando-se água, obtém-se a solubilização do sal na água. Após uma filtração, a areia é separada, bastando realizar uma destilação simples ou evaporação para se separar o sal da água. Este método também é conhecido como extração por solvente.
Soluções   são misturas homogêneas, onde o  solvente  aparece em maior quantidade e o  soluto  em menor. O estado de agregação do solvente é que determina o estado de agregação da solução . Solução  =  solvente  +  soluto gasoso, líquido, sólido sólido Sólida gasoso, líquido, sólido líquido Líquida gasoso gasoso gasosa Soluto Solvente Solução
As  soluções  podem, ou não, produzir corrente elétrica. Iônica  conduz. Exemplo: H 2 O (l)    +   NaCl (s) Molecular  não conduz. Exemplo: H 2 O (l)    +   etanol (l) A quantidade de  soluto  presente divide as soluções em dois grupos: Diluídas : até 0,1mol de soluto por litro. Concentradas : acima de 0,1mol de soluto por litro.
Algumas substância têm sua solubilidade aumentada com o aumento da temperatura, enquanto outras têm sua solubilidade diminuída. A quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em 100g de um dado solvente é dita  coeficiente de solubilidade  deste soluto, naquele solvente e naquela temperatura. O  coeficiente de solubilidade  permite dividir as soluções em: Insaturada : quantidade de soluto abaixo do coeficiente de solubilidade numa dada temperatura, não apresenta precipitado. Saturada : quantidades de soluto igual ao permitido pelo coeficiente de solubilidade numa dada temperatura. Pode ter, ou não, precipitado. Supersaturadas : quantidade de soluto acima do permitido pelo coeficiente de solubilidade numa dada temperatura. É instável e, se perturbada, origina solução saturada com precipitado.
A Separação de Compostos por Cromatografia   Suponha você tenha uma mistura de compostos. Seria possível separar uns dos outros? Você pode pensar em uma maneira? Você certamente não pode catá-los à mão! O método que os cientistas usam para agrupar os diferentes componentes de uma mistura é conhecido como cromatografia. Assim, é possível separar algumas misturas em cerca de minutos com papel e água! Quando o papel é usado na separação de uma mistura, a técnica é conhecida como cromatografia em papel.
Cromatografia   A  cromatografia  funciona graças ao fato das moléculas possuírem uma propriedade chamada  polaridade  em comum e tenderem a se atrair mutuamente. Uma molécula polar é simplesmente aquela que possui uma região rica em elétrons e uma outra região que é pobre em elétrons. Estas regiões às vezes são representadas como sendo negativamente e positivamente carregadas, respectivamente.
Cromatografia   Moléculas polares são unidas por forças de atração entre cargas opostas de moléculas diferentes. Moléculas de água têm regiões ricas em elétrons nos átomos de oxigênio e regiões pobres em elétrons nos átomos de hidrogênio. Assim, as moléculas de água são polares e por conseguinte organizam-se de maneira que a região de carga positiva de uma molécula é atraída pela região de carga negativa de outra. Estas interações provêem uma explicação para o elevado ponto de ebulição da água. A água (H 2 0) é uma molécula muito mais simples que o etanol (H 2 C-H 2 C-OH), mas tem um  ponto de ebulição  muito mais alto: -  etanol = 46ºC;   água =100ºC, 1atm.
Cromatografia   A cromatografia é uma técnica da química analítica utilizada para a separação de misturas e substâncias.  A técnica foi descoberta em 1906 pelo botânico italiano naturalizado russo Mikahail Tswett, mas não foi largamente utilizada até os anos 30. Tswett separou pigmentos de plantas (clorofilas) adicionando um extrato de folhas verdes em éter de petróleo sobre uma coluna com carbonato de cálcio em pó em um tubo de vidro vertical. Enquanto a solução percolou através da coluna os componentes individuais da mistura migraram para baixo em taxas diferentes de velocidades e então a coluna apresentou-se marcada com gradientes horizontais de cores. A esse gradiente deu-se o nome de  cromatograma.
Cromatografia   A cromatografia em coluna usa atualmente uma grande variedade de adsorventes sólidos, incluindo sílica, alumina e sílica gel. Os líquidos também podem ser adsorvidos por estes sólidos e assim atuarem como adsorventes - num processo chamado de cromatografia de partição - que permite aos químicos construir colunas com propriedades muito diferentes para utilizações particulares.
Cromatografia   A Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE, ou HPLC do inglês  High Performance Liquid Chromatography) , uma variável desta técnica que hoje tem uso bastante comum, promove a adsorção de líquidos em partículas extremamente pequenas e uniformes para promover alta sensibilidade. Uma bomba é requerida para levar a mistura até a coluna.  Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (CLAE)  High Performance Liquid Chromatograph (HPLC)
Experimento de Cromatografia em Papel   Propósito: O propósito desta experiência é separar uma mistura de tinturas em tinta de caneta tinteiro.    Materiais: 1. dois pedaços de papel de filtro (diâmetros de 11 centímetros ou maiores funcionam melhor) 2. uma xícara de plástico 3. várias canetas com tintas diferentes (canetas com tinta preta geralmente dão os melhores resultados).
Procedimento: Primeiro pedaço de papel de filtro 1. Este papel será seu cromatograma (o papel usado para separar as diferentes tinturas da tinta original). 2. Faça um pequeno buraco no centro do papel de filtro. 3. Com uma caneta, espace igualmente 6 pequenos pontos ao redor da circunferência de um círculo pequeno a aproximadamente 7 mm do buraco no centro.                                                                                               
Segundo pedaço de papel de filtro 1. Do segundo pedaço de papel de filtro, recorte um pedaço na forma de um pequeno triângulo que tenha 4cm de altura e 2cm de base. 2. Dobre ou enrole este triângulo em um cone. 3. Coloque a ponta mais fina do cone no buraco do pedaço pontilhado de papel de filtro preparado anteriormente. O cone servirá como um pavio de água. 4. Encha a xícara de plástico de água a até 1 cm do topo (às vezes, etanol - álcool comercial - funciona melhor). É muito importante secar o beira da xícara com uma toalha de papel antes de proceder. 5. Coloque o pedaço manchado do papel de filtro em cima da xícara de forma que ele descanse sobre a borda, com o cone abaixo do nível da água. 6. A água migrará pelo cone de papel e molhará o papel de filtro em padrão circular. Quando a água alcançar a mancha de tinta, o padrão cromatográfico começará a se desenvolver. 7. Deixe que o cromatograma se desenvolva até que a água se espalhe a aproximadamente 1cm da extremidade exterior do papel de filtro. Isto leva aproximadamente 5 ou 10 minutos, dependendo do tamanho do papel de filtro. 8. Remova o papel de filtro e deixe secar. 9. Repita a experiência com uma caneta diferente e observe o novo padrão de cores.
Num dos círculos de papel-filtro (cerca de 15 cm de diâmetro) faça um orifício central de 1,5 cm de diâmetro. Ao redor desse orifício e afastados 1 cm dele pinte pequenos círculos coloridos usando as canetas de ponta porosa. O outro círculo de papel-filtro é enrolado para adquirir a forma de um cone. Pode-se usar um grampo de grampeador na base desse cone para garantir que não desenrole. Encaixe o círculo que contém as pintas coloridas sobre o cone de papel-filtro, como se ilustra acima.                                  
Coloque esse conjunto dentro do recipiente de plástico transparente (béquer ou pote de vidro grande) e preencha o fundo desse recipiente com álcool (camada de cerca de 1 cm de altura) e feche o recipiente com sua tampa própria. Resultados esperados O álcool começará a encharcar o papel-filtro do cone, a partir da base e, por capilaridade irá migrar lentamente até o disco de papel-filtro que contém as marcas coloridas. Ali chegando o álcool começará a migrar em sentido á periferia do disco. Ao passar pelas marcas coloridas o álcool irá dissolver a tinta, arrastando consigo os pigmentos para a borda no disco. Como cada componente da mistura percorre o papel-filtro com velocidade diferente (devido ás suas composições químicas e interações com o álcool serem diferentes), ocorrerá a separação dos diferentes materiais que constituem a tinta. Assim, formar-se-ão trilhas coloridas radiais a partir de cada marca colorida inicial.
Deve-se tapar o frasco onde se realiza o experimento para retardar a evaporação do álcool. O ambiente vedado, saturado de vapor de álcool, impedirá que o álcool seque no meio do caminho, durante sua migração (o fundo ficará seco). A quantidade de álcool deve ser ajustada experimentalmente já que, se for pequena demais, não conseguirá chegar até a borda do disco.

