Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.
 As críticas ao autoritarismo cresciam em
diversos setores sociais quando João
Baptista figueiredo iniciou seu governo.
S...
 Diante das pressões de grande parte da
sociedade, Figueiredo assumiu o compromisso de
realizar a abetura política e rein...
 Entre as paralisações mais importantes
destacaram-se as greves dos operários
metalúrgicos de São Paulo, sob a
liderança ...
 A todos que foram punidos pela ditadura
militar. Assim, muitos brasileiros que estavam
no exílio puderam finalmente regr...
 Restrito à Arena e ao MDB. Foram criados novos
partidos para disputar as eleições seguintes.
Surgiram o PDS (no lugar da...
 Ao obter empréstimos do fundo
Monetário Internacional (FMI), o govero
brasileiro teve de se submeter às
exigências dos b...
 Bateu recordes históricos durante o
governo figueiredo, superando a
cifra de 200% ao ano. Os mais
prejudicados com a inf...
 A falta de investimento no setor
produtivo (expansão das empresas)
resultou numa redução do crescimento
econômico, cuja ...
 Com o agravamento da crise, cresceu
também a insatisfação popular contra o
governo. Nas de 1982, o eleitorado
manifestou...
 Depois de 18 anos de ditadura, em 15 de
março de 1983 assumiram o poder nos
estados, novos governadores eleitos pelo
vot...
Governo figueiredo
Governo figueiredo
Governo figueiredo
Governo figueiredo
Prochain SlideShare
Chargement dans…5
×

Governo figueiredo

4 968 vues

Publié le

  • Soyez le premier à commenter

Governo figueiredo

  1. 1.  As críticas ao autoritarismo cresciam em diversos setores sociais quando João Baptista figueiredo iniciou seu governo. Sindicatos de trabalhadores, grupos de estudantes, Igreja, associações artísticas e científicas, universidades e imprensa reivindicavam de modo ainda mais insistente a democratização do país.
  2. 2.  Diante das pressões de grande parte da sociedade, Figueiredo assumiu o compromisso de realizar a abetura política e reinstalar a democracia no Brasil. Nesse processo de abertura, surgiu um novo sindicalismo, que atuava de maneira mais independente do Estado, e ocorreram as primeiras greves operárias contra o achatamento dos salários e o autoritarismo do governo militar. Durante o ano de 1979, em todo Brasil, mais de 3 milhões de trabalhadores fizeram greve.
  3. 3.  Entre as paralisações mais importantes destacaram-se as greves dos operários metalúrgicos de São Paulo, sob a liderança de Luís Inácio Lula da Silva, então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC –região que inclui os municípios de Santo André, São Bernardo e São Caetano e que concentravam grandes e médias indústrias metalúrgicas.
  4. 4.  A todos que foram punidos pela ditadura militar. Assim, muitos brasileiros que estavam no exílio puderam finalmente regressar, e pessoas que tiveram seus direitos políticos cassados foram rebilitadas na sua cidadania. Mas a anistia não foi irrestrita: os militares punidos pela ditadura por não se terem engajado no golpe mão puderam voltar às forças armadas.
  5. 5.  Restrito à Arena e ao MDB. Foram criados novos partidos para disputar as eleições seguintes. Surgiram o PDS (no lugar da Arena) e o PMDB (no lugar do MDB). Fundaram-se ainda, outros partidos, como o Partido dos trabalhadores (PT), o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Popular (PP), e ressurgiu o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Foram estabelecidos as eleições diretas para governo de estado.
  6. 6.  Ao obter empréstimos do fundo Monetário Internacional (FMI), o govero brasileiro teve de se submeter às exigências dos banqueiros internacionais, que passaram a ditar regras de ‘‘ajustamento’’ da economia. Sem poder pagar os empréstimos já obtidos, o governo e as empresas passaram a pedir outros para saladar as dívidas anteriores.
  7. 7.  Bateu recordes históricos durante o governo figueiredo, superando a cifra de 200% ao ano. Os mais prejudicados com a inflação foram os trabalhadores, que tinham seus salários corroídos dia a dia pela elevação do custo de vida.
  8. 8.  A falta de investimento no setor produtivo (expansão das empresas) resultou numa redução do crescimento econômico, cuja consequência mais grava foi o aumento do desemprego. Em 1983, os níveis de desemprego eram altíssimos, chegando a ocorrer uma série de saques a lojas e supermecados.
  9. 9.  Com o agravamento da crise, cresceu também a insatisfação popular contra o governo. Nas de 1982, o eleitorado manifestou seu descontentamento elegendo um grande número de candidatos de oposição nos estados brasileiros mais populosos e onde os movimentos sociais eram mais organizados.
  10. 10.  Depois de 18 anos de ditadura, em 15 de março de 1983 assumiram o poder nos estados, novos governadores eleitos pelo voto direto. Com força renovada, as oposições políticas passam a exigir eleições diretas para presidente da república.

×