SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  10
Vantagens dos carros  eléctricos
O que são veículos eléctricos O veículo eléctrico é uma invenção com mais de 100 anos que consiste num veículo com um motor eléctrico que é alimentado a electricidade proveniente de um acumulador (ou bateria), que contém energia armazenada sob a forma de um potencial electroquímico. Esta forma de motorização é a mais eficiente de todas as conhecidas, devido às excelentes propriedades do motor eléctrico, que disponibiliza um elevado binário a baixas rotações, mantendo uma potência constante num grande intervalo. Os veículos eléctricos são ligados à rede eléctrica para serem carregados de energia. Para além disso, estes veículos conseguem ter a capacidade de regenerar energia.  
Quais são as vantagens dos  veículos eléctricos Maior eficiência do motor: Os veículos eléctricos utilizam tipicamente entre 0.1 a 0.23 kw/h por quilómetro. A média de consumo equivalente para um veículo a gasolina é de 0.98kw/h por quilómetro, sendo assim bastante menos eficientes que um veículo eléctrico. Zero-Emissões: o veículo eléctrico é a única solução 100% Zero-Emissões em utilização. Zero-emissões inclui zero ruídos, zero emissões de gases efeito de estufa e zero emissões de poluentes. Condução silenciosa: os Veículos Eléctricos oferecem uma experiência de condução caracterizada por uma deslocação do veículo mais silenciosa e suave. Isso é conseguido pela ausência de várias peças móveis no motor, pelo ruído da combustão, mas também pela ausência do sistema de escape uma das principais fontes de ruído num automóvel. Condução: Os veículos eléctricos tem uma condução agradável, dispensando pedal de embraiagem e caixa de condução. O binário dos motores eléctricos é constante a qualquer rotação, podendo proporcionar performances interessantes.
Custos de utilização: o custo da energia eléctrica dispendida por veículos eléctricos com um sistema de armazenamento de energia em baterias corresponde a um terço do valor do custo do combustível utilizado por veículos com motores de combustão interna. Travagem regenerativa: A travagem regenerativa utiliza o facto de um motor eléctrico poder funcionar como gerador. o veículo devolve energia ao sistema. Durante o processo de travagem, as ligações do motor são alteradas de modo a que o motor funcione como gerador. Menos impostos e incentivos: os automóveis eléctricos actualmente beneficiam de ausência de ISV e Imposto de circulação. Os governos de Portugal e de muitos outros países estão também a oferecer subsídios para conseguirem uma maior penetração no mercado destes veículos.
Baterias: uma das grandes desvantagens das baterias é o seu peso. Embora tenha havido avanços tecnológicos, para que as baterias proporcionem uma autonomia interessante, ainda pesam bastante O tempo de vida útil de um conjunto de baterias poderá andar entre os 160.000km e os 200.000km. O funcionamento das baterias a baixas temperaturas também não é o melhor, havendo perda de eficiência.  Tempo de carga: As baterias de iões de lítio já permitem que quando carregadas em locais específicos possam atingir cerca de 80% da sua capacidade em cerca de 15 a 20m. A carga total, quando efectuada em casa numa tomada normal de 220v pode durar ente 6 a 8 horas.  Custo de aquisição: apesar dos custos mais baixos de operação, os veículos eléctricos apresentam em contrapartida um custo de aquisição normalmente mais elevado, devido ao facto de ser produzido em pequenas séries. O custo das baterias ainda é uma componente considerável do custo total.  Quais são as desvantagens dos  veículos electrónicos
Produção de electricidade: dependendo da forma como é produzida a electricidade, pode haver emissões Autonomia: Também directamente relacionado com as baterias, o seu tamanho e tecnologia usada, a autonomia dos veículos eléctricos ainda é limitada quando comparada com um veículo com motor de combustão
Quais os tipos de veículos  eléctricos Veículos Eléctricos a Baterias – são veículos que utilizam a energia eléctrica proveniente da rede de distribuição pública para carregar um conjunto de baterias instalado a bordo. Durante a marcha, as baterias alimentam um ou mais motores eléctricos acoplados às rodas dos veículos, conferindo-lhes uma autonomia até 200 km; Veículos Eléctricos Híbridos – combinam duas fontes de energia distintas, para o fornecimento da energia necessária à tracção. Uma das fontes é uma bateria que pode armazenar a energia eléctrica e restitui-la ao motor eléctrico.  Veículos a Pilha de Combustível – a pilha de combustível é um sistema instalado no veículo para a produção de energia eléctrica a partir do hidrogénio. Assume-se como uma solução não poluente, emitindo exclusivamente vapor de água e trata-se de uma tecnologia onde se concentra grande parte do esforço de investigação e desenvolvimento para uma aplicação em larga escala no médio prazo.
Como funciona um veiculo  eléctrico Os Veículos Híbridos Eléctricos combinam os benefícios dos veículos com motor de combustão interna e os benefícios dos motores eléctricos e podem ter diferentes arquitecturas de modo a se atingir vários objectivos, como uma diminuição do consumo de combustível ou o aumento de potência, podendo estes veículos ser de emissão-zero na cidade e, em estrada, utilizar uma combinação motor térmico/eléctrico e/ou motor térmico. O princípio da tracção híbrida corresponde à associação de duas fontes de energia, embarcadas no veículo, para o fornecimento da energia necessária à tracção. Uma das fontes é uma bateria que pode armazenar a energia eléctrica e restitui-la ao motor eléctrico.
O que esta a mudar com o veiculo  eléctrico             Há dois factores que estão a tornar o veículo eléctrico uma solução de transporte eficaz: a evolução das baterias e custos cada vez mais competitivos comparativamente com o veículo a combustão. A evolução das baterias, nos últimos anos, tem sido muito promissora, conseguindo-se agora armazenar muito mais energia por peso de bateria, com uma maior capacidade de potência e uma muito superior segurança. O tempo de carga tem também vindo a diminuir. os materiais utilizados nestas componentes também mudaram, permitindo um elevado indíce de reciclagem e um baixo nível de toxicidade.O veículo eléctrico, pela sua superior eficiência, consegue também ter custos de operação por km percorrido muito abaixo dos valores normais para os veículos a combustão, cerca de 3 a 4 vezes menores. É também um sistema mais robusto e fiável exigindo pouca manutenção.
Qual é o nível de poluição dos veículos eléctricos      Os veículos eléctricos não têm qualquer emissão directa de gases nocivos ou outro tipo de partículas, pois não existe nenhum processo de combustão a bordo. As emissões associadas a este tipo de transporte vêm da produção de energia. No caso em que a energia usada tem origem em fontes de energia renováveis, como é o caso de Portugal que tem uma excelente capacidade nesta área, a poluição libertada em todo o processo é praticamente zero. Isso quer dizer que se conseguiu a utilização apenas da energia do ambiente, sem impactos poluentes. Mesmo quando a energia utilizada, por razões de disponibilidade, é produzida em centrais que usam combustíveis fósseis como o gás natural.

