Ce diaporama a bien été signalé.
Le téléchargement de votre SlideShare est en cours. ×

DAC_6ºE ET_EV.docx

Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Chargement dans…3
×

Consultez-les par la suite

1 sur 4 Publicité

Plus De Contenu Connexe

Similaire à DAC_6ºE ET_EV.docx (20)

Plus récents (20)

Publicité

DAC_6ºE ET_EV.docx

  1. 1. 1 DAC 6º E Tema Descrição do projeto (todas as etapas do processo do ensino aprendizagem que foram desenvolvidas) Disciplinas envolvidas Competências do Perfil do Aluno Aprendizagens Essenciais mobilizadas Formas de avaliação/impacto (por exemplo a nível de motivação, qualidade de sucesso, desenvolvimento de determinadas competências) O Natal na Escola Leitura e análise de um conto de Natal; Recolha e seleção de contos de Natal; Reescrita dos contos selecionados pelos alunos; Exposição de contos de Natal. Português • Linguagens e textos • Informação e comunicação • Pensamento crítico e pensamento criativo •Relacionamento interpessoal • Desenvolvimento pessoal e autonomia • Ler integralmente (...) dois contos de Grimm (...) • Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados. • Valorizar a diversidade de culturas, de vivências e de mundivisões presente nos textos. • Escrever textos de caráter narrativo, integrando o diálogo e a descrição. • Utilizar processadores de texto e recursos da Web para a escrita, revisão e partilha de textos. Avaliação do trabalho de Grupo/Equipa – Rubrica de avaliação (observação direta do desempenho dos alunos e avaliação final).
  2. 2. 2 Sensibilização para a dieta mediterrânica, equilibrada e saudável. Criação de slogans. Elaboração de ementas equilibradas saudáveis. Ciências Naturais - Linguagens e textos; - Informação e comunicação; - Relacionamento interpessoal; -Bem-estar, saúde e ambiente. - Saber científico, técnico e tecnológico – Relacionar a existência dos nutrientes com a função que desempenham no corpo humano, partindo da análise de documentos diversificados e valorizando a interdisciplinaridade; – Elaborar algumas ementas equilibradas e discutir os riscos e os benefícios dos alimentos para a saúde humana; – Interpretar informação contida em rótulos de alimentos familiares aos alunos; Avaliação formativa – centrada na observação direta do desempenho dos alunos, e do trabalho realizado. Matemática - Pensamento crítico e pensamento criativo - Desenvolvimento pessoal e autonomia - Sensibilidade estética e artística - Saber científico, técnico e tecnológico - Calcular perímetros e áreas de figuras planas, incluindo o círculo, recorrendo a fórmulas, por enquadramento ou por decomposição e composição de figuras planas. - Reconhecer o significado de fórmulas para o cálculo de volumes de sólidos (prismas retos e cilindros) e usá-las na resolução de problemas. - Desenvolver persistência, autonomia em lidar com situações que envolvam a Matemática no seu Avaliação formativa - centrada na observação direta do empenho dos alunos, e do trabalho realizado
  3. 3. 3 percurso escolar e na vida em sociedade. Realização de uma árvore de Natal com elementos decorativos tridimensionais (sólidos geométricos) à base de materiais reutilizáveis. Criação de um QRcode nos elementos decorativos da árvore com ligações a uma receita, música ou outros trabalhos produzidos nas diferentes áreas. Criação de um suporte para os contos de Natal para exposição. Educação Visual A. Linguagens e textos; B. Informação e comunicação; C. Raciocínio e resolução de problemas; D. Pensamento crítico e pensamento criativo; E. Relacionamento interpessoal; F. Desenvolvimento pessoal e autonomia; G. Bem-estar, saúde e ambiente; H. Sensibilidade estética e artística; I. Saber científico, técnico e tecnológico; J. Consciência e domínio do corpo. INTERPRETAÇÃO E COMUNICAÇÃO - Intervir na comunidade, individualmente ou em grupo, reconhecendo o papel das artes nas mudanças sociais. EXPERIMENTAÇÃO E CRIAÇÃO - Reconhecer o quotidiano como um potencial criativo para a construção de ideias, mobilizando as várias etapas do processo artístico (pesquisa, investigação, experimentação e reflexão); - Inventar soluções para a resolução de problemas no processo de produção artística; - Manifestar capacidades expressivas e criativas nas suas produções, evidenciando os conhecimentos e técnicas adquiridos. Trabalho de pesquisa; Debates; Intervenções orais; Produtos técnicos/plásticos de expressão bidimensional e tridimensional; Intervenções orais; Fichas de trabalho e de autoavaliação (reflexão sobre o trabalho ao longo das etapas do projeto) Observação direta do desempenho. Educação Tecnológica PROCESSOS TECNOLÓGICOS - Distinguir as fases de realização de um projeto: identificação, pesquisa, realização e avaliação; - Reconhecer a importância dos protótipos e teste para o desenvolvimento e melhoria (aplicações de criação e tratamento de imagem 2D e 3D) dos projetos.
  4. 4. 4 RECURSOS E UTILIZAÇÕES TECNOLÓGICAS - Criar soluções tecnológicas através da reutilização ou reciclagem de materiais, tendo em atenção a sustentabilidade ambiental; Utilizar as principais técnicas de transformação dos materiais usados (união, separação-corte, assemblagem, conformação), identificando os utensílios e as ferramentas na realização de projetos. TECNOLOGIA E SOCIEDADE - Analisar situações concretas como consumidor prudente e defensor do património cultural e natural da sua localidade e região, manifestando preocupações com a conservação da natureza e respeito pelo ambiente.

×