Contenu connexe

Tendances

Processos de separação misturas (1) quimica gabi
Processos de separação misturas (1) quimica gabiProcessos de separação misturas (1) quimica gabi
Processos de separação misturas (1) quimica gabiprenoiteaprovado
 
Processo de Separação de Misturas
Processo de Separação de MisturasProcesso de Separação de Misturas
Processo de Separação de MisturasMarcia Regina
 
Ciencias as camadas da terra e seus elementos
Ciencias   as camadas da terra e seus elementosCiencias   as camadas da terra e seus elementos
Ciencias as camadas da terra e seus elementosGustavo Soares
 
Sistema Solar
Sistema SolarSistema Solar
Sistema SolarCatir
 
Princípios da Óptica Geométrica
Princípios da Óptica GeométricaPrincípios da Óptica Geométrica
Princípios da Óptica Geométricalaizdiniz
 
Aula 1 propriedades da matéria
Aula 1   propriedades da matéria Aula 1   propriedades da matéria
Aula 1 propriedades da matéria profNICODEMOS
 
Aula 6º ano - Estrutura do planeta Terra, rochas e solos
Aula 6º ano - Estrutura do planeta Terra, rochas e solosAula 6º ano - Estrutura do planeta Terra, rochas e solos
Aula 6º ano - Estrutura do planeta Terra, rochas e solosLeonardo Kaplan
 
Método de separação de misturas
Método de separação de misturasMétodo de separação de misturas
Método de separação de misturasV
 
As rochas (Ciências 6º ano)
As rochas (Ciências 6º ano)As rochas (Ciências 6º ano)
As rochas (Ciências 6º ano)Ewerton Marinho
 
Transformação da Materia
Transformação da MateriaTransformação da Materia
Transformação da MateriaPedro Monteiro
 