Contenu connexe

Tendances

Energia Eolica
Energia EolicaEnergia Eolica
Energia Eolicaeducacao f
 
Hidrelétricas e desenvolvimento sustentável.
Hidrelétricas e desenvolvimento sustentável.Hidrelétricas e desenvolvimento sustentável.
Hidrelétricas e desenvolvimento sustentável.UNIVAG
 
Energia eólica
Energia eólicaEnergia eólica
Energia eólicaMatheus-9
 
Electric vehicle charging information. by linkvue system
Electric vehicle charging   information. by linkvue systemElectric vehicle charging   information. by linkvue system
Electric vehicle charging information. by linkvue systemMahesh Chandra Manav
 
marketing presentation + electric car
marketing presentation + electric carmarketing presentation + electric car
marketing presentation + electric carNanda Kishore
 
"Battery Charging -To Swap, or not to Swap, that is the question"
"Battery Charging -To Swap, or not to Swap, that is the question""Battery Charging -To Swap, or not to Swap, that is the question"
"Battery Charging -To Swap, or not to Swap, that is the question"Aspiration Cleantech Ventures
 
An overview of electric vehicle - Electrical Prescriptive
An overview of electric vehicle - Electrical PrescriptiveAn overview of electric vehicle - Electrical Prescriptive
An overview of electric vehicle - Electrical PrescriptiveBhagavathyP
 
