P R O J E T O “FALE” FALANDO, ATUANDO, LENDO E ESCREVENDO. CENTRO DE MULTIMEIOS Profº.: Carlos Artur Miranda da Costa
Atualmente, é notória a dificuldade encontrada pelos professores, nas salas de aula brasileiras (e nossa escola não foge à regra), quanto à defasagem dos alunos no tocante às competências e habilidades em leitura e escrita. Muitos lêem e não entendem o que acabaram de ler. Outros, nem decodificam os sinais. Junte-se a isso, a baixa auto-estima dos mesmos provocada pela discriminação encontrada na própria sala, junto aos colegas. Este projeto busca despertar a importância de estimular a auto-estima, que ela seja crescente nesse período, incluindo a valorização do educando, para que ele possa sentir-se como cidadão no mundo moderno, incluído, mantendo-se à frente do mesmo e dominando competências / habilidades de leitura e escrita. Busca, também, resposta para uma pergunta intrigante: os alunos têm dificuldade de leitura e escrita ou ausência de?
Este projeto não só vai ser trabalhado com os alunos que mais apresentam dificuldades de leitura e escrita, como se estenderá a todas as turmas do Ensino Fundamental e Médio, como suporte para melhorar nossos índices de avaliação interna e externa.
OBJETIVO GERAL Desenvolver atividades de incentivo à leitura e à escrita, junto aos alunos que apresentam dificuldades em relação às mesmas, de forma integrada ao processo de ensino-aprendizagem, visando o fortalecimento das competências e habilidades que se devem adquirir nele.
PÚBLICO-ALVO Alunos com dificuldades em leitura e escrita do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.
“ Um professor precisa de ilusão pelos alunos. Precisa acreditar na semeadura, na fecundidade de um trabalho que, sob muitos aspectos, assemelha-se ao de Sísifo, condenado a rolar eternamente morro acima uma pedra que noite após noite, retorna à base do morro.” Nilson José Machado