Ciências 9º Ano (Física): estudo dos movimentos: Conceitos Básicos de Cinemática
Ciências 9º Ano (Física): estudo dos movimentos: Conceitos Básicos de CinemáticaCiências 9º Ano (Física): estudo dos movimentos: Conceitos Básicos de Cinemática
Ciências 9º Ano (Física): estudo dos movimentos: Conceitos Básicos de CinemáticaRonaldo Santana
 
Modelos atômicos ( 9 ano)
Modelos atômicos ( 9 ano)Modelos atômicos ( 9 ano)
Modelos atômicos ( 9 ano)Karol Maia
 
Substancias e misturas quimicas
Substancias e misturas quimicasSubstancias e misturas quimicas
Substancias e misturas quimicasEstude Mais
 
O ciclo lunar e as fases da lua
O ciclo lunar e as fases da luaO ciclo lunar e as fases da lua
O ciclo lunar e as fases da luaCristina Graça
 

Tendances (20)

Processos de separação misturas (1) quimica gabi
Processos de separação misturas (1) quimica gabiProcessos de separação misturas (1) quimica gabi
Processos de separação misturas (1) quimica gabi
 
Aula 1 Elementos SubstâNcias E Misturas2
Aula 1   Elementos SubstâNcias E Misturas2Aula 1   Elementos SubstâNcias E Misturas2
Aula 1 Elementos SubstâNcias E Misturas2
 
Processo de Separação de Misturas
Processo de Separação de MisturasProcesso de Separação de Misturas
Processo de Separação de Misturas
 
Ciencias as camadas da terra e seus elementos
Ciencias   as camadas da terra e seus elementosCiencias   as camadas da terra e seus elementos
Ciencias as camadas da terra e seus elementos
 
Reações Químicas
Reações QuímicasReações Químicas
Reações Químicas
 
Sistema Solar
Sistema SolarSistema Solar
Sistema Solar
 
Princípios da Óptica Geométrica
Princípios da Óptica GeométricaPrincípios da Óptica Geométrica
Princípios da Óptica Geométrica
 
Aula 1 propriedades da matéria
Aula 1   propriedades da matéria Aula 1   propriedades da matéria
Aula 1 propriedades da matéria
 
Aula 6º ano - Estrutura do planeta Terra, rochas e solos
Aula 6º ano - Estrutura do planeta Terra, rochas e solosAula 6º ano - Estrutura do planeta Terra, rochas e solos
Aula 6º ano - Estrutura do planeta Terra, rochas e solos
 
Método de separação de misturas
Método de separação de misturasMétodo de separação de misturas
Método de separação de misturas
 
Cinemática introdução
Cinemática introduçãoCinemática introdução
Cinemática introdução
 
As rochas (Ciências 6º ano)
As rochas (Ciências 6º ano)As rochas (Ciências 6º ano)
As rochas (Ciências 6º ano)
 
Transformação da Materia
Transformação da MateriaTransformação da Materia
Transformação da Materia
 
Ciências 9º Ano (Física): estudo dos movimentos: Conceitos Básicos de Cinemática
Ciências 9º Ano (Física): estudo dos movimentos: Conceitos Básicos de CinemáticaCiências 9º Ano (Física): estudo dos movimentos: Conceitos Básicos de Cinemática
Ciências 9º Ano (Física): estudo dos movimentos: Conceitos Básicos de Cinemática
 
Modelos atômicos ( 9 ano)
Modelos atômicos ( 9 ano)Modelos atômicos ( 9 ano)
Modelos atômicos ( 9 ano)
 
Substancias e misturas quimicas
Substancias e misturas quimicasSubstancias e misturas quimicas
Substancias e misturas quimicas
 
Tabela periódica 9º ano
Tabela periódica 9º anoTabela periódica 9º ano
Tabela periódica 9º ano
 
Força e movimento
Força e movimentoForça e movimento
Força e movimento
 
O ciclo lunar e as fases da lua
O ciclo lunar e as fases da luaO ciclo lunar e as fases da lua
O ciclo lunar e as fases da lua
 
AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS - 6º OU 7º ANO - ÁGUA, LIXO, SANEAMENTO BÁSICO E POLUIÇÃO
AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS - 6º OU 7º ANO - ÁGUA, LIXO, SANEAMENTO BÁSICO E POLUIÇÃOAVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS - 6º OU 7º ANO - ÁGUA, LIXO, SANEAMENTO BÁSICO E POLUIÇÃO
AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS - 6º OU 7º ANO - ÁGUA, LIXO, SANEAMENTO BÁSICO E POLUIÇÃO
 

En vedette

Métodos de separação de misturas
Métodos de separação de misturasMétodos de separação de misturas
Métodos de separação de misturasacessoriaem21ma
 
Separação de misturas
Separação de misturasSeparação de misturas
Separação de misturasIsadora Girio
 
Tecnicas separação misturas
Tecnicas separação misturasTecnicas separação misturas
Tecnicas separação misturascbaratinha
 
3º ano (P) - A tabela periódica
3º ano (P) - A tabela periódica3º ano (P) - A tabela periódica
3º ano (P) - A tabela periódicaAnalynne Almeida
 
3. separação de misturas
3. separação de misturas3. separação de misturas
3. separação de misturasRebeca Vale
 
Separação de misturas
Separação de misturasSeparação de misturas
Separação de misturasquipibid
 