Energia elétrica
Energia elétricaEnergia elétrica
Energia elétricaProfessor
 
Energia eólica
Energia eólicaEnergia eólica
Energia eólicaceecin
 
India Electric Vehicle Market 2018 2025: Report Sample
India Electric Vehicle Market 2018 2025: Report SampleIndia Electric Vehicle Market 2018 2025: Report Sample
India Electric Vehicle Market 2018 2025: Report SampleANS MarketPro
 
Energia eólica
Energia eólicaEnergia eólica
Energia eólicaJadiVentin
 
Electric Vehicle-The Future of transportation
Electric Vehicle-The Future of transportationElectric Vehicle-The Future of transportation
Electric Vehicle-The Future of transportationTHINK WITH NICHE
 

Tendances (20)

Energia Eolica
Energia EolicaEnergia Eolica
Energia Eolica
 
Hidrelétricas e desenvolvimento sustentável.
Hidrelétricas e desenvolvimento sustentável.Hidrelétricas e desenvolvimento sustentável.
Hidrelétricas e desenvolvimento sustentável.
 
Energia Eólica
Energia EólicaEnergia Eólica
Energia Eólica
 
Energia eólica
Energia eólicaEnergia eólica
Energia eólica
 
Electric vehicles
Electric vehiclesElectric vehicles
Electric vehicles
 
Energia eólica
Energia eólicaEnergia eólica
Energia eólica
 
Electric vehicle charging information. by linkvue system
Electric vehicle charging   information. by linkvue systemElectric vehicle charging   information. by linkvue system
Electric vehicle charging information. by linkvue system
 
Energia solar
Energia solarEnergia solar
Energia solar
 
marketing presentation + electric car
marketing presentation + electric carmarketing presentation + electric car
marketing presentation + electric car
 
"Battery Charging -To Swap, or not to Swap, that is the question"
"Battery Charging -To Swap, or not to Swap, that is the question""Battery Charging -To Swap, or not to Swap, that is the question"
"Battery Charging -To Swap, or not to Swap, that is the question"
 
An overview of electric vehicle - Electrical Prescriptive
An overview of electric vehicle - Electrical PrescriptiveAn overview of electric vehicle - Electrical Prescriptive
An overview of electric vehicle - Electrical Prescriptive
 
Combustiveis - Química
Combustiveis - QuímicaCombustiveis - Química
Combustiveis - Química
 
Electric vehicle
Electric vehicleElectric vehicle
Electric vehicle
 
Energia elétrica
Energia elétricaEnergia elétrica
Energia elétrica
 
Energia eolica
Energia eolicaEnergia eolica
Energia eolica
 
Energia eólica
Energia eólicaEnergia eólica
Energia eólica
 
Electric Vehicles
Electric VehiclesElectric Vehicles
Electric Vehicles
 
India Electric Vehicle Market 2018 2025: Report Sample
India Electric Vehicle Market 2018 2025: Report SampleIndia Electric Vehicle Market 2018 2025: Report Sample
India Electric Vehicle Market 2018 2025: Report Sample
 
Energia eólica
Energia eólicaEnergia eólica
Energia eólica
 
Electric Vehicle-The Future of transportation
Electric Vehicle-The Future of transportationElectric Vehicle-The Future of transportation
Electric Vehicle-The Future of transportation
 

En vedette

Comportamentos Alimentares 8b
Comportamentos Alimentares 8bComportamentos Alimentares 8b
Comportamentos Alimentares 8bMichele Pó
 
Energias Renováveis
Energias RenováveisEnergias Renováveis
Energias RenováveisMichele Pó
 
Nadis e marmas corporificação da energia e entrada do self
Nadis e marmas  corporificação da energia e entrada do self Nadis e marmas  corporificação da energia e entrada do self
Nadis e marmas corporificação da energia e entrada do self Michele Pó
 
Hábitos de Consumo Sustentáveis
Hábitos de Consumo SustentáveisHábitos de Consumo Sustentáveis
Hábitos de Consumo SustentáveisMichele Pó
 
Os Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteOs Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteMichele Pó
 
Panchakarma - Rita Quintas
Panchakarma - Rita QuintasPanchakarma - Rita Quintas
Panchakarma - Rita QuintasMichele Pó
 
Os gunas e a mente Diana Silva
Os gunas e a mente Diana SilvaOs gunas e a mente Diana Silva
Os gunas e a mente Diana SilvaMichele Pó
 
