Vivemos um momento único da história da humanidade
e do planeta, pois entramos numa fase crítica por enfrentarmos
problema...
É necessário ter-se consciência que a maior parte das nossas
ocupações quotidianas provoca impacto no Ambiente.
Acender um...
O segredo é minimizar o máximo os danos que fazemos no dia-
a-dia. Este fenômeno pode ser representado pela frase:
“ Consu...
Tudo o que consumimos vem de algum lado e vai parar a
outro constituindo um ciclo vicioso de produção – consumo –
resíduos...
Tudo o que consumimos vem de algum lado e vai parar a
outro constituindo um ciclo vicioso de produção – consumo –
resíduos...
Ações Individuais
 Racionalize o uso de água
De acordo com a ONU, cada pessoa necessita de 3,3
m³/pessoa/mês( cerca de 11...
HORA DO BANHO
Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto
consome 135 litros de água. Se fecharmos o registr...
Ao lavar o rosto em 1 minuto, com a torneira meio aberta,
uma pessoa gasta 2,5 litros de água. A dica é não demorar.
O mes...
Na cozinha
Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e
panelas com esponja e sabão e, só aí, abra a ...
Área de serviço
Junte bastante roupa suja antes de
ligar a máquina ou encher o tanque. Não lave
uma peça por vez. Caso use...
Jardim e piscina
Utilize um regador para molhar as plantas ao invés de mangueira.
Ao molhar as plantas com a mangueira dur...
 Dê destinação
adequada para o lixo
Separe o lixo orgânico do
restante. O lixo orgânico pode
gerar adubo ou energia e o r...
Veja como fazer a sua coleta seletiva e dar
a sua parcela de contribuição na
preservação do Ambiente.
Passo a passo:
1. Pr...
3. Veja exemplos de materiais recicláveis e não-recicláveis
4. Escolha um local adequado para guardar os recipientes com os
recicláveis até a hora da coleta. Antes de guardá-los, lim...
LIXO Tempo de decomposição
Cascas de fruta De 01 a 03 meses
Papel De 03 a 06 meses
Pano De 06 meses a 01 ano
Chiclete 05 a...
Os ciclos naturais de decomposição e reciclagem da matéria
podem reaproveitar o lixo humano. Contudo uma grande parte dest...
Os catadores de papel que na maioria das cidades são
marginalizados, na verdade contribuem com uma significativa
parcela n...
Estatísticas
O Brasil produz
241.614 toneladas de lixo por
dia. 76% são depositados a
céu aberto em lixões,13% são
deposit...
AM tem 720t de lixo coletadas de forma errada
A pouco mais de 1 ano do prazo estipulado pela Política
Nacional de Resíduos...
Curso de Serviço Social
Disciplina: Questão Ambiental e Serviço Social
Orientadora: Marly Marinho de Castro Martins
Grupo:...
Curso de Serviço Social
Disciplina: Questão Ambiental e Serviço Social
Orientadora: Marly Marinho de Castro Martins
Grupo:...
Video conscientização questão ambiental
Video conscientização questão ambiental
Video conscientização questão ambiental
Video conscientização questão ambiental
Prochain SlideShare
Chargement dans…5
×

Video conscientização questão ambiental

2 007 vues

Publié le

A importância do uso consciente da água e da destinação adequada do lixo.