Profº Rodrigo | Aulas 08, 09 e 10 separação de misturas - 1º ano
Profº Rodrigo | Aulas 08, 09 e 10   separação de misturas - 1º anoProfº Rodrigo | Aulas 08, 09 e 10   separação de misturas - 1º ano
Profº Rodrigo | Aulas 08, 09 e 10 separação de misturas - 1º anoAlpha Colégio e Vestibulares
 
Separação de misturas
Separação de misturasSeparação de misturas
Separação de misturasCarlos Brito
 
CFQ: Processos Físicos de Separação de Misturas
CFQ: Processos Físicos de Separação de MisturasCFQ: Processos Físicos de Separação de Misturas
CFQ: Processos Físicos de Separação de Misturas7F
 
1º ano separação de misturas 2012 - coc franca
1º ano   separação de misturas 2012 - coc franca1º ano   separação de misturas 2012 - coc franca
1º ano separação de misturas 2012 - coc francaJosé Marcelo Cangemi
 
Separação de misturas
Separação de misturasSeparação de misturas
Separação de misturascharleslucas
 
Separacao de misturas - prof Laerte
Separacao de misturas - prof LaerteSeparacao de misturas - prof Laerte
Separacao de misturas - prof LaerteLaerte Lima
 

En vedette (20)

Métodos de separação de misturas
Métodos de separação de misturasMétodos de separação de misturas
Métodos de separação de misturas
 
Processo de separação de misturas.
Processo de separação de misturas.Processo de separação de misturas.
Processo de separação de misturas.
 
Separação de misturas
Separação de misturasSeparação de misturas
Separação de misturas
 
Tecnicas separação misturas
Tecnicas separação misturasTecnicas separação misturas
Tecnicas separação misturas
 
"Somos Físicos" Substâncias e Misturas
"Somos Físicos" Substâncias e Misturas"Somos Físicos" Substâncias e Misturas
"Somos Físicos" Substâncias e Misturas
 
3º ano (P) - A tabela periódica
3º ano (P) - A tabela periódica3º ano (P) - A tabela periódica
3º ano (P) - A tabela periódica
 
Separação de misturas
Separação de misturasSeparação de misturas
Separação de misturas
 
3. separação de misturas
3. separação de misturas3. separação de misturas
3. separação de misturas
 
Separação de misturas
Separação de misturasSeparação de misturas
Separação de misturas
 
Separação de misturas
Separação de misturasSeparação de misturas
Separação de misturas
 
Separacao misturas -_3
Separacao misturas -_3Separacao misturas -_3
Separacao misturas -_3
 
Separação de misturas
Separação de misturasSeparação de misturas
Separação de misturas
 
Aula misturas
Aula misturasAula misturas
Aula misturas
 
Profº Rodrigo | Aulas 08, 09 e 10 separação de misturas - 1º ano
Profº Rodrigo | Aulas 08, 09 e 10   separação de misturas - 1º anoProfº Rodrigo | Aulas 08, 09 e 10   separação de misturas - 1º ano
Profº Rodrigo | Aulas 08, 09 e 10 separação de misturas - 1º ano
 
Separação de misturas
Separação de misturasSeparação de misturas
Separação de misturas
 
CFQ: Processos Físicos de Separação de Misturas
CFQ: Processos Físicos de Separação de MisturasCFQ: Processos Físicos de Separação de Misturas
CFQ: Processos Físicos de Separação de Misturas
 
Separação de Misturas
Separação de MisturasSeparação de Misturas
Separação de Misturas
 
1º ano separação de misturas 2012 - coc franca
1º ano   separação de misturas 2012 - coc franca1º ano   separação de misturas 2012 - coc franca
1º ano separação de misturas 2012 - coc franca
 
Separação de misturas
Separação de misturasSeparação de misturas
Separação de misturas
 
Separacao de misturas - prof Laerte
Separacao de misturas - prof LaerteSeparacao de misturas - prof Laerte
Separacao de misturas - prof Laerte
 

Similaire à Separação de misturas

Pp quimica 10 08_12
Pp quimica 10 08_12Pp quimica 10 08_12
Pp quimica 10 08_12samuelrgrg
 
Química trabalho sobre separação de misturas
Química  trabalho sobre separação de misturasQuímica  trabalho sobre separação de misturas
Química trabalho sobre separação de misturasytamara_g22
 
Ft métodos de separação
Ft   métodos de separaçãoFt   métodos de separação
Ft métodos de separaçãoct-esma
 
Aula 2 - Separação de misturas
Aula 2 - Separação de misturasAula 2 - Separação de misturas
Aula 2 - Separação de misturasprofmauricioquimcia
 
Unidade ii substâncias e misturas
Unidade ii   substâncias e misturasUnidade ii   substâncias e misturas
Unidade ii substâncias e misturasCristiano Franco
 
Métodos de separação de misturas
Métodos de separação de misturasMétodos de separação de misturas
Métodos de separação de misturasKarol Maia
 
SEPARAÇÃOe5st4ratftreswawawawawawawawawawaw
SEPARAÇÃOe5st4ratftreswawawawawawawawawawawSEPARAÇÃOe5st4ratftreswawawawawawawawawawaw
SEPARAÇÃOe5st4ratftreswawawawawawawawawawawjeffersonSoares100
 
