Novo documento da CNBB (Igreja do Brasil) sobre a evangelização da Juventude, contendo estudos, diretrizes e linhas de ação para o anúncio de Jesus Cristo e seu projeto aos jovens.
O documento procura destacar elementos principais que podem servir de diretrizes para todo o trabalho com a juventude no Brasil. A diversidade de experiências e a riqueza de tantas iniciativas não nos permitem determinar um único modelo (ou metodologia) de evangelização. CONSIDERAÇÕES GERAIS:
A 2ª parte o texto nos lembra que qualquer orientação para o trabalho com a juventude deve estar em sintonia com o Objetivo Geral da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil e deve contemplar um processo que motive o/a jovem a conhecer Jesus Cristo e seu Projeto, segui-Lo , a viver em Comunidade (Igreja) e a se sentir co-responsável na construção do Reino. II – UM OLHAR DE FÉ A PARTIR DA PALAVRA DE DEUS E DO MAGISTÉRIO
Pronunciamentos do magistério Os pronunciamentos do Magistério, principalmente com João Paulo II e as Conferências do Episcopado Latino-Americano constantemente se referem à Evangelização da Juventude.
A Igreja, ciente da realidade juvenil atual e da missão que tem de ser portadora da Boa Nova de Jesus Cristo , detecta os desafios e busca enfrentá-los. Portanto, para responder de maneira qualificada aos anseios da juventude, às necessidades da Igreja e aos sinais dos tempos, o presente texto aponta 8 Linhas de Ação. III – LINHAS DE AÇÃO: PRINCÍPIOS, ORIENTADORES E PISTAS DE AÇÃO
“ Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante” (Saint Exupéry) ” A Igreja de Jesus Cristo ou é missionária ou não é Igreja dEle. A Igreja nasce para o mundo, para evangelizar”. (D. José Mauro – Acampamento da Juventude)