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

Video conscientização questão ambiental

  1. 1. Vivemos um momento único da história da humanidade e do planeta, pois entramos numa fase crítica por enfrentarmos problemas ambientais desastrosos. É um fato assegurado que se as pessoas não mudarem de mentalidade, estes problemas ambientais causados pela própria humanidade podem em breve extinguir toda a vida no planeta. Assim é absolutamente urgente mudarmos de atitude e empenharmo-nos na proteção da Natureza a todos os níveis e sentidos. Cada pessoa tem a responsabilidade moral de ter o bom senso de participar individual e localmente, de forma a haver uma transformação Global.
  2. 2. É necessário ter-se consciência que a maior parte das nossas ocupações quotidianas provoca impacto no Ambiente. Acender uma luz Abrir uma torneira Viajar de carro Fazer compras Ou qualquer atividade consumista tem uma repercussão negativa no equilíbrio ecológico do planeta.
  3. 3. O segredo é minimizar o máximo os danos que fazemos no dia- a-dia. Este fenômeno pode ser representado pela frase: “ Consumir é votar”. Esta permite-nos escolher entre um produto tóxico e outro inócuo, entre usar e desbaratar entre gerar lixo , reciclar, reutilizar, reparar ou evitar os resíduos antes de comprar. Todos somos livres de escolher, mas para que essa liberdade seja real e positiva, deve ser bem fundamentada baseando-se no conhecimento e na compreensão de que tudo o que consumimos não aparece espontaneamente nas prateleiras dos supermercados, nem desaparece por artes mágicas no contentor do lixo.
  4. 4. Tudo o que consumimos vem de algum lado e vai parar a outro constituindo um ciclo vicioso de produção – consumo – resíduos, que vai determinar o seu impacto real e extremamente negativo no Ambiente. Muitas vezes a aquisição de objetos obedece apenas a questões de publicidade, promoções ou necessidades criadas artificialmente e não a verdadeiras razões de utilidade. Existem alternativas à nossa vida atual, que podemos e precisamos começar a construir elevando o olhar acima do supérfluo para nos fixarmos apenas no mais essencial e verdadeiro.
  5. 5. Tudo o que consumimos vem de algum lado e vai parar a outro constituindo um ciclo vicioso de produção – consumo – resíduos, que vai determinar o seu impacto real e extremamente negativo no Ambiente. Muitas vezes a aquisição de objetos obedece apenas a questões de publicidade, promoções ou necessidades criadas artificialmente e não a verdadeiras razões de utilidade. Existem alternativas à nossa vida atual, que podemos e precisamos começar a construir elevando o olhar acima do supérfluo para nos fixarmos apenas no mais essencial e verdadeiro.
  6. 6. Ações Individuais  Racionalize o uso de água De acordo com a ONU, cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês( cerca de 110 litros de água por dia) para atender as necessidade de consumo e higiene. No Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia. Gastar mais de 120 litros de água por dia é jogar dinheiro fora e desperdiçar nossos recursos naturais. Veja algumas dicas de economizar água e dinheiro, sem prejudicar a saúde e a limpeza da casa e a higiene das pessoas.
  7. 7. HORA DO BANHO Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto consome 135 litros de água. Se fecharmos o registro, ao se ensaboar, e reduzirmos o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros. No caso do banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos com o registro meio aberto, são gastos 45 litros na residência. Com os mesmos cuidados que com a ducha, o consumo cai para 15 litros. Ao escovar os dentes Se uma pessoa escova os dentes em 5 minutos com torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água.
  8. 8. Ao lavar o rosto em 1 minuto, com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. A dica é não demorar. O mesmo vale para o barbear. Em 5 minutos gastam-se 12 litros de água. Com a economia o consumo cai para 2 a 3 litros. Lavar o rosto Descarga e vaso sanitário Não use a privada como lixeiro ou cinzeiro e nunca acione a descarga à toa pois ela gasta muita água. Uma bacia sanitária com a válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta de 10 a 14 litros de água. Bacias sanitárias de 6 litros por acionamento ( fabricadas a partir de 2001) necessitam um tempo de acionamento 50% menor para efetuar a limpeza, neste caso pode-se chegar a volumes de 6 litros por descarga. Quando a válvula está com defeito, pode-se chegar a gastar até 30 litros. Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados. Lugar de lixo é no lixo. Jogando no vaso sanitário você pode entupir o encanamento. E o pior é que o lixo pode voltar para a sua casa.