Kayachikitsa ayurveda andreia baptista
Kayachikitsa ayurveda andreia baptistaKayachikitsa ayurveda andreia baptista
Kayachikitsa ayurveda andreia baptistaMichele Pó
 
Agricultura Sustentável
Agricultura SustentávelAgricultura Sustentável
Agricultura SustentávelMichele Pó
 
Transportes Futuristas
Transportes FuturistasTransportes Futuristas
Transportes FuturistasMichele Pó
 
Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento SustentávelDesenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento SustentávelMichele Pó
 
Doshas, fogo digestivo e os alimentos Mónica lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos   Mónica lapaDoshas, fogo digestivo e os alimentos   Mónica lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos Mónica lapaMichele Pó
 
Alterações Climáticas
Alterações ClimáticasAlterações Climáticas
Alterações ClimáticasMichele Pó
 
Astro Nutrição
Astro NutriçãoAstro Nutrição
Astro NutriçãoMichele Pó
 
O Aquecimento Global
O Aquecimento GlobalO Aquecimento Global
O Aquecimento GlobalMichele Pó
 
Transportes Futuristas
Transportes FuturistasTransportes Futuristas
Transportes FuturistasMichele Pó
 

En vedette (20)

Comportamentos Alimentares 8b
Comportamentos Alimentares 8bComportamentos Alimentares 8b
Comportamentos Alimentares 8b
 
Energias Renováveis
Energias RenováveisEnergias Renováveis
Energias Renováveis
 
Nadis e marmas corporificação da energia e entrada do self
Nadis e marmas  corporificação da energia e entrada do self Nadis e marmas  corporificação da energia e entrada do self
Nadis e marmas corporificação da energia e entrada do self
 
Hábitos de Consumo Sustentáveis
Hábitos de Consumo SustentáveisHábitos de Consumo Sustentáveis
Hábitos de Consumo Sustentáveis
 
Os Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteOs Gunas e a Mente
Os Gunas e a Mente
 
Panchakarma - Rita Quintas
Panchakarma - Rita QuintasPanchakarma - Rita Quintas
Panchakarma - Rita Quintas
 
Os gunas e a mente Diana Silva
Os gunas e a mente Diana SilvaOs gunas e a mente Diana Silva
Os gunas e a mente Diana Silva
 
Ecologia Urbana
Ecologia UrbanaEcologia Urbana
Ecologia Urbana
 
Kayachikitsa ayurveda andreia baptista
Kayachikitsa ayurveda andreia baptistaKayachikitsa ayurveda andreia baptista
Kayachikitsa ayurveda andreia baptista
 
Agricultura Sustentável
Agricultura SustentávelAgricultura Sustentável
Agricultura Sustentável
 
Transportes Futuristas
Transportes FuturistasTransportes Futuristas
Transportes Futuristas
 
Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento SustentávelDesenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento Sustentável
 
Doshas, fogo digestivo e os alimentos Mónica lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos   Mónica lapaDoshas, fogo digestivo e os alimentos   Mónica lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos Mónica lapa
 
Alterações Climáticas
Alterações ClimáticasAlterações Climáticas
Alterações Climáticas
 
Astro Nutrição
Astro NutriçãoAstro Nutrição
Astro Nutrição
 
Casa do Futuro
Casa do FuturoCasa do Futuro
Casa do Futuro
 
O Aquecimento Global
O Aquecimento GlobalO Aquecimento Global
O Aquecimento Global
 
Stress 8ºB
Stress 8ºBStress 8ºB
Stress 8ºB
 
Obesidade
ObesidadeObesidade
Obesidade
 
Transportes Futuristas
Transportes FuturistasTransportes Futuristas
Transportes Futuristas
 

Similaire à Vantagens dos veículos eléctricos

Carros ecológicos
Carros ecológicosCarros ecológicos
Carros ecológicosgrupo8a
 
Carros ecológicos
Carros ecológicosCarros ecológicos
Carros ecológicosprojecto8a
 
Vantagens dos Veículos Solares
Vantagens dos Veículos SolaresVantagens dos Veículos Solares
Vantagens dos Veículos SolaresMichele Pó
 
Glaudson logike vehicle_grid
Glaudson logike vehicle_gridGlaudson logike vehicle_grid
Glaudson logike vehicle_gridglau2
 
