Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOÁS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
IMPORTÂNCIA E PERSPECTIVAS DA ÁREA DE NOVAS LINGUAGENS
COMUNIACI...
 A área de novas linguagens comunicacionais e tecnológicas é
composta pelos diversos recursos tecnológicos e midiáticos q...
 As tecnologias têm aumentado à expectativa de vida das
pessoas, auxiliando na produção de alimentos e na intervenção
sob...
 Conforme Hate et. al (2004) "essa emergente realidade requer
do professor, novas e constantes aprendizagens, pois, paira...
 Segundo Betti (1999: 395) "as TICs compreendem desde a
Internet, as redes eletrônicas, a televisão, o videogame, as
mult...
 Um dos problemas apontado, na pesquisa, refere-se à falta de
uma formação profissional que capacite para lidar e integra...
 Assim, como qualquer outra ferramenta pedagógica, as
TICs devem ser utilizadas na Educação Física,
principalmente na For...
 A educação acompanha as mudanças que ocorrem na
sociedade, sendo que não aderir a elas, provoca uma defasagem
nesse proc...
 Diante da atual realidade, pode-se afirmar que as
Instituições de Ensino (básico e superior), juntamente
com os professo...
Obrigada!
Prochain SlideShare
Chargement dans…5
×

IMPORTÂNCIA E PERSPECTIVAS DA ÁREA DE NOVAS LINGUAGENS COMUNIACIONAIS E TECNOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA

351 vues

Publié le

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

IMPORTÂNCIA E PERSPECTIVAS DA ÁREA DE NOVAS LINGUAGENS COMUNIACIONAIS E TECNOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA

  1. 1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA IMPORTÂNCIA E PERSPECTIVAS DA ÁREA DE NOVAS LINGUAGENS COMUNIACIONAIS E TECNOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA ACADÊMICOS: PRISCILA NUNES JOÃO VICTOR LEANDRO RUBENS
  2. 2.  A área de novas linguagens comunicacionais e tecnológicas é composta pelos diversos recursos tecnológicos e midiáticos que compõem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que representam todas as ferramentas tecnológicas tradicionais que podem e/ou são utilizadas na educação como o quadro, o giz, retroprojetor, vídeo, livros, manuais, jogos didáticos até as novas TICs formadas pela informática (que abrange todo tipo de computador e periféricos), também as teleconferências, as videoconferências e a mídia impressa, o rádio, a televisão e o telefone.
  3. 3.  As tecnologias têm aumentado à expectativa de vida das pessoas, auxiliando na produção de alimentos e na intervenção sobre o corpo humano mas, elas também podem acarretar sérios prejuízos à saúde, levando ao sedentarismo, ao isolamento social e ao consumismo.
  4. 4.  Conforme Hate et. al (2004) "essa emergente realidade requer do professor, novas e constantes aprendizagens, pois, pairam sobre ele características como um dos principais mediadores entre a sociedade e as TICs". A expressão "novas linguagens comunicacionais e tecnológicas", empregada neste estudo, abrange todas as formas de tecnologias de comunicação e informação (TICs).
  5. 5.  Segundo Betti (1999: 395) "as TICs compreendem desde a Internet, as redes eletrônicas, a televisão, o videogame, as multimídias, enfim tecnologias que envolvem amplo uso dos sistemas de satélites e de telefonia, terminais de computadores e computadores pessoais e que podem auxiliar na Formação Profissional".
  6. 6.  Um dos problemas apontado, na pesquisa, refere-se à falta de uma formação profissional que capacite para lidar e integrar as inúmeras informações que compõe as TICs, produzindo uma educação emancipatória diante das tecnologias e dos seus reflexos nos modos de vida sócio-cultural. Além disso, a resistência de alguns professores e alunos as TICs amplia esse problema.
  7. 7.  Assim, como qualquer outra ferramenta pedagógica, as TICs devem ser utilizadas na Educação Física, principalmente na Formação de Professor, para construir uma nova realidade e sugerir novos caminhos às metodologias fragmentadas.
  8. 8.  A educação acompanha as mudanças que ocorrem na sociedade, sendo que não aderir a elas, provoca uma defasagem nesse processo. Esse estudo foi uma tentativa inicial de discutir a presença da área nos novos Cursos de Educação Física, a partir das DCN's, contudo, sabe-se que muito há o que se questionar e pesquisar em relação às tecnologias e mídias quando se trata da Educação Física.
  9. 9.  Diante da atual realidade, pode-se afirmar que as Instituições de Ensino (básico e superior), juntamente com os professores, devem preparar-se para as mudanças significativas, nas novas linguagens comunicacionais e tecnológicas, que repercutirá, diretamente, no processo ensino-aprendizagem.
  10. 10. Obrigada!

×