Separação misturas
Separação misturasSeparação misturas
Separação misturascrisnetocosta
 
Técnicas de Separação de Componentes de Misturas
Técnicas de Separação de Componentes de MisturasTécnicas de Separação de Componentes de Misturas
Técnicas de Separação de Componentes de Misturascrisnetocosta
 
Separacao de mistura
Separacao de misturaSeparacao de mistura
Separacao de misturaLucas pk'
 
1-introducao-a-quimica-e-sistemas-materiaisdocx.pptx
1-introducao-a-quimica-e-sistemas-materiaisdocx.pptx1-introducao-a-quimica-e-sistemas-materiaisdocx.pptx
1-introducao-a-quimica-e-sistemas-materiaisdocx.pptxssuser9abcfe
 
Roteiro de laboratório 2
Roteiro de laboratório 2Roteiro de laboratório 2
Roteiro de laboratório 2Itamar Juliana
 
Ciências físico químicas
Ciências físico químicasCiências físico químicas
Ciências físico químicasDiogo Rodrigues
 
Separação de misturas
Separação de misturasSeparação de misturas
Separação de misturasLEANDRA2
 

Similaire à Separação de misturas (20)

Pp quimica 10 08_12
Pp quimica 10 08_12Pp quimica 10 08_12
Pp quimica 10 08_12
 
Química trabalho sobre separação de misturas
Química  trabalho sobre separação de misturasQuímica  trabalho sobre separação de misturas
Química trabalho sobre separação de misturas
 
Métodos de separação fab
Métodos de separação fabMétodos de separação fab
Métodos de separação fab
 
Ft métodos de separação
Ft   métodos de separaçãoFt   métodos de separação
Ft métodos de separação
 
Separação de materiais!
Separação de materiais!Separação de materiais!
Separação de materiais!
 
Aula 2 - Separação de misturas
Aula 2 - Separação de misturasAula 2 - Separação de misturas
Aula 2 - Separação de misturas
 
Separacão de materiais
Separacão de materiaisSeparacão de materiais
Separacão de materiais
 
Separação de materiais!
Separação de materiais!Separação de materiais!
Separação de materiais!
 
Unidade ii substâncias e misturas
Unidade ii   substâncias e misturasUnidade ii   substâncias e misturas
Unidade ii substâncias e misturas
 
8a SéRie SeparaçãO De Misturas
8a SéRie   SeparaçãO De Misturas8a SéRie   SeparaçãO De Misturas
8a SéRie SeparaçãO De Misturas
 
Métodos de separação de misturas
Métodos de separação de misturasMétodos de separação de misturas
Métodos de separação de misturas
 
SEPARAÇÃOe5st4ratftreswawawawawawawawawawaw
SEPARAÇÃOe5st4ratftreswawawawawawawawawawawSEPARAÇÃOe5st4ratftreswawawawawawawawawawaw
SEPARAÇÃOe5st4ratftreswawawawawawawawawawaw
 
Separação misturas
Separação misturasSeparação misturas
Separação misturas
 
Técnicas de Separação de Componentes de Misturas
Técnicas de Separação de Componentes de MisturasTécnicas de Separação de Componentes de Misturas
Técnicas de Separação de Componentes de Misturas
 
Separacao de mistura
Separacao de misturaSeparacao de mistura
Separacao de mistura
 
1-introducao-a-quimica-e-sistemas-materiaisdocx.pptx
1-introducao-a-quimica-e-sistemas-materiaisdocx.pptx1-introducao-a-quimica-e-sistemas-materiaisdocx.pptx
1-introducao-a-quimica-e-sistemas-materiaisdocx.pptx
 
Roteiro de laboratório 2
Roteiro de laboratório 2Roteiro de laboratório 2
Roteiro de laboratório 2
 
Ciências físico químicas
Ciências físico químicasCiências físico químicas
Ciências físico químicas
 
Extracao por solventes equipe 4
Extracao por solventes   equipe 4Extracao por solventes   equipe 4
Extracao por solventes equipe 4
 
Separação de misturas
Separação de misturasSeparação de misturas
Separação de misturas
 

Plus de matheusrl98

Separao de misturas.5a
Separao de misturas.5aSeparao de misturas.5a
Separao de misturas.5amatheusrl98
 
Ondas exercicios
Ondas exerciciosOndas exercicios
Ondas exerciciosmatheusrl98
 
Estados fisicos da materia.3
Estados fisicos da materia.3Estados fisicos da materia.3
Estados fisicos da materia.3matheusrl98
 
Propriedades da matéria
Propriedades da matériaPropriedades da matéria
Propriedades da matériamatheusrl98
 
Iniciação ciências
Iniciação ciências Iniciação ciências
Iniciação ciências matheusrl98
 
Como evitar o mico da grafia 2
Como evitar o mico da grafia 2Como evitar o mico da grafia 2
Como evitar o mico da grafia 2matheusrl98
 
Como evitar o mico da grafia 3
Como evitar o mico da grafia 3Como evitar o mico da grafia 3
Como evitar o mico da grafia 3matheusrl98
 
Como evitar o mico da grafia 1
Como evitar o mico da grafia 1Como evitar o mico da grafia 1
Como evitar o mico da grafia 1matheusrl98
 

Plus de matheusrl98 (13)