O que é o sistema kers da f
O que é o sistema kers da fO que é o sistema kers da f
O que é o sistema kers da fBráulio Uchôa
 
O que é o sistema kers da f
O que é o sistema kers da fO que é o sistema kers da f
O que é o sistema kers da fBráulio Uchôa
 
Combustiveis alternativos etanol
Combustiveis alternativos etanolCombustiveis alternativos etanol
Combustiveis alternativos etanolLuis_Gustavo
 
Carros movidos a bateria
Carros movidos a bateriaCarros movidos a bateria
Carros movidos a bateriaCarlos Kramer
 
carroseletricos-110405123516-phpapp01.pptx
carroseletricos-110405123516-phpapp01.pptxcarroseletricos-110405123516-phpapp01.pptx
carroseletricos-110405123516-phpapp01.pptxRobsonCunhadePaula
 
O futuro dos_veiculos_eletricos_artigoaula1
O futuro dos_veiculos_eletricos_artigoaula1O futuro dos_veiculos_eletricos_artigoaula1
O futuro dos_veiculos_eletricos_artigoaula1Valeria Santos
 
NÚCLEO GERADOR 1: Equipamentos – Sistemas de funcionamento DR2- Os motores
NÚCLEO GERADOR 1: Equipamentos – Sistemas de funcionamento DR2- Os motoresNÚCLEO GERADOR 1: Equipamentos – Sistemas de funcionamento DR2- Os motores
NÚCLEO GERADOR 1: Equipamentos – Sistemas de funcionamento DR2- Os motoresBruno Oliveira
 
Gerador eólico de pequeno porte para economia de energia desafio para aplicaç...
Gerador eólico de pequeno porte para economia de energia desafio para aplicaç...Gerador eólico de pequeno porte para economia de energia desafio para aplicaç...
Gerador eólico de pequeno porte para economia de energia desafio para aplicaç...MCM Tecnologia Industrial
 

Similaire à Vantagens dos veículos eléctricos (20)

Carros ecológicos
Carros ecológicosCarros ecológicos
Carros ecológicos
 
Carros ecológicos
Carros ecológicosCarros ecológicos
Carros ecológicos
 
Trabalho tecnologia
Trabalho tecnologiaTrabalho tecnologia
Trabalho tecnologia
 
Vantagens dos Veículos Solares
Vantagens dos Veículos SolaresVantagens dos Veículos Solares
Vantagens dos Veículos Solares
 
Relatorio de controle de automação
Relatorio de controle de automaçãoRelatorio de controle de automação
Relatorio de controle de automação
 
Glaudson logike vehicle_grid
Glaudson logike vehicle_gridGlaudson logike vehicle_grid
Glaudson logike vehicle_grid
 
Gestão de-energia
Gestão de-energiaGestão de-energia
Gestão de-energia
 
Gestão de-energia
Gestão de-energia Gestão de-energia
Gestão de-energia
 
Automóvel híbrido
Automóvel híbridoAutomóvel híbrido
Automóvel híbrido
 
O que é o sistema kers da f
O que é o sistema kers da fO que é o sistema kers da f
O que é o sistema kers da f
 
O que é o sistema kers da f
O que é o sistema kers da fO que é o sistema kers da f
O que é o sistema kers da f
 
Combustiveis alternativos etanol
Combustiveis alternativos etanolCombustiveis alternativos etanol
Combustiveis alternativos etanol
 
Carros movidos a bateria
Carros movidos a bateriaCarros movidos a bateria
Carros movidos a bateria
 
carroseletricos-110405123516-phpapp01.pptx
carroseletricos-110405123516-phpapp01.pptxcarroseletricos-110405123516-phpapp01.pptx
carroseletricos-110405123516-phpapp01.pptx
 
O futuro dos_veiculos_eletricos_artigoaula1
O futuro dos_veiculos_eletricos_artigoaula1O futuro dos_veiculos_eletricos_artigoaula1
O futuro dos_veiculos_eletricos_artigoaula1
 
NÚCLEO GERADOR 1: Equipamentos – Sistemas de funcionamento DR2- Os motores
NÚCLEO GERADOR 1: Equipamentos – Sistemas de funcionamento DR2- Os motoresNÚCLEO GERADOR 1: Equipamentos – Sistemas de funcionamento DR2- Os motores
NÚCLEO GERADOR 1: Equipamentos – Sistemas de funcionamento DR2- Os motores
 
Gestao de energia
Gestao de energiaGestao de energia
Gestao de energia
 
Questão 01
Questão 01Questão 01
Questão 01
 
Doc Geo 10
Doc Geo 10Doc Geo 10
Doc Geo 10
 
Gerador eólico de pequeno porte para economia de energia desafio para aplicaç...
Gerador eólico de pequeno porte para economia de energia desafio para aplicaç...Gerador eólico de pequeno porte para economia de energia desafio para aplicaç...
Gerador eólico de pequeno porte para economia de energia desafio para aplicaç...
 