  9. 9. Na cozinha Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e, só aí, abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser levado, e então, abra a torneira novamente para novo enxague. Só ligue a máquina de lavar louça quando ela estiver cheia. Numa casa, lavando a louça com a torneira meio aberta em 15 minutos são utilizados 117 litros de água. Com a economia o consumo pode chegar a 20 litros de água. Uma lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros de água. O ideal é utiliza-la somente quando estiver cheia. Na higienização de frutas e verduras utilize cloro ou água sanitária de uso geral ( uma colher de sopa para 1 litro de água, por 15 minutos). Depois, coloque 2 colheres de sopa de vinagre em 1 litro de água e deixe por mais 10 minutos, economizando o máximo de água possível. Você sabia que, ao se utilizar um copo de água, são necessários pelo menos outros 2 copos de água potável para lavá-lo. Por isso combata o desperdício em qualquer circunstância.
  10. 10. Área de serviço Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou encher o tanque. Não lave uma peça por vez. Caso use lavadora de roupa, procure utilizá-la cheia e ligá-la no máximo três vezes por semana. Se na sua casa as roupas são lavadas no tanque, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas para o enxague. E aproveite esta última para lavar o quintal ou a área de serviço. Ao lavar a roupa, aproveite a água do tanque ou da máquina de lavar e lave o quintal ou a calçada pois a água já tem sabão. Lavar roupa no tanque com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto de água pode chegar a 279 litros. E a lavadora de roupas com a capacidade de 5 quilos gasta 135 litros.
  11. 11. Jardim e piscina Utilize um regador para molhar as plantas ao invés de mangueira. Ao molhar as plantas com a mangueira durante 10 minutos o consumo de água pode chegar a 186 litros. Para economizar a rega durante o verão deve ser feita de manhãzinha ou a noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno a rega pode ser feita dia sim dia não, pela manhã. A mangueira com esguicho-revolver também ajuda. Assim pode-se chegar a uma economia de 96 litros de água por dia! Se você tem uma piscina de tamanho m&eacute, exposta ao sol e a ação do vento, você perde aproximadamente 3.785 litros de água por mês, por evaporação, o suficiente para suprir as necessidades de água potável ( para beber) de uma família de 4 pessoas por cerca de um ano e meio aproximadamente, considerando o consumo médio de 2 litros/habitante/dia. Com uma cobertura (encerado, material plástico), a perda é reduzida em 90%.
  12. 12.  Dê destinação adequada para o lixo Separe o lixo orgânico do restante. O lixo orgânico pode gerar adubo ou energia e o resto poderá ser reciclado, reduzindo a necessidade de extração dos recursos naturais; Reciclagem, uma atitude para preservar a vida no futuro Com a colaboração do consumidor, podemos facilitar ainda mais o processo de reciclagem. A reciclagem do material é muito importante, não apenas para diminuir o acumulo de dejetos como também para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos.
  13. 13. Veja como fazer a sua coleta seletiva e dar a sua parcela de contribuição na preservação do Ambiente. Passo a passo: 1. Procure um programa organizado de coleta de seu município ou uma instituição, entidade assistencial ou catador que colete o material separadamente. Veja primeiro o que a instituição recebe não adianta separar, por exemplo: plástico. se a instituição só recebe papel . 2. Para uma coleta de maneira ideal, separe os resíduos em não- recicláveis e recicláveis e dentro dos recicláveis separe papel, metal, vidro e plástico.
  14. 14. 3. Veja exemplos de materiais recicláveis e não-recicláveis
  15. 15. 4. Escolha um local adequado para guardar os recipientes com os recicláveis até a hora da coleta. Antes de guardá-los, limpe-os para retirar os resíduos e deixe-os secar naturalmente. Para facilitar o armazenamento, você pode diminuir o volume das embalagens de plástico e alumínios amassando-as. As caixas devem ser guardadas desmontadas.