Espelhos Planos
Espelhos PlanosEspelhos Planos
Espelhos Planos
 
Esp planos
Esp planosEsp planos
Esp planos
 
Separao de misturas.5a
Separao de misturas.5aSeparao de misturas.5a
Separao de misturas.5a
 
Aula5
Aula5Aula5
Aula5
 
Ondas exercicios
Ondas exerciciosOndas exercicios
Ondas exercicios
 
Ondas exercicio
Ondas exercicioOndas exercicio
Ondas exercicio
 
Estados fisicos da materia.3
Estados fisicos da materia.3Estados fisicos da materia.3
Estados fisicos da materia.3
 
Propriedades da matéria
Propriedades da matériaPropriedades da matéria
Propriedades da matéria
 
Iniciação ciências
Iniciação ciências Iniciação ciências
Iniciação ciências
 
Como evitar o mico da grafia 2
Como evitar o mico da grafia 2Como evitar o mico da grafia 2
Como evitar o mico da grafia 2
 
Como evitar o mico da grafia 3
Como evitar o mico da grafia 3Como evitar o mico da grafia 3
Como evitar o mico da grafia 3
 
Como evitar o mico da grafia 1
Como evitar o mico da grafia 1Como evitar o mico da grafia 1
Como evitar o mico da grafia 1
 