Plus de Michele Pó

Sapta Dhatus - Os Sete Tecidos no Ayurveda por Verónica Silvestre
Sapta Dhatus - Os Sete Tecidos no Ayurveda por Verónica SilvestreSapta Dhatus - Os Sete Tecidos no Ayurveda por Verónica Silvestre
Sapta Dhatus - Os Sete Tecidos no Ayurveda por Verónica SilvestreMichele Pó
 
Kaumara bhritya por Tânia Pires
Kaumara bhritya por Tânia PiresKaumara bhritya por Tânia Pires
Kaumara bhritya por Tânia PiresMichele Pó
 
Vaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro Sequeira
Vaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro SequeiraVaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro Sequeira
Vaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro SequeiraMichele Pó
 
Saúde da mulher por Maria Brito do Rio
Saúde da mulher por Maria Brito do RioSaúde da mulher por Maria Brito do Rio
Saúde da mulher por Maria Brito do RioMichele Pó
 
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria AfonsoOs gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria AfonsoMichele Pó
 
Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena Caeiro
Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena CaeiroNadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena Caeiro
Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena CaeiroMichele Pó
 
Salakya Tantra por Joana Nascimento
Salakya Tantra por   Joana NascimentoSalakya Tantra por   Joana Nascimento
Salakya Tantra por Joana NascimentoMichele Pó
 
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca Rebela
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca RebelaBhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca Rebela
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca RebelaMichele Pó
 
Medicina Interna por Filipa Falcão
Medicina Interna por Filipa FalcãoMedicina Interna por Filipa Falcão
Medicina Interna por Filipa FalcãoMichele Pó
 
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela MassochinRasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela MassochinMichele Pó
 
Toxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
Toxicologia ayurvédica por Élio LampreiaToxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
Toxicologia ayurvédica por Élio LampreiaMichele Pó
 
Oléos Medicados no Ayurveda por Ana Carvalho
Oléos Medicados no Ayurveda por Ana CarvalhoOléos Medicados no Ayurveda por Ana Carvalho
Oléos Medicados no Ayurveda por Ana CarvalhoMichele Pó
 
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta LongaPrincípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta LongaMichele Pó
 
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...Michele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum lPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum lMichele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida Michele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos CominhosPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos CominhosMichele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do CardamomoPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do CardamomoMichele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela Michele Pó
 
Doshas, fogo digestivo e os alimentos - Mónica Lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos  - Mónica LapaDoshas, fogo digestivo e os alimentos  - Mónica Lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos - Mónica LapaMichele Pó
 

Plus de Michele Pó (20)

Sapta Dhatus - Os Sete Tecidos no Ayurveda por Verónica Silvestre
Sapta Dhatus - Os Sete Tecidos no Ayurveda por Verónica SilvestreSapta Dhatus - Os Sete Tecidos no Ayurveda por Verónica Silvestre
Sapta Dhatus - Os Sete Tecidos no Ayurveda por Verónica Silvestre
 
Kaumara bhritya por Tânia Pires
Kaumara bhritya por Tânia PiresKaumara bhritya por Tânia Pires
Kaumara bhritya por Tânia Pires
 
Vaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro Sequeira
Vaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro SequeiraVaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro Sequeira
Vaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro Sequeira
 
Saúde da mulher por Maria Brito do Rio
Saúde da mulher por Maria Brito do RioSaúde da mulher por Maria Brito do Rio
Saúde da mulher por Maria Brito do Rio
 
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria AfonsoOs gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
 
Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena Caeiro
Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena CaeiroNadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena Caeiro
Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena Caeiro
 