  16. 16. LIXO Tempo de decomposição Cascas de fruta De 01 a 03 meses Papel De 03 a 06 meses Pano De 06 meses a 01 ano Chiclete 05 anos Filtro de cigarro De 05 a 10 anos Tampa de Garrafa 15 anos Madeira pintada 15 anos Nylon Mais de 30 anos Sacos plásticos De 30 a 40 anos Lata de conserva 100 anos Lata de alumínio 200 anos Plástico 450 anos Fralda descartável 600 anos Garrafa de vidro Indeterminado Pneu Indeterminado Garrafas de plástico (pet) Tempo indeterminado Borracha Tempo Indeterminado Vidro 1 milhão de anos
  17. 17. Os ciclos naturais de decomposição e reciclagem da matéria podem reaproveitar o lixo humano. Contudo uma grande parte deste lixo sobrecarrega o sistema. O problema se agrava porque muitas das substancias manufaturadas pelo o homem não são biodegradáveis, isto é, não se decompõe facilmente. Vidros, latas e alguns plásticos não são biodegradáveis e levam muitos anos para se decompor. Esse lixo pode provocar poluição. A reciclagem do lixo assume um papel fundamental na preservação do Ambiente, pois além de diminuir a extração de recursos naturais ela também diminui o acumulo de resíduos nas áreas urbanas. Os benefícios obtidos são enormes para a sociedade, para a economia do País e para a natureza. Embora não seja possível aproveitar todas as embalagens a tendência é que tal possibilidade se concretize no futuro. REDUZIR , REUTILIZAR E RECICLAR SÃO AS PALAVRAS DA HORA!
  18. 18. Os catadores de papel que na maioria das cidades são marginalizados, na verdade contribuem com uma significativa parcela no processo de reciclagem dos materiais descartados nos grandes centros urbanos. Quando o lixo não recebe tratamento adequado, constitui um problema sanitário, transmitindo varias doenças como diarreias infecciosas, amebíase, parasitose, servindo ainda como abrigo seguro para ratos, baratas, urubus (que podem derrubar aviões), além de contaminar os lençóis freáticos através do chorume (líquido altamente toxico que resulta da composição da matéria orgânica associada com os metais pesados.
  19. 19. Estatísticas O Brasil produz 241.614 toneladas de lixo por dia. 76% são depositados a céu aberto em lixões,13% são depositados em aterros controlados, 10% são depositados em aterros sanitários, 0,9% são compostados em usinas e 0,1 são incinerados. É importante salientar que o material orgânico compõem a maior parte do item “outros”. Aproximadamente 53% deste total, é de resto de comida desperdiçada.
  20. 20. AM tem 720t de lixo coletadas de forma errada A pouco mais de 1 ano do prazo estipulado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos ( PNRS) para que os municípios deem fim à destinação inadequada de resíduos, 720 toneladas (21,8%) de Resíduo Solido Urbano (RSU) vão parar em lixões amazonenses por dia, segundo o estudo “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2012” da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). A pesquisa aponta , ainda que 44toneladas/dia (1,1%) deixam de ser coletados. A média do Estado, no entanto, é menor que a nacional. No País em 2012, foram enviados para destinos inadequados 24 milhões de toneladas de lixo (37,5%) e 64 milhões de toneladas de resíduos gerados ao longo do ano passado, 6,2 milhões não foram sequer coletados. O percentual de coleta apresentou, entretanto, um aumento de 1,9% em comparação a 2011, totalizando 55 milhões de toneladas em 2012.
  21. 21. Curso de Serviço Social Disciplina: Questão Ambiental e Serviço Social Orientadora: Marly Marinho de Castro Martins Grupo: Ana aparecida de Oliveira Maia Patrícia Fernandes de Medeiros Kleper dos Santos Martins Faculdade Metropolitana de Manaus- FAMETRO Imagens: www. Google .com Musica: instrumental. com Fonte: Portal da Sustentabilidade http://www.compam.com.br/comoreciclar http://www.vestibular1.com.br Dez Minutos edição de 1 de junho de 2013
  22. 22. Curso de Serviço Social Disciplina: Questão Ambiental e Serviço Social Orientadora: Marly Marinho de Castro Martins Grupo: Ana aparecida de Oliveira Maia Patrícia Fernandes de Medeiros Kleper dos Santos Martins Faculdade Metropolitana de Manaus- FAMETRO Imagens: www. Google .com Musica: instrumental. com Fonte: Portal da Sustentabilidade http://www.compam.com.br/comoreciclar http://www.vestibular1.com.br Dez Minutos edição de 1 de junho de 2013

×