Livros 9ano
Livros 9anoLivros 9ano
Livros 9ano
 

Separação de misturas

  • 1. Processos de separação de misturas Os processos de separação são usados na obtenção dos componentes individuais de uma mistura de dois ou mais componentes. Nem sempre somente um método de separação é suficiente para separar todos os componentes de uma mistura. Os principais processos são citados a seguir.
  • 2. Catação É um método de separação bastante rudimentar, usado para separação de sistemas sólido-sólido . Baseia-se na identificação visual dos componentes da mistura e na separação dos mesmos separando-os manualmente. É o método utilizado na limpeza do feijão antes do cozimento. Peneiração Também conhecido como tamisação, este método é usado na separação de sistemas sólido-sólido , onde um dos dois componentes apresente granulometria que permita que o mesmo fique preso nas malhas de uma peneira.                                                                                                          
  • 3. Ventilação Método de separação para sistemas sólido-sólido , onde um dos componentes pode ser arrastado por uma corrente de ar. Um bom exemplo é a separação da casca e do caroço do amendoim torrado. Levigação A água corrente arrasta o componente menos denso e o mais denso deposita-se no fundo do recipiente. Um bom exemplo é a lavagem da poeira do arroz.
  • 4. Decantação Permite a separação de líquidos imiscíveis (que não se misturam) ou um sólido precipitado num líquido. Exemplos: água e areia e água e óleo vegetal.
  • 5. Decantação Trata-se da separação líquido e de um sólido , aproveitando a sua diferença de densidade. Deixa-se repousar durante certo tempo. As partículas sólidas se depositam no fundo: inclina-se o recipiente com cuidado até se verter o líquido sem que o sólido seja arrastado.                                                                                                                                          
  • 6. Decantação Pode-se aproveitar a pressão atmosférica e a gravidade para auxiliar no processo de decantação. Um dos líquidos pode ser retirado por sifonação, que é a transferência, através de uma mangueira, de um líquido em um posição mais elevada para outra, num nível mais baixo.
  • 7. Decantação Pode-se ainda usar-se o princípio da decantação para a separação de misturas sólido-gás (câmara de poeira). A mistura sólido-gás atravessa um sistema em zigue-zague, o pó, sendo mais denso, se deposita pelo trajeto.
  • 8. Filtração Este é um método de separação muito presente no laboratório químico e também no cotidiano. É usado para separar um sólido de um líquido ou sólido de um gás , mesmo que o sólido se apresente em suspensão. A mistura atravessa um filtro poroso, onde o material particulado fica retido. A preparação do café é um exemplo de filtração. No cotidiano, o aspirador de pó é o melhor exemplo do processo de filtração. Separa partículas sólidas suspensas no ar aspirado.
  • 9. Evaporação Método de separação de misturas sólido-líquido por evaporação do solvente, também conhecido como cristalização. Em recipiente aberto, simplesmente permite-se que o solvente evapore, deixando o sólido. Nas salinas, o sal é obtido a partir da água do mar através deste processo. Centrifugação Mistura de sólidos e líquidos: o pequeno tamanho das partículas sólidas provoca uma obstrução dos poros do filtro, e a pequena dimensão das partículas faz com que sejam retidas pelo líquido.
  • 10. Centrifugação Introduz-se a mistura em tubos de ensaio que, colocados numa centrifugadora, giram em posição quase horizontal a grande velocidade, aumentando assim a rapidez com que se deposita o sólido compactado no fundo do tubo.                             
  • 11. Sublimação Processo utilizado quando um dos componentes do sistema sublima ( passa diretamente do estado sólido para o gasoso ) quando sob aquecimento. O iodo e a naftalina são sólidos que sublimam.                                            
  • 12. Destilação fracionada (líquido – líquido) É um método de separação de líquidos que participem de mistura homogênea ou heterogênea. Quanto mais distantes forem os pontos de ebulição destes líquidos, mais eficiente será o processo de destilação. Eleva-se a temperatura até que se alcance o ponto de ebulição do líquido que apresente valor mais baixo para esta característica e aguarda-se, controlando a temperatura, a completa destilação deste. Posteriormente, permite-se que a temperatura se eleve até o ponto de ebulição do segundo líquido. Quanto mais próximos forem os pontos de ebulição dos líquidos, menor o grau de pureza das frações destiladas. .
  • 13. Destilação fracionada - A destilação fracionada é usada na obtenção das diversas frações do petróleo
  • 14. Nos alambiques, este tipo de destilação é usado na obtenção de bebidas como a cachaça e o uísque. Na destilação fracionada em laboratório usa-se um equipamento como o mostrado abaixo. Destilação fracionada (líquido – líquido)
  • 15. Destilação simples (sólido – líquido) A destilação simples é utilizada quando se deseja separar a substância sólida dissolvida do solvente e  não se deseja perder este último , como no processo de evaporação. Aquece-se a mistura até atingir o ponto de ebulição do solvente. Não existe necessidade de controle de temperatura, pois o ponto de ebulição do sólido é muito mais elevado que o do solvente.
  • 16. Flutuação ( misturas heterogêneas ) Mistura com um líquido de densidade intermediária em relação às dos componentes. O componente menos denso que o líquido flutuará, separando-se assim do componente mais denso, que se depositará. O líquido utilizado não deve, contudo, dissolver os componentes. Também é denominado por sedimentação fraccionada .
  • 17. Separação magnética Separa os componentes que são atraídos por um imã daqueles que não apresentam esta propriedade (separação de limalha de ferro da areia).
  • 18. Dissolução fracionada Método de separação de sistemas sólido-sólido , onde somente um dos componentes apresenta solubilidade num dado solvente. A mistura areia e sal é um bom exemplo de aplicação para este método de separação. Adicionando-se água, obtém-se a solubilização do sal na água. Após uma filtração, a areia é separada, bastando realizar uma destilação simples ou evaporação para se separar o sal da água. Este método também é conhecido como extração por solvente.
  • 19. Soluções são misturas homogêneas, onde o solvente aparece em maior quantidade e o soluto em menor. O estado de agregação do solvente é que determina o estado de agregação da solução . Solução = solvente + soluto gasoso, líquido, sólido sólido Sólida gasoso, líquido, sólido líquido Líquida gasoso gasoso gasosa Soluto Solvente Solução
  • 20. As soluções podem, ou não, produzir corrente elétrica. Iônica conduz. Exemplo: H 2 O (l)    +   NaCl (s) Molecular não conduz. Exemplo: H 2 O (l)    +   etanol (l) A quantidade de soluto presente divide as soluções em dois grupos: Diluídas : até 0,1mol de soluto por litro. Concentradas : acima de 0,1mol de soluto por litro.
  • 21. Algumas substância têm sua solubilidade aumentada com o aumento da temperatura, enquanto outras têm sua solubilidade diminuída. A quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em 100g de um dado solvente é dita coeficiente de solubilidade deste soluto, naquele solvente e naquela temperatura. O coeficiente de solubilidade permite dividir as soluções em: Insaturada : quantidade de soluto abaixo do coeficiente de solubilidade numa dada temperatura, não apresenta precipitado. Saturada : quantidades de soluto igual ao permitido pelo coeficiente de solubilidade numa dada temperatura. Pode ter, ou não, precipitado. Supersaturadas : quantidade de soluto acima do permitido pelo coeficiente de solubilidade numa dada temperatura. É instável e, se perturbada, origina solução saturada com precipitado.