Salakya Tantra por Joana Nascimento
Salakya Tantra por   Joana NascimentoSalakya Tantra por   Joana Nascimento
Salakya Tantra por Joana Nascimento
 
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca Rebela
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca RebelaBhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca Rebela
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca Rebela
 
Medicina Interna por Filipa Falcão
Medicina Interna por Filipa FalcãoMedicina Interna por Filipa Falcão
Medicina Interna por Filipa Falcão
 
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela MassochinRasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
 
Toxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
Toxicologia ayurvédica por Élio LampreiaToxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
Toxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
 
Oléos Medicados no Ayurveda por Ana Carvalho
Oléos Medicados no Ayurveda por Ana CarvalhoOléos Medicados no Ayurveda por Ana Carvalho
Oléos Medicados no Ayurveda por Ana Carvalho
 
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta LongaPrincípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
 
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum lPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos CominhosPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do CardamomoPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
 
Doshas, fogo digestivo e os alimentos - Mónica Lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos  - Mónica LapaDoshas, fogo digestivo e os alimentos  - Mónica Lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos - Mónica Lapa
 

Dernier

ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPanandatss1
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBAline Santana
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogar
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogarCaixa jogo da onça. para imprimir e jogar
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogarIedaGoethe
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirIedaGoethe
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptxpamelacastro71
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOMarcosViniciusLemesL
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 

Dernier (20)

ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SP
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogar
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogarCaixa jogo da onça. para imprimir e jogar
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogar
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 