  • 22. A Separação de Compostos por Cromatografia Suponha você tenha uma mistura de compostos. Seria possível separar uns dos outros? Você pode pensar em uma maneira? Você certamente não pode catá-los à mão! O método que os cientistas usam para agrupar os diferentes componentes de uma mistura é conhecido como cromatografia. Assim, é possível separar algumas misturas em cerca de minutos com papel e água! Quando o papel é usado na separação de uma mistura, a técnica é conhecida como cromatografia em papel.
  • 23. Cromatografia A cromatografia funciona graças ao fato das moléculas possuírem uma propriedade chamada polaridade em comum e tenderem a se atrair mutuamente. Uma molécula polar é simplesmente aquela que possui uma região rica em elétrons e uma outra região que é pobre em elétrons. Estas regiões às vezes são representadas como sendo negativamente e positivamente carregadas, respectivamente.
  • 24. Cromatografia Moléculas polares são unidas por forças de atração entre cargas opostas de moléculas diferentes. Moléculas de água têm regiões ricas em elétrons nos átomos de oxigênio e regiões pobres em elétrons nos átomos de hidrogênio. Assim, as moléculas de água são polares e por conseguinte organizam-se de maneira que a região de carga positiva de uma molécula é atraída pela região de carga negativa de outra. Estas interações provêem uma explicação para o elevado ponto de ebulição da água. A água (H 2 0) é uma molécula muito mais simples que o etanol (H 2 C-H 2 C-OH), mas tem um ponto de ebulição muito mais alto: - etanol = 46ºC; água =100ºC, 1atm.
  • 25. Cromatografia A cromatografia é uma técnica da química analítica utilizada para a separação de misturas e substâncias. A técnica foi descoberta em 1906 pelo botânico italiano naturalizado russo Mikahail Tswett, mas não foi largamente utilizada até os anos 30. Tswett separou pigmentos de plantas (clorofilas) adicionando um extrato de folhas verdes em éter de petróleo sobre uma coluna com carbonato de cálcio em pó em um tubo de vidro vertical. Enquanto a solução percolou através da coluna os componentes individuais da mistura migraram para baixo em taxas diferentes de velocidades e então a coluna apresentou-se marcada com gradientes horizontais de cores. A esse gradiente deu-se o nome de cromatograma.
  • 26. Cromatografia A cromatografia em coluna usa atualmente uma grande variedade de adsorventes sólidos, incluindo sílica, alumina e sílica gel. Os líquidos também podem ser adsorvidos por estes sólidos e assim atuarem como adsorventes - num processo chamado de cromatografia de partição - que permite aos químicos construir colunas com propriedades muito diferentes para utilizações particulares.
  • 27. Cromatografia A Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE, ou HPLC do inglês High Performance Liquid Chromatography) , uma variável desta técnica que hoje tem uso bastante comum, promove a adsorção de líquidos em partículas extremamente pequenas e uniformes para promover alta sensibilidade. Uma bomba é requerida para levar a mistura até a coluna. Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (CLAE) High Performance Liquid Chromatograph (HPLC)
  • 28. Experimento de Cromatografia em Papel Propósito: O propósito desta experiência é separar uma mistura de tinturas em tinta de caneta tinteiro.   Materiais: 1. dois pedaços de papel de filtro (diâmetros de 11 centímetros ou maiores funcionam melhor) 2. uma xícara de plástico 3. várias canetas com tintas diferentes (canetas com tinta preta geralmente dão os melhores resultados).
  • 29. Procedimento: Primeiro pedaço de papel de filtro 1. Este papel será seu cromatograma (o papel usado para separar as diferentes tinturas da tinta original). 2. Faça um pequeno buraco no centro do papel de filtro. 3. Com uma caneta, espace igualmente 6 pequenos pontos ao redor da circunferência de um círculo pequeno a aproximadamente 7 mm do buraco no centro.                                                                                              
  • 30. Segundo pedaço de papel de filtro 1. Do segundo pedaço de papel de filtro, recorte um pedaço na forma de um pequeno triângulo que tenha 4cm de altura e 2cm de base. 2. Dobre ou enrole este triângulo em um cone. 3. Coloque a ponta mais fina do cone no buraco do pedaço pontilhado de papel de filtro preparado anteriormente. O cone servirá como um pavio de água. 4. Encha a xícara de plástico de água a até 1 cm do topo (às vezes, etanol - álcool comercial - funciona melhor). É muito importante secar o beira da xícara com uma toalha de papel antes de proceder. 5. Coloque o pedaço manchado do papel de filtro em cima da xícara de forma que ele descanse sobre a borda, com o cone abaixo do nível da água. 6. A água migrará pelo cone de papel e molhará o papel de filtro em padrão circular. Quando a água alcançar a mancha de tinta, o padrão cromatográfico começará a se desenvolver. 7. Deixe que o cromatograma se desenvolva até que a água se espalhe a aproximadamente 1cm da extremidade exterior do papel de filtro. Isto leva aproximadamente 5 ou 10 minutos, dependendo do tamanho do papel de filtro. 8. Remova o papel de filtro e deixe secar. 9. Repita a experiência com uma caneta diferente e observe o novo padrão de cores.
  • 31. Num dos círculos de papel-filtro (cerca de 15 cm de diâmetro) faça um orifício central de 1,5 cm de diâmetro. Ao redor desse orifício e afastados 1 cm dele pinte pequenos círculos coloridos usando as canetas de ponta porosa. O outro círculo de papel-filtro é enrolado para adquirir a forma de um cone. Pode-se usar um grampo de grampeador na base desse cone para garantir que não desenrole. Encaixe o círculo que contém as pintas coloridas sobre o cone de papel-filtro, como se ilustra acima.                                  
  • 32. Coloque esse conjunto dentro do recipiente de plástico transparente (béquer ou pote de vidro grande) e preencha o fundo desse recipiente com álcool (camada de cerca de 1 cm de altura) e feche o recipiente com sua tampa própria. Resultados esperados O álcool começará a encharcar o papel-filtro do cone, a partir da base e, por capilaridade irá migrar lentamente até o disco de papel-filtro que contém as marcas coloridas. Ali chegando o álcool começará a migrar em sentido á periferia do disco. Ao passar pelas marcas coloridas o álcool irá dissolver a tinta, arrastando consigo os pigmentos para a borda no disco. Como cada componente da mistura percorre o papel-filtro com velocidade diferente (devido ás suas composições químicas e interações com o álcool serem diferentes), ocorrerá a separação dos diferentes materiais que constituem a tinta. Assim, formar-se-ão trilhas coloridas radiais a partir de cada marca colorida inicial.
  • 33. Deve-se tapar o frasco onde se realiza o experimento para retardar a evaporação do álcool. O ambiente vedado, saturado de vapor de álcool, impedirá que o álcool seque no meio do caminho, durante sua migração (o fundo ficará seco). A quantidade de álcool deve ser ajustada experimentalmente já que, se for pequena demais, não conseguirá chegar até a borda do disco.