Vantagens dos veículos eléctricos

  • 1. Vantagens dos carros eléctricos
  • 2. O que são veículos eléctricos O veículo eléctrico é uma invenção com mais de 100 anos que consiste num veículo com um motor eléctrico que é alimentado a electricidade proveniente de um acumulador (ou bateria), que contém energia armazenada sob a forma de um potencial electroquímico. Esta forma de motorização é a mais eficiente de todas as conhecidas, devido às excelentes propriedades do motor eléctrico, que disponibiliza um elevado binário a baixas rotações, mantendo uma potência constante num grande intervalo. Os veículos eléctricos são ligados à rede eléctrica para serem carregados de energia. Para além disso, estes veículos conseguem ter a capacidade de regenerar energia.  
  • 3. Quais são as vantagens dos veículos eléctricos Maior eficiência do motor: Os veículos eléctricos utilizam tipicamente entre 0.1 a 0.23 kw/h por quilómetro. A média de consumo equivalente para um veículo a gasolina é de 0.98kw/h por quilómetro, sendo assim bastante menos eficientes que um veículo eléctrico. Zero-Emissões: o veículo eléctrico é a única solução 100% Zero-Emissões em utilização. Zero-emissões inclui zero ruídos, zero emissões de gases efeito de estufa e zero emissões de poluentes. Condução silenciosa: os Veículos Eléctricos oferecem uma experiência de condução caracterizada por uma deslocação do veículo mais silenciosa e suave. Isso é conseguido pela ausência de várias peças móveis no motor, pelo ruído da combustão, mas também pela ausência do sistema de escape uma das principais fontes de ruído num automóvel. Condução: Os veículos eléctricos tem uma condução agradável, dispensando pedal de embraiagem e caixa de condução. O binário dos motores eléctricos é constante a qualquer rotação, podendo proporcionar performances interessantes.
  • 4. Custos de utilização: o custo da energia eléctrica dispendida por veículos eléctricos com um sistema de armazenamento de energia em baterias corresponde a um terço do valor do custo do combustível utilizado por veículos com motores de combustão interna. Travagem regenerativa: A travagem regenerativa utiliza o facto de um motor eléctrico poder funcionar como gerador. o veículo devolve energia ao sistema. Durante o processo de travagem, as ligações do motor são alteradas de modo a que o motor funcione como gerador. Menos impostos e incentivos: os automóveis eléctricos actualmente beneficiam de ausência de ISV e Imposto de circulação. Os governos de Portugal e de muitos outros países estão também a oferecer subsídios para conseguirem uma maior penetração no mercado destes veículos.
  • 5. Baterias: uma das grandes desvantagens das baterias é o seu peso. Embora tenha havido avanços tecnológicos, para que as baterias proporcionem uma autonomia interessante, ainda pesam bastante O tempo de vida útil de um conjunto de baterias poderá andar entre os 160.000km e os 200.000km. O funcionamento das baterias a baixas temperaturas também não é o melhor, havendo perda de eficiência. Tempo de carga: As baterias de iões de lítio já permitem que quando carregadas em locais específicos possam atingir cerca de 80% da sua capacidade em cerca de 15 a 20m. A carga total, quando efectuada em casa numa tomada normal de 220v pode durar ente 6 a 8 horas. Custo de aquisição: apesar dos custos mais baixos de operação, os veículos eléctricos apresentam em contrapartida um custo de aquisição normalmente mais elevado, devido ao facto de ser produzido em pequenas séries. O custo das baterias ainda é uma componente considerável do custo total. Quais são as desvantagens dos veículos electrónicos
  • 6. Produção de electricidade: dependendo da forma como é produzida a electricidade, pode haver emissões Autonomia: Também directamente relacionado com as baterias, o seu tamanho e tecnologia usada, a autonomia dos veículos eléctricos ainda é limitada quando comparada com um veículo com motor de combustão
  • 7. Quais os tipos de veículos eléctricos Veículos Eléctricos a Baterias – são veículos que utilizam a energia eléctrica proveniente da rede de distribuição pública para carregar um conjunto de baterias instalado a bordo. Durante a marcha, as baterias alimentam um ou mais motores eléctricos acoplados às rodas dos veículos, conferindo-lhes uma autonomia até 200 km; Veículos Eléctricos Híbridos – combinam duas fontes de energia distintas, para o fornecimento da energia necessária à tracção. Uma das fontes é uma bateria que pode armazenar a energia eléctrica e restitui-la ao motor eléctrico. Veículos a Pilha de Combustível – a pilha de combustível é um sistema instalado no veículo para a produção de energia eléctrica a partir do hidrogénio. Assume-se como uma solução não poluente, emitindo exclusivamente vapor de água e trata-se de uma tecnologia onde se concentra grande parte do esforço de investigação e desenvolvimento para uma aplicação em larga escala no médio prazo.
  • 8. Como funciona um veiculo eléctrico Os Veículos Híbridos Eléctricos combinam os benefícios dos veículos com motor de combustão interna e os benefícios dos motores eléctricos e podem ter diferentes arquitecturas de modo a se atingir vários objectivos, como uma diminuição do consumo de combustível ou o aumento de potência, podendo estes veículos ser de emissão-zero na cidade e, em estrada, utilizar uma combinação motor térmico/eléctrico e/ou motor térmico. O princípio da tracção híbrida corresponde à associação de duas fontes de energia, embarcadas no veículo, para o fornecimento da energia necessária à tracção. Uma das fontes é uma bateria que pode armazenar a energia eléctrica e restitui-la ao motor eléctrico.
  • 9. O que esta a mudar com o veiculo eléctrico      Há dois factores que estão a tornar o veículo eléctrico uma solução de transporte eficaz: a evolução das baterias e custos cada vez mais competitivos comparativamente com o veículo a combustão. A evolução das baterias, nos últimos anos, tem sido muito promissora, conseguindo-se agora armazenar muito mais energia por peso de bateria, com uma maior capacidade de potência e uma muito superior segurança. O tempo de carga tem também vindo a diminuir. os materiais utilizados nestas componentes também mudaram, permitindo um elevado indíce de reciclagem e um baixo nível de toxicidade.O veículo eléctrico, pela sua superior eficiência, consegue também ter custos de operação por km percorrido muito abaixo dos valores normais para os veículos a combustão, cerca de 3 a 4 vezes menores. É também um sistema mais robusto e fiável exigindo pouca manutenção.
  • 10. Qual é o nível de poluição dos veículos eléctricos Os veículos eléctricos não têm qualquer emissão directa de gases nocivos ou outro tipo de partículas, pois não existe nenhum processo de combustão a bordo. As emissões associadas a este tipo de transporte vêm da produção de energia. No caso em que a energia usada tem origem em fontes de energia renováveis, como é o caso de Portugal que tem uma excelente capacidade nesta área, a poluição libertada em todo o processo é praticamente zero. Isso quer dizer que se conseguiu a utilização apenas da energia do ambiente, sem impactos poluentes. Mesmo quando a energia utilizada, por razões de disponibilidade, é produzida em centrais que usam combustíveis fósseis como